- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Contradições nas escrituras Mórmons

Nota: Todas as citações nesta apostila foram extraídas da recente edição integrada, que contém as seguintes escrituras mórmons: O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor. As transcrições seguem a grafia do original, mesmo quando esta é incomum. Traduzido e adaptado por Lucian Benigno, a partir de um original de Sandra Tanner.

 

HÁ UM SÓ DEUS

E Amuleque respondeu: Sim, existe um verdadeiro Deus vivente. Disse então Zeezrom: Existe mais de um Deus? E ele respondeu: Não. E perguntou-lhe Zeezrom novamente: Como sabes estas coisas? E ele disse: Um anjo mas deu a conhecer. E perguntou-lhe novamente Zeesrom: Quem é aquele que devera vir? É o Filho de Deus? E ele respondeu; Sim. E disse novamente Zeezrom; Salvará ele a seu povo em seus pecados? E Amuleque lhe respondeu: Eu te digo que não, porque lhe é impossível negar a sua própria palavra. Dirigiu-se então Zeezrom ao povo, dizendo: Lembrai-vos destas coisas; pois que ele disse que existe um só Deus; não obstante, declarou que o Filho de Deus virá, mas não salvará a seu povo; como se ele tivesse autoridade para mandar em Deus. Disse-lhe pois, Amuleque: Eis que mentiste, pois disseste que eu falei como se tivesse autoridade para mandar em Deus, porque disse que ele não salvará a seu povo em seus pecados. E eu te digo outra vez que ele não os pode salvar em seus pecados; e eu não posso negar a sua palavra, pois ele disse que nada impuro pode herdar o reino dos céus; como, portanto, podereis ser salvos, a menos que herdeis o reino dos céus? Portanto, não podereis ser salvos em vossos pecados. E Zeezrom disse-lhe novamente: É o filho de Deus o mesmo Pai Eterno? Respondeu-lhe Amuleque: Sim, ele é o mesmo Pai Eterno dos céus, da terra e de todas as coisas que neles existem; é o começo e o fim, o primeiro e o último. E esta restauração virá sobre todos, sejam velhos ou moços, escravos ou livres, homem ou mulher, malvados ou justos; e não se perdera nenhum só cabelo de suas cabeças, mas tudo será restaurado à sua perfeita forma, ou no corpo, como se encontra agora; e todos serão levados perante o tribunal de Cristo o Filho de Deus, o Pai, e do Espírito Santo, que é um Eterno Deus, para serem julgados segundo suas obras, sejam elas boas ou más. — Livro de Mórmon, Alma 11:27-39, 44;

E agora, meus queridos irmãos, este é o caminho; e não há nenhum outro caminho ou nome, dado debaixo do céu, pelo qual o homem possa ser salvo no reino de Deus. E agora, eis que esta é a doutrina de Cristo, a única e verdadeira doutrina do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, que é um Deus infinito. Amém. — 2Nefi 31:21;

E efetuou também a redenção do mundo, por meio da qual todo aquele que for considerado inocente em sua presença, no dia do juízo, terá permissão para habitar na presença de Deus, em seu reino, e cantar louvores eternos ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo, que são um Deus, com os coros celestes, num estado de felicidade sem fim (Mórmon 7:7).

E desta maneira batizareis em meu nome, pois eis que em verdade vos digo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um; e eu estou no Pai e o Pai está em mim, e o Pai e eu somos um — 3Nefi 11:27.

E honra seja ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo, que é um Deus. Amém. — O Depoimento de Três Testemunhas (parte final).

HÁ VÁRIOS DEUSES

De acordo com o que, no Conselho do Eterno Deus de todos os outros deuses, antes da fundação deste mundo, foi ordenado que seria reservado para o seu acabamento e fim, quando todo homem entrará para a Sua presença eterna e para o Seu descanso imortal. — Doutrina e Convênios, Seção 121:32);

E novamente, na verdade te digo, se um homem tomar uma esposa, e se fizer com ela um convênio por esta vida e por toda a eternidade, se aquele convênio não for por Mim ou por Minha palavra, que é a Minha lei, e não for selado pelo santo Espírito da promessa, por meio daquele que ungi e designei para esse poder, então o casamento não será válido nem terá força quando estiverem fora do mundo, porque não são ligados por Mim, nem por Minha palavra, diz o Senhor; quando não estiverem no mundo não será aceito lá, porque não poderão passar os anjos e os deuses designados para ali estar, não podem, portanto, herdar a Minha glória; pois a Minha casa é uma casa de ordem, diz o Senhor Deus.

E novamente, na verdade Eu te digo, se um homem tomar uma esposa conforme a Minha palavra, que é a Minha lei, e pelo novo e eterno convênio, e for selado pelo Santo Espírito da promessa, por aquele que é ungido, e que encarreguei com esse poder e com as chaves deste sacerdócio; e lhes for dito — Surgireis na primeira ressurreição; e se for depois da primeira ressurreição, na próxima ressurreição, e herdareis tronos, reinos, principados, e poderes, domínios, todas alturas e profundidades — então será escrito no Livro de Vida do Cordeiro, que ele não deverá matar derramando sangue inocente, e se guardarem o Meu convênio, e não matarem derramando sangue inocente, ser-lhes-á feito de acordo com todas as coisas que o Meu servo lhes falou, nesta vida e por toda a eternidade, e estará em pleno vigor quando deixarem este mundo; e passarão pelos anjos e deuses que ali estão, e entrarão para a sua exaltação e glória em todas as coisas, conforme selado sobre as suas cabeças, glória que será uma plenitude e uma continuação das sementes para todo o sempre.

Então serão deuses, pois não terão fim; portanto, serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder, e os anjos lhes serão sujeitos.

Abraão recebeu concubinas, e elas lhe geraram filhos; e foi-lhes imputado como justiça, porque elas foram dadas, e ele obedeceu a Minha lei; assim também Isaque e Jacó nada mais fizeram do que aquilo que lhes foi mandado; e porque fizeram nada mais do que as coisas que lhes foram mandadas, entraram para a sua exaltação, de acordo com as promessas, e se assentam em tronos, e não são anjos, mas sim deuses. — Doutrina e Convênios 132:18-20, 37.

 

DEUS É ESPIRITO

E disse-lhe então Amon; Cries tu que há um Grande Espírito? E ele respondeu: Sim. E disse-lhe Amon: Este é Deus. E disse-lhe mais: crês tu que este Grande Espírito, que é Deus, criou todas as coisas que estão nos céus e na terra?

E, tendo Aarão ouvido isso, seu coração alegrou-se e ele disse: Eis que tão certo como tu vives, ó rei, Deus existe.

Disse então o rei: É Deus aquele Grande Espírito que trouxe nossos pais da terra de Jerusalém?

E disse-lhe Aarão: Sim, Ele é o Grande Espírito que criou todas as coisas, tanto nos céus como na terra. Acreditas nisso?

E ele disse: Sim, acredito que o Grande Espírito criou todas as coisas e desejo que me ensines a respeito de tudo isso, e eu acreditarei em tuas palavras. — Alma 18:26-28; 22:8-11.

DEUS TEM CORPO

O Pai possui um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não possui um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós. — Doutrina e Convênios, Seção 130:22.

 

DEUS MORA NO CORAÇÃO

E isto eu sei porque o Senhor disse que não habita em templos impuros, senão nos corações dos justos; e disse também que os justos se sentarão em seu reino para não mais sair, suas vestimentas, porém, deverão ser alvejadas pelo sangue do Cordeiro — Alma 34:36.

DEUS NÃO MORA NO CORAÇÃO

João 14.23 — A aparição do Pai e do Filho, nesse verso, é uma aparição pessoal; e a ideia de que o Pai e o Filho habitam no coração do homem é uma velha concepção sectária, e é falsa. — Doutrina e Convênios 130:3.

 

UM DEUS DA CRIAÇÃO

E agora, meus filhos, eu vos falo estas coisas para que vos sirvam de instrução e sejam proveitosas; pois que há um Deus e ele criou todas as coisas, os céus, a terra e tudo o que neles existe, tanto as coisas que agem tanto as que recebem a ação. — 2Nefi 2:14.

Pois que foi pelo poder de sua palavra que o homem apareceu sobre a face da terra, a qual foi criada pelo poder de sua palavra. Portanto, se pôde Deus falar e o mundo existir, e o homem ser criado, porque, pois, não há de poder mandar na terra, ou na obra de suas mãos sobre a superfície da terra, de acordo com a sua vontade e prazer? — Jacó 4:9; veja também A Pérola de Grande Valor, Moisés, capítulo 2.

VÁRIOS DEUSES DA CRIAÇÃO

Então o Senhor disse: Desçamos. E Eles desceram no principio, e Eles, isto é, os Deuses, organizaram e formaram os céus e a terra. E a terra, depois que foi formada, era vazia e desolada, porque Eles não tinham formado nada a não ser a terra; e as trevas reinavam sobre a face do abismo, e o Espírito dos Deuses cobria a face das águas. E Eles (os Deuses) disseram: Haja luz; e houve luz. — A Pérola de Grande Valor, Livro de Abraão 4:1-3; ver também o restante do capítulo e o capítulo 5.

 

O HOMEM NÃO É PRÉ-EXISTENTE

Pois foi pelo poder de sua palavra que o homem apareceu sobre a face da terra, a qual foi criada pelo poder de sua palavra. Portanto, se pôde Deus falar e o mundo existir, e o homem ser criado, porque, pois, não há de poder mandar na terra, ou na obra de suas mãos sobre a superfície da terra, de acordo com a sua vontade e prazer?—Jacó 4:9.

E disse lhe Amon: Este é Deus. E disse-lhe mais: Crês tu que este Grande Espírito, que é Deus, criou todas as coisas que estão nos céus e na terra?… Respondeu-lhe Amon: Sou homem; e o homem no princípio foi criado segundo a imagem de Deus; e seu Santo Espírito me chamou para ensinar estas coisas a este povo, para que venha a conhecer o que é justo e verdadeiro; E uma porção daquele Espírito habita em mim, dando-me conhecimento e poder segundo minha fé e desejos que estão em Deus. E depois de ter dito estas palavras Amon principiou pela criação do mundo, e também a de Adão, e lhe disse tudo concernente à queda do homem, repetindo e explicando-lhe os anais e as sagradas escrituras ao povo, que os profetas haviam anunciado desde a época em que seu pai, Lehi, havia deixado Jerusalém. —Alma 18:28, 34-36.

O HOMEM É PRÉ-EXISTENTE

Vos também no princípio estáveis com o Pai; aquilo que é Espírito, mesmo o Espírito da verdade; O homem também no princípio estava com Deus. A inteligência, ou a luz da verdade, não foi criada nem feita, nem pode deveras ser feita. Naquela esfera em que Deus a colocou, toda a verdade é independente para agir por si mesma, assim como também toda inteligência; doutra maneira, não há existência. Eis que nisto consiste o livro arbítrio do homem, e nisto consiste a condenação do homem; porque aquilo que foi desde o princípio lhes é claramente manifesto, e eles não recebem a luz. E todo homem cujo espírito não recebe luz está sob condenação. Pois o homem é espírito. Os elementos são eternos, e espírito e elemento, inseparavelmente ligados, recebem a plenitude da alegria. — Doutrina e Convênios, Seção 93:23, 29-33.

Assim como Ele fez a estrela maior, assim também, se houver dois espíritos, e um for mais inteligente que o outro, estes dois espíritos, não obstante um ser mais inteligente que o outro, não têm princípio; existiram antes, e não terão fim, e existirão depois, porque eles são gnolaum, ou eternos. —Abraão 3:18; veja também 3:21-23.

 

A MORTE SELA O DESTINO DO HOMEM

E agora vos digo, meus Irmãos, que depois de haverdes sabido e haverdes sido ensinados sobre todas estas coisas se transgredirdes e fôrdes contra aquilo que foi falado, até o ponto de vos separardes do Espírito do Senhor, e não lhe derdes mais lugar pelas sendas da sabedoria, a fim de que sejais abençoados, favorecidos e conservados — Digo-vos que o homem que faz isso faz é aquele que se rebela contra Deus; portanto, propõe-se a obedecer ao mau espírito e tonar-se um inimigo da retidão, de modo que nesse não tem o Senhor lugar nenhum, porque ele não habita em templos impuros. Portanto, se tal homem não se arrepender, mas sim, permanecer e morrer inimigo de Deus, as exigências da divina justiça despertarão em sua alma Imortal um vivo sentimento de sua própria culpa, que o levará a se esconder da presença do Senhor e encher seu peito de culpa, dor e angústia, a qual é como um fogo inextinguível, cuja chama se eleva para sempre. E vos digo que a misericórdia não tem direitos sobre esse homem; portanto, sua condenação final é padecer um tormento sem fim. — Mosíah 2:36-39, veja também Alma 34:32-35.

OPORTUNIDADE APÓS A MORTE

E que são arremessados ao inferno e sofrem a ira de Deus Todo-poderoso, até a plenitude dos tempos, quando Cristo tiver subjugado sob seus pés todos os Seus inimigos, e tiver aperfeiçoado o Seu trabalho. Quando Ele entregar o reino, e o apresentar sem mancha ao Pai, dlzendo: Eu venci e pisei sozinho o lagar, o lagar do furor da ira do Deus Todo-poderoso. Então Ele será coroado com a coroa de Sua glória, para Se assentar no trono do Seu poder e reinar para todo o sempre. Mas eis que vimos a glória e os habitantes do mundo teleste, que eram inumeráveis como as estrelas do firmamento do céu, ou como a areia da praia, e ouvimos a voz do Senhor dizendo: Todos estes curvarão os joelhos, e toda a língua confessará àquele que se assenta sobre o trono para todo o sempre; Pois eles serão julgados de acordo com as suas obras, e todo homem receberá de acordo com as suas obras, o seu próprio domínio, nas moradas que estão preparadas; e serão servos do Altíssimo; mas onde Deus e Cristo habitam não poderão vir, mundos sem fim. — Doutrina e Convênios, Seção 70:106-112.

E depois disto um outro anjo soará, o que é a segunda trombeta; e então virá a redenção daqueles que forem de Cristo na Sua vinda; aqueles que receberam a sua porção naquela prisão preparada para eles, a fim de que pudessem receber o evangelho, e ser julgados de acordo com os homens na carne. — Doutrina e Convênios , Seção 83:99.

 

PAGÃOS SALVOS SEM O BATISMO

Porque eis que todas as criancinhas estão vivas em Cristo, assim como todos os que estão sem lei, pois que o poder da redenção vem sobre todos os que não tem lei; portanto, aquele que não está condenado, ou aquele que não estiver sob condenação, não pode se arrepender e para tal é inútil o batismo. Antes, é zombaria perante Deus, porque nega as misericórdias de Cristo e o poder do seu Santo Espírito, depositando confiança em obras mortas. —Morôni 8:22-23.

Ele deu, portanto, uma lei; e onde nenhuma lei foi dada, não há castigo; e onde não há castigo, não há condenação; e onde não há condenação, as misericórdias do Santo de Israel têm poder sobre eles, por causa da expiação; porque eles são libertos pelo seu poder. Porque a expiação satisfaz as exigências de sua justiça sobre todos a quem não foi dada a lei, sendo assim libertos daquele horrível monstro, morte e inferno, e o demônio, e o lago de fogo e enxofre, que é tormento sem fim; e são restaurados naquele Deus que lhes deu alento, que é o Santo de Israel. — 2Nefi 9:25-26, veja também Mosíah 15:24-27.

BATISMO PELOS MORTOS

Julgareis talvez esta ordem muito minuciosa; mas quero vos dizer que é em resposta à vontade de Deus, e conforme a ordenança e preparação que o Senhor ordenou e preparou antes da fundação do mundo, para a salvação dos que morressem sem um conhecimento do evangelho. — Doutrina e Convênios, Seção 128:5.

 

CÉU OU INFERNO

E a outros ele lisonjeia, dizendo que não há inferno; e diz-lhes: Eu não sou o diabo; ele não existe; e isso ele lhes sussurra aos ouvidos, até os agarrar com suas terríveis correntes, das quais não há libertação – 2Néfi 28:22.

E há um lugar preparado; sim, aquele horrível inferno do qual já falei, cujo fundamento é o diabo. Portanto, o estado final da alma dos homens é habitar o reino de Deus ou ser lançada fora por causa daquela justiça da qual já falei. – 1Néfi 15:35, veja também Mosíah 16:11; 27:31; Alma 41:4-8, 42:16.

TRÊS REINOS DOS CÉUS – A MAIORIA SALVA

O Qual glorifica o Pai e salva todas as obras de suas mãos, exceto os filhos da perdição, que negam o Filho, depois de o Pai lho haver revelado. – Doutrina e Convênios, 76:43.

Esses são aqueles cujos corpos são celestiais, cuja glória é do sol, a glória de Deus, a maior de todas, cuja glória ao sol do firmamento é comparada. E novamente, nós vimos o mundo terrestre, e eis que estes são os que pertencem ao terrestre, cuja glória difere da igreja do Primogênito, a qual recebeu da plenitude do Pai, tal como a glória da lua difere do sol no firmamento. – Doutrina e Convênios, 76:70-71, veja também até o versículo 112.

 

POLIGAMIA CONDENADA

E aconteceu que o povo de Néfi, sob o reinado do segundo rei, começou a endurecer seu coração, permitindo-se em certa medida práticas iníquas, assim como Davi na antiguidade, e seu filho Salomão, que desejavam ter muitas mulheres e concubinas. – Jacó 1:15.

Eis que Davi e Salomão, realmente, tiveram muitas mulheres e concubinas, o que foi abominável diante de mim, diz o Senhor. – Jacó 2:24.

Eis que os lamanitas vossos irmãos, de quem não gostais por causa de sua imundície e da maldição que caiu sobre sua pele, são mais justos que vós; porque não se esqueceram do mandamento do Senhor, dado a nossos pais, de que não deviam ter mais que uma esposa, e nenhuma concubina, e que não se cometesse libertinagem entre eles. — Jacó 3:5.

Pois que não guardou os mandamentos de Deus, mas seguiu os desejos de seu próprio coração. E teve muitas mulheres e concubinas. E fez com que o povo cometesse pecados e praticasse abominações perante o Senhor; sim, cometeram fornicações e iniquidades de toda classe. — Mosíah 11:2.

POLIGAMIA ORDENADA

Na verdade, assim te diz o Senhor, Meu servo Joseph, sendo que Me procuraste e pediste que pudesses saber e compreender como Eu, o Senhor, justifiquei aos Meus servos Abraão, Isaque e Jacó, assim como a Moises, Davi e Salomão, no que diz respeito ao princípio e doutrina de terem muitas esposas e concubinas… Abraão recebeu concubinas, e elas lhe geraram filhos; e foi-lhe imputado como Justiça, porque elas foram dadas, e ele obedeceu a Minha lei; assim também Isaque e Jacó nada mais fizeram do que aquilo que lhes foi mandado e porque fizeram nada mais do que as coisas que lhes foram mandadas, entraram para a sua exaltação, de acordo com as promessas, e se assentam em tronos, e não são anjos, mas sim deuses. Davi também recebeu muitas esposas e concubinas, assim corno Salomão e Moisés Meus servos, e muitos outros dos Meus servos, desde o princípio da criação até agora; e em nada pecaram, a não ser naquilo que não receberam de Mim. As esposas e concubinas de Davi lhe foram dadas por Mim, pela mão de Natã, Meu servo, e outros profetas que possuíam as chaves deste poder; e em nenhuma destas coisas pecou contra Mim, a não ser no caso de Urias e sua esposa; e, portanto, perdeu a sua exaltação e recebeu a sua porção; e ele não as possuirá fora do mundo, pois as dei a um outro, diz o Senhor. E novamente, no tocante à lei do sacerdócio, se um homem desposar uma virgem e desejar desposar outra, e a primeira o consentir, e, se ele desposar a segunda, e elas forem virgens, e não se tiverem comprometido a nenhum outro homem, então ele será justificado; não estará cometendo adultério porque elas lhe foram dadas; e ele não pode cometer adultério com o que pertence a ele e a ninguém mais, — Doutrina e Convênios 132:1, 37-39, 61.

 

CONTRA O MINISTÉRIO PAGO

Mas o trabalhador de Sião trabalhara para Sião; porque, se trabalha por dinheiro, perecerá. — 2Néfi 26:31.

Sim, e que todos os seus sacerdotes e mestres deviam trabalhar com suas próprias mãos para prover o seu sustento em qualquer caso, a não se que estivessem doentes ou em grande necessidade; e assim fazendo receberam em abundância a graça de Deus – Mosíah 27:5.

A FAVOR DO MINISTÉRIO PAGO

E as famílias dos élderes ou sumo-sacerdotes encarregados de assistirem o bispo como conselheiros em todas as coisas, receberão o seu sustento da propriedade consagrada ao bispo, para o benefício dos pobres, e para outros propósitos já mencionados; ou receberão uma justa remuneração por todos os seus serviços, uma mordomia, ou serão compensados conforme parecer melhor ou for decidido pelos conselheiros e pelo bispo. E o bispo, também, receberá o seu sustento ou uma justa remuneração por todos os seus serviços na igreja – Doutrina e Convênios, 42:71-73.

E, se desejares as glórias do reino, designai o Meu servo Joseph Smith, e pela oração da fé sustentai-o perante Mim. E novamente vos digo que, se desejais os mistérios do reino, providenciai para que ele tenha alimento e vestimenta e tudo o mais que ele necessitar para realizar o trabalho do qual o encarreguei. – Doutrina e Convênios 42:12-13.

E, ainda, que o bispo designe um celeiro para esta igreja; e que todas as coisas, tanto em dinheiro como em mantimento, que forem mais do que é preciso para a necessidade desste povo, sejam conservadas nas mãos do bispo. E, sendo empregado neste serviço, que reserve o necessário para as suas próprias necessidades e as de sua família. — Doutrina e Convênios 51:13-14.

 

OS INÍQUOS PROMETERIAM PERDÃO POR DINHEIRO

Sim, virão num dia em que há de haver igrejas estabelecidas que dirão: Vinde a mim e sereis perdoados de vossos pecados pelo vosso dinheiro. — Mórmon 8:32.

PAGOU O DÍZIMO, NÃO QUEIMOU

Eis que o tempo compreendido entre o presente e a vinda do Filho do Homem se chama hoje, e na verdade este é um dia de sacrifício, e um dia para o dízimo do Meu povo; pois aquele que paga o seu dízimo não será queimado na ocasião da Sua vinda. — Doutrina e Convênios, 64:23.

 

ADÃO NA AMÉRICA

Três anos antes de sua morte, Adão chamou ao vale de Adam-ondi-Ahman a Sete, Ênos, Cainã, Maalalel, Jared, Enoque, e Matusalém, que eram todos sumo-sacerdotes, e ao restante da sua posteridade que era fiel e aí lhes deu a sua última bênção. — Doutrina e Convênios 107:53.

ADAM-ONDI-AHMAN, porque, disse Ele, é o lugar ao qual Adão virá para visitar o seu povo, ou onde o Ancião de Dias se assentará, corno foi dito por Daniel, o profeta.— Doutrina e Convênios , Seção 116.

Não há lugar suficiente nas montanhas de Adam-ondi-Ahman e nas planícies de Olaha-Shinehah, ou terra onde habitou Adão, que cobiçaríeis ainda aquilo que apenas é uma gota, e negligenciaríeis coisa de maior valor? — Doutrina e Convênios 117:8.

ADÃO NO VELHO MUNDO

E o nome do segundo rio em Gihon e é o que rodeia toda a terra da Etiópia. — A Pérola de Grande Valor, Moisés 3:13.

 

OUTRAS REFERÊNCIAS INTERESSANTES

O Livro de Mórmon contém a “plenitude do evangelho” — Doutrina e Convênios 20:9; 42:12.

Deus é imutável — Livro de Mórmon, Morôni 8:18; Mórmon 9:9; 1Néfi 10:18.

Deus diz as mesmas palavras para todas as nações — 2Néfi 29:8.

O livro de Mórmon condena combinações secretas — Mórmon 8:27-40.

É necessário nascer de novo — Mosíah 27:24-27.

[1] [2]Compartilhar [3]