Esqueceu a senha?

Deus se arrepende?

por Pr. João Flávio Martinez - sex dez 06, 9:47 am

Gênesis 6.5 fala da tristeza de Deus quanto à má índole do homem. É uma figura de linguagem chamada antropopática para facilitar o entendimento humano. O que o texto está indicando é que Deus se contristou pela desobediência do homem, e não que Ele, o Senhor, tivesse se arrependido de sua criação, ou, então, que houvesse cometido algum erro. Em Números 23.19, vemos que a palavra de Deus é fiel e, ao contrário da dos homens, se cumpre. Numa terceira passagem, Jeremias 18.7-10, lemos: “se a tal nação… se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe”. Não se trata, obviamente, do caso de Deus se arrepender de algum erro que tenha cometido, mas da supressão do castigo anunciado por Ele. Deus não erra, logo, seu “arrependimento” não é como o nosso. O soberano e imutável Deus sabe lidar apropriadamente com as mudanças no comportamento humano. Quando os homens pecam e se arrependem de seus pecados, Deus “muda seu pensamento”. O Senhor abençoa ou puni o homem, ou, se for o caso, uma nação inteira, de acordo com a nova situação (Êx 32.12,14; ISm 15.11; II Sm 24.16; Jr 18.11; Am 7.3-6).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O verbo נָחַם ( nacham) significa ,lamento,tristeza,consolo,mudança de pensamento,vem duma raiz que significa respirar profundamente,o que texto está dizendo é que Deus suspirou profundamente de tristeza,por causa da maldade do homem.

  2. É evidente que existe uma diferença abissal entre o deus considerado no VT (demiurgo ou anjo caído) com o Deus do NT, puramente Amor. Enquanto o Cristianismo permanecer acorrentado as suas origens Romanas será sempre e profundamente contraditório e insatisfatório. Revisão é necessária…

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement