Esqueceu a senha?

Cristão possuído por demônio, é possível?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex set 14, 1:43 pm

Embora a bíblia não afirme, explicitamente, se um cristão pode ou não ser possuído por um demônio, verdades bíblicas relacionadas deixam bem claro que os cristãos não podem ser possuídos por demônios. 

Há uma nítida diferença entre ser possuído por um demônio e ser oprimido ou influenciado por um demônio. A possessão demoníaca envolve um demônio tendo controle direto e total sobre os pensamentos e/ou ações de uma pessoa.

Em Mt 17.14-18 lemos: – “e, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: 15 – senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; 16 – e trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. 17 – e jesus, respondendo, disse: ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. 18 – e, repreendeu jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou”. Outro exemplo: “Lc 4.33-35 – e estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, 34 – dizendo: ah! Que temos nós contigo, Jesus nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: o santo de Deus. 35 – e Jesus o repreendeu, dizendo: cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal.”

Opressão ou influência demoníaca envolve um demônio ou demônios atacando espiritualmente uma pessoa e/ou incentivando-a a um comportamento pecaminoso. Observe que há várias passagens do novo testamento que lidam com a guerra espiritual, mas em nenhuma encontramos instruções para expulsar um demônio de um crente. Em Ef 6.10-18 – “no demais, irmãos meus, fortalecei-vos no senhor e na força do seu poder. 11 – revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 – porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 – portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 – estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 – e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 – tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 – tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 – orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”

“os crentes são instruídos a resistir ao diabo Tg 4.7 – “sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” I Pe 5.8-9 – “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 – ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”

Os cristãos são habitados pelo Espírito Santo Rm 8.9-11 -“vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 – e, se cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 – e, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” I Co 3.16 – “não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? I Co 6.19 – “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?.”

Certamente o Espírito Santo não permitiria que um demônio possuísse a mesma pessoa em quem ele habita. É impensável que Deus permitiria que um de seus filhos, alguém que ele adquiriu com o sangue de Cristo, fosse habitado pelo diabo. I Pe 1.18-19 – “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 – mas com o precioso sangue de cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, e tornou uma nova criatura.” II Co 5.17 – “assim que, se alguém está em cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”, poderia ser possuí por um demônio?

Não. Como seguidores de cristo, estamos em guerra com satanás e seus demônios, mas não de dentro de nós mesmos. Em (IJo 4:4) lemos: “filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” Quem é o ser que em nós habita? O Espírito Santo. Quem é o que está no mundo? Satanás e seus demônios. Portanto, o crente tem vitória sobre o mundo dos demônios e o caso de possessão demoníaca de um seguidor de Jesus não pode ser defendido biblicamente.

Em vista da forte evidência bíblica de que um cristão não possa ser possuído por demônios, alguns intérpretes da bíblia usam o termo “demonização” para se referir a um demônio tendo controle sobre um cristão. Alguns argumentam que, embora um cristão não possa ser possuído por demônios, ele ainda pode ser demonizado. Normalmente, a descrição de demonização é praticamente idêntica à descrição da possessão demoníaca. Assim, temos o mesmo problema. Mudar a terminologia não muda o fato de que um demônio não pode habitar ou assumir o controle total de um cristão. Influência e opressão demoníaca são realidades para os cristãos, sem dúvida, mas simplesmente não é bíblico dizer que um cristão pode ser demonizado ou possuído por um demônio.

Veja o vídeo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu ja presenciei cristão a manifestar espiritos imundos,e a precisar de libertação””

    Varias veses.
    Como se explica isso?
    Tenho muita duvida

    por favor liguem me ou enviem msg pra me exclarecer. Amém

  2. Cristão ou Crente em Jesus não fica endemoninhado : “mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” 1 Jo 5. o acontece é o crente ser tentado, mas não dominado.se alguém julga ser cristão e tem espirito imundo, é certo que não se converteu-se.

  3. A questão é o que é ser cristão? Pq crêr até o diabo crê e treme, agora praticar é outra coisa. Acho que a diferença está no praticar, andar com Deus. 

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement