Esqueceu a senha?

Dt 6.4 contraria a doutrina da Trindade?

por Artigo compilado - qua set 27, 10:27 pm

DEUTERONÔMIO 6.4 – ESTE VERSÍCULO CONTRADIZ A DOUTRINA DA TRINDADE?

Este verso é o shemá hebraico. As TJs dizem que como Deus é ‘único’ não pode ser trino. As TJs e os unicistas citam este verso contra a doutrina da Trindade, dizendo que ele viola o shemá judaico e nega a exclusiva e suprema divindade de Jesus.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Dt. 6.4 não nega a Trindade. Ao contrário, estabelece um de seus pontos fundamentais: existe UM Deus. Como as Escrituras interpretam as próprias Escrituras, interpretando Dt. 6.4 em conjunto com outros versículos, aprendemos que o único Deus verdadeiro é trino em sua personalidade (IICo. 13.13-14), isto é, existem três pessoas nessa natureza divina única.

Cada uma das três pessoas da Trindade é chamada ‘Deus’ nas Escrituras: O Pai (IPe. 1.2), o Filho (Jo. 20.28), e o Espírito Santo (At. 5.3-4). Além disso, todos possuem atributos de divindade — incluindo a onipresença (SI. 139.7; Mt. 28.20; Hb. 4.13); a onisciência (Mt. 9.4; Rm. 11.33; ICo. 2.10) e a onipotência (Mt. 28.18).

Pode-se observar claramente os três em unidade dentro da mente de Deus, em passagens como Mateus 28.19. O termo “nome” no grego é singular, indicando que há um só Deus. Porém, existem três pessoas diferentes em Deus, conforme indicado pelos três artigos definidos no grego — o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essa tri-unidade também é refletida em IICoríntios 13.14. Então existe um só Deus, mas existe uma pluralidade dentro dessa unidade — uma pluralidade de pessoas dentro da unidade da natureza.

Preparado e compilado pelo Pr. Edisom Miranda da IEPAZ


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. o fogo é um elemento, mas tem três substâncias distintas que se faltar não existe fogo : calor, combustível e oxigênio. Mesma coisa Deus, Ele é único, porém tem três pessoas distintas que se faltasse um não seria Deus, (Pai, Jesus e Espírito Santo).

    1. calor não é substância.É energia emanada.Procure melhor exemplo

    2. Vc entendeu o exemplo … mas prefere ser pusilânime. ninguém disse que calor é substancia.
      orelha seca.

    3. “ninguém disse que calor é substancia”.

      melhor o sr ler o que escreveu anteriormente.Não queira dar uma de erudito se não tem competência nem moral para isso
      aqui está o escrito: “e faltar não existe fogo : calor, combustível e oxigênio.”

    4. meu filho, tu quer explicar coisas espirituais a partir de exemplo de fogo…de que buraco vc saiu?

  2. Deuteronômio 6:4 diz:” …Javé,Nosso Deus,Javé é um só.” não nega a Trindade. porque as 3 pessoas Divinas são chamadas de Deus :O Pai (1 Corintios 8:6), o Filho (João 1:1), e o Espírito Santo (Atos 5:3-4).Deus é um só ou seja Deus é Uno e Trino( Marcos12:29;Mateus 28:19).

  3. Isso para mim não importa, o que importa é que Javé, Jeová, YHWH é Deus supremo e criador, Yeshua, Jesus, Yeshus é o Filho e nos disse que somente seu Pai “YHWH” é bom e deu a resposta a Satanás que somente devemos prestar serviços a YHWH e mais ninguém.

    1. E Sobre o Espirito Santo, eu não me atrevo a dizer, pois não quero pecar contra essa Santíssima e 3 vezes Santo.
      Vocês deveriam fazer o mesmo, pecar contra o Espirito Santo, não haverá perdão, igual Corá que foi engolido pela terra, esse não haverá perdão, Caim..

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement