Esqueceu a senha?

Voz da Verdade Causa Polêmica

por cacp - sáb set 15, 10:55 pm

Depois do problema criado pelo Conjunto Voz da Verdade (daqui para frente CVV) em SJ Rio Preto*  no Show do Fest Gospel, onde o representante do grupo, Pr. Carlos Moisés, desafiou os pastores presentes a lhe provar que havia na Bíblia a doutrina da Trindade e que quem assim pensava estava mancomunado com a ideologia papal, infelizmente a problemática se repetiu nesse ano de 2005. O Show, feito por uma empresa particular, pareceu ser engendrado para conflitar mesmo, pois foi marcado na mesma data em que o Conselho dos Pastores de SJ Rio Preto organizava a Macha para Jesus, dia 14 de maio (www.coperp.com.br). Bem, todo mundo tem o direito de fazer o Show que quiser e na data que melhor lhe convier – é acima de tudo legal e perfeitamente aceitável! Também foi perfeitamente aceitável a atitude do Conselho de Pastores da cidade, que se manifestou publicamente e por escrito, enviando cartas as Igrejas locais, onde descrevia o ocorrido no Fest Gospel de 2001 e da problemática doutrinária envolvendo a questão do ensino da Trindade. Afinal de contas, em 2001 as Igrejas de Rio Preto sofreram vários conflitos e até divisões devido ao CD do CVV, onde a doutrina do unicismo é enfatizada e colocada como verdade absoluta. O revide foi imediato, a empresa contrata para realizar o Show registrou uma notificação de processo criminal contra o Conselho de Pastores da Cidade, notificação que foi respondida a altura pelos advogados dos pastores.

Dentro dessa conjuntura de acontecimentos o CACP se sentiu na obrigação de tomar alguma atitude e corroborar com os pastores de SJ Rio Preto. Por isso elaboramos um folheto evangelístico e explicativo, mostrando a verdadeira ideologia e doutrinamento feito pelo CVV. Nosso alvo principal foram os participantes da Marcha para Jesus, depois fomos para frente do Ginásio onde o show estava sendo realizado, e tentamos entregar nossos folhetos. Entretanto, fomos duramente ameaçados pelos seguranças particulares do evento e tivemos que ficar a 100 metros do local do Show, ainda assim não desistimos e entregamos centenas de folhetos naquele local. Uma das coisas que percebemos claramente é que as pessoas, na sua maioria, não sabem o que o CVV ensina sobre a questão da doutrina da Trindade e outros ainda nem entendem a importância e relevância desse ensino para a Igreja de Cristo.


O SITE DO CVV E A VERDADE DOS FATOS 

No site do CVV (www.vozdaverdade.com.br) o Show feito em Rio Preto é colocado como um AVIVAMENTO, onde um Ginásio lotado é visitado pelo poder de Deus. Pastores dão testemunhos e apoio ao CVV, pessoas anônimas são curadas de HIV e câncer, e nomes de importantes igrejas e pastores da cidade são mencionados como que se estivessem apoiando o referido conjunto.
Mas a verdade não é bem essa! Um dos pastores citados, Pr. Idekin Candido de Oliveira (da Igreja SOS VIDA), explicitou abertamente o seu repúdio a ideologia doutrinária do CVV. O CACP entrou em contato com o filho do referido Pastor, o Sr. Sérgio Oliveira, o qual nos informou que seu pai, além de não apoiar o CVV, instruiu seus membros a não participarem do evento. Atitude semelhante ocorreu com a maior Assembléia de Deus da cidade, citada no site do CVV como presente e apoiando o evento. Ou seja, podemos afirmar categoricamente que as maiores Igrejas da cidade não apoiaram o CVV, além do repúdio oficial do Conselho de Pastores. Diante disso lemos o irônico agradecimento do Sr. Carlos Moisés – “Vários Pastores não mediram esforços para estarem ali com seu povo, como o Pr. João Marcos (Quadrangular- Jd. Das Palmeiras- Pindorama), Pr. Dorival de Araçatuba, Obreira Sandra e Ruth da Igreja Comunidade da Fé de Catanduva, Pra. Glória Marli da Missão da Fé, a Igreja Evangélica Manaain, Igreja Mundial de Cristo de Guapiaçu, e muitas pessoas de outras denominações como Presbiteriana Renovada do Pr. Edekin, da Assembléia de Deus de S. José do Rio Preto, de Bauru, caravanas de Brasília, Jaboticabal, Três Lagoas – MS, entre outras”.

Apesar de ufanarem que – “O ginásio Palestra Esporte Clube estava lotado”, o CVV não mencionou que no mesmo local há um outro recinto de shows bem maior para acontecimentos com 5 mil pessoas aproximadamente, mas os organizadores do evento escolheram o menor espaço para realizarem a apresentação do CVV! Também é relevante mencionar que a cidade de Rio Preto possui um Centro Regional de Eventos, onde podem ser recebidas sete mil pessoas tranqüilamente. Por que será que não utilizaram esses espaços maiores? Só podemos concluir que o CVV não tem conseguido ludibriar mais o povo de Deus em Rio Preto, e que os pastores têm se preocupado com a sã doutrina – Aleluia!


A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA TRINDADE PARA A IGREJA

Diz o Credo de Nicéia: Cremos… em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro…

Afirma o site do CVV – “Não cremos neste conceito de TRINDADE onde apresentam 3 pessoas distintas… quero dizer que não há trindade na Bíblia”.

E verdade que o termo Trindade não se encontra no texto hebraico nem no grego, na Bíblia; e tampouco aparecem termos como “soteriologia” – no entanto, existe na teologia sistemática a doutrina da salvação, também se encontra a da “hamartologia”, a da “transcendência” e “imanência”, ou a da “preexistência” de Cristo, ou a “cristologia”. Poucas pessoas que discutem os ensinos bíblicos levantam uma bandeira vermelha e objetam contra o uso de tais termos, quando estudam a natureza das graciosas obras de Deus. Tais designações servem como rótulos convenientes, didáticos, para conceitos ou ensinos complexos a respeito de assuntos intimamente relacionados. E impossível discutir teologia como disciplina sistemática, filosófica, sem se usar esses termos técnicos. Nenhum deles se encontra na Bíblia, disso temos certeza. No entanto, todos eles formam um complexo grandioso de conceitos coerentes, organizados, que são ensinados nas Escrituras. Portanto, devemos rejeitar como irrelevante a objeção de que a palavra precisa, “Trindade”, não se encontra na Bíblia. No entanto, aventuramo-nos a insistir em que alguns dos ensinos básicos e fundamentais a respeito de Deus tornam-se praticamente incompreensíveis, sem que tenhamos uma boa compreensão da doutrina da Trindade.

O unicismo tenta explicar o assunto desenvolvendo a teoria das três manifestações. Seria um único Deus Verdadeiro que se manifestara em três formas, ora como Pai, ora como Filho, ora como o Espírito Santo. Essa teoria unicista não encontra sustentação na verdade bíblica, já que na Bíblia encontramos passagens deixando claro que são pessoas distintas e não meras manifestações (Jo 1.1-3; 8.16-18; 15.26). O apóstolo João diz: Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho (1 Jo 2.22). Embora esses versículos foram escritos para proteger a Igreja do gnosticísmo, nos ensina que não podemos negar a personalidade das pessoas. Quem nega que Jesus é o Cristo, quem nega a personalidade do Pai e a personalidade do Filho é classificado de mentiroso, contrário a Cristo, já que negar essas verdades bíblicas são características da doutrina do espírito do anticristo e não do cristianismo ortodoxo. A crença num Deus eternamente subsistente em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo contempla a realidade bíblica sem ferir o monoteísmo ético. Não enveredamos para o politeísmo nem para a negação das pessoas. Assim, a doutrina da Trindade não é irracional e antibíblica como querem os grupos não ortodoxos, mas é plenamente bíblica e verdadeira.

Uma Pergunta Fatal: A Quem foi paga a nossa Redenção?

A quem Cristo pagou o resgate? Se a doutrina ortodoxa da Trindade for negada (não havendo distinção entre as pessoas da Deidade, conforme o ensino do CVV), Cristo teria pago o resgate ou à raça humana ou à Satanás. Posto que a humanidade está morta em transgressões e em pecados (Ef. 2:1), nenhum ser humano teria o direito de exigir que Cristo lhe pagasse o resgate. Sobraria, portanto, Satanás. Nós, porém, nada devemos a Satanás. E a idéia de Satanás exigir resgate pela humanidade é blasfêmia, por causa das implicações. Pelo contrário. O resgate foi pago ao Deus Trino e Uno para satisfazer as plenas reivindicações da justiça Divina contra o pecador caído. As escrituras exigem: “… Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Ef. 5:2). Embora mereçamos o castigo decorrente da justiça de Deus (Rm. 6:23), somos justificados pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, somente. Fica claro que a doutrina essencial da expiação vicária, na qual Cristo carregou os nossos pecados na sua morte, depende do conceito trinitariano. O Unicismo do CVV subverte o conceito bíblico da morte penal e vicária de Cristo como satisfação da justiça de Deus e, em última análise, anula a obra da cruz.

*Voz da Verdade em SJ Rio Preto em 2001 no Show do Fest Gospel

Bibliografia:

Estudo Bíblico do Pr. Natanael Rinaldi;

Revista Defesa da Fé, nº 23 e nº 50;

Dr. G. Archer, Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas;

Site do CVV – www.cozdaverdade.com.br


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

39 Comentários

Comentários 1 - 39 de 39Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Trindade Vs Unicismo,quem vence essa batalha?,eu diria que nenhuma das 2 doutrinas,tendo em vista que possui acertos e erros,a Trindade fere a unidade de Deus,e coloca o absurdo do Filho gerado na eternidade se foi gerado na eternidade não pode ser Deus porque Deus sempre existiu(gerado sim no ventre de Maria) o Unicismo é incapaz de dar uma explicação coerente para a individualidade do Filho,chegam quase ao absurdo de matar o Pai no madeiro.Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Jó 36:26

    1. A doutrina da Trindade não fere a unidade de Deus porque quando a Bíblia declara que Deus é um, ela o faz no sentido coletivo e não individual. O fato é que Deus é uma equipe (formada por três pessoas divinas que, unidas, se manifestam coletivamente). É como uma família, ou um grupo musical, ou um time de futebol, que mesmo tendo muitas pessoas em sua formação formam uma unidade coletiva, um grupo que se manifesta unido, coeso, único. O ser humano é um ser social porque foi criado à imagem e semelhança de Deus que, em essência, é uma sociedade. Os unicistas não conseguem perceber que Deus é uma equipe. É realmente um único Deus. Mas esse único Deus é formado por três pessoas divinas perfeitamente unidas, agindo como uma sociedade perfeita.
      É irônico pensar em Deus como alguém que nos primórdios da eternidade teve que criar anjos e, depois, seres humanos para poder interagir com pessoas diferentes dele. Afinal, a solidão estava batendo-lhe as portas.

    2. Germano Erison,a doutrina da trindade fere a unidade de Deus porque prega que Deus são 3 pessoas,enquanto a bíblia diz que ele é um só,é evidente que Jesus é uma manifestação de Deus,mas não nos moldes unicistas e trinitaristas,gosto muito de uma uma música de Edson coelho que diz assim”No principio era o Verbo e o Verbo era,sublime parte de te mesmo que fluía”,essa parte da música exprime o que creio,o Verbo adquiriu consciência e natureza própria ao encarnar,a individualidade do Verbo resulta da natureza humana que adquiriu:Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei?(gerou a natureza humana) E outra vez: Eu lhe serei(futuro) por Pai, E ele me será(futuro) por Filho Hebreus 1:5,mas veja bem não estou aqui a dizer q unicistas e trinitaristas estão em pecado,só vejo que possuem um entendimento teoricamente equivocado que na prática não causa dano.Quanto a Deus se sentir sozinho ou necessidade de se relacionar com alguém,isso são argumentações meramente humanas,falando dessa forma vc diz que Deus possui uma limitação,eu digo que Deus é auto-suficiente e não precisa de ninguém,não se sente só,porque solidão é uma limitação de seres humanos,que não se aplica a Deus.

  2. Gostaria de saber, quando nós chegarmos no céu quantos tronos iremos ver?
    Deus estará sentado no trono, ou Jesus, que é a imagem do Deus invisível, estará
    sentado no lugar de Deus?
    E o Espírito Santo, onde estará no céu? qual sua posição?
    Na verdade acho que nós não entendemos nada e tudo não passa de meras
    especulações, pois a verdade total só saberemos quando chegarmos lá.

    1. Leia o livro de Apocalipse e descubra quantas pessoas tem a Divindade e quantos tronos tem no céu.

    2. tenho duvidas….pois a Palavra diz: subiu aos céu e está sentado a direita do pai e a esquerta esta do pai esta o espirito santo, e também diz subirei aos ceus e enviarei para vós o espirito santo, entao pra MIM NAO TEM TRINDADE…. cada um tem seu objetivo e missao no reino….

    3. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
      Marcos 16:19

  3. Quando eu me converti eu não tinha certeza da trindade, foi apenas mencionado para mim, mas quando cheguei no Novo Testamento eu fiquei muito confuso cheguei a cogitar o absurdo da igreja primitiva ser idólatra, porém quando descobri a doutrina da trindade a Bíblia passou a fazer sentido! Sem essa doutrina a Bíblia se torna contraditória!
    Quanto ao unicismo fica as perguntas: Jesus orou para si mesmo?
    Jesus disse que não veio fazer a sua vontade mas sim a do Pai, ora se ele é o próprio Pai então Jesus veio fazer a própria vontade?
    Jesus disse que o seu testemunho era verdadeiro por que era de duas pessoas, o dele mas o do Pai. Então o testemunho de Jesus era falso pois era o testemunho de um só?
    Quando Jesus foi batizado o espírito Santo desceu sobre ele em forma de uma pomba e o Pai falou dos céus. Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa, então Jesus era ventríloquo?
    Estevão quando foi apedrejado viu Jesus do lado de quem já que o Pai e o Filho são a mesma pessoa?

    1. Concordo 100%

    2. Nossa Marcio, seu comentário foi ótimo, bem pertinente, cheguei a rir.

    3. Te amei…simples e taxativo! Isso é conhecer biblia.

  4. Gente sera que DEUS vai ter que pesar a mao em todo mundo ??  poxa é por isso que tem muitos catolicos e ateus por ai os crentes ficam brigando entre si 

    VOZ DA VERDADE A VOZ QUE PREGA A PALAVRA DO SENHOR JESUS 

  5. De fato é triste ver que tem pessoas preocupadas com doutrinas/ideologia, ajudar as pessoas necessitadas ninguém vai, pq vcs não foram entregar folheto para os não crentes, eu nunca percebi nas canções do grupo a ideologia deles, vamos buscar um único alvo Cristo!

  6. meu DEUS quanta confusão……porque cada um não faz sua parte e pronto……….ao inves de julgamentos e sentenças de quem esta certo ou errado….não se esqueçam….todos pecaram e destituidos foram da gloria de DEUS…..não ha um justo si quer……o que esta faltando mesmo ‘e o amor…

  7. joao 10:30 – 1 joao 5:20 – joao 14:5,6,7,8,9.

    Jesus foi o tabernaculo de Deus para falar
    com homem face a face. 21:3

    o Espirito Santo e o poder de Deus Mateus 3:11

    peca a revelacao de DEus.

  8. os batismo na bibla os batismo e em nome de jesus atos 2 : 37 e 38 8 ; 12 e16 19: 5 e 6

  9. as vezes na emoçao as pessoas acabam saindo de si ficam empolgadas,nada justifica mas todos sao falhos.devemos perdoar e pedir perdao.

  10. QUE COISA  EU ACHO QUE VOCE ESTA PERDENDO TEMPO COM ISSO  VAI  ATRAZ DA SUA SAVAÇAO  E PARE DE PERDER TEMPO

  11. Diz o Credo de Nicéia: Cremos… em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro…??????
    O pai gerou? “… achou-se concebido do Espírito Santo.” Mt 1:1

  12. mateus 1:18

  13. que vergonha para o cristianismo ficarem disputando quem esta mais certo cada religião tem sua crença e merece ser respeitada isso vale para todos o importante é pregar a salvação em jesus,concelho de pastores vcs não são o dono da verdade lá no céu teremos surpresas boa noite

    1. sr. weley tu parece-me ignaro ! a constituição brasileira garante o direito de polemizar, contudo salva o direito de culto, e quanto a isso não vejo desrespeito, mas somente sua acusação ignara. 
      O unicismo não tem fonte sustentável na Biblia e é facilmente refutado. boa noite sr.

  14. o pastor … chico Xavier .kkkkkk

  15. VOZ DA VERDADE CANTA PARA DEUS ;MAS INFELIZMENTE DESPERDIÇAM O TALENTO INCOMPARAVEL DE COMPOR E CANTAR MARAVILHOSAMENTE TENTANDO ENSINAR HERESIAS SE RESPALDO ALGUM DA PALAVRA DE DEUS

  16. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    1 João 5:20, NADA MAIS A DIZER , A BIBLIA DIZ TUDO

    1. a senhora está equivocada … 1 joão 5:20 não é TODA A BIBLIA … mas é um verso que compõe a Biblia.

  17. Voz da Verdade canta prega e anuncia o Senhor Jesus como ele é. 
    Ele é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna 
    JESUS É O ÚNICO DEUS 

    1. “disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2

      “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

      PROVE NA BIBLIA.

  18. Jesus é o Jeová do antigo testamento e que ele só criou o céu e seus anjos e que o céu foi criado primeiro que a terra, e ele junto com as hostes celestes criaram tudo, onde em Gênesis diz façamos, Deus e seus anjos…O Senhor Jesus Cristo é o meu Deus qual é o de vcs?

    1. “disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2

      [o Pai disse] “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

  19. Meu Deus! É por isso q o mundo esta cada vez pior… É por pessoas assim q outras não querem nem saber de religião. Não podem nem ouvir falar em evangélicos. ” O julgamento pertence SOMENTE a Deus! ” Tenha santa paciência vão pregar a palavra de Deus e deixem de ser Hipócritas.

  20. boa tentativa, valeu pelo melo-drama mas não colou … a arguição ao unicismo procede.

    disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2
    [o Pai disse] “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” Mateus 3:17 b

  21. Triste ver a igreja de Deus discutindo coisas que cada um supõe. Não existe verdade verdadeira, uma vez que os mistérios é para quem não fica discutindo, mas para quem ama e ajuda seu próximo como o próprio o Espírito Santo/Deus/Jesus fez.

    1. Não existe verdade verdadeira ???

      “pai glorifica seu filho” vide João 17 capítulo inteiro, Jesus conversava com alguém … ou conversava sozinho no espelho ?

      dá licença, vc não tem argumento e entendeu a arguição do artigo.

  22. Voz da verdade prega a palavra, canta a palavra, deixem de intriga, preguem o evangelho não percam tempo, somos abençoados com os hinos do CVV. DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS.

  23. parem de brigar, preguem a palavra, CVV é benção preguem as boas novas, voz da verdade prega a Jesus, ao invez de perderem tempo, vá para os hospitais, presídios, para as bocas de fumo, ajude um dependente químico, deixem a voz da verdade louvar.

    1. nhé nhé nhé mi mi mi … o artigo não argui comportamento dos mesmos, e sim o ponto doutrinário em questão : UNICISMO ou seja, o entendimento errado de que só ha Jesus e não há o Pai e Espirito Santo. sr “constantino” deixa de teatro, não colou.

  24. ,,,, SIMPLES A TRINDADE ,,,,, MATEUS 28 : 18 \\ 28 ,,,,,1 TESSALONISSENSE 5 : 23 GLORI AO PAI GLORIA AO FILHO E GLORIA AO ESPIRIRTO SANTO EM NOME DE JESUS .

  25. SIMPLES A TRINDADE ,,,,,,,, MATEUS 28 ; 16 \\ 20 ,,,,,, GLORIA AOPAI ,, AO FILHO E AO ESPIRITO SANTO EM NOME DE JESUS ……. COLOSSENSE 3 ; 17

Comentários 1 - 39 de 39Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement