Esqueceu a senha?

Cristo é o único caminho para a salvação?

por Norman Geisler - sáb jun 07, 12:36 am

jesus-tj2

ATOS 4.12 – Cristo é o único caminho para a salvação?

PROBLEMA: Pedro declara que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Mas não é isso um exclusivismo estreito? O que dizer quanto aos pagãos sinceros ou aos budistas? Deus vai mandá-los para o inferno?

SOLUÇÃO: Várias observações são relevantes nessa questão. Primeiramente, a sinceridade não é um bom teste da verdade. Muita gente pode e tem estado sinceramente errada em muitas coisas (Pv 14:12).

Segundo, toda verdade é exclusiva. A verdade que “dois mais três são cinco” é muito exclusiva também. Ela não permite nenhuma outra conclusão. O mesmo é verdade a respeito de afirmativas de valor, tais como “racismo é errado” e “não se deve ser cruel”. Tais afirmações não aceitam nenhuma alternativa.

Terceiro, toda declaração de uma verdade é exclusiva. Por exemplo, se o humanismo é verdadeiro, então todo não-humanismo é falso. Se o ateísmo é verdadeiro, então todos os que acreditam em Deus estão errados. Toda afirmativa de uma verdade exclui a que lhe é oposta. Portanto se Jesus é o único caminho para Deus, então não há outros caminhos. Isso não é mais exclusivo do que nenhuma outra afirmativa. A questão é se tal declaração é verdadeira.

Quarto, Jesus e o NT com toda clareza e repetidamente enfatizam Jesus é o único caminho para a salvação. (1) Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Jesus declarou também ser a porta (Jo 10:9), insistindo que “o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas… esse é ladrão e salteador” (vj 1) (3) O apóstolo Pedro acrescentou: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:12). (4) Paulo, ainda, argumentou que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (l Tm 2.5).

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement