Esqueceu a senha?

Como Gn 25 diz que Abraão pôde ter filhos naturalmente?

por Norman Geisler - qua jul 30, 12:04 am

abraao-judeu

GÊNESIS 25:1-2 – Como pôde Abraão nesta passagem ter tido filhos naturalmente, já que anos antes ele precisara de um milagre para ter Isaque?

PROBLEMA: Já cm Gênesis 17, Abraão “se riu” quando Deus lhe disse que ele teria um filho (Isaque) de Sara, uma vez que ele tinha “cem anos” de idade (v. 17). Mas em Gênesis 25, muitos anos depois, ele teve filhos de Quetura, a mulher que tomou depois da morte de Sara (vv. 1-2).

SOLUÇÃO: Há duas possibilidades que podem explicar esta dificuldade. Primeiro, o texto de Gênesis 17 não diz que Abraão se riu por achar-se muito velho para ter filhos, mas porque já havia passado o período de fertilidade de Sara (cf. 17:17; 18:12). Para um homem, naqueles tempos, não havia como saber se ele ainda era fértil; para uma mulher, porém, isso não era problema, verificando-se a presença ou não dos ciclos menstruais. Como Abraão tinha apenas 100 anos na época, e viveu até os 175, é razoável admitir que ele ainda estava fértil. Em comparação, hoje um homem que vive até os 80, normalmente ainda é fértil aos 60.

Segundo, mesmo que tenha sido necessário um milagre para Abraão (e também para Sara) recuperar a fertilidade, não há por que essa fertilidade não permanecer depois por vários anos. Uma vez reanimada, a sua potência viril poderia ter durado décadas. Afinal, ele viveu mais 75 anos. De qualquer forma, essa suposta contradição aqui simplesmente não é aceitável.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement