Esqueceu a senha?

Deus faz acepção de certas pessoas?

por Artigo compilado - dom dez 08, 2:16 pm

Nas Escrituras, Deus é apresentado como alguém para quem “não há acepção de pessoas” (Rm 2:11), e como quem “não faz acepção de pessoas” (Dt 10:17). Contudo, a Bíblia nos diz que “de Caim e de sua oferta [Deus] não se agradou” (Gn 4:5), o que parece uma contradição.

SOLUÇÃO: Antes de mais nada, Deus não faz acepção alguma de quem quer que seja, respeitando cada um pelo que é, por ser uma criatura feita à sua imagem e semelhança (Gn 1:27). Não fosse assim, ele estaria desrespeitando a si próprio. Quando a Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas, ela quer dizer que ele não demonstra parcialidade alguma na aplicação da sua justiça. Como diz Deuteronômio 10, Deus “não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno” (v. 1.7). Em outras palavras, Deus é completamente justo e imparcial em seus procedimentos.

Entretanto, há um sentido em que Deus discrimina algumas pessoas, por causa de seus atos perversos. Ele não se agradou de Caim e de sua oferta (Gn 4:5) porque ela não foi oferecida com fé (Hb 11:4). A Bíblia fala ainda que Deus aborreceu Esaú (Ml 1:3) e odiou a obra dos nicolaítas (Ap 2:6), não por causa da pessoa ou das pessoas, mas por causa dos atos delas. Como João disse aos crentes de Éfeso, eles deveriam odiar “as obras dos nicolaítas”(Ap 2:6). Deus ama o pecador, mas odeia o pecado.

Extraído do livro de Norman Geisler


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Deus não faz acepção de pessoas, e nem de “certas pessoas” . mas tem gentarola por aí que acha que Deus faz sim acepção de certas pessoas. tanto que Rom 2:11 – Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” para os tais irmãos na biblia deles deve estar em branco este versiculo.

  2. Na minha visão, não tem como odiar o pecado e amar ao mesmo tempo quem comete, se Ele odeia o pecado, ele também odeia quem comete, amar é amar, quando se ama não se joga o pobre necssitado as traças, pelo fato de ser pecador, isso é ódio!

  3. Eduardo, vide em Apocalipse 2:6 e 15. Jesus disse que odeia as obras e a doutrina dos nicolaítas, MAS NÃO DISSE QUE ODIAVA, os proprios nicolaitas. 
    O detalhe do homem com decisão de pecar, é que ele “não permanece no amor de Deus.”
    mas não diz que Ele odeia. 

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement