Esqueceu a senha?

Dilma cai e apoio a impeachment aumenta

por Julio Severo - qua jul 22, 3:00 pm

Popularidade do governo Dilma cai e apoio a impeachment aumenta, diz CNT/MDA

Comentário de Julio Severo: Como diz a reportagem do serviço noticioso internacional Reuters, a economia elege e derrota, independente se o governo é de esquerda ou direita. O governo conservador da Espanha está passando por apuros e sofreu grandes derrotas municipais nas últimas eleições, por causa da economia enfraquecida. Nas próximas eleições, o povo espanhol vai querer votar na esquerda para sair da crise econômica e, se não funcionar, volta a votar na direita, e assim por diante. A Guatemala, um dos únicos países com governo direitista na América Latina, tem um presidente que já foi chefe do Estado maior das forças armadas. Seu governo tem tido posturas públicas, até mesmo na ONU, contra o aborto e a agenda gay, sendo por isso criticado pelo governo dos EUA. Além disso, o governo desse presidente (Otto Pérez Molina), que já foi um dos grandes líderes militares de seu pais, tem sido marcado por uma das menores cargas tributárias do continente americano. Mas os constantes escândalos e corrupções, inclusive pedidos de impeachment do presidente direitista, fazem lembrar o Brasil, embora seus presidentes estejam em polos ideológicos opostos. O exemplo do Brasil, Espanha e Guatemala mostra que se a economia não está bem, os eleitores pouco se importam se o presidente é contra ou a favor do aborto e da agenda gay. O povo vota mais pensando no bolso e benefícios do que em valores morais imutáveis. Eis a reportagem completa da Reuters:

BRASÍLIA (Reuters) — A avaliação do governo Dilma Rousseff sofreu nova queda devido principalmente à piora do quadro econômico, mostrou pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, que apontou ainda um aumento do percentual de entrevistados favoráveis ao impeachment da presidente.

Segundo a pesquisa, a economia teve papel central na percepção que a população tem do governo, mas a instabilidade política e as denúncias de corrupção também tiveram peso. Para 60,4 por cento, a crise econômica é a mais grave, enquanto 36,2 por cento consideram que a crise política está mais séria.

“A crise econômica elege, a crise econômica derrota, isso é histórico para todo mundo”, disse a jornalistas o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade. “A economia vai eleger, a economia vai derrotar.”

Apenas 7,7 por cento dos entrevistados veem o governo Dilma como ótimo ou bom, enquanto 70,9 por cento têm uma avaliação negativa. Em março os números eram, respectivamente 10,8 e 64,8 por cento.

A avaliação positiva do governo atual é a pior da série histórica das pesquisas de opinião da CNT, ficando abaixo dos 8 por cento registrados para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em setembro de 1999.

O levantamento apontou, por exemplo, que apenas 6,8 por cento consideram que será possível resolver a crise econômica em até um ano. A maioria dos entrevistados, 61,7 por cento, responderam que a resolução da crise levará pelo menos três anos.

Metade dos consultados, exatos 50 por cento, respondeu que teme ficar desempregado, enquanto 43,7 por cento negaram ter essa preocupação.

LAVA JATO

A fragilidade econômica e as turbulências na seara política provocaram o aumento do apoio a um eventual impeachment de Dilma. De acordo com o levantamento, agora são 62,8 por cento a favor, ante 59,7 por cento na pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa divulgada nesta terça-feira é de 2,2 pontos percentuais.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal para apurar denúncias de corrupção na Petrobras contam com o conhecimento de boa parte da população, segundo a sondagem – 78,3 por cento responderam que “têm acompanhado” ou que “ouviram falar” da operação Lava Jato. Segundo o presidente da CNT, as denúncias ajudaram a puxar para baixo a avaliação do governo.

Andrade, que foi vice do senador Aécio Neves (PSDB-MG) quando o parlamentar governou Minas Gerais, cita ainda a dificuldade de articulação de Dilma com o Legislativo e as turbulências que enfrenta no Congresso como fatores que contribuem para que as pessoas tenham uma avaliação negativa do governo no âmbito político.

Entre os que têm acompanhado ou ouviram falar do noticiário sobre a Lava Jato, 69,2 por cento consideram a presidente Dilma culpada pela corrupção investigada pela Polícia Federal. Na pergunta seguinte, se consideravam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpado pelas irregularidades, 65 por cento responderam afirmativamente.

Em seguida, o MDA perguntou ao universo de entrevistados que têm acompanhado a Lava Jato quem consideram “o maior responsável” pela corrupção. A maior parte, 40,4 por cento, apontou o governo, enquanto outros 34,4 por cento acreditam que os maiores responsáveis são os partidos políticos.

AÉCIO À FRENTE DE LULA

A pesquisa simula ainda cenários eleitorais. Em um deles, Aécio teria uma liderança folgada sobre Lula se a eleição presidencial fosse hoje.

O senador mineiro teria 35,1 por cento das intenções de voto, contra 22,8 por cento de Lula e 15,6 por cento da ex-senadora e terceira colocada na disputa de 2014, Marina Silva.

Segundo a sondagem, 44,8 por cento acreditam que se Aécio tivesse vencido no ano passado seu governo estaria melhor do que o de Dilma. Mas 36,5 por cento acham que o governo do tucano estaria igual ao da petista, enquanto apenas 10,9 por cento imaginam que estaria pior.

O instituto MDA ouviu 2.002 pessoas entre os dias 12 e 16 de julho, na pesquisa encomendada pela CNT.

Fonte: Reuters – Maria Carolina Marcello

Divulgação: www.juliosevero.com


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. um dos motivos de igual modo relevante em que Brasil agrava a situação financeira e alta de tarifas, aumento do custo de vida desse modo, é sem dúvida a corrupção política atual, o maior roubo do planeta está nas mãos dos petralhas e sequazes de diversos partidos.

    1.  sr miguel, o sr está meio crítico
      para ficar TOTALMENTE crítico o sr poderia mencionar que a gerenta mor
      foi chantageada por um sr evangelico aí
      para passar um tal pparlashoppinh de mais de 1 bilhão
      o sr eduardoc cunha que e evangelico
      e quer tirar juiz moro de cena
      cristão total.

    2. R.S comente sobre o artigo, a minha opinião não lhe interessa porque nós dois não nos damos muito bem por sua culpa, eu o perdoo por tudo, mas pelo seu comportamento que mostra falta de arrependimento, então no momento infelizmente não posso prosseguir um dialogo com você.

    3. roberto soares qua jul 22 at 11:01 pm
      sr miguel, o sr está meio crítico para ficar TOTALMENTE crítico o sr poderia mencionar que a gerenta mor..
      “sinhô miguê, o sinhô ista meio kritchicu pra ficá TOTARMENTCHI krichicu o sinhÔ puderia menchiona ki a gerenta mó.”

      AH AH AH

    4. quem deve se arrepender são vcs
      e urgente
      não adiante condenar o PT se eduardo cunha
      evangelico
      engaveta um processo de impeachman e libera de uma hora pra outra
      por causa de briga politica
      ou s econdena todos ou ng
      não façam vista grossa a seus lideres
      é pecado

    5. sr icabode
      vejo que o sr se inspirou em seu creisson
      cuidado que pode soar como ofensa aos anlafabetos
      e o sr é puro e puritano
      ai o pastor vai perguntar que que o sr faz assisitndo casseta  eplaneta
      e vai excomugalo

    6. roberto soares, a sua opinião pouco me importa, vale menos que coco de cachorro vira lata.
      bem provável seres um cachaçeiro e pingusso cervejeiro brahmista como seu tio o lu-la-lá.

    7. roberto soares qua jul 22 at 11:31 pm cuidado que pode soar como ofensa aos anlafabetos

      nahum tim pirigu nahum nhonhofeio puque ilis num sabí le memo, maischi a sua mãe é pódi cê a noxa fessora né ?

    8. minha opinião não vale pra vc assim como os alertas para os que idolatram falksos pastores
      a creviz dura e o orgulho criminoso sempre trazem maus resultados
      certo sr miguel?

    9. sr icabode
      obrigado pela resposta.Vejo que meu comentário tocou seu coração
      acredito que sua ma~e seja uma pessoa de boa indole assim comos eu pai
      mas ha filhos que dão pro que não presta mesmo
      tenho uns episodos do chaves aqui mt eductivos
      boa noite

    10. roberto soares qua jul 22 at 11:29 pm “…não adianta condenar o PT…”

      então leva eles para sua casa, e também deixa eles administrarem a sua conta bancária, cartão de crédito e talão de cheques. a sua conta na padaria. aí quero ver o sr. dizer para “não condenar o PT” .

    11. sr icabode
      que eu me lembre eu disse que TODOS deveriam ser condenados e não só p PT
      brasileiro tem essa mania de procurar messias
      e não hesita em apoiar um desonesto contanto que derrube o outro desonesto
      o PT pé corrupto, mas quem propos o parlashopping?
      =

    12. roberto soares sex jul 24 at 12:03 am   “…corrupto, mas quem propos o parlashopping?

      num sei não me interessa e convido o sr. a não dirigir-se mais a mim, estou farto de seus comentários absurdos. e de auto moralismo. quando na verdade não sabe nem o que escreve.

    13. sr icabode;

      leia um jornal e confirme o que falo do sr eduardo cunha
      ele é tão corrupto quando Dilma
      o sr devia se envergonhar em defender esse tipo de conduta
      mas vale tudo para implantar a teocracia protestante né?

  2. Se a distinta sair por impeachment, quem vai ficar no lugar dela, o Temer ? talvez é sair da frigideira para o fogo, porém está insuportável com este governo presidencial da situação. 

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement