Esqueceu a senha?

Como entender Eclesiastes 9.5?

por Pr. Natanael Rinaldi - sáb maio 27, 11:16 am

Pergunta: Eclesiastes 9.5 declara “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento”. Esse texto é citado por aqueles que ensinam que na morte entramos num estado de aniquilamento total, não tendo mais consciência de nada. Como o Pastor explica esse texto?

Resposta: Se o verso 5 de Eclesiastes 9 for tirado do contexto, e citado como prova de aniquilamento, tem-se a impressão de que os que assim ensinam estão certos. Mas tirar Eclesiastes 9.5 do seu contexto pode ser muito perigo.

Pergunta: Perigoso por quê?

Resposta: Porque o escritor inspirado de Eclesiastes está apresentando um contraste entre pontos de vista: o secular, o ponto de vista materialista, versus o celestial e espiritual. Explico. O verso 5 afirma que os mortos não sabem coisa nenhuma, mas também acrescenta “já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (verso 6). Ora, perguntamos: os mortos se foram para sempre ou irão ressuscitar em uma futura ressurreição para viver na terra debaixo do sol? Mesmo os que ensinam o aniquilamento dos mortos, admitem que haverá uma ressurreição para viverem aqui na terra, que será transformada num paraíso. Como admitir esse ensino, quando o verso comentado (verso 5) afirma “nem tampouco eles têm jamais recompensa”? Logo, entende-se que quando o escritor afirma que os mortos não sabem coisa nenhuma, está se referindo a não saberem coisa nenhuma de tudo o que ocorre debaixo do sol, isto é, no mundo dos vivos, mas isso não significa que os morbos estejam inconscientes no lugar onde se encontram: os salvos no céu e os perdidos no tormento do inferno.

Quanto aos mortos conscientes no céu, no intervalo entre a morte a ressurreição, temos o que diz a Bíblia em Lucas 16.22-23; Filipenses 1.23-24; Apocalipse 6.9-11.

Pergunta: Quer dizer então que Eclesiastes 9.5 deve ser interpretado do ponto de vista que o morto não tem mais nenhuma ligação em tudo o que se faz aqui na terra, debaixo do sol, mas tem consciência do que ocorre em torno dele no lugar onde estiver?

Resposta: Correto. Do contrário, como entender que os mortos não têm mais recompensa, se os cristãos creem na ressurreição dos corpos como recompensa de terem servidos a Deus, na ocasião em que receberão corpos incorruptíveis e imortais, como declaram I Coríntios 15.51-54 e Filipenses 3.20-21? Os próprios patriarcas do Velho Testamento irão ressuscitar, como afirmou Jesus em Mateus 8.11: “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus; e os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement