Esqueceu a senha?

Cresce número de adeptos do Islã no Brasil

por Artigo compilado - sex fev 28, 10:38 am

mulher no isla

O Islã, religião que aportou no Brasil pelas mãos de mouriscos (muçulmanos convertidos ao cristianismo) de Portugal no século XVI, vem crescendo no Brasil e especialistas já tratam como fenômeno religioso o fato de um grande número de brasileiros ascenderem ao topo da hierarquia de entidades muçulmanas.

“Em algumas cidades, como Salvador e Recife, centros islâmicos que historicamente eram presididos por muçulmanos de origem árabe hoje têm brasileiros ocupando o posto”, afirma o sheik sírio Jihad Hassan Hammadeh, que preside o conselho de ética da União Nacional Islâmica (Uni).

O soteropolitano Wilton José de Carvalho é um exemplo desse novo cenário, católico praticante ele foi apresentado ao islã por um amigo em 1990. Desde então, já como Yussuf, junto com o amigo e outros quatro brasileiros e três africanos, passaram a se reunir e fazer orações em uma pequena sala alugada no centro de Salvador. Em 1994 o grupo se mudou para um imóvel comercial e fundaram o Centro Cultural Islâmico da Bahia. Na instituição, o baiano foi diretor patrimonial, passou pela vice-presidência e é, desde 2010, o primeiro brasileiro a comandá-la.

Segundo dados da Uni, em aproximadamente dez anos o número de mesquitas saltou de 70 para 115. Nesse mesmo intervalo, triplicou a quantidade de sheiks que falam português. E não é só isso, os brasileiros não só ascenderam ao topo da hierarquia de instituições já estabelecidas como têm erguido novos espaços religiosos.

“No Nordeste, entidades islâmicas estão sendo criadas por brasileiros cuja adesão à religião não vem de berço”, afirma o antropólogo Paulo Hilu, que dirige o Núcleo de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A propagação de templos islâmicos também tem adeptos em São Paulo, onde o ex-evangélico Cesar Mateus Rosalino, hoje muçulmano sob o nome de Kaab Al Qadir, construiu uma mussala (sala de reuniões) na favela Cultura Física, em Embu das Artes. No local, que ganhou o nome de mussala Rahmah, Kaab exibe uma barba comprida digna de um muçulmano padrão e conta que recebe aproximadamente 20 pessoas em algumas reuniões. O local já contou, inclusive, com a presença de um sheik moçambicano.

Para a coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes, Francirosy Ferreira, um dos principais fatores que impulsionam o avanço da religião no país é a maior frequência do uso do português no dia a dia de mesquitas, entidades islâmicas e mussalas.

“Há mais líderes falando e ensinando o islã em português. Isso ajuda no entendimento e divulgação da religião”, afirma a professora de antropologia do departamento de psicologia social da Universidade de São Paulo (USP).

O sheik Jihad, 48 anos, que dá expediente em São Bernardo do Campo (SP), onde está uma das maiores comunidades islâmicas do Brasil, é um dos 15 líderes religiosos que falam fluentemente o português. Em entrevista à IstoÉ, ele diz que antigamente o idioma era pouco adotado porque os sheiks desembarcavam vindos de um país islâmico já com a vontade de retornar à sua terra natal.

“Isso não os encorajava a se dedicar ao português. Atualmente, a aproximação ao idioma é maior porque grande parte dos que chegam ao Brasil pretende se estabelecer aqui”, diz ele.

mi_7864514639144752

Extraído do site verdadegospel.com em 28/02/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

11 Comentários

Comentários 1 - 11 de 11Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O islã faz adeptos aqui no BrasiL? mas lá nas terras deles não querem, e tratam muito mal os missionários cristãos. Querem penetrar na mente, quando não podem optam pela guerra, as vezes penso que nas cruzadas medievais, islâmicos mereceram ser confrontados militarmente.

  2. ASSALAM ALEIKUN.A Religião Islâmica prega a VERDADE sem tirar dinheiro das pessoas.O ISLAM é uma RELIGIÃO onde todos são iguais.Não existe discriminação entre POBRES e RICOS.Por causa disso é a RELIGIÃO que mais cresce no Mundo.

    1. Não tiram dinheiro, mas tiram a vida com o fundamentalismo extremado, não assiste TV ?
      Não há descriminação de pobres e ricos? já viu um marajá petroleiro ser homem bomba? é só pé pobre que faz isso..
      religião que mais cresce ? é porque promete “sexo eterno” no céu.é por isso.

  3. Prezado Abdalah, salãm ! (olá) o sr. é bem vindo no Brasil porém saiba que temos opiniões divergentes e nossa constituição defende direito de culto, mas em outros paises islãmicos não !
    sobre “o que é a verdade” (até Jesus calou-se sobre a VERDADE, perante Pôncio Pilatos)

  4. No paises maioria islã, o cristianismo é perseguido, isso é “allah’mico?  
    Como pode ser “verdade” um prometido céu onde deflora-se multidões de virgens? só na cabeça de desmiolados, É por isso que os caras se matam como H-bomba pensam que vão a um bordel cheio de mulherada.

  5. ISSO É A “VERDADE” ? ! 
    “A menor recompensa para aqueles que se encontram no paraíso é um átrio …
    COM 72 ESPOSAS, sobre o qual repousa um domo decorado com pérolas, aquamarinas e rubis .”  Hadith 2687 (Livro de Sunan, volume IV).
    SE MARTIRES RECEBERÃO MULHERES, E AS MULHERES?

  6. Al-Suyuti, séc.15 : “Cada vez que se dorme com uma huri descobre-se que ela continua virgem. […] o pênis dos eleitos nunca amolece. A ereção é eterna. A sensação que se sente cada vez que se faz amor é mais do que deliciosa e se você a experimentasse neste mundo você desmaiaria.”

  7. “Cada escolhido se casa com setenta huris, além das mulheres com que se casou na terra, e todas têm sexos apetitosos.” [Al-Suyuti]

    É POR ISSO QUE OS CARAS SE MATAM E SUICIDAM COMO H-BOMBA ACREDITANDO NESTA BOBAGEM.

  8. Segundo os hadith, Maomé teria dito:
    “Existe no paraíso um mercado onde não há compra ou venda, mas homens e mulheres. Quando um homem deseja uma mulher ele vai até lá e tem relações sexuais com ela.”
    Al Hadis, Vol. 4, p. 172, No. 34

  9. o “céu” segundo o islã – só vida boa e mulherada a vontade !!! (não preciso ser “profeta” para saber a razão “do porque” que os caras se suicidam com H.-bomba.

    http://bp0.blogger.com/_BpoCVjdXHMg/R8Ry9z_LRiI/AAAAAAAAAJ4/dIo6L7umvrE/s1600-h/huris02.jpg

  10. O QUE ELES CHAMAM DE VERDADE SUPREMA ?
    Os delírios Islâmico: As virgens do Paraíso Islâmico

    https://www.youtube.com/watch?v=k2MGJm2xNy4

Comentários 1 - 11 de 11Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement