Esqueceu a senha?

Dia dos namorados

por Pr. Natanael Rinaldi - dom jun 09, 12:48 am

O JORNAL DA ORLA, edição 9 e 10 traz um artigo sobre o dia dos namorados, que passaremos a ler, tecendo a seguir nossos comentários à luz da Bíblia: “A vida a dois é o maior desafio num relacionamento, reconhece o psicólogo Eduardo Yabusaki, especializado em terapias cognitiva, sexual e de casal. É um grande engano achar que, ao encontrar a pessoa supostamente ideal, não é preciso fazer ou se empenhar em nada para que o relacionamento dê certo ou atenda às suas expectativas. O problema é que não temos uma cultura ou visão de que um relacionamento para dar certo tem de se fazer por onde isso possa acontecer. Yabusaki lembra que no início do relacionamento tudo é novo, divertido, empolgante, sedutor e prazeroso. Mas, com o passar do tempo, o encanto não é mais o mesmo, a dedicação é menor, o cuidado parece ser desnecessário.”

PR. NATANAEL: Como analisa o irmão a opinião do psicólogo Yabusaki sobre como dar certo o relacionamento entre um casal de namorados ou depois casado tenha continuação?

A Bíblia fala muito pouco a respeito do namoro, mas precisamos lembrar que o namoro não era a maneira comum de caminhar para o casamento na época bíblica. Os pais frequentemente arranjaram os casamentos dos filhos, como ainda é o costume em muitas culturas. O amor romântico

Mas os escritores do Novo Testamento já milênios depois estabeleceram certas proibições par que o casal vivesse dentro da vontade de Deus para serem felizes. Poderia indicar algumas normas bíblicas sobre os namorados?

É verdade isso ocorre no Novo Testamento. Por exemplo, encontramos recomendações para Evitar pecados de sensualidade. A sociedade decadente atual perverte muito o sentido do namoro. Programas de televisão fazem concursos de beijos sensuais. O “Dia dos Namorados” é conhecido por aumentos de vendas de lingerie e propaganda de motéis. Para muitos, a prática sensual de “ficar” vem antes de conhecer o nome da pessoa, e sem nenhum compromisso pessoal. Em muitas escolas, relações sexuais ilícitas são consideradas normais, e até incentivadas pelas conversas entre alunos e professores. A vontade de Deus é outra. Independente das atitudes liberais da sociedade, Deus considera errada qualquer relação sexual fora do casamento.

Pode citar alguns versículos bíblicos sobre essas proibições para o bem do próprio casal de namorados?

Primeiro como Deus vê o casamento dentro da sua vontade Hebreus 13:4 – “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” No texto estão citadas duas práticas que não podem ocorrer e que podem contribuir para o desfazimento do casal: prostituição, que pode ocorrer antes do casamento durante o tempo de namoro ou noivado; e depois o adultério, que pode ocorrer dentro do casamento. Já no namoro O servo de Deus precisa fugir da impureza, porque a imoralidade é pecado contra o próprio corpo, que é o santuário do Espírito Santo I Corintíos 6:18-19 -“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Gálatas 5:16-19 – Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,etc.

E um namoro em que os namorados são de religião diferente, pode dar certo o casamento que venha desse namoro?

Geralmente, não. E há na Bíblia recomendações muito explícitas para que tal não ocorra. Consta da Bíblia uma pergunta muito importante: Amós 3:3 – “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” E Paulo aconselha: II Corintios 6:14-18 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 – E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 – E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
“17 – Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 – E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.”

Que conselhos daria o irmão para os namorados solteiros?

Limitem e controlem o contato físico, evitando criar ou alimentar desejos sensuais. Respeitem um ao outro como irmãos, criados pelo mesmo Pai celeste. Não se isolem durante o namoro. Sejam abertos para servir a outros. Dêem prioridade para as coisas espirituais. Participem juntos de estudos e períodos de louvor. Estudem a Bíblia juntos. Procurem oportunidades para servir.Cultivem uma relação espiritual e saudável que incentive o crescimento dos dois. Orem juntos, pedindo que Deus abençoe seu namoro, e mais ainda seu futuro casamento.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement