Esqueceu a senha?

Como enfrentar o problema sectário?

por Pr. Joaquim de Andrade - dom nov 29, 3:57 pm

A Igreja e as Seitas: como enfrentar o problema sectário?

O que significam as palavras seita e heresia? Ambas derivam da palavra grega háiresis, que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc. A palavra heresia é adaptação de háiresis. Quando passada para o latim, háiresis virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita. Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24.5), não foi em sentido depreciativo. Os lideres judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do Judaísmo. Com o tempo, háiresis também assumiu conotação negativa, como em 1 Co 11.19; Gl 5.20; 1 Pd 1.1-2.

Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. não adianta espernear, a arguição é bíblica e necessária. se estivesse tão seguro do que crê não estaria visitando o website. e essas conversas de “não julgueis” não se aplica, nunca ouviu falar de “exortação” coisa que ninguem gosta. então considera e toma uma decisão.

  2. esse seu “achomêtro” é deveras contraditório. 

  3. Veja em Ezequiel quando o Eterno o leva em espírito a passar pelo Templo. Mesma coisa ele levá-lo pela bíblia hoje. Monte de “detalhes”.

    1. veredas, você “navega” na imaginação em um país das maravilhas “hebraico”, chama Deus de “eterno”. estamos no N.T se aceitou Jesus de fato; Deus agora é o “pai celestial”. você chama seu pai pelo nome ou fala “pai” ? vc ao mesmo tempo também indefere a palavra criticando versões.

  4. A bíblia, pela quantidade de versões (a maioria contraditórias) poderia no máximo se chamar “tradução das escrituras sagradas”. Como 2 ou 3 bíblias cada contendo contradições podem ser sagradas ao mesmo tempo?

    1. sua critica as versões são pífias : as melhores versões estão a nossa disposição. se não gosta de nada, então nossas diferenças são insuperáveis. único contraditório é esse seu judaísmo barato.

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement