Esqueceu a senha?

Deus prepara pessoas para o inferno?

por Pr. João Flávio Martinez - sáb dez 14, 9:22 pm

“… suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição” (Rm 9.22b).

Paulo, nesta passagem, estava muito ansioso em enfatizar a paciência e longanimidade de Deus com os vasos da ira, ou seja, com os condenados.

No verso 22, aqui explorado, comenta dos preparados para a perdição. Alguns estudantes da Bíblia, presumindo que o participo está na voz média, traduziram:

aqueles que têm assumido uma posição de se prepararem para a destruição”.

Outros consideram o particípio passivo e traduziram:

aqueles que têm assumido uma posição de serem preparados por Deus para a destruição”.

Mas a hermenêutica bíblica, que ensina que a Bíblia deve-se entender pela própria escritura, favorece uma compreensão de que Deus não prepararia pessoas, sem terem nada feito pra isso, para o destino do fogo do inferno. Fato é que o próprio Senhor Jesus ensinou que Deus nunca quis jogar ou condenar o homem ao inferno:  “… Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41), ou seja, o sofrimento não era para a humanidade, era apenas para a comunidade angelical caída.  Claro, que os homens ao recusarem a proposta de Cristo – “Vinde a mim… ” (Mt 11.28) – acabaram tendo o mesmo destino do diabo e seus anjos.

O que opera no homem para coloca-lo nessa posição de ser preparado para a destruição eterna? O Dr. Moody responde: “A resposta é complexa. Inclui seus próprios atos de pecado e natureza rebelde. Envolve seu meio ambiente, que torna o pecado atraente, como também os julgamentos judiciários de Deus (Rm 1.24, 26, 28)”. Estes fatos influenciam certos vasos a se tornarem vasos da ira, isto é, objetos em posição de serem preparados para a destruição por causa de suas próprias atitudes pecaminosas.

Comentário Bíblico – Vol 5 de Moody, Editora Batista Regular


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “… suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição” (Rm 9.22b).

    Rm 9:22b não determina que haja uma automática condenação de azarados individuos, esse versículo deve ser comparado com a parabola do joio e trigo.
    “O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno”
    Mateus 13:36. (leiam na integra).
    e quem são o “joio” (ou os preparados para a perdição)” ?? São as pessoas que não querem se converter, apesar de ter ouvido o evangelho, elas por si só decidiram não crer, é o chamado “livre arbitrio”.
    S.Paulo dá a solução no último versiculo do contexto:
    “Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E TODO AQUELE que crer nela não será confundido.” romanos 9:33

    NÃO EXISTE AUTOMATISMO NA SALVAÇÃO OU CONDENAÇÃO, O QUE HÁ É PRÉ-CONHECIMENTO DE DEUS DA VIDA DE CADA INDIVIDUO POR ISSO “ELE ESCOLHE OU PREDESTINA”
    ESSA IDEIA CALVINISTA É UMA DOUTRINA MEDIEVAL, FOI BOM PARA A EPOCA O QUAL OS PROTESTANTES QUERIAM SE DISTANCIAR CADA VEZ MAIS DO CATOLICISMO, HOJE QUALQUER UM QUE ESTUDA A BIBLIA, VERIFICA QUE ISSO É UM ERRO GRAVE DOUTRINARIO, DEVERIA SER REVISTO E REJEITADO.

    1. Amigo, mas dizendo isso, fica claro a sua visão superficial da doutrina que ele cre, tudo deve ser analizado profundamente para entender o porque que a pessoa que se opõe a seu pensamento, discorda de você, e assim que o CACP combate as heresias. E tambem a Forma que os Calvistas tem de ter certeza que são “eleitos” é a mesma que a Sua ter certeza de sua salvação: Seguir a Cristo como Senhor e Ele Somente. Se você coloca uma visão superficial, demonstra essa pendencia sua de conhecimento do esta falando. É algo discutido a séculos e não é com nossos comentarios que vão esclarecer tudo, os textos que tenho pedido ajuda do CACP são Fortíssimos para essa doutrina. Você não exclui ela só por não concordar. Entende? Eu tambem prefiro acreditar que embora a Regeneração seja uma obra do Espirito Santo, o homem tem direito de escolha, mas ai esta, o que Eu Quero não importa, mas o que a Palavra Realmente Diz. Daqui a pouco teremos a opção “Calvinismo” na Categoria Seitas ou Movimentos, haha…. Abraços

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement