COMERCIAL COM PALAVRÃO DÁ POLÊMICA

ONG condena propaganda com vocabulário chulo e inútil

Rosângela Marques
Agência Estado

Um comercial de pasta de dente Close-up é o novo alvo da ONG Mensagem Subliminar, dedicada a estudar a mídia e a encontrar detalhes implícitos que sejam captados inconscientemente por quem vê programas de televisão, filmes, comerciais e outros veículos de comunicação.

Lançado no dia 21 de março, o comercial produzido pela agencia Thompson, responsável pela conta publicitária da Unilever, traz dois palavrões escritos numa cena que envolve um casal de atores falando coisas desconexas. 
A descoberta foi feita poucos dias através de denuncias enviadas à ONG, que no ano passado acabou se tornando conhecida depois de apontar mensagens subliminares de pedofilia e sadomasoquismo numa vinheta exibida pela MTV.
"Recebemos as denuncias de pessoas que estão cadastradas no nosso site e estão inteiradas do que significa o contexto subliminar. Elas já se abtuaram a ver televisão fazendo uma varredura nos cantos da tela. O foco de atenção não é mais o personagem central, mas aquilo que chamamos de visão periférica, nas laterais do monitor e nas frases jogadas inocentemente nos cantos da tela", explica o pesquisador José Vicente Dias, presidente da ONG e que começou a se interessar por mensagem subliminares ainda nos anos 80.

De lá para cá, tornou-se pesquisador do fenômeno e um profundo conhecedor da técnica, que começou a ser estudada por americanos ainda nos anos 50. "De acordo com a psicologia, subliminar significa qualquer estímulo não captado conscientemente por estar abaixo dos limites sensoriais receptores.", esclarece. "A cena do comercial tem a duração de apenas um flame, mas suficiente para que as pessoas leiam os dois palavrões".
Vicente aponta ainda que os referidos palavrões - "porra" e "foda-se" -, surgem no filme como se estivessem escritos em um dente.
"A imagem é ampliada e o pouco que fica no ar é possível ler direitinho". De acordo com a linguagem semiótica, para expressar sentimentos de ira ou palavrões, o correto é usar símbolos como cobras, lagartos e escorpiões etc.
Ainda mais numa mídia como a TV, não se pode usar palavras escritas para expressar este tipo de sentimento", argumenta o pesquisador, destacando que o comercial tem sido exibido em várias emissras, durante o horário livre de programação.

EMPRESA NEGA

A assessoria de imprensa da Unilever manifestou-se enviando uma nota à redação, explicando que o "tema central da campanha da Close-up, que está sendo veiculada atualmente, tem como objetivo transmitir a seguinte informação: "sua boca está cheia de bactérias, suja e falando mal de você? Então, mude para o novo Closeu-up com anti-séptico bucal. Sua boca só vai falar bem de você".
Ainda de acordo com a nota, a "marca tem uma linguagem jovem, a campanha utiliza linguagens desconexas para mostrar o conceito de "falando mal de você" e mostra dentes com letras e ícones associados, muito utilizados em história em quadrinhos, para transmitir a idéia de boca suja, sem o objetivo de colocar qualquer mensagem subliminar ou estimular o uso de palavrões.

Mencionando o significado de propaganda subliminar descrito pelo Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, a assessoria destaca que trata-se de "técnica de propaganda baseada na transmissão de mensagens que não são percebidas conscientemente pelo público. (...) No campo da percepção visual, a mensagem subliminar é transmitida em estímulos ultra-rápidos, a uma velocidade de 1/3000 segundos uma vez a cada 5/segundos, o bastante para que seja captados pelo subconsciente".   
Por não haver repetição da cena das letras e ícones dos dentes no comercial com a intensidade necessária para captação da mensagem pelo subconsciente, a assessoria assegura que a campanha não se encaixa no contexto da denúncia.
"A cena dos dentes aparece por poucos segundo e, logo em seguida, a "boca suja" torna-se uma boca saudável e limpa", finaliza a nota.

Fonte: Jornal Diário da Região 27/04/03

voltar