Esqueceu a senha?

Eclesiastes 6.3 é base para defender o aborto?

por Pr. João Flávio Martinez - sex set 14, 3:01 pm

“Sou a favor do direito de escolha da mulher. Sou a favor do aborto, sim. A Bíblia também é.” (Bispo Edir Macedo)

O Bispo Macedo costuma usar essa passagem de Eclesiastes 6.3 para dizer que a tese da liberalização do aborto tem algum respaldo bíblico, vejamos esse texto em algumas versões:

“Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele”. 
(Almeida)

Mesmo que um home tem cem filhos e filhas, mesmo que viva muitos anos, se não aproveitou do que ganhou, nem deixou dinheiro suficiente para que seus filhos lhe dêem um enterro decente – acho que teria sido melhor para esse homem ter nascido morto.
(Bíblia Viva – Ed. Mudo Cristão)

Veja o texto na Bíblia Linguagem de Hoje: “que adianta um homem viver muitos anos e ter cem filhos se não aproveitar as coisas boas da vida e não tiver um enterro decente? Eu digo que uma criança que nasce morta tem mais sorte que ele”.

O livro de Eclesiastes é repleto de pensamentos alegóricos em que o homem é levado a pensar em seu fim, que é estar junto a seu Criador. Neste caminho, o homem é confrontado com pensamentos melancólicos sobre o suor gasto no seu dia-a-dia, em seu trabalho, na vaidade de tantas ações humanas e que muitas vezes mais nos afastam que nos aproximam do Altíssimo. O dia-a-dia pode ser sufocante e é necessário que o homem, esta criatura amada infinitamente por Deus, tenha sempre à sua frente seu destino, seu rumo, seu Deus. O belíssimo texto em questão mostra o quanto à vida pode ser improdutiva mesmo que tantas vezes pareça a muitos que ela é bem-sucedida. Uma vida vazia é uma vida sem Deus, e o Eclesiastes mostra que quem não encontra a verdadeira felicidade – Deus – por mais que tenha trabalhado e lutado, sua existencialidade foi nula, como alguém que não viveu, como uma pessoa que nasceu morta.

Corrobora com minha exegese o escritor Mattew Henry: Uma família numerosa era questão de entranhável desejo, e muita honra para os hebreus; uma vida longa é o desejo da humanidade em geral. Mesmo possuidor destas bênçãos, o homem pode não ser capaz de desfrutar suas riquezas, família e vida. Nesse contexto, tal homem, em sua passagem pela vida, parece haver nascido para nenhuma finalidade ou utilidade. O que nasceu e viveu alguns momentos tem uma sorte preferível ao que viveu muito, mas sem objetividade producente. (Livro “Comentário Bíblico”, Ed. CPAD).

Em síntese, a exegese do texto não fala nada da possibilidade de uma mulher optar pelo aborto. Somente na mente fértil do Bispo Macedo é que existe essa interpretação! Cabe a ele explicar, do alto da sua sapiência teológica, como um trecho como este pode ser utilizado para justificar o aborto.

A prática do aborto sempre foi e continuará a ser condenada pela Igreja Cristã na figura de suas denominações sérias e verdadeiras, comprometidas com a Bíblia Sagrada e suas doutrinas, doutrinas que são imutáveis, não vulneráveis ao tempo e aos costumes de regiões!

Fontes:

http://www.chamada.com.br/mensagens/fatos_aborto.html

http://br.geocities.com/observatoriodaiurd

http://contra-o-aborto.blogspot.com/2007/10/o-aborto-e-teologia-do-dio-de-edir.html


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

12 Comentários

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Essa interpretação do Sr. Edir Macedo, não merece um unico comentario,coisa mais absurda,dizer o que a Bíblia não diz,até um tolo conseguiria interpretar o texto.

  2. A frase “digo que um aborto é melhor do que ele” simplesmente quer dizer que um feto morto é melhor do que a vida desse homem em questão no texto. Não acredito que o Edir Macedo conseguiu interpretar isso ao pé da letra. Isso é ridículo.

  3. Maldito homem que crê no homem.Esse versículo pode ser um desabafo do Pai em frente ao filho ímpio.Ao mesmo tempo Deus pode usar o missionário para testar nossa fé.Pois nós os escolhidos já temos disernimento da palavra
    .

  4. esse coitado do Edir Macedo é a justificativa do “ranger de dentes”… ele diabolicamente defende o aborto provocado pela “inteligencia” de planejamento familiar e um a menos nas ruas do crime… a Bíblia sabiamente sugere um aborto natural…  

  5. Todos defendem seu ponto de vista.Mas se sua filha fosse estuprada quem deixaria nascer um neto de marginal?essa criança não iria nascer rejeitada pela mãe e parantes ? imagine sua filha virgem sendo estuprada e ficando gravida você deixaria nascer esse neto?quando perguntasse quem é o pai?

    1. Então Jesus deveria ter sido morto, pois quem acreditaria que Maria foi fecundada pelo Espírito Santo?

    2. Antonio voce precisa entender mais o poder de Deus, Maria foi sim fecundada pelo poder do espírito santo de Deus. Leia a bíblia, ela é uma fonte inesgotável de sabedoria. fique com Deus!

    3. “essa criança não iria nascer rejeitada pela mãe e parantes ?”, existe uma solução pra isso: amar essa criança. Cristo não escolhe quem amar, ele mandou amar e perdoar até nossos inimigos

  6. Sinceramente não sei o que é pior,se é o texto ou os comentários de alguns (sem querer faltar com respeito e respeitando a opinião de cada um),mas tipo,me desculpe pela minha maneira de falar, existe uma enorme diferença entre “nascer morto”e “abortar”,até um idiota sabe disso!!!

  7. Pensando bem se olhar as disigualdades sócias e toda violência nos dias de hoje, EU SOU SIM A FAVOR DE INTERRONPER UMA GRAVIDEZ! POIS QUANTAS SÃO AS MULHERES QUE MORREM EM VERDADEIROS “AÇOUGUES”.Porem defendo a prevenção. Pois assistem varios metedos para não engravida!

  8. Só uma coisa tenho que acrescentar, se quem interpretou foi paulo, Pedro não importa porque fé não se discute, se usa se o Edir Macedo interpretou dessa maneira, é porque foi expressa em um momento de revolta. no meu ponto de vista, quem faz essa avaliação tem que vencer a velha criatura.

  9. SERÁ QUE É PORQUE AS FILHAS DELE SÃO ESTÉREIS???

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement