Esqueceu a senha?

Castigo eterno ou aniquilação permanente?

por Pr. João Flávio Martinez - qui ago 22, 10:53 am

O livreto Estudando Juntos, na página 79, edição de 2012, diz o seguinte sobre “Fogo Eterno”:

  • E acerca da expressão “fogo eterno” – Sodoma e Gomorra, duas cidades antigas, cheias de pecado, foram consumidas com fogo que desceu do céu, A Bíblia afirma que estas cidades foram queimadas com fogo eterno (Jd 1.7). No entanto,  elas não estão a arder hoje…  Os efeitos são eternos, um fogo que consome e destrói para sempre.

Observem o engodo, pois eles desvirtuaram o texto para tirarem do mesmo a ideia de um sofrimento eterno (sem fim), ou seja, de castigo (penalidade) eterno e tentam introduzir na escritura a ideia de destruição ou aniquilação permanente. Mas ao contrário, o texto mostra que a pena terá uma duração eterna no inferno, leiamos o versículo:

Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, SOFRENDO A PENA do fogo eterno. Judas 1.7 (ARA – destaque nosso)

E não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas, todas cheias de imoralidade de toda espécie, inclusive a paixão de homens por outros homens. Aquelas cidades foram destruídas pelo fogo e continuam a servir de advertência para nós, de que existe um inferno, no qual os pecadores são castigados. (Bíblia Viva)

O foco do texto está na PENA ou CASTIGO e não no fogo em si. Aquele fogo, que caiu do céu sobre Sodoma e Gomorra, foi apenas um exemplo do fogo que arderá como castigo de duração eterna àquelas pessoas que seguem o caminho da impenitência.

“Sodoma e Gomorra […] foram postas, por exemplo (modelo), sofrendo a pena do fogo eterno. Embora essas cidades tenham sofrido um castigo há cerca de 2000 anos a.C., elas continuam sendo ao longo dos séculos um tipo de castigo do fogo eterno que será o destino futuro de todos os incrédulos. Em resumo, Judas revela “O Destino dos Apóstatas”… “Da mesma forma”, NVI… As cidades imorais foram queimadas com fogo — um exemplo do fogo eterno, v. 7. (Comentário Bíblico Beacon vol.10, pg. 366).

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement