- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

A roupa ficou com lepra?

LEVÍTICO 13.47-59 – Como pode a Bíblia dizer que a roupa ficou com lepra?

PROBLEMA: Levítico 13 fornece as leis concernentes à lepra. Nos versículos 47-59 encontram-se as leis referentes à lepra nas vestimentas. Entretanto, a lepra é uma enfermidade infecciosa, causada por uma bactéria, que não afeta objetos inanimados como vestimentas. A Bíblia não teria errado, ao falar de vestimentas com lepra?

SOLUÇÃO: É simplesmente uma confusão de termos. A doença que nos dias de hoje se chama “lepra”, também conhecida como “mal de Hansen”, não é o mesmo tipo de infecção descrita no AT e que foi traduzida como “lepra”. A doença hoje identificada como lepra é causada por uma bactéria e não produz os mesmos sintomas descritos em várias passagens do AT.

O termo hebraico tsaraath, traduzido por “lepra”, é um termo que tem um sentido mais amplo, abrangendo todo tipo de doença da pele e todo sinal de infecção ou deterioração na superfície de objetos inanimados.

A deterioração nas vestimentas, e nos muros das casas (como em Levítico 14.33-57) provavelmente era devida ao ataque de algum tipo de fungo ou mofo, que age sobre esses materiais. As vestimentas infectadas eram queimadas (Lv 13:52). As casas infectadas eram limpas. Se a infecção não pudesse ser erradicada, as casas eram então demolidas e suas ruínas levadas para fora da cidade (Lv 14.45).

[1] [2]Compartilhar [3]