Esqueceu a senha?

CPI da Petrobras vai investigar Dilma e Lula

por Artigo compilado - sáb mar 07, 12:03 am

Imagem: Divulgação

CPI da Petrobras vai investigar Dilma e Lula, diz presidente da comissão

O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB), afirmou em entrevista a TV Veja, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, também serão investigados pela comissão.

“O PMDB é aliado do Planalto, não subserviente. Não pode ser convocado só na hora de tomar o remédio amargo”.

Segundo ele, os empreiteiros do petrolão também serão convocados para depor, além de nomes envolvidos até o pescoço com o propinoduto. O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco abre a rodada na próxima terça-feira (10).

Nesta quinta-feira (5), a CPI aprovou 43 requerimentos. Entre os convocados, estão os ex-presidentes da estatal Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, além dos ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Jorge Zelada (Internacional) e Renato Duque (Serviços). O plano de trabalho, sugerido pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ), passou com uma mudança – justamente a que permitiu que Barusco fosse o primeiro a ser ouvido. Se a sequência for mantida, Gabrielli e Graça Foster serão os próximos depoentes.

Os parlamentares também aprovaram pedidos de acesso às investigações conduzidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a Justiça Federal no Paraná. Além disso, solicitaram o compartilhamento do material obtido pela CPMI da Petrobras, encerrada no fim do ano passado.

Outro requerimento aprovado nesta quinta-feira prevê a contratação da empresa americana Kroll para auxiliar os trabalhos de investigação.

Mais cedo, houve bate-boca quando parlamentares do PT e do Psol discordaram da criação de quatro sub-relatorias por ato unilateral do presidente da CPI, Hugo Motta, mesmo assim, a decisão foi formalizada. O PT acabou ficando sem sub-relator, mas a lista pode aumentar a pedido dos deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Luiz Sérgio.

Fonte: Veja


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement