Esqueceu a senha?

Cristianismo X Adventismo (Sola Scriptura)

por cacp - sáb set 15, 6:17 pm

Perguntei se os adventistas honram o lema “Sola Scriptura” ou não. Você me respondeu, na primeira mensagem que ” todas as doutrinas adventistas são baseadas e justificadas na Bíblia” e que “não se pode dizer que os adventistas fundamentam suas doutrinas em outro livro que não seja a Bíblia” , o que me leva a crer que sua resposta é afirmativa.

Com relação aos escritos da Sra. White você disse que eles estão “estão claramente em uma situação inferior, no sentido de que, por mais inspirados que me pareçam, como adventista que sou, eles deixarão de ser inspirados se contrariarem as escrituras”.

Entendo que o irmão só aceita a Bíblia como fundamento da doutrina e que os livros da Sra. White e sua pretensão a profetisa devem passar pelo crivo dela. Como o irmão, prudente que sei que é, já deve ter feito esse teste, gostaria que compartilhasse conosco sua conclusão. Creio que fará isso em resposta à minha pergunta se os escritos de Ellen White contém revelação ou são inspirados.

Por ora, gostaria de submeter à sua apreciação minha opinião a respeito.

Acredito que a IASD não pode considerar que subscreve o “Sola Scriptura”, pois tem outros escritos além da Bíblia como fonte doutrinária. Em apoio a essa minha afirmação, recorro inicialmente aos artigos 1 e 18 das Crenças Fundamentais dos Adventistas:

1. As Escrituras Sagradas

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (II Pedro 1:20 e 21; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e 6; Isa. 8:20; João 10:35; 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12).

18. O Dom de Profecia

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10).

Vejamos primeiro o que esses artigos não dizem sobre as Escrituras. Eles não afirmam positivamente a Escritura como única regra de fé. Ela apenas faz uma declaração sobre a inspiração das Escrituras Sagradas. Declara a Escritura Palavra de Deus mas não requer que seja aceita como única revelação escrita de Deus. Por outro lado, há uma ênfase mais acentuada quando se trata dos escritos da Sra. White. Diz que os escritos de Ellen White são “uma contínua e autorizada fonte de verdade”.

Ora, se os livros do “Espírito de Profecia” é fonte, então não se trata apenas de interpretação iluminada, mas de origem, revelação mesmo.

Outro ponto é o que signifíca o termo “contínua”?

É uma sugestão de continuação da revelação bíblica?

Um último ponto é o significado de “autorizada”. Autorizada por quem? Por Deus ou pelos homens? Se for por Deus, onde está escrito na Sola Scriptura, o nome de Ellen White ?

À luz do que declaram esses dois artigos da fé adventista as doutrinas adventistas não podem terem sidas extraídas das Escrituras.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Toda fé cristã está fundamentada somente em duas coisas:
    Na pessoa de Jesus e as escrituras sagradas

  2. Chamar H.G.W de “Espirito de Profecia” é blasfêmia. Porque “profecia” é uma palavra que o Espirito Santo falou através dos homens santos (bíblicos). O espirito que libera a “profecia” é somente o Espirito Santo, e não essa velhota norte americana. 

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement