Esqueceu a senha?

Deus mandou fazer imagens?

por Artigo compilado - sex dez 27, 11:16 am

imagens-de-santos-catolicos-30cm-em-gesso-direto-da-fabrica_MLB-O-3078085289_082012

Já tivemos a desdita de ver muitos católicos se escudando em Êxodo 25.18; 26.1;1 Reis 6.23; 8.7; Hebreus 9.5; Números 21.8,9, enquanto “veneravam” os seus “santos”. É que estes versículos registram que Deus mandou fazer dois querubins (categoria de anjos) de ouro, bem como uma cobra de metal. Mas eles precisam saber que realmente não é pecado fazer imagens de escultura. Pecado é prostrar ante seus pés para pedir algo aos “santos” por elas “representados”. Há, pelo menos, três provas bíblicas de que as coisas sãos assim:

1ª) Embora seja verdade que em Nm 21.8-9 possamos ler que Deus mandou fazer uma cobra de bronze, não podemos esquecer que em 2 Reis 18.4, está escrito: “Ele destruiu os altos, esmigalhou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés tinha fabricado: porque os filhos de Israel até então lhe haviam queimado incenso: e a chamou Nohestan” (versão católica Figueiredo). A interpretação é que os israelitas idolatraram a estátua que Deus mandara fabricar, razão pela qual, o fervoroso e zeloso servo de Deus, que foi Ezequias, a fez em pedaços. Ora, o fato de a Bíblia não nos ensinar a rezar aos mortos (santos), somado a outro fato igualmente relevante de que essa prática se inspira no paganismo, é motivo mais que suficiente para rejeitarmos isso. Imitemos Ezequias!

Mesmo como que entre parênteses, não podemos deixar de fazer constar que, por dizer Jesus que “E do modo porque Moisés levantou a serpente, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (João 3.14-15), nos leva a crer que a serpente hasteada por Moisés tipificava a crucificação de Cristo. E a cura miraculosa que se dava ao simples gesto de olhar a serpente levantada (Números 21.8,9), fala da simplicidade da salvação em Cristo, por meio da fé (Efésios 2.8), sem o auxílio das obras (Efésios 2.9), embora seja para as obras (Efésios 2.10). Como está escrito: “Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus e não há outro” (Isaías 45.22 – ARA).

2ª) O que nos leva a crer que o Catolicismo é um sistema idolátrico, não é apenas o fato de os católicos se ajoelharem diante dos seus “santos” (se bem que só isso bastaria), mas também o fato de rezarem a esses “santos ”. Assim os católicos seriam idólatras ainda que não usasse uma só estátua. Os católicos só deixarão de ser idólatras quando orarem como o povo de Deus tem orado através dos séculos: direto a Deus e exclusivamente a Deus (Mateus 6.9-13; Atos 1.24-25; 7.59-60; 4,24-30; 2 Coríntios 12.8; Apocalipse 22.20; João 15.16; 14.14; Gênesis 4.26; 18.23-32; 24.12-14; 25.21; 28.20-22; Juizes 16.28, etc.).

3ª) Realmente não se pode negar que Deus mandou confeccionar imagens de escultura, mas também é inegável que Ele proibiu essa prática em Êx 20.4. Certamente este aparente paradoxo se explica informando que Deus não se opõe ao uso de imagens, contanto que tais estátuas não sejam imagens dos deuses e usadas no culto às divindades pagãs. Neste caso devem ser rejeitadas e desdenhadas (Sl 115 [versões protestantes]), e não adaptadas ao culto cristão, como a Igreja Católica vem fazendo desde o 4º século da Era Cristã. Sim, leitor, arranjando um “santo” para cada coisa e prostrando aos pés das suas imagens para suplicar bênçãos, os católicos não estão repudiando o paganismo, e sim, ajustando-o ao Cristianismo. E só não seria assim se eles pudessem mostrar na Bíblia que os profetas, Jesus e os apóstolos ensinaram isso.

PASTOR JOEL SANTANA, leciona Teologia Sistemática, História Eclesiástica, e Apologética  (ou Religiões Comparadas) em vários Seminários Teológicos no Rio de Janeiro/RJ.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

10 Comentários

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Algumas pessoas do catolicismo argumenta que a imagem de santo é como se fosse uma “foto” de um ente querido, pois isso justificam a contemplação do idolo.
    Para um minimo de bom senso nota-se que  imagem X foto tecnicamente não são a mesma coisa.
    E se fosse possivel ter uma foto de “maria” por exemplo, até eu iria querer ter uma !
    Só se o papa tem uma máquina do tempo, ele volta no passado tira algumas fotos e volta a mostrar para os fieis do católicismo. rsrsrs

  2. Vocês passam de grandes fanáticos doentes que interpretam a Bíblia a seu modo para justificar qualquer absurdo

    1. Até parece q o catolicismo é mestre em interpretação. A Palavra de Deus fala, quem crer no filho será salvo. Então eu não preciso crer em imagens seja de maria, jesus, pedro, paulo, joão seja lá quem a ICR fizer imagens, eu serei salvo pelo ÚNICO Mediador. Agora quem não crer no filho??

    2. Olha só quem fala. quem interpreta a bíblia como lhe convém? quem ensina doutrinas anti bíblicas?quem proibia a leitura da bíblia? mandava pra fogueira quem fosse contra eles? eram os protestantes? então os fanáticos são vcs. muito fraco seu argumento.

    3. Os textos estão aí, é só conferir. Jesus disse certa vez….errais por não examinar as escrituras…!

  3. Eu sou cristao, tenho Jesus no meu coração,  , . e aprecio obras de arte, nao as ditas religiosas. tenho a linda escultura  que miguel angelo fez de moises, tenho a pieta´, , um anjo em resina, uma aguia em bronze , uma pantera negra, e um leao  esculpido em marmore. Meu Deus é Jesus Cristo.

  4. E tendo essas obras de artes jamais me prostrarei a elas,(cheguei a vira-las de costas para eu orar a Deus de Joelho) e se meu Deus me mandar, (algo que nunca senti) eu quebro todas elas sem dó nem piedade, Creio em Deus e Ele sabe quem é seu servo. Aleluias a Jesus, meu Salvador.

    1. “e se meu Deus me mandar, (algo que nunca senti) eu quebro todas elas sem dó nem piedade”

       sem extremismo e atitudes grosseiras.

  5. Deus sempre mandou fazer imagens mas, a maioria das seitas usam a bíblia Almeida, a campeã mundial de adulterações, cada vez imprime alteram algo. Por causa disso a confusão é satânica nas seitas, uma hora Deus manda fazer, outra não, outra sim, não, sim, não, sim, não, sim

    1. Amigo você precisa ler mais a Biblia Deus chama de maldito o homem que faz para si uma imagem de escultura Deuteronômio 27;15 e ainda fala no seu mandamento êxodo 20:4 

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement