Esqueceu a senha?

Dízimo: trata-se de tema vencido

por Enviado por email - sáb set 12, 12:02 am

biblia livros

“Hebreus 10.24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,”

  • INTRODUÇÃO: Dízimo & Oferta

QUANTO AO DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO →  Trata-se de Tema Vencido

“Mateus 23:23— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras”. [BLH]

Logo, os fariseus davam o Dízimo.

O problema é, que, embora eles dessem o dízimo, não obedeciam aos mandamentos mais importantes da Lei:

  1. a) Deviam ser justos com os outros
  2. b) Deviam ser bondosos
  3. c) Deviam ser honestos.

 QUANTO À OFERTA

Dízimo nada tem a ver com Oferta. (2 Co 9.7- Oferta das igrejas da Macedônia para os pobres da Judéia)

‘2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

 

  • CONCLUSÃO

* Jesus não proibiu a entrega do dízimo.

* Jesus ensina que a nossa justiça deve exceder a dos incrédulos (Mt 5.20; Mc 12:43)

Mateus 5.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

* Jesus Valoriza o Amor Sacrificial: A viúva pobre (Marcos 12.43), não era dizimista: Ela não deu 10% e sim, 100%. Deu tudo quanto possuía.

* Portanto, o NT vai além do dízimo.

Autor: Osvaldo Gomes Cruz


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

33 Comentários

Comentários 1 - 33 de 33Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O velho erro de dizer que Mt 23.23 é NT…será que não entendem que o NT só começou qdo Jesus morreu e ressuscitou?quando Jesus disse estas palavras ainda era VT,era lei.O NT não começa em Mateus ou nas primeiras paginas dos evangelhos.

    1. Hebreus 9:16
      Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
      Hebreus 9:17
      Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

    2. Carlos Paulista, então no seu pensamento o “sermão do monte” não precisa ser obedecido porque está em Mateus 7, é antigo testamento, e não é válido no NT (interrogação). 

    3. Amado irmão Demetrius Lopez Garcia, nosso Senhor ora se relacionava/dialogava com gentios, ora com judeus. Ele nunca mandou nenhum gentio guardar qualquer parte da lei, mas com relação aos judeus sim (Mt 8.1-4 a oferta de Moisés). Em Mt 23.3 Cristo manda guardas TODAS AS COISAS (da lei). 

  2. Hebreus 9:16
    Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
    Hebreus 9:17
    Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

  3. Portanto o Novo Testamento vai além do dizimo, Jesus não proibiu e nem pediu para contribuir o dizimo, Jesus ensina que a viuvá deu foi 100% do que tinha, não 10%, e todos que criam em Jesus Cristo dividia seus bens segundo a necessidade de cada um, para que haja mantimento. Ml 3:10 Atos 2:45.

  4. Na verdade os Evangelhos tem verdades significativas, mas não devem ser tidas como verdades doutrinárias, pois trata-se do cumprimento do Antigo Conserto. Já as cartas servem como doutrinárias para a igreja, por isso a igreja perseverava na doutrina dos apóstolos.

    1. como não tem verdades doutrinárias ? ordem de batismo, ordem de evangelização, ordem de fazer santa ceia … ordem de arrependimento e salvação João 3:16 tem tantas verdades doutrinárias que não tem espaço para escrever. de fato, tem cumprimento do AT, mas falar “significativas”.

  5. O dízimo da hortelã, endro e cominho está relacionado a Lv 27.30 – mais especificamente era provido na Mishnah. Pergunto ao autor do artigo: Jesus proibiu as outras partes da lei? Proibiu o sábado, a circuncisão, o sacrifício de animais, as festas judaicas etc? Devemos cumprir isso também?

    1. Você tem que entender a Bíblia de Genesis à Apocalipse e não em v.v. isolado como você faz, Paulo disse : “Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.” 1 Timoteo 5:18  Hoje a manutenção dos miss / pastores etc vem dizimo.

    2. “Digno é o trabalhador do seu salário” Lucas 10.7 Se você não quer dar o dizimo isso é a sua consciência com Deus, e não adianta ficar interrogativo ou indignado porque não é com sua postura anti dizimista que as denominações vão mudar para você, ou você se julga “O iluminado” ? 

  6. Evandro Luciano, o seu problema é que ora quer basear-se somente no AT e ora quer basear-se somente Evangelhos de acordo com que convém … o que o sr. quer realmente ? diga rapaz 

  7. a impressão que eu tenho, é que o sr. quer minar a contribuição dizimista para que a manutenção de missionários / obreiros / pastores seja prejudicada com seus argumentos ambiguos e pífios.
    o sr. é algum “iluminado” ? (jack nicholson here’s johnny)

    1. Amado irmão ‘Canto Gregoriano’, o que eu quero dizer, é que Mt 23.23 não é nenhum ensino doutrinário sobre dízimos para os gentios. Não se pode fazer doutrina de um verso isolado. Cristo estava ADVERTINDO e não ensinando. O assunto “dízimo” é secundário nessa passagem…

    2. A verdade é que Paulo, o apóstolo dos gentios, nada falou sobre dízimos, e isso seria muito estranho pelo fato de que ele pregou para povos que não conhecia os costumes judaicos. Se o dízimo devesse ser praticado ele não poderia ter deixado de falar, pois do contrário, seria omisso. 

    3. O sistema de contribuição ensinado por Paulo difere em muito do que o sistema religioso ensina. As instituições evangélicas estão na verdade seguindo um costume herdado de Roma e não dos cristãos primitivos. Estão chamando “coletas para pobres” de dízimo, quando nada disso tem a ver.

    4. Evandro Lucianodom nov 01 at 3:24 pm O assunto “dízimo” é secundário nessa passagem…

      É secundário, porém Ele mandou fazer “DEVEIS FAZER ISSO…” vv23a
      as denominações deliberaram a contribuição formal o dizimo, o dinheiro é ferramenta e Igreja tem contas para pagar e salarios.

  8. Meu amado irmão, deixo aqui um conselho: Cuidado com as interpretações dos homens. Busque você mesmo um estudo imparcial das Sagradas Escrituras, pois todos nós temos condições de entender a palavra do Senhor, sem a “ajuda de intermediários”. Não há “guardiões da verdade divina”…

    1. Ele mandou fazer “DEVEIS FAZER ISSO…” vv23a as denominações deliberaram a contribuição formal o dizimo, o dinheiro é ferramenta e Igreja tem contas para pagar e salarios.
      Nem você guardião ou algum iluminado só um comentarista do plantão da internet.

    2. Meu irmão, Jesus realmente disse “deveis fazer isso” (v. 23). Mas veja no verso 3, que Ele também diz para fazer “TUDO O QUE VOS DISSEREM” (ou seja, tudo o que escribas e fariseus ensinavam sobre a lei de Moisés). O dízimo, assim como os 613 mandamentos da lei, deveria se cumprido…

  9. Sr. Evandro Luciano o sr. e a sua interpretação parece me subversia, visa minar a manutenção da Igreja na area financeira. Jesus mandou “VENDA TUDO E DÊ AO POBRES…” mt.19:20
    você faz isso : vendeu sua casa e carro e deu aos pobres? se fizer isso hoje gastam tudo com superfluo.

    1. vivemos em uma epoca pós reforma martinho lutero, hoje há instituições, a igreja é uma visão espiritual em meio as denominações, nesta epoca o sustento da igreja / missões / pastoral foi deliberado o dizimo salarial do membro. e não é a seu papo que vai mudar isso.

    2. Irmão, não sou contra a contribuição. Só defendo que seja conforme foi ensinado à igreja pelos apóstolos, pois esta estava edificada sobre a DOUTRINA DOS APÓSTOLOS (At 2.42). Os apóstolos nunca ensinaram sobre dízimos, mas falaram sobre COLETAS PARA OS POBRES (Rm 15.26).

  10. Você conhece alguma denominação evangélica que esclarece seus membros a respeito do OBJETIVO DAS COLETAS? As igrejas ‘malaquianas’ que pregam Ml 3.10 explicam que o que ia para a ‘casa do tesouro’ era correspondente a 1% do total dos dízimos do povo e não 10%? 

  11. Os israelitas pagavam seus dízimos aos levitas (10%), nas cidades levíticas, e estes repassavam “os dízimo dos dízimos” (10% de 10% = 1%) aos sacerdotes (nas “câmaras da casa do tesouro”) (Ne 10.37-38). Portanto, ia para a “casa do tesouro” 1% do total dos dízimos do povo, e não 10%.

  12. Os dízimos, na lei, era o sustento alimentar (e não financeiro) de levitas (que não tinham herança em Canaã), estrangeiros, órfãos e viúvas. Na lei, as viúvas e órfãos não pagavam dízimos (ao contrário, recebiam), mas nas igrejas é cobrado dízimos de TODOS, inclusive dos pobres. 

  13. Malaquias estava advertindo OS SACERDOTES e não o povo (Ml 1.6; 2.1; 7-9). Quando os sacerdotes roubavam os dízimos, os pobres eram oprimidos (o Senhor é contra os opressores das viúvas, órfãos, estrangeiros…M 3.5). O 3° dízimo (Dt 14.28, 29) os pobres ‘comerão e fartar-se-ão’…

  14. Meu irmão ‘Canto Gregoriano’, infelizmente o dízimo pregado nas igrejas, não é o dízimo bíblico, mas de uma caricatura mal feita do verdadeiro dízimo. Nem sequer os princípios são seguidos. O dízimo atual não está apoiado nem no dízimo da lei e nem no dízimo único de Abrão. 

  15. Vejo como oportunidade  do criador de ofertarmos com alegria, não como obrigação, mas como privilegio dado aos santos, e isto transcende a lei, nossa justiça excede aos dos fariseus. o judaismo era estatal, não tinham dividas de alugueis e outros, o problema da igreja é não crer no espirito

  16. Há pelo menos 8 preceitos que são “ANTES, DURANTE E DEPOIS” da lei, mas somente 1 é exigido dos fiéis. Deixo aqui a pergunta aos irmãos: Quais os 7 preceitos anteriores à lei que foram incorporados a ela, e mencionados no NT e que não são exigidos pelas igrejas?

  17. Evandro Luciano, você blá-blá-bla demais. A realidade : vivemos epoca pós martinho lutero no séc21, não na igreja primeiro século, hoje as necessidades materiais  são diferente. Naquele tempo não tomava banho, só nos pés, hoje toma-se banho diariamente. hoje dizimo é fato correto.

  18. Evandro Luciano, e não adianta escrever caminhões de v.v. isolados e conversa filosofica que não vai adiantar nada, a igreja institucional (denominações) não vai mudar a receita só porque você acha certo ou errado.

  19. se você quer seguir uma suposta “regra pura” imita então o joão batista andava vestido de peles e comia gafanhotos … se voce quer dar dizimo ou não é a sua consciencia, não adianta blá bla sem fim. até mais obrigado por “tc” comigo.

Comentários 1 - 33 de 33Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement