Esqueceu a senha?

Deve um Cristão escutar música secular?

por Artigo compilado - seg abr 07, 2:09 am

gospel-music-eua

Resposta: A pergunta de se um Cristão deve ou não escutar música secular é uma que muitas pessoas fazem. Há vários músicos seculares que são imensamente talentosos. Música secular pode ser bastante divertida. Há muitas músicas seculares que têm melodias atrativas, conselhos bons e mensagens positivas. Ao determinar se um Cristão deve ou não escutar música secular, há três fatores que devemos considerar: (1) o propósito da música, (2) o estilo de música e (3) o contéudo da letra.

(1) O propósito da música. É música apenas para louvor, ou será que Deus criou a música para relaxar e entreter? O músico mais famoso da Bíblia, o Rei Davi, tinha como propósito principal usar a música para adorar a Deus (veja Salmo 4:1; 6:1; 54:1; 55:1; 61:1; 67:1; 76:1). No entanto, quando o Rei Saul estava sendo tormentado por espíritos perversos, ele chamava Davi para tocar a harpa para acalmá-lo (1 Samuel 16:14-23). Os israelitas também usaram instrumentos musicais para advertir contra o perigo (Neemias 4:20) e para surpreender os inimigos (Juízes 7:16-22). No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo instrui os Cristãos a encorajarem uns aos outros com música: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:19). Então, enquanto o propósito principal da música aparenta ser louvor, a Bíblia com certeza dá espaço para usá-la com outros propósitos.

(2) O estilo de música. Triste dizer que o estilo de música é um assunto que causa divisões entre os Cristãos. Há cristãos que inflexivelmente exigem que instrumentos musicais não sejam usados. Há outros Cristãos que só querem saber de cantar os hinos da antiguidade. Há Cristãos que querem música mais agitada e contemporária. Há Cristãos que afirmam que conseguem adorar a Deus mais em um ambiente parecido com um concerto de rock. Ao invés de reconhecer suas preferências como sendo pessoais e distinções culturais, alguns Cristãos declaram que seu estilo de música é o único “bíblico”, afirmando com isso que todos os outros estilos não agradam a Deus e são satânicos.

A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer estilo de música. A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer tipo de instrumento. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos musicais de corda e de sopro. Apesar da Bíblia não mencionar o tambor especificamente, ela menciona outros instrumentos de percussão (Salmo 68:25; Esdras 3:10). Quase todas as formas de música moderna são variações e /ou combinações dos mesmos tipos de instrumentos musicais, tocados em velocidades diferentes ou com ênfase elevada. Não há nenhuma base bíblica para declarar um estilo particular de música como sendo um estilo que desagrada a Deus ou que seja fora da vontade de Deus.

(3) O conteúdo da letra. Já que nem o propósito ou estilo de música é o que determina se um Cristão deve ou não escutar música secular, o conteúdo da letra deve ser levado em consideração. Mesmo que não falando especificamente de música, Filipenses 4:8 é um excelente guia quanto ao que devemos procurar na letra das músicas que escutamos: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Se essas são as coisas que devem ocupar nossa mente, então com certeza essas devem ser as coisas que devemos convidar às nossas mentes através de música e de sua letra. Pode a letra de uma música completamente secular ser verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor? Se a resposta é sim, então não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.

Ao mesmo tempo, é bem claro que muito da música secular de hoje não segue o padrão de Filipenses 4:8. Música secular geralmente promove imoralidade, violência; enquanto ao mesmo tempo menospreza pureza e integridade. Se uma música promove tudo aquilo a que Deus se opõe, um Cristão deve evitar escutar esse tipo de música. No entanto, há muitas músicas seculares que não mencionam Deus, mas ainda promovem bons valores, tais como: honestidade, pureza e integridade. Se uma canção de amor promove a santidade do casamento e/ pureza de amor verdadeiro – mas não menciona a Deus ou a Bíblia – então não tem problema em escutar a tal canção.

Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento. Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Essas passagens deixam bem claro a que tipo de música não devemos escutar.

É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus. Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Não há nada de errado com qualquer estilo de música. É a letra que determina se uma canção é aceitável ou não. No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a considerar a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado.

Extraído do site gotquestions.org em 07/04/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

39 Comentários

Comentários 1 - 39 de 39Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Devemos estar atento também a conduta do cantor, mesmo que a letra seja agradável, pode haver no cd outras musicas em louvor ao demonio como garantia de sucesso.

  2. Não é certo cristão ouvir musica mundana ! mas é impossivel deixar de ouvir, isso está em toda parte ! o que não dá é crente ficar obrigando e desligando rádio ou som dos outros como paladino de Deus, como já vi crente alucinado gritando : desliga esse rádio! para descrente.

  3. Também não acho que um crente deva escultar musica do ”mundo” eu particularmente esculto muito os hinos antigos, e os hinos da harpa crista. não estou generalizando mas a maioria dos hinos de hoje e só vitoria, recebe tua benção, chuvas de bençãos e por ai vai.

  4. Pesquisei muito sobre esse assunto e a conclusão que cheguei com sinceridade.Não existe Nenhuma proibição de ser ouvir musica secular no Novo Testamento.assim como Não existe proibição de ser ler livros seculares. logico devemos ser seletivos.um seguido de Jesus pode ouvir Musica secular.

    1. Digo isto p/todos: ” Mas e ai,e se começarem a tocar ” FUNK EVANGELICO “????????????
      Portanto realmente,tem ate´estilos repugnantes pra nos que BUSCAMOS COMPROMISSO com DEUS !!!!

    2. WAGNAO. Irmão,Eu Não ouço qualquer Musica e nem ouço a Musica que você citou.eu ouço musica da década de 70 e 80.mais sou bem seletivo,procuro Não ouvir Musica com letras Imorais e nem ocultista. ouço musica Antigas como:Coruja,ritmo da chuva,amigo,carinhoso e casinha branca e aquarela.

  5. Muitas Musicas seculares são boas que se podem ouvir e existe também as Ruins.cada Cristão deve decidir o que ouvir e o que não ouvir.Existe ótimas Musicas evangélicas,mais também certas musicas ditas evangélicas com Heresias e Erros Teológicos. ouço musica secular quando tem letra boa.

  6. Uma hora ou outra aquilo que você vê e escuta irá te influenciar. A carne milita contra o espírito, tudo que você faz pra agradar a carne certamente a fortalece contra o espírito. Daí deixamos a nossa espiritualidade com Deus de lado, e nos tornamos fracos na fé.

  7. Frankmar, como você pesquisou sobre ouvir ou não música mundana no NT, na epoca destes escritos não havia rádio ou tv ? S.Paulo leu obras escritores da epoca dele, citando no aeropago :
    como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
    Atos 17:28

    1. a pergunta que faço é a seguinte: o que vocês o que acham da igreja utilizar musicas seculares com “letra boa” no culto coletivo? será que ficaria legal?

    2. Arlan, deixa o Frankmar responder … tô fora destas cousas. 

    3. Um pouco de fermento leveda toda a massa.

    4. Nem toda a Musica Secular é Mundana,muitas são boas e Não ensinam dada de mal.no Século I Não existia Radio,mais Musica Secular já existia e Jesus e Nem os Apostolos Nada disseram contra Musica Secular.Amigo Desculpe,com todo respeito Não vou ficar debatendo com Você.

  8. No meu caso prefiro não ouvir música secular pois (no meu caso) seguido ocorre uma viagem ao passado na minha mente e prefiro deixar pra trás o q pra trás ficou.

    1. verdade irmão

  9. Músicas ditas gospel com letras que contradizem as Escrituras, ou hereticas, são muito mais nocivas que musicas ditas “do mundo”. Na verdade existem musicas anticristãs tanto gospel como “do mundo”. O bom mesmo é sabermos filtrar de forma sábia na hora de escolher o repertório.

  10. Eu já ouvi um jazz ou musica clássica em casa … não precisamos fazer uma guerra santa por causa disso, o que realmente o artigo quer dizer é para não despertar “dos mortos” o zombie “velho homem.” – ficar ouvindo hino o noite e dia também ninguém aguenta. 

    1. JCP.Disseste para eu ficar na minha.varias que dou minha Opinião você vem constesta.então você respeite a minha opinião e eu dou minha palavra que respeitarei a sua,.Eu só sigo o que diz o Novo Testamento e Nada mais.
      Adeus e que O Pai celeste te abençoe!

    2. Só uma Explicação.Eu só fiz um comentario sobre o assunto do Site da CACP:Deve um Cristão escutar música secular?dei minha opinião.Eu Não Respondi isso Para Você,eu só comentei o Assunto do Site CACP.Nada falei para Você.

  11. JCP,Muitas Musica Seculares NÃO são Mundanas,muitas são boas e ensinam Bondade,amizade e paz.no Século I Não existia Radio,mais Musica Secular já existia e o Senhor Jesus e os Apostolos Nada disseram contra Musica Secular. Desculpe,com todo respeito Não vou mais ficar debatendo com Você.

  12. JCP,Muitas Musica Seculares NÃO são Mundanas,muitas são boas e ensinam Bondade,amizade e paz.no Século I Não existia Radio,mais Musica Secular já existia e Jesus e os Apostolos NÃo falaram contra Musica Secular. Desculpe,com todo respeito Não vou mais ficar debatendo com Você.

    1. ninguém está debatendo com você … então fica na sua.

  13. Um Cristão deve escutar Musica secular sim.porque Não é pecado e nada a Bíblia diz contra.basta separa a Musica boa.

    1. Alemão, lógico que a Biblia nada diz contra, naquele tempo não havia rádio ou tv etc. agora se voces querem ouvir ou não isso é com voces. façam o que bem entendam, leiam gibi. 

  14. JCP. Você Não cantar o Hino nacional? você Não cantar Parabéns no Aniversario?essas Não são Musicas Evangélicas.será que Você então Não vai ao cinema?pois Bíblia nada diz sobre isso.talves nem leias outros livros por Não serem religiosos.pense o que quiser eu Não aceito radicalismo.

  15. Para mim se Jesus quisesse proibir Musica secular ele teria dito”não cante musica do mundo.”ou os Apostolos teriam dito algo . a Musica existe quase desde o inicio da Humanidade.Não é pecado nenhum um homem cantar seu amor por uma Mulher de modo Decente.Jesus Não proibiu Musica secular.

  16. JCP.Já fiz varios comentarios No CPCP.sempre com respeito e respeitando ao meu proximo.por isso eu lhe peço Respeite a minha Opinião e por favor.Não responda aos meus comentarios que Não são para Você.espero te esclarecido a questão.respeite a Minha opinião e eu respeito a sua.obrigado.

  17. JCP.Já fiz varios comentarios No CPCP.sempre com respeito e respeitando ao meu proximo.por isso eu lhe peço Respeite a minha Opinião e por favor.Não responda aos meus comentarios que Não são para Você.espero te esclarecido.respeite a Minha opinião e eu respeito a sua.obrigado.

  18. Eu gosto de Musica Classica e Musicas Antigas dos anos 80.tambem gosto de Cantos Gregorianos.Eu gosto de Musica Secular.Sei que Jesus Nunca falou Contra a Musica Secular . por isso Ouço e sempre ouvirei Musica Secular.

  19. Alemão / Frankmar,
    eu já falei que ouço de vez quando jazz ou um musica clássica, cantar parabens sim, hino nacional sim etc. Até musica de gaita de foles já ouvi um pouco. rsrs.
    mas o que vale é a otima opinião do artigo, é o que eu quis dizer.

  20. Sabe porque evito escultar musica secular? porque não me edifica,não gastaria meu precioso tempo escultando musicas que não fazem eu ter uma comunhão com Deus,eu particularmente não esculto musicas que tenham um som de guitarra,bateria pois me faz lembrar de quando eu escultava heavymetal…

  21. … não estou dizendo que quem esculta deixe de escultar, mas não açho que um pessoa consegue adorar a Deus em um ambiente assim por isso eu esculto os hinos mais antigos, os hinos da harpa que falam da cruz, do amor de Deus,etc. isso vai de cada um cada um de nós vai dar conta a Deus…

  22. …Romanos cap 14 2,2;3 diz: Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Sei que o contexto é outro, mas, poderíamos aplica-lo no que estamos comentando…

  23. Na epoca de Paulo o entretenimento secular das massas era os esportes e jogos 1Ti 4:8 – Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 

    Paulo não ficava ouvindo flauta ou lira secular … 

  24. Só sigo o que o Novo Testamento . o que é condenado biblicamente eu Não faço.A musica secular Não é proibida e nem condenada no Novo Testamento.por isso ouço musica secular,mais sou seletivo.ouço Mpb, sertanejo,Musica internacional romântica e Musica Italiana.

  25. Os Cristão podem ouvir Musica secular sim. mais devem ser muito seletivos:ouvir a Musica secular boa e Não ouvir a musica secular ruim. Os Cristão Não devem ouvir musicas que falem de Imoralidade,Violência e Nem de ocultismo.

  26. Não há nada de errado em ouvir musicas seculares é só ficar atento a letra porque se fomos parar pra pensar em coisas mundanas não poderíamos ver televisão, e nem se quer usar a internet então não podemos exagerar senão ao invés de cristãos seremos religiosos.

  27. E tudo o q fizerem seja por palavra ou atitude seja feito para Glória de Deus.Se música secular glorifica à Deus….?

  28. E tudo que fizer seja por palavra ou por atitude fazei tudo para Glória de Deus. Se música secular glorifica à Deus….? Então…..

Comentários 1 - 39 de 39Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement