Esqueceu a senha?

Deus quer que alguns se percam?

por Artigo compilado - qui jun 11, 11:12 am

DEUS NÃO ESTÁ QUERENDO QUE PESSOA ALGUMA SE PERCA

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2Pe 3.9 ACF)

Por que o Senhor espera para estabelecer Seu reino? Por que Cristo ainda não veio? Este verso nos ensina que Deus está esperando que os homens sejam salvos, porque não é de Sua soberana vontade que ninguém pereça. Já que muitos perecerão e já que nem todos virão ao arrependimento, como sabemos de outras Escrituras, então é óbvio que a vontade de Deus pode sofrer resistência e ser frustrada e rejeitada pelo homem. É óbvio que o soberano Deus criou o homem de modo que isto pudesse ser possível, mas claro que isto não significa que Deus deixou de ser Deus. É o calvinismo que define a divina soberania como irresistibilidade. A Bíblia não sustenta tal definição.

O calvinista interpreta este versículo como significando que Deus não quer que nenhum dos eleitos [apenas eles] pereça. Arthur Pink diz: “Os ‘alguns’ que Deus não quer que pereçam são os ‘para conosco’ por quem Deus ‘é longânimo’, são os ‘amados’ dos versículos anteriores” (A Soberania de Deus, p.207).

Nossa resposta a isto é, antes de tudo, se este fosse o único versículo que dissesse que Deus não quer que ninguém pereça, poderíamos aceitar a interpretação calvinista, mas não é. Is 45.22 e Mt 11.28 e Jo 3.16 e Jo 6.40 e Rm 11.23 e I Tm 1.15-16 e I Tm 2.3-4 e Ap 22.17 são apenas algumas das passagens que dizem que Deus quer salvar a todos os homens.

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou  Deus, e não há outro.” (Is 45.22 ACF)

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11.28 ACF)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16 ACF)

“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.40 ACF)

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2.3-4 ACF)

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22.17 ACF) ]

Assim, é razoável e Escritural acreditar que os “para conosco’ em II Pe 3.9 é a humanidade em geral, em oposição só aos “eleitos”.

Mais, se II Pe 3.9 significa meramente que Deus não quer que nenhum dos eleitos pereça, então Ele usa uma linguagem estranha à luz das próprias doutrinas calvinistas de eleição soberana e chamado irresistível. Dizer que Deus não quer que ninguém pereça é assumir que alguns possam perecer.

—————

David Cloud, Fundamental Baptist Information Service


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Interessante o final do último parágrafo 🤔

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário