Esqueceu a senha?

Como encontrar mais respostas bíblicas?

por Artigo compilado - qui ago 27, 8:35 am

estudando tumblr_lxf45pt

É responsabilidade de cada pessoa crente examinar as Escrituras diariamente. Minha opinião não é melhor do que a de qualquer outra pessoa, a menos que esteja de acordo com as Escrituras. O apóstolo Paulo elogiou os crentes bereanos “porque de bom grado receberam a palavra examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17.11).

Finalmente, é fundamental que você entre na Palavra de Deus, e que ela entre em seu coração. Se você deixar de comer refeições balanceadas com regularidade, sofrerá consequências físicas. Da mesma forma, se não se alimentar regularmente da Palavra de Deus, sofrerá consequências espirituais. Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4.4). Grandes refeições materiais são uma coisa; grandes refeições espirituais são outra coisa, e precisam dos seguintes ingredientes:

Memorizar. Como resultado de ensinar em seminários sobre a memória, durante mais de vinte anos, tenho certeza que qualquer pessoa pode memorizar as Escrituras. Deus tem chamado você para escrever a Palavra dEle na tábua do seu coração (Deuteronômio 6.6; Provérbios 7.1-3), e com o chamado lhe deu também a capacidade. Sua mente é como um músculo. Se você exercitá-lo, aumentará sua capacidade de lembrar-se de informações. Se você não a exercita, como um músculo, ela ficará atrofiada. Um bom trecho para começar a memorizar é Josué 1.8: “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”.

Examinar. Como mencionado acima, os crentes bereanos examinavam diariamente as Escrituras, para ver se o que Paulo ensinava era verdade. Por isso eles foram chamados de pessoas de caráter nobre. A autoridade suprema não foi colocada na revelação de homens, mas na revelação de Deus. O apóstolo Paulo incentivou os cristãos a testar todas as coisas (1Tessalonicenses 5.21) e serem transformados pela renovação de seu entendimento a fim de conhecerem a vontade de Deus (Romanos 12.2). Examinar as Escrituras requer disciplina, mas os lucros são incalculáveis.

Aplicar. Memorizar e examinar as Escrituras é maravilhoso e vale a pena, mas não é o bastante! Você deve pegar o conhecimento que tem adquirido na Palavra de Deus e aplicá-lo em sua vida diária — sabedoria é a aplicação do conhecimento. Como disse o Mestre: “Todo aquele, pois, que escuta estas mmhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27). Tiago, irmão de Jesus, usou a ironia para explicar com clareza o mesmo ponto. Em essência, ele disse que qualquer pessoa que ouve a Palavra, e não a aplica, é como um homem que se olha no espelho e vê que seu rosto está sujo, mas não o lava (Tiago 1.23-24).

Ouvir. A fim de aplicar as orientações de Deus às experiências da vida, você deve primeiro ouvir cuidadosamente Deus falar com você por meio do mistério de sua Palavra. Como Samuel, você deve dizer: “Fala, porque o teu servo ouve” (1Samuel 3.10). Um dos aspectos mais surpreendentes das Escrituras é ser viva e ativa, e não morta e inerte. De fato, Deus ainda fala hoje pelo mistério de sua Palavra. O Espírito Santo ilumina nossa mente para que entendamos o que o Senhor nos dá gratuitamente (1Coríntios 2.12). Como Jesus declarou: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10.27).

Estudar. Ao examinar as Escrituras, é melhor usar apenas uma boa versão bíblica. Além de fornecer uniformidade, isso facilita o processo de memorização. Porém, ao estudar é mais útil usar mais de uma versão. Para auxiliar seu estudo das Escrituras, é necessário ter acesso a ferramentas de estudo. A caixa de ferramentas de um estudioso sério da Bíblia deve conter uma concordância, um comentário e um dicionário bíblico. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6.35).

Que você se lembre diariamente de alimentar-se do Pão da vida.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (FlLIPENSES 4.8-9)

  • HANK HANEGRAAFF

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Qual seria um bom comentário bíblico e um bom dicionário bíblico?

    1. edições vida nova ….

  2. O irmão de Jesus (Ye’Shua) se chamava Iaacov,  não Thiago. 

    1. THIAGO: Ya’akov (יעקב) ou Jacó ,VIU PORQUE É BOM PESQUISAR ,SAO O MESMO NOME ABENÇOADO

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement