Esqueceu a senha?

Davi e Jônatas eram gays?

por Enviado por email - qua out 04, 10:21 pm

ISAMUEL 18.1-4 – DAVI E JÔNATAS ERAM HOMOSSEXUAIS?

Esta passagem das Escrituras registra o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Alguns veem esse fato como uma indicação de que ambos eram homossexuais. Inferem isso a partir do fato de que Jônatas “amava” Davi (18.3); que Jônatas se despiu na presença de Davi (18.4); que “beijaram-se” um ao outro e “Davi chorou muito mais” ou, como na versão em inglês, Davi chorou “extremamente” (ISm. 20.41) — um termo que essas pessoas entendem como ejaculação. Apontam também para a falta de sucesso de Davi em suas relações com mulheres, como se fora uma indicação de suas tendências homossexuais.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: A palavra hebraica aqui usada para amor é ahaváh que também aparece em Gn. 25.28; Lv. 19.18; Dt. 6.5; ISm. 16.21 e IISm. 1.26. Não existe nenhuma indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas fossem homossexuais. Pelo contrário, existem fortes evidências de que não o eram. A atração que Davi sentiu por Bate-Seba (IISm. 11) revela que a sua orientação sexual era heterossexual, e não homossexual. Na realidade, a julgar pelo número de esposas que teve, parece que Davi se entregava a desejos heterossexuais fortes demais.

O amor de Davi por Jônatas não era sexual (eros), mas o amor no sentido de amizade (phileo). Nas culturas orientais, é comum para homens heterossexuais expressarem aberta e calorosamente amor e afeição uns pelos outros.

O “beijo” era, naquela época, uma saudação culturalmente comum entre homens. Além do que, o beijo não ocorreu até algum tempo depois de Jônatas dar a Davi as suas roupas (ISm. 20.41). A emoção que eles expressaram foi pranto, não orgasmo. O texto diz: “e beijaram-se um ao outro e choraram juntos, até que Davi chorou muito mais” (ISm. 20.41).

Também não é verdade que Jônatas tenha se despido de todas as suas roupas na presença de Davi. Ele apenas tirou o seu armamento e o seu manto real (ISm. 18.4), como símbolo de seu profundo respeito e compromisso para com Davi (ISm. 18.3).

Compilado e preparado pelo Pr. Edisom Mirando da IEPAZ


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “Então [o Rei Amonita] Hanum mandou prender os mensageiros de Davi, rapou-lhes a barba, cortou metade de suas vestes até a altura das nádegas, e os despachou de volta …
    1 crônicas 19:4

    1. ” [os mensageiros de Davi] haviam sido profundamente humilhados, e [Davi] lhes mandou dizer:
      ” – Ficai em Jericó, até que vossa barba cresça, e então retornai para casa.” 1 crônicas 19:5b

      o rei amonita transformou os mensageiros de David em alguma forma de “traveco” da época.

    2. e David não aceitou essa situação e pediu para eles ficar aparte até resolver … se ele fosse um gay como pensam certas pessoas, David iria dizer para não ter “preconceito” mas não foi isso, ele não concordou com a situação. fim de papo que David era gay. mentira.

  2. É incrível querer “tapar o sol com a peneira”.
    O fato dele ter muitas mulheres não impedem de desejar sexualmente Jônatas.
    Ao contrário, sexualidade desenfreada, ultrapassa o desejo “só por mulher”. Isso só reforça sua bissexualidade.

    1. nada haver o que dizes, mais um “achometro” e um bem descalibrado, você afirma especulando na ideologia gay. na familia de saul, jonatas parece ser o único espiritual, e como david também era espiritual os dois tiveram uma conexão espiritual como irmãos de fé (amor agape) e não “Eros”.

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement