Esqueceu a senha?

Voz da Verdade Causa Polêmica

por Pr. João Flávio Martinez - sáb set 15, 10:55 pm

APROVEITA-SE DO FEST-GOSPEL PARA DESARREGAR SUAS HERESIAS

O conjunto “Voz da Verdade” fez “um show” no Fest- Gospel 2001 de São José Rio Preto, SP. Infelizmente, esse “show” não foi no sentido qualitativo, mas pejorativo. O lí­der do conjunto, Carlos A. Moisés, no meio da apresentação, come­çou a desafiar os pastores presen­tes a provarem para ele que Deus tem sócio (se referindo à Trinda­de). Argumentou que quem acre­dita na possibilidade de Deus vi­ver em sociedade crê na doutrina inventada pelo Papa. Além des­ses impropérios, o conjunto distri­buiu um CD no qual faz apologia contra a doutrina da Trindade (E isso sem a autorização do Conse­lho de Pastores da Cidade). Quan­do um de nossos apologistas tentou conversar com o líder do grupo por e-mail e questiona- ló sobre suas declarações fei­tas no Fest-Gospel a respeito da Doutrina da Trindade, rece­bemos a seguinte resposta:

“Primeiramente, eu gostaria de lhe informar que quem vos escre­ve é o mesmo que estava gritando no palco em São José do Rio Preto. Em segundo lugar, não es­tou nem um pouco preocupado… você e nada para mim é igual a NADA. Alguém como você, que nega o nome de JESUS, não é me­recedor de minha apreciação. Se a tua igreja não cantar, MILHÕES de igrejas cantarão por todo o Bra­sil, por isso você não faz DIFE­RENÇA. O dia em que você con­seguir fazer que as igrejas de todo o país parem de cantar nossos hi­nos, aí você será um vencedor” – pastor Carlos A. Moysés.

Nenhum argumento teológico foi recebido da parte do nobre con­junto, mas somente afrontas infan­tis. Nenhum de nossos argu­mentos a favor da doutrina da Trindade foi objetada pelo senhor Carlos Moisés, a não ser o que imprimimos acima. Isso é lamen­tável! Sobre a questão “unitarista” do referido conjunto, vamos fazer apenas algumas observações:

O argumento unicista

A doutrina unicista está base­ada nas seguintes verdades bíblicas: A primeira verdade bíbli­ca é que há somente um Deus, e a segunda é que Jesus é Deus.

Destas duas verdades, os unicistas deduzem que Jesus Cristo é Deus em sua totalidade. Sendo assim, Jesus é o Pai, o Fi­lho e o Espírito Santo, rechaçando a doutrina da Trindade.

O argumento trinitário

A Igreja, através dos séculos, sempre ensinou que dentro da uni­dade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estes três com­partilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, esses três são o único Deus. A teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai encarnado, e que o Espí­rito Santo é Jesus Cristo tam­bém. Estes ensinamentos são o pilar da teologia unicista. Veja­mos se esta noção está em har­monia com as Escrituras.

É Jesus o Pai?

Isaías 9.6 – o “Pai Eterno”

Este versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título “Pai eter­no” refere-se ao fato de que Je­sus é o Pai da eternidade; em ou­tras palavras, Jesus sempre exis­tiu (João 1.1); Ele não foi criado, não teve princípio (João 17.5). O termo “Pai” não era o título que se costumava usar para dirigir- se a Deus no Antigo Testamen­to. Assim, este versículo não en­sina que Jesus é o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Pedro 1.3); em outras pala­vras, Jesus não é seu próprio Pai.

João 10.30 – “Eu e o Pai so­mos um”. Se Jesus tivesse que­rido dizer que Ele é o Pai, teria dito: “Eu e o Pai sou um” ou “Eu sou o Pai”, que seriam expres­sões gramaticais corretas. Jesus não pode ser acusado de ter sido um mal comunicador. “Somos”, o verbo está na primeira pessoa do plural. Jesus e o Pai são um em na­tureza e em essência, porque Je­sus é Deus, como o Pai, mas não é o Pai.

É Jesus o Espírito Santo?

Versículos usados pelos unicistas para provarem que Je­sus é o Espírito Santo: 2 Coríntios 3.17: “Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”. O texto não diz que “Jesus é o Espírito”. Se a pas­sagem dissesse isto, talvez os unicistas tivessem um ponto for­te, mas como não diz, eles assu­mem que a palavra “Senhor” se refere a Jesus Cristo. O “Espíri­to” aqui é chamado de Senhor no sentido de identificá-lo com Javé (Nome que se refere à Trindade) ou Deus, e NÃO com Jesus, já que o versículo 16 diz: “Mas quando al­guém se converte ao Senhor, o véu é retirado”. Trata-se de uma refe­rência ao texto de Êxodo 34.34: “Porém, vindo Moisés perante o SENHOR [Javé] para falar-lhe, re­movia o véu até sair; e, saindo, di­zia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado”.

É o contexto que sempre de­termina a quem se está referindo quando a palavra “Senhor” é usa­da. No versículo 17, a palavra “Se­nhor” está-se referindo a Javé, e não a Jesus, já que o versículo 16 e todo o contexto assim demons­tram. Se os unicistas estivessem sempre corretos ao interpretar “Senhor” como “Jesus”, como fi­caria Filipenses 2.1170 texto diz: “E toda língua confesse que Je­sus Cristo é o Senhor, para a gló­ria de Deus Pai”. Seguindo a li­nha de raciocínio dos unicistas, te- ríamos de concluir erroneamente que: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Jesus…”. Isto não é o que este versículo está di­zendo, mas o que está ensinando é que: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é Deus. Porém, não Deus, o Pai, porque no mesmo versículo diz que isso será feito “para a glória de Deus Pai”.

Depois de termos visto que Je­sus não é o Pai nem tampouco o Espírito Santo, podemos concluir que os unicistas têm um conceito equivocado da verdadeira nature­za de Deus. Se Jesus não é o Pai, mas Deus, e o Pai não é Jesus, mas Deus, e o Espírito Santo não é Jesus, mas Deus, e a Bíblia diz que há somente um Deus, então isto significa que dentro da unida­de do único Deus existem três pes­soas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estas três com­partilham a mesma natureza e atri­butos; então, com efeito, estas três são o único Deus. Uma coisa é dizer “Eu não entendo a doutrina da Trindade”, e outra bem dife­rente é afirmar que “a doutrina da Trindade é falsa”, “pagã”, “diabó­lica”, “antibíblica”. A Bíblia faz uma advertência muito forte para esta classe de pessoas quando nos diz: “… Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho”(l João 2.22) e “… e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo” (1 João 1.3).

Talvez alguém argumente: “Mas eles fazem hinos e cânticos tão lindos! Eles só podem estar certos”. É bom não nos esquecer­mos de que isso não significa alto grau de espiritualidade, pois o nos­so Senhor disse que muitos que fariam grandes coisas para Ele não seriam aceitos naquele dia: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mui­tos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não ex­pulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos mila­gres? Então lhes direi claramen­te: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7:21-23).

‘Será que pelo fato de muitos cantores seculares, não evangélicos, terem gravado músicas belíssimas para Deus isso lhes ga­rantirá alguma coisa? E o que di­zer dos padres Marcelo Rossi e Zenhinho? Eles não fazem belos louvores? Quer dizer que, por en­toarem lindos louvores, eles estão livres de seus pecados e heresias? É bom termos o conceito certo dos assuntos relacionados a Deus, pois o nosso Senhor é santo, e requer santidade do seu povo!

————-

JOÃO FLÁVIO MARTINEZ, REVISTA DEFESA DA FÉ – ANO 7 – N° 42


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

40 Comentários

Comentários 1 - 40 de 40Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Trindade Vs Unicismo,quem vence essa batalha?,eu diria que nenhuma das 2 doutrinas,tendo em vista que possui acertos e erros,a Trindade fere a unidade de Deus,e coloca o absurdo do Filho gerado na eternidade se foi gerado na eternidade não pode ser Deus porque Deus sempre existiu(gerado sim no ventre de Maria) o Unicismo é incapaz de dar uma explicação coerente para a individualidade do Filho,chegam quase ao absurdo de matar o Pai no madeiro.Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Jó 36:26

    1. A doutrina da Trindade não fere a unidade de Deus porque quando a Bíblia declara que Deus é um, ela o faz no sentido coletivo e não individual. O fato é que Deus é uma equipe (formada por três pessoas divinas que, unidas, se manifestam coletivamente). É como uma família, ou um grupo musical, ou um time de futebol, que mesmo tendo muitas pessoas em sua formação formam uma unidade coletiva, um grupo que se manifesta unido, coeso, único. O ser humano é um ser social porque foi criado à imagem e semelhança de Deus que, em essência, é uma sociedade. Os unicistas não conseguem perceber que Deus é uma equipe. É realmente um único Deus. Mas esse único Deus é formado por três pessoas divinas perfeitamente unidas, agindo como uma sociedade perfeita.
      É irônico pensar em Deus como alguém que nos primórdios da eternidade teve que criar anjos e, depois, seres humanos para poder interagir com pessoas diferentes dele. Afinal, a solidão estava batendo-lhe as portas.

    2. Germano Erison,a doutrina da trindade fere a unidade de Deus porque prega que Deus são 3 pessoas,enquanto a bíblia diz que ele é um só,é evidente que Jesus é uma manifestação de Deus,mas não nos moldes unicistas e trinitaristas,gosto muito de uma uma música de Edson coelho que diz assim”No principio era o Verbo e o Verbo era,sublime parte de te mesmo que fluía”,essa parte da música exprime o que creio,o Verbo adquiriu consciência e natureza própria ao encarnar,a individualidade do Verbo resulta da natureza humana que adquiriu:Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei?(gerou a natureza humana) E outra vez: Eu lhe serei(futuro) por Pai, E ele me será(futuro) por Filho Hebreus 1:5,mas veja bem não estou aqui a dizer q unicistas e trinitaristas estão em pecado,só vejo que possuem um entendimento teoricamente equivocado que na prática não causa dano.Quanto a Deus se sentir sozinho ou necessidade de se relacionar com alguém,isso são argumentações meramente humanas,falando dessa forma vc diz que Deus possui uma limitação,eu digo que Deus é auto-suficiente e não precisa de ninguém,não se sente só,porque solidão é uma limitação de seres humanos,que não se aplica a Deus.

  2. Gostaria de saber, quando nós chegarmos no céu quantos tronos iremos ver?
    Deus estará sentado no trono, ou Jesus, que é a imagem do Deus invisível, estará
    sentado no lugar de Deus?
    E o Espírito Santo, onde estará no céu? qual sua posição?
    Na verdade acho que nós não entendemos nada e tudo não passa de meras
    especulações, pois a verdade total só saberemos quando chegarmos lá.

    1. Leia o livro de Apocalipse e descubra quantas pessoas tem a Divindade e quantos tronos tem no céu.

    2. tenho duvidas….pois a Palavra diz: subiu aos céu e está sentado a direita do pai e a esquerta esta do pai esta o espirito santo, e também diz subirei aos ceus e enviarei para vós o espirito santo, entao pra MIM NAO TEM TRINDADE…. cada um tem seu objetivo e missao no reino….

    3. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
      Marcos 16:19

  3. Quando eu me converti eu não tinha certeza da trindade, foi apenas mencionado para mim, mas quando cheguei no Novo Testamento eu fiquei muito confuso cheguei a cogitar o absurdo da igreja primitiva ser idólatra, porém quando descobri a doutrina da trindade a Bíblia passou a fazer sentido! Sem essa doutrina a Bíblia se torna contraditória!
    Quanto ao unicismo fica as perguntas: Jesus orou para si mesmo?
    Jesus disse que não veio fazer a sua vontade mas sim a do Pai, ora se ele é o próprio Pai então Jesus veio fazer a própria vontade?
    Jesus disse que o seu testemunho era verdadeiro por que era de duas pessoas, o dele mas o do Pai. Então o testemunho de Jesus era falso pois era o testemunho de um só?
    Quando Jesus foi batizado o espírito Santo desceu sobre ele em forma de uma pomba e o Pai falou dos céus. Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa, então Jesus era ventríloquo?
    Estevão quando foi apedrejado viu Jesus do lado de quem já que o Pai e o Filho são a mesma pessoa?

    1. Concordo 100%

    2. Nossa Marcio, seu comentário foi ótimo, bem pertinente, cheguei a rir.

    3. Te amei…simples e taxativo! Isso é conhecer biblia.

  4. Gente sera que DEUS vai ter que pesar a mao em todo mundo ??  poxa é por isso que tem muitos catolicos e ateus por ai os crentes ficam brigando entre si 

    VOZ DA VERDADE A VOZ QUE PREGA A PALAVRA DO SENHOR JESUS 

  5. De fato é triste ver que tem pessoas preocupadas com doutrinas/ideologia, ajudar as pessoas necessitadas ninguém vai, pq vcs não foram entregar folheto para os não crentes, eu nunca percebi nas canções do grupo a ideologia deles, vamos buscar um único alvo Cristo!

  6. meu DEUS quanta confusão……porque cada um não faz sua parte e pronto……….ao inves de julgamentos e sentenças de quem esta certo ou errado….não se esqueçam….todos pecaram e destituidos foram da gloria de DEUS…..não ha um justo si quer……o que esta faltando mesmo ‘e o amor…

  7. joao 10:30 – 1 joao 5:20 – joao 14:5,6,7,8,9.

    Jesus foi o tabernaculo de Deus para falar
    com homem face a face. 21:3

    o Espirito Santo e o poder de Deus Mateus 3:11

    peca a revelacao de DEus.

  8. os batismo na bibla os batismo e em nome de jesus atos 2 : 37 e 38 8 ; 12 e16 19: 5 e 6

  9. as vezes na emoçao as pessoas acabam saindo de si ficam empolgadas,nada justifica mas todos sao falhos.devemos perdoar e pedir perdao.

  10. QUE COISA  EU ACHO QUE VOCE ESTA PERDENDO TEMPO COM ISSO  VAI  ATRAZ DA SUA SAVAÇAO  E PARE DE PERDER TEMPO

  11. Diz o Credo de Nicéia: Cremos… em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro…??????
    O pai gerou? “… achou-se concebido do Espírito Santo.” Mt 1:1

  12. mateus 1:18

  13. que vergonha para o cristianismo ficarem disputando quem esta mais certo cada religião tem sua crença e merece ser respeitada isso vale para todos o importante é pregar a salvação em jesus,concelho de pastores vcs não são o dono da verdade lá no céu teremos surpresas boa noite

    1. sr. weley tu parece-me ignaro ! a constituição brasileira garante o direito de polemizar, contudo salva o direito de culto, e quanto a isso não vejo desrespeito, mas somente sua acusação ignara. 
      O unicismo não tem fonte sustentável na Biblia e é facilmente refutado. boa noite sr.

  14. o pastor … chico Xavier .kkkkkk

  15. VOZ DA VERDADE CANTA PARA DEUS ;MAS INFELIZMENTE DESPERDIÇAM O TALENTO INCOMPARAVEL DE COMPOR E CANTAR MARAVILHOSAMENTE TENTANDO ENSINAR HERESIAS SE RESPALDO ALGUM DA PALAVRA DE DEUS

  16. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    1 João 5:20, NADA MAIS A DIZER , A BIBLIA DIZ TUDO

    1. a senhora está equivocada … 1 joão 5:20 não é TODA A BIBLIA … mas é um verso que compõe a Biblia.

  17. Voz da Verdade canta prega e anuncia o Senhor Jesus como ele é. 
    Ele é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna 
    JESUS É O ÚNICO DEUS 

    1. “disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2

      “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

      PROVE NA BIBLIA.

  18. Jesus é o Jeová do antigo testamento e que ele só criou o céu e seus anjos e que o céu foi criado primeiro que a terra, e ele junto com as hostes celestes criaram tudo, onde em Gênesis diz façamos, Deus e seus anjos…O Senhor Jesus Cristo é o meu Deus qual é o de vcs?

    1. “disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2

      [o Pai disse] “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

  19. Meu Deus! É por isso q o mundo esta cada vez pior… É por pessoas assim q outras não querem nem saber de religião. Não podem nem ouvir falar em evangélicos. ” O julgamento pertence SOMENTE a Deus! ” Tenha santa paciência vão pregar a palavra de Deus e deixem de ser Hipócritas.

  20. boa tentativa, valeu pelo melo-drama mas não colou … a arguição ao unicismo procede.

    disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2
    [o Pai disse] “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

  21. Triste ver a igreja de Deus discutindo coisas que cada um supõe. Não existe verdade verdadeira, uma vez que os mistérios é para quem não fica discutindo, mas para quem ama e ajuda seu próximo como o próprio o Espírito Santo/Deus/Jesus fez.

    1. Não existe verdade verdadeira ???

      “pai glorifica seu filho” vide João 17 capítulo inteiro, Jesus conversava com alguém … ou conversava sozinho no espelho ?

      dá licença, vc não tem argumento e entendeu a arguição do artigo.

  22. Voz da verdade prega a palavra, canta a palavra, deixem de intriga, preguem o evangelho não percam tempo, somos abençoados com os hinos do CVV. DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS.

  23. parem de brigar, preguem a palavra, CVV é benção preguem as boas novas, voz da verdade prega a Jesus, ao invez de perderem tempo, vá para os hospitais, presídios, para as bocas de fumo, ajude um dependente químico, deixem a voz da verdade louvar.

    1. nhé nhé nhé mi mi mi … o artigo não argui comportamento dos mesmos, e sim o ponto doutrinário em questão : UNICISMO ou seja, o entendimento errado de que só ha Jesus e não há o Pai e Espirito Santo. sr “constantino” deixa de teatro, não colou.

  24. ,,,, SIMPLES A TRINDADE ,,,,, MATEUS 28 : 18 \\ 28 ,,,,,1 TESSALONISSENSE 5 : 23 GLORI AO PAI GLORIA AO FILHO E GLORIA AO ESPIRIRTO SANTO EM NOME DE JESUS .

  25. SIMPLES A TRINDADE ,,,,,,,, MATEUS 28 ; 16 \\ 20 ,,,,,, GLORIA AOPAI ,, AO FILHO E AO ESPIRITO SANTO EM NOME DE JESUS ……. COLOSSENSE 3 ; 17

  26. Chamar outros de hipócritas não é julgamento? O mundo esta pior porque as pessoas não entregam seus corações e vida para Deus, aceitando Jesus, como suficiente salvador; e os crentes não estudam a Palavra de Deus, não conhecem as doutrinas básicas da Bíblia não sabem refutar heresia

Comentários 1 - 40 de 40Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement