Esqueceu a senha?

Cremação ou inumação?

por Artigo compilado - sáb jan 21, 10:31 am

cemitério

A cremação, hoje tão em moda, não é nenhuma novidade. Ela já era praticada entre os antigos. O livro de Daniel nos dá conta dos crematórios existentes na Babilônia. Em um deles, aquecido sete vezes mais do que o normal, foram lançados os três jovens hebreus. Entre os gregos e os romanos, os crematórios eram comuns, e a cremação praticada. Na última grande guerra, os nazistas construíram vários crematórios, onde os corpos eram queimados, após terem passado pelas câmaras de gás. Um deles, o de Birkenau, na Polônia, podia incinerar 12 mil corpos por dia.

Então surge a questão: o que fazer com o corpo após a morte? Deve ser queimado ou sepultado? Encontraremos uma resposta na Bíblia? Qual será a atitude mais consentânea?

Em primeiro lugar, a leitora está equivocada quando vê cremação em Amós 2.1. O que o texto afirma é que queimaram os ossos de um rei morto e não o seu corpo. O que houve ali foi a profanação de um cadáver. O túmulo do rei foi violado e seus ossos queimados.

Deus nos ensina no Antigo Testamento que o corpo deve voltar à terra de onde veio. Cito alguns textos, como: Gênesis 3.19; Jó 10.9 e 34.15; Eclesiastes 3.20 e 12.7. O mesmo ensino nos é dado por Jesus Cristo. A um que desejava segui-lo, mas somente depois que houvesse sepultado o pai, disse: “Segue-me, e deixa aos mortos sepuItar os seus mortos”. Paulo, no magistral capítulo 15 de 1 Coríntios, ensina o mesmo. Ele compara o sepultamento a uma semeadura, a uma semente lançada à terra. Cristo já havia usado essa figura, ao dizer: “Na verdade, na verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

Os judeus não praticavam a cremação. Sepultavam seus mortos com muito carinho e respeito. Entre os patriarcas era costume sepultar seus mortos no túmulo da família. Abraão e seus descendentes foram sepultados na cova de Macpela. A legislação do Pentateuco cuidava também do assunto. Até mesmo os criminosos tinham direito ao sepultamento (Deuteronômio 21.22-23). A falta de sepultamento apropriado era considerada grande opróbrio.

Os cristão sepultavam seus mortos, e o faziam com muito respeito, como vemos no caso de Dorcas, de Lázaro e do próprio Senhor Jesus Cristo (Atos 9.37; João 11.44 e 19.38-42). Havia sepulturas comuns e outras cavadas nas rochas. Os sepultamentos eram realizados no mesmo dia da morte, e eram seguidos de orações e cânticos de salmos. Isto levou Juliano, o Apóstata, a descobrir três causas para a rápi­da expansão do Cristianismo: a beneficência, a honestidade e a caridade para com os mortos.

A cremação não é de origem judaica nem cristã, mas pagã. O costume grego e romano de incinerar o cadáver repugnava os sentimentos cristãos. Mostramos muito mais respeito pelos corpos dos mortos se os sepultarmos numa posição de repouso, como que dormindo, do que lançá-los às chamas para uma violenta destruição, ainda que saibamos que o espírito já partiu e está com Cristo. O fogo na Bíblia, entre outras coisas, é símbolo de destruição e condenação do pecado. Assim foi no caso de Sodoma e Gomorra. Conforme o pecado cometido, a lei mandava que o pecador fosse queimado (Levítico 20.4 e 21.9; Josué 7.25).

Diante do exposto, que fazer? Fazer o que o próprio Deus fez no caso de Moisés. Deus o sepultou na terra de Moabe, num vale, defronte de Bete-Peor (Deuteronômio 34.5-6). Não há apoio para a cremação nas páginasdas Escrituras.

——————–

Pr. Milton Netto de Azevedo

Igreja Batista Parque das Nações, Santo André, SP

Nota: Artigo publicado no boletim semanal O Jornal Batista, 22 a 28/06/1998.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

24 Comentários

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “cremação” ao meu entendimento é uma tradição pagã herdada assim como foi o natal, não viola principio bíblico pois Deus disse “tu és pó e ao pó retornarás” Gn.3:19 / Ec 12:7a – o defunto cremado virá pó ou cinzas, e é enterrado. qual o erro bíblico nisso ?

    1. por que o sr não faz essa pergunta a si mesmo sem o famoso medo de ir para o inferno?Até porque por muitas atitudes de vcs caça níqueis se preocupar com cremação é até hilário

  2. “e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8:22

    Está bem nítido aqui que quem “sepulta” seus mortos, NÃO É tão espiritual quanto as demais pessoas.

    1. aqui está bem nítido que Jesus disse “deixa sepultar” e não disse “manda sepultar” …

  3. O autor do artigo, citou MAIS o A.T para argumentar contra a “cremação”, mas verifica que S.Paulo era versado em assuntos da tradição romana, grega e européia, e ele sabia que havia essa prática antiga, em nenhum momento nas cartas paulinas tem negativa sobre “cremação”.

  4. E não é problema nenhum para Deus, se alguém morto foi enterrado, cremado ou perdeu-se o corpo no mar (se virou comida de peixe) quando Jesus mandar os mortos em Cristo ressuscitarão sem nenhum atraso entre os modos optados.

  5. Nunca vi a atitude de cremar os mostos com bons olhos, me causa um certo dedconforto. Ah! Quanto ao artigo, concordo com o pastor.

  6. Pr. Milton Netto de Azevedo “Não há apoio para a cremação nas páginas das Escrituras.”

    não tem citação, mas também não diz nada abertamente. mesma coisa natal 25/12 não tem apoio bíblico mas também não diz nada contra.

    1. fogo não é somente simbolo do inferno, a sarça ardente em Êxodo3? Deus estava na sarça que ardia,então Deus tá no inferno também? pois Ele estava no meio do fogo. o Sr. que não gosta pessoalmente de cremação, e faz esse malabarismo exegético. fala que não aprecia fica mais bonito.

  7. Meu Deus! Será que Deus precisa de corpos de gente morta para alguma coisa? Será que um costume só porque era feito por não cristãos, era considerado pecaminoso? Será que eram só os judeus que não praticavam a cremação? as tumbas do Egito antigo mostram que não…

  8. o que eu acho é que este site devia de usar artigos compilados…parece que estão querendo copiar e colar textos reconstruindo-os a seu bel prazer ou são analfabetos funcionais que não conseguem elaborar um texto próprio e plagiam dos outros

    1. “analfabetos funcionais” !?
      ninguém é filho de seu pai ou de vossa madre para tal. vai estudar depois fala.

    2. outra coisa
      vou entrar em contato com o autor deste texto e perguntar se é de praxe deste site copiar e colar e dizer que é artigo compilado.Na era da tecnologia” vale tudo né? até burrice documentada

  9. A cremação hoje ainda é um dos assuntos mais controversos da Bíblia, e por causa da sua relação com sacrifícios idólatras ela é altamente rejeitada pela maioria dos cristãos, mesmo porque quando a Bíblia parece se reportar a ela não são exemplos louváveis.

    1. flores no velório era tradição pagã (espantar espiritos).
      anel aliança de casamento era tradição hindu, grego, egipicio passada de geração e chegou até nós.desde que hoje não contradizendo a Biblia não há problema, cremação idem “tu és pó e ao pó retornarás” Gn.3:19

    2. – cremação assunto “mais” controverso da Bíblia ?
      – mesmo porque quando a Bíblia parece se reportar a ela não são exemplos louváveis ?

      mostra um verso ou texto bíblico mencionando “cremação” dos mortos, vc parece-me que fugiu da escola dominical não sabe nada de Bíblia.

    3. prezado Jcp graça e paz!
      A princípio, posso garantir-lhe que não fugi da EBD, mesmo porque sou professor dela há mais de 10 anos, sobre ler a Bíblia reconheço a li por completo menos de 10 vezes.
      quanto à questão dos versículos, bom, cremação é a pratica de incinerar cadáveres

    4. podendo ou não reduzi-los ao pó.
      Se você, (permita-me chama-lo assim já que não sei sua idade), verificar a Bíblia verá que tanto Acã em Js 7.25, quanto Saul em 1ª Sm 31.12 foram cremados antes de terem seus ossos enterrados (no caso de Saul).

      Que Deus te abençoe!

    5. “à questão dos versículos, cremação é a pratica de incinerar cadáveres”

      na Bíblia não tem prática de incinerar cadáveres se houve foi caso isolado dependendo da situação, e não demérito, contudo na Bíblia há prática de enterrar cadáveres, e o fim é o pó em ambos casos.

    6. ” …sou professor dela há mais de 10 anos, sobre ler a Bíblia reconheço a li por completo menos de 10 vezes…”

      o teclado aceita tudo, desde que se coloque referências bibliográficas. só leu 10 vezes ?! Jesus disse “cem vezes” mc 10:30

  10. eu gostaria de saber o que este site tem a dizer sobre pastor everaldo na lava jato

    1. se você não percebeu então precisa esclarecer as cousas para a senhora, este site não é de política e sim de pesquisas apologéticas mas se sua dúvida é insuperável pesquisa na lava-jato ou no site do partido de quem você acusa.

  11. Mas se eu lançar as cinzas de volta a terra?
    E os cristãos que tiveram corpos cremados? Tem alguma implicação na vida deles por terem escolhido esse destino pro corpo?

    1. a Biblia não há problema, cremação, tudo virá pó ou cinza de qualquer maneira.
      “tu és pó e ao pó retornarás” Gn.3:19

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement