Esqueceu a senha?

Como agir com um depressivo?

por Enviado por email - qui jun 27, 3:54 pm

1)            Não queira entender o que você não entenderá. A dor é dele e não sua. Por isso a tendência é minimizar ou desprezar. A dor de Jesus vivenciada no Getsêmani foi sua. Os seus discípulos não entenderam.  A dor do outro não é fraqueza, é dor.

2)            O depressivo não requer em si compreensão, mas sim presença. É o que Deus faz conosco. Ele está presente. Ele consola. Ele conforta. Ele ajuda. Ele sustenta nosso coração. Você quer ajudar um depressivo? Fique ao seu lado sem dizer nada. Coloque-se à disposição.

3)            Deprimidos não gostam muito de música alegre (Pv 25.20). Ele precisa de compreensão. Devemos escutar com paciência, mas sem mostrar pena deles. Eles já se sentem bastante compadecidos deles mesmos. Tão pouco deve desvalorizar a sua dor. Para você a dor do outro pode ser absurda, mas é a dor dele, então respeite.

4)            Não agir de forma egoísta. Não pense em você. O depressivo precisa de ajuda. Nem sempre ele está forte. Jesus precisou de amigos. Jesus tinha grupos de amigos. Jesus tinha 3 amigos que podia falar de sua dor sem ser rejeitado. Eles não entenderam bem o que Jesus passava, mas ficou junto dele.  O maior presente é estar junto. Não precisa falar nada. Precisa estar perto. Lembram dos amigos de Jó?

5)            Ore. Ore. Ore (Tg 5.13-16).

Devemos entender que muitas vezes aconselhar é ficar quieto, somente ouvir. Pois no próprio ato do desabafo a pessoa se encontra. Deixemos nossos conselhos cheios de moral e sabedoria para outro momento, por hora, ofereçamos somente um bom ombro amigo.

PR NILSON DIAS


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O melhor remédio nessa hora mesmo e o silêncio e a presença de alguém junto para, para que o mesmo veja que não está sozinho. Mas o mais importante de tudo sempre em orações pela pessoa depressiva.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement