- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Davi reinou 40 anos ou 40 anos e seis meses?

rei.davi_1

Davi reinou em Israel por quarenta anos ou quarenta anos e seis meses?

Quando temos por Base os textos de (2Sm 5:5,2:11), ficamos ciente de que Davi reinou exatos quarenta anos e seis meses sobre Israel:

Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e seis meses; em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. (2Sm 5:5 ARA)

Entretanto, nesse mesmo texto, como também no primeiro livro de Reis, temos conhecimento de que Davi reinou exatos quarenta anos.

Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos (2Sm 5:4 ARA)

Foi o tempo que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos em Hebrom e em Jerusalém trinta e três. (1Rs 2:11 ARA)

Segundo as fontes apresentadas, quanto tempo Davi reinou?

Resposta Apologética:

Havia entre os escritores do Antigo Testamento, um costume de arredondar os números. Vejamos um exemplo:

Em (Gn 2:2) é nos dito que Deus terminou a obra da criação no sétimo dia e nesse mesmo dia descansou. Todavia, em (Ex 20:11) é nos dito que Deus também descansou no sétimo, entretanto terminou no sexto dia a obra da criação, e não no sétimo como é descrito no livro do Gênesis. Isto é, o que aconteceu foi que houve um arredondamento de números pelo fato de Deus ter trabalhado até no sétimo dia ou uma parte dele, conforme (Gn 2:2).

Vejamos outro exemplo:

De acordo com (1Rs 16:8), Elá, tornou-se rei no vigésimo sexto ano do reinado de Asa, rei de Judá, e seu reinado teve duração de dois anos.

Mas de acordo com versículo dez, Elá foi morto logo no ano seguinte, isto é, no vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá.

Ora, se o (vs. 8) diz que Elá reinou dois anos, ele deveria ter morrido no mínimo no início do ano vigésimo oitavo do reinado de Asa, rei esse que reinou sobre Judá, quase quarenta e um anos completos (2Rs 16:13), contudo, foi morto antes; ou seja, podemos supor que Elá tenha reinado até um período próximo ao ano vigésimo oitavo, de Asa, e nesse mesmo tempo ter sido assassinado por Zinri (vs.10), e o autor do livro ter arredondado o número para dois anos.

Assim, quando os textos de (2Sm 5:4) e (1Rs 2:11) trazem a informação de que Davi reinou quarenta anos, demonstram o hábito de arredondar números que seus autores tinham. Vale salientar que esses textos não dizem que Davi reinou apenas quarenta anos. Logo, Davi, filho de Jessé, reinou exatos quarenta anos e seis meses sobre Israel.

 

[1] [2]Compartilhar [3]