Esqueceu a senha?

Deus é autor do pecado?

por Pr. João Flávio Martinez - sex jul 29, 11:20 am

pecado

Infelizmente, alguns calvinistas colaboram com essa cosmovisão:

“… Portanto, devemos concluir que Deus preordenou o pecado”. (Sproul, Eleitos de Deus, Pg 22)

“Deus não só viu de antemão a queda do primeiro homem e nela a ruína de sua posteridade, mas também por seu próprio prazer a ordenou.” (CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã. Livro III, cap. 23, Seção 7).

“Embora sua perdição de tal maneira dependa da predestinação divina, a causa e a substância dela (perdição) estão ambas neles (homens) […]. Portanto, o homem cai porque assim o ordenou a providência de Deus; no entanto, cai por falha sua.” (CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã. Livro III, cap. 23, Seção 8).

“Claramente foi da vontade de Deus que o pecado entrasse neste mundo, caso contrário não teria entrado, pois nada acontece, exceto o que Deus eternamente decretou. Além disso, houve mais do que uma simples permissão, pois Deus só permite coisas que realizam o seu propósito.” (PINK, A.W. The Sovereignty of God, p. 162).

“Nem mesmo a obra do pecado parte de qualquer outra pessoa a não ser Deus.” (ZWINGLIO, Ulrich. On the Providence of God).

O pecado é um dos eventos “quaisquer” que “acontecem”, os quais são todos “decretados”. [W.G.T. Shedd, Calvinism: Pure and Mixed, p. 32]

Nada acontece contrário ao seu decreto. Nada acontece por acaso. Até o mal moral, que ele abomina e proíbe, ocorre “pelo determinado conselho e presciência de Deus.” [W.G.T. Shedd, Calvinism: Pure and Mixed, p. 38-39]

Todas as coisas, incluindo até mesmo as ações malévolas dos homens perversos e dos demônios – são trazidas à existência de acordo com o propósito eterno de Deus. [JG Machen, conforme citado por Laurence Vance em O Outro Lado do Calvinismo, p.254 – www.arminianismo.com/index.php/categoria…to-de-deus#_ftnref29]

É até bíblico dizer que Deus preordenou o pecado. Se o pecado estivesse fora do plano de Deus, então nem uma única questão importante da vida seria governada por Deus. [[15] Edwin H. Palmer, The Five Points of Calvinism, p. 82]

Predeterminação significa o plano soberano de Deus, pelo qual Ele decide tudo o que está a acontecer em todo o universo. Nada neste mundo acontece por acaso. Deus está por trás de tudo. Ele decide e faz com que todas as coisas aconteçam. Ele não está sentado à margem pensando, e talvez temendo, o que vai acontecer a seguir. Não, Ele predeterminou tudo “segundo o conselho da sua vontade” (Efésios 1:11): o movimento de um dedo, a batida de um coração, o riso de uma menina, o erro de um datilógrafo – até mesmo o pecado [Edwin H. Palmer, The Five Points of Calvinism, p. 24-5]

Willian Lane Craig, no entanto, critica esta lógica calvinista:

“O Determinismo calvinista faz de Deus o autor do pecado e impede a responsabilidade humana. Na visão determinista até o movimento da vontade humana é causado por Deus. Deus move as pessoas a escolherem o mal, e eles não podem fazer o contrário. Deus determina suas escolhas e os faz cometer injustiças. Se é mau constranger outra pessoa a fazer o mal, então, sob esta visão, Deus não é apenas a causa do pecado e do mal, mas torna-se o próprio mal, o que é absurdo. Da mesma forma, toda a responsabilidade humana pelo pecado foi removida, pois, nossas escolhas não são realmente nossas: Deus nos leva a fazê-las. Nós não podemos ser responsáveis por nossas ações, pois nada daquilo que pensamos ou fazemos é realizado por nós.”

A conclusão do calvinismo sobre “Deus e o pecado” é um contrassenso, pois Deus não pode ser o autor do pecado. Isto colide diretamente com a Escritura (Sl. 92.15; Tg. 1.13; 1 Jo. 1.5), a lei de Deus e Sua santidade, que se opõem totalmente a todo pecado.

Nota: Abaixo está liberado aos comentários, principalmente os contrários.

———–

Dave Hunt denuncia a heresia calvinista e prova sua constatação, veja:

Deus é autor do pecado pro calvinismo

———–

Vejam o vídeo:

Extraído do livro CALVINISMO RECALCITRANTE. Para adquirir o livro – clique aqui


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

19 Comentários

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Sem comentários com citação bíblica sobre calvinismo.
    O Livro III -23 – 7 apresenta um deus tirano, cruel e sádico. 
    Quem escreveu este livro devia estar bêbado na época, e os obreiros que postulam tamanha mentira na Igreja evangélica, deveriam levar palmadas com chinelo havainas.

  2. pessoalmente não gosto do calvinismo, porque fui evangelizado por pentecostais, e eu na epoca querendo conhecer mais irmãos, topei com calvinistas e explanaram que eu podia estar salvo mas minha familia talvez estivesse predestinada ao inferno, apresentaram-me estes, um deus estranho.

  3. Creio que Deus é Santo e Puro .Deus Não é o autor do pecado.

    1. Então, o que você pode falar de Pv 22.14. E /ou os filhos de Eli? E
      Juízes 14.4? E, é claro que em tudo o homem não está isento de sua responsabilidade…

  4. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. (Isaías 45:7)

    1. Luiza, esse seu deus calvinesco por acaso criou estupradores? os assassinos cortadores de garganta do estado islamico ? e também criou o despotismo homicidada de joão calvino?
      voce nunca leu que DEUS É AMOR, nunca leu João 3:16 ?
      QUE DEUS É ESSE SEU QUE NÃO AMA TODAS AS PESSOAS?

    2. Luiza Jardim, é uma otária … tem vários argumentos contundentes, ela simplesmente insiste no terrorismo calvinista. calvinista femea pior criatura que existe, igual aquela estória da demônia Lilith.

    3. Cara, nem parece cristãos conversando. Apenas respeite quem não concorda com a matéria.

    4. Leia o contexto… Esse texto fala de catástrofes, a quais Deus usa para exercer justiça contra o pecado que o homem cometeu.

  5. Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.
    Amós 4:13

    1. Declarar (algo que se sabe) não é determinar. E em relação ao mal, Deus faz isso ativamente como consequência de pecados(Ex:Atos 5:1-11 Ananias/Safira), ou permite o mal, por obra de Satanás de humanos ou até mesmo animais. Mas, onde está escrito que Ele cria/determina todo o mal ativamente?

    2. Luiza Jardim,
      Deus te livre e te guarde aonde fores … mas imagine por um instante um delinquente te agarrar e fazer malvadeza com você, iria você citar esse versículo que citou para o perverso ?
      Larga mão de ser burra mulher ! quem vai querer casar com uma mulher burra como esta?

  6. Ao desejar um amor voluntário do homem, foi necessário dar a ele a capacidade de decidir “amar a Deus” ou “não amar a Deus”. De sorte que Deus obrigou-se a respeitar sua decisão.
    Ao se decidir pela segunda alternativa, o homem fez surgir o MAL…essa é, então, a sua origem.

  7. Esse texto é uma falsa acusação. Me entristece um pastor cristão mentir descaradamente dessa forma. Esse site deveria se chamar centro de pesquisas de como mentir, pois mentem muito bem. Infelizmente o espaço para comentários é pouco e não posso demonstrar a falsidade dessas acusações.

    1. você não tem argumento então faz um teatro melodramático de “300 caracteres” como não tem espaço para fazer sua replica ? deixa de ser chorão …
      Calvinismo é incongruente, questionável, e medieval arcaico.
      pesquise mais.

  8. Vitor sáb mar 09 at 8:50 am
    Cara, nem parece cristãos conversando. Apenas respeite quem não concorda com a matéria.

    AH TÁ …

    PESQUISA A HISTÓRIA E AS CRÔNICAS CALVINISTA E VERIFICA QUE JOÃO CALVINO FOI UM DESPOTA EM GENEBRA E MALTRATAVA QUEM “NÃO CONCORDAVA” COM ELE.

    1. O PRINCIPE MAURICE DE NASSAU ERA UM CALVINISTA E FOI UM AGENTE DA INQUISIÇÃO CALVINISTA HOLANDESA QUE PERSEGUIU MUITA GENTE QUE NÃO CONCORDAVA COM AS INSTITUTAS DE CALVINO.

    2. UMA DISCUSSÃO PODE SER ATÉ ACIDA, SE VOCE NÃO SUPORTA ENTÃO MELHOR PARA PESSOAS SENSIVEIS E DE DÔ DÓI NOUTRO PORTAL POR AÍ … PESQUISA.

      estude mais.

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement