Esqueceu a senha?

Dr. Deltan Dallagnol faz um apelo…

por Artigo compilado - sex abr 29, 2:01 pm

Dr. Deltan Dallagnol faz um apelo…

Durante a coletiva à imprensa, ontem à tarde, sobre novas denúncias oferecidas pela Força-Tarefa ‪#‎LavaJato‬ contra 18 pessoas, não pudemos deixar de lembrar que estamos, sempre, tratando de grandes esquemas de corrupção. E que esses esquemas vêm de centenas anos e não têm partido. Muitos deles, aliás, são cometidos em função do nosso sistema político – que, na palavra do procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, é “criminógeno”. Isso significa que mudança de governo não é, como muita gente pensa, meio caminho andado contra a corrupção. Se queremos um país melhor, precisamo adotar medidas para isso.

Na mesma coletiva – que envolveu uma grande e poderosa empresa, a Odebrecht –, lembramos também que esta empreiteira, desde o início do trabalho da #LavaJato, usou um método de defesa muito comum em casos de grande proporções: para se defender, acabam acusando ou tentando retirar a credibilidade de investigadores. Ocorre que, embora isso tenha acontecido desde os primeiros indícios de irregularidades, boa parte das pessoas que alegaram “perseguição” por parte dos investigadores passaram a reconhecer fatos, entregar provas e colaborar com a justiça. Isso, em nossa visão, reforça a tese de que a defesa usada é de desconstrução das investigações. E nunca é demais lembrar: as investigações do MPF são apartidárias, embasadas em vastas provas, dentro dos limites judiciais e completamente técnicas.

Por isso, reforçamos sempre que o que precisamos – e com urgência – é de reforma no sistema político e no sistema judicial que facilita a corrupção. Lembram do que ocorreu na Operação Mãos impas, na Itália? Pois então… para não acontecer o mesmo aqui no Brasil, vamos aproveitar a oportunidade. As ‪#‎10Medidas‬ estão aí para isto. Estamos nesta luta. E continuaremos.

Veja aqui a matéria do MPF sobre as novas denúncias da #LavaJato: http://www.mpf.mp.br/…/forca-tarefa-lava-jato-apresenta-den…


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement