Esqueceu a senha?

Culto no domingo ou no sábado?

por Artigo compilado - dom ago 18, 6:25 pm

ÊXODO 20.8-11 – Este mandamento estabelece que o sétimo dia da semana, o sábado, é o dia que o Senhor escolheu como o dia de descanso e de culto. Entretanto, no Novo Testamento, a igreja cristã começou a cultuar e a descansar no primeiro dia da semana, no domingo. Os cristãos não estão violando o mandamento do sábado por cultuarem a Deus no primeiro dia da semana, e não no sétimo dia?

SOLUÇÃO – Primeiro, a base para o mandamento de se observar o sábado, como estabelecido em Êxodo 20.11, é que Deus descansou no sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia de descanso e culto. O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão destorcida dos fariseus, “O sábado foi estabelecido por causa do homem e não por causa do sábado” (Mc 2.27). O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito de observância do sábado é observado no NT com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.

Segundo, deve-se lembrar que, de acordo com Colossenses 2.17, o sábado era uma “sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”. A observância do sábado estava associada com a redenção citada em Deuteronômio 5.15, onde Moisés determinou: “porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”. O sábado era uma sombra da redenção que viria com Cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que Deus proporcionou com a sua obra consumada.

Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, mandamento de separar o sábado como o dia de descanso e culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do AT (Rm 6.14; Gl 3.24-25). Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana (Mt 28.1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo 20.26), e pela descida do Espírito Santo num dia de domingo (At 2.1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente (At 20.7; 1 Co 16.2).

O culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão “no dia do Senhor” (Ap 1.10). É por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado dos judeus.

Nota: O cristão deve cultuar ao Senhor todos os dias.

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe

Transcrição: Pr. Airton Evangelista da Costa


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

10 Comentários

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O autor de hebreus deixou bem claro que existe “outra vez” um dia determinado para ser observado,o mesmo é chamado de “HOJE”, e é um dia onde não deve-se endurecer o coração.

    “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” hebreus 4:7

    Graças a Deus … Deus não está bitolado ao sabado ou domingo ou qualquer dia da semana, mas o dia dele é o HOJE e o momento é “AGORA.”

  2. Os comentários têm um número máximo de caracteres. O seu comentário foi muito além do permitido.

  3. Os cristões hoje cultuam no domingo por um decreto de Constantino, imperador pagão de Roma, que para ganhar mais seguidores disse ter se convertido ao cristianismo, porem inseriu elementos pagãos dentro do cristianismo.

    1. Lembra-te do dia de Sábado para o santificar !!   –> CERTO
      Lembra-te do dia de Domingo para o santificar !! –> ERRADO
      Vamos parar de ouvir autoridades eclesiásticas e ler a Bíblia! 

  4. Jesus ressuscitou no Domingo e por isso a Antiga Igreja Cristã realizava seus cultos e realizava a Ceia do Senhor todos os Domingos.

    1. Lembra-te do dia de Sábado para o santificar !!   –> CERTO
      Lembra-te do dia de Domingo para o santificar !! –> ERRADO
      Vamos parar de ouvir autoridades eclesiásticas e ler a Bíblia! 

  5. André, desculpa por não pedir permissão de copiar seu texto, mas é que Frankmar precisa ser alertado, pois tem um cego guiando ele.

  6. Já estou cansado de citar texto em que Paulo ia adorar a Deus aos sábados nas sinagogas.

    1. João Vitor, vc faz um drama?! (já estou cansado). vc está iludido em pensar que nós vamos aceitar as suas heresias. o adventismo é uma das piores heresias.
      http://www.cacp.org.br/ellen-gould-white-e-a-astronomia/
      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  7. Quer guardar o domingo, então siga a igreja católica, pois não vejo diferença entre pentecostalismo e catolicismo, ambos distorcem a palavra de Deus por falta de fé.

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário