Esqueceu a senha?

EG White e a Masturbação

por Pr. João Flávio Martinez - dom fev 10, 10:46 am

Deve ser penoso aos adventistas ter uma profetisa que é baluarte da igreja, mas ao mesmo tempo vergonha perene da mesma. Suas afirmações “inerrantes” fazem seus teólogos tornarem-se verdadeiros malabaristas da exegese “whitiana” – é de dar comiseração!

Atualmente estou lendo o livro “Os 7 Mitos do Adventismo” do Pr. Paulo Sérgio Batista. A obra é uma das melhoras pesquisas em língua portuguesa sobre a temática. Na página 86 do livro encontramos uma pesquisa sobre EG White bastante risível, onde Paulo Sérgio explicita os comentários da “pena inspirada” (como EG White é chamada) sobre a masturbação. Sem querer entrar no mérito da questão da puberdade, pois sabemos que o ato em si pode realmente levar os jovens a pecar, veja o que ela defende como veracidade sobre o ato juvenil:

A condição do mundo é alarmante. Por toda parte que olhemos vemos imbecilidade, nanismo, membros aleijados, cabeças mal formadas e deformidade de toda descrição… Hábitos corrompidos estão dissipando sua energia, e trazendo-lhes enfermidades repugnantes e complicadas… As crianças que praticam a auto-indulgência [masturbação] . . . devem pagar a penalidade. Prosseguindo a prática desde os 15 anos ou mais, a natureza protestará… e fa-los-á pagar elevado preço. . . por numerosas dores no organismo, e várias doenças, tais como indisposição de fígado e pulmões, nevralgias, reumatismo, problemas da espinha, doenças renais e tumores cancerosos. . . “. (An Appeal to Mothers 1864)

O Pr. Paulo Sérgio Batista arremata a questão: “É tão absurdo o que Sra. White declarou sobre os males causados pela masturbação que a Revista adventista Spectrum trouxe um artigo tentando ‘explicar’ o motivo de seus disparates científicos – ‘… a maioria dos especialistas médicos de hoje não confirma (os efeitos da masturbação descrita por White)… Mas talvez o que ela escreveu é menos ofensivo quando comparamos com que outras pessoas estavam escrevendo em seu tempo…’. Portanto, segundo o periódico adventista, EGW ensinou coisas erradas sobre saúde, porém, outros de sua época também ensinaram coisas piores! É incrível como alguém pode defender os conceitos ‘inspirados’ de EG White com esse tipo de argumentação absurda. Se EGW foi realmente inspirada e conduzida por Deus na formulação de sua reforma pró-saúde, por que foram ensinados conceitos errados daquilo que ela própria veio reformar, supostamente por orientação divina?”

Corroboro com as argumentações do pesquisador Paulo Sérgio Batista. Não faz sentido algum os adventistas quererem defender a inerrância das obtusidades escritas pela sua profetisa. Seria mais simples, para os adventistas, admitirem os erros de EG White e se voltarem apenas para a Bíblia como regra de fé.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

45 Comentários

Comentários 1 - 45 de 45Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A igreja adv. 7º dia fundada formalmente 1863, e outras religiões depois, tais como Testemunhas de Jeová e Mormons, vieram dos Estados Unidos da America do Norte. Um produto da confusão mental da epoca, pois de 1861 à 1865 houve a tal guerra de secessão, onde os exercitos dos estados do sul e do norte de destruiam mutuamente, irmãos contra irmãos : católico contra católico, e protestante contra protestante, qual o resultado de tudo isso ? Levantaram-se reformadores e mais reformadores até que hoje temos o mixto de tudo isso importado para nós brasileiros. logicamente, não defendo a colonização de Portugal, pois os portugueses vieram aqui para extrativismo, fazer filhos com as indias (cunhadismo), enfim, é o nosso Brasil. Avante a igreja evangelica do Brasil (denominações modo geral) sem deixar influenciar pelos americanos. Pastor americano pregando é uma lástima, o Pr. brasileiro dá de 10 zero. é a minha opinião.

    1. Nossa quanto preconceito, maldade e ódio no coração, você que fez esse comentário repugnante se parece com os judeus que se acham os maiorais quando o assunto é a preferencia de Deus, sugiro que vá ler a biblia e aprender o que Jesus fala sobre o preconceito.

  2. fiquei impactado com as informações deste. que Deus continue abençoando. os organizadores deste site.

    1. davidmasson

      eu não sou organizador do site. somente visitante e leitor. se a sua replica foi para meu comentário.
      mas pelo jeito você gosta de ser impactado?

    2. Fica impactado mas não acredite, faça como os bereanos Atos 17. Pesquise com o coração aberto e veja se ela não tinha razao quanto a Masturbação. E veja toda a reforma de saúde e como a Ciencia tem comprovado o que ela disse.
      Somos o povo com +Saúde e isso é dom de DEus.

  3. O primeiro erro nisso tudo é que mulheres são proibidas de ensinar, o segundo erro é que ela não é israelita, e o terceiro é que Deus nunca usou uma profetisa para escrever um livro, porque Ele usaria agora? Não havia homens dignos no mundo? O quinto erro é que ela escreveu mais paginas do existem na bíblia toda, pra não dizer quase nada. Quem conhece bem a bíblia sabe que todos os autores procuraram escrever o mínimo possível e com mais objetividade. O próprio Deus escreveu apenas o decálogo nas tábuas de pedra.

    1. Tá escrevendo besteira, desculpe.
      De onde você tirou que mulheres são proibidas de ensinar? Agora mulher é bicho? Como assim ela não é israelita é um erro? Somente eles tem diploma para fazer livro que aconselha? E Deus escolhe seus métodos, não tem essa de ele nunca fez dessa forma, ta errado! E como assim ela escreveu mais paginas que a biblia é um erro? Me mostra essa regra que tem que escrever em poucas palavras então! E os livros dela são livros que tem muita coisa a ensinar e complementar um cristão, infelizmente tem uma sindrome de pessoas achando que quem acredita que Ellen White foi usada por Deus é de uma religião que acha que os livros dela são uma biblia melhorada! Os livros dela são somente conselhos.

    2. Libni: 1º) Desde quando que Deus proíbe as mulheres de ensinar o próximo sobre as verdades bíblicas para os perdidos? Não precisa ser israelita para virar profeta, Deus escolhe aquele a quem ele vê capacitado espiritualmente. Deus escolheu mulheres para serem profetas. Vejam em Lucas 2:36.

    3. Quantos livros moisés escreveu? E Paulo?

    4. Que conceito absurdo sobre o papel da mulher! De onde voce tirou isso que Deus exclui as mulheres de sua obra? Voce nunca leu a biblia? E é tao preguicoso assim a ponto de criticar o numero de paginas que a Ellen White escreveu? vc está contra a Mulher e muito errado sobre Deus e sobre o homem.

  4. Os homens querem tomar o Reino de Deus,querem fazer as coisa do jeito deles,começam a Obra no Espirito e estao terminando na Carne…

  5. misericordia muita misericordia para vcs o pobres irmaos que nao sabem nada dos adventistas mas insistem em falar mal de nos.buscam informaçoes mal bem mal interpretadas e dizem que os adventistas creem nisso,coitados de nmos nem sabemos diddo.esses organizadores do site sao muuuuuuuito incompetentes e mal intencionados.parem de ter inveja dos adventistas se vcs nao a seguem o que deus pede e querem ir para o inferno,vao,mas parem de falar mal dos adventistas.procurem ler a biblia e interpreta-la corretamente.tirem primeiro a trave de madeira do olho de vcs e depois tentem tirar o cisco do olhos dos cristaos

  6. Acredito que hoje a muito ataque a diversas denominações mais pouco mesmo se conhece. Vamos estudar mais , ler mais e depois sim falar.

    Aproveitem e perguntem 

  7. Por causa disso que Deus usou Ellen White para escrever livros que vão aconselhar os cristãos, é uma pena que tem gente que tem sindrome de achar que quem acredita nos livros dela substituem a biblia pelos livros dela, esses livros são conselhos que se baseiam na biblia.

  8. infelizmente as pessoas estudam a bíblia para combater os adventista do sétimo dia, estarão perdendo o seu tempo, pois, ele estuda a bíblia não para conflitos e sim pra salvar as pessoas do pecado!!!
    aconselho a todos a estudar a bíblia para salvar pessoas e não para conflitos.

  9. adventistas navegam neste site e quer ler o que? “gloria a H.G.W”? 
    vocês dizem :  vão estudar mais a Biblia … mas por que baseiam-se na literatura dela como “espirito” profecia tanto que inventaram uma heretica oração de aceitação a H.G W …
    são voces que tem que se verificar.

    1. ME DIGA ONDE VOCÊ TIROU ESSA DOUTRINA HERÉTICA DE ARREBATAMENTO SECRETO? E ONDE SUA IGREJA TIROU A DOUTRINA DO DOM  DE LÍNGUAS TOTALMENTE CONTRADITÓRIA AO QUE É ENSINADO EM ATOS 2? VOCÊS INTERPRETAM ABSURDAMENTE MAL O CAPÍTULO DE ATOS 2. VERIFIQUE VOCÊS AI!

    2. como assim oração de aceitação a H.G.W?? de onde tirou isso? estou na IASD faz tempo, nunca ouvi falar de tal oração!

  10. Nós nao seguimos Ellen G. White… a Igreja dventista do 7 dia crer na biblia como luz maior e s escritos de E.G.W como luz menor (que a biblia) pelo simples fato de suas escrituras em nenhum momento se contradizer da Biblia.

  11. Querido amigo, prepare-se um pouco mais antes de postar assuntos desta natureza. O Adventistas não tentaram “Explicar” nada na revista Spectrum, pois esta revista nem mesmo é Adventista.

  12. PECADO PIOR? QUALQUER UM QUE VIOLA UM MANDAMENTO CERTAMENTE NÃO IRAR PARA O REINO DE CRISTO. QUEM TROPEÇA NUM SÓ PONTO TORNA-SE CULPADO DE TODOS. NÃO EXISTE PECADO MENOR NEM PIOR, TODOS TEM O MESMO GRAU, É DESOBEDIÊNCIA. 

  13. QUE GRANDE EXEMPLO DE CRISTÃO VOCÊ ESTÁ DANDO! SEGUINDO OS PSEUDOS-PASTORES DESSE SITE CERTAMENTE NÃO APRENDERÁ BOA COISA, SÓ IGNORÂNCIA, PRECONCEITO E FANATISMO.

  14.  lamento o que tenho visto … primeiro quem é o homem para que julgue outro homem? Segundo, eu nao acredito que cristaos genuinos independente de religiao devem denegrir a imagem de um ou do outro .. nao é placa de igreja q salva .. a biblia diz que de todos os rebanhos terao ovelhas salvas

    1. tanta gente precisando ouvir apalavra de Deus para ser salvo do pecado e da morte eterna vcs  de orar ums pelos outro fica igual criança brigando por um briquedo  estude a Biblia e busque a Deus se voce e feliz na sua igreja peça ao Espirito Santo que lede sabedoria busque a Jesus

    2. É UMA LÁSTIMA PESSOAS SEGUIREM PROFETAS COMO VISÕES E REVELAÇÕES ANTE-BÍBLICA, SEM FAZER UM AUTO EXAME DAS ESCRITURAS PARA ANALISAR OS ESCRITOS DOS MESMO. NOSSO MAIOR ERRO É ENGOLIR TUDO QUE UM PROFETA FALA SEM FAZER UMA ANALISE BIBLICA SADIA (MT 22.29; 5.39; AT 17.11).

  15. Todos somos criados, e nenhuma criatura tem o poder de julgar a outra. Deixai que tudo cresça junto, no tempo certo pedirei aos cefeiros para guardar o trigo e queimar o joio. são palavras de jesus cristo, quem é vc homem para julgar teu irmão?

    1. “JULGAI TODAS AS COISAS …” 1 Tessalonicenses 5:21a

      SERÁ QUE PAULO ESTAVA DELIRANDO AQUI ? AS PALAVRAS DE S.PAULO É PALAVRA DE DEUS E OU DE JESUS, POIS É INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO. 
      JESUS PROIBE JUIZO TEMERÁRIO, MAS FALAR A VERDADE DEVE-SE MESMO FAZER MESMO SE DOER EM VOCE.

  16. 1. Cite os erros. E as passagens dos periódicos que comprovem.
    2. Escreva o texto completo dos trechos a cima do livro sem … Não abrevie. Isso muda todo o contexto e o sentido sobre o que ela estava declarando.

  17. As afirmativas não tem base alguma concreta.

  18. A masturbação queima calorias.É um calmante natural.Estimula a imaginação.Entre outros benefícios.Por isso e altamente recomendada pelo médicos.

  19. Realmente como Profeta a senhora  Ellen G. White deu umas “pisadas de bola”  feio.
    Deus nos Salve.

    1. a adventista é seita porque segue os mandamentos de ELLEN G. WHITE e pior que pisou na bola, ela mentiu todas as vezes que “profetizou”. 

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/ 

  20. Ellen G. White foi reprovada na escola de profetas e profetisas mas a Religião Adventista continua sendo aquela cuja doutrina mais se aproxima da Bíblia.
    E é isso que importa.

    1. as suas próprias declarações te faz tropeçar sr. Orlando …  a adventista é seita porque segue os mandamentos de ELLEN G. WHITE / “cuja doutrina mais se aproxima da Bíblia” / se aproxima mas nunca chega lá. 

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    2. Eu tenho avbsoluta certeza que ellen g white igual a igreja adventista e tudo que ela falou sempre foi na biblia . A igreja adventis foi escolhida por Deus ate eu acho e que Deus me corrija se to errado a biblia fala sobre ela .

  21. E aí? pode ou não pode? blá blá blá. Quero saber se pode ou não.

  22. Roberto qui jun 23 at 1:10 pm Quantos livros moisés escreveu? E Paulo?

    olha este adventista medíocre está comparando EG-White c/ Moisés e Paulo e dando a entender que ela é melhor do que os dois pelo fato dela ter uma montanha de livros editados.

    1. Se for pela sua lógica, então EG-White foi melhor que Jesus, pois Ele nunca escreveu livro nenhum, Ele veio Viver a Palavra, e foram outros que escreveram sobre Ele.
      Dou-lhe o troféu asno-jegue para você ! de tão ignorante que és ! e idolatra de eg-white.
      boa sorte sr.

  23.   Mentirosos!!!

  24. O elemento químico zinco foi descoberto em 1509, e desde décadas vem sendo reconhecido como nutriente essencial para a vida. Porém, somente a partir dos anos 1960 é que foram descritos os primeiros casos de deficiência desse micronutriente, inicialmente entre adolescentes iranianas. (Continua)

  25. Ponto nos is. Risível, né?

  26. Rodrigo ter abr 18 at 3:26 pm ” …criticar o numero de paginas que a Ellen White escreveu? vc está contra a Mulher e muito errado sobre Deus”

    “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” 1 Timóteo 2:12

    1. ellen gold white não somente está descredenciada biblicamente no que escreveu, mas também quanto a sua ocupação de ser lider … só neste verso mostra o quanto trabalha em erro o adventismo.

  27. Sou adventista do sétimo dia graças a Deus. E tenho pena da forma cm vcs pensam a respeito. Mas n foi muito diferente na época dos discípulos. Os discípulos pregavam a verdade ao contrário dos fariseus que tinham toda a certeza de que estavam certos de suas doutrinas abomináveis a Deus.

    1. ao invés de fazer uma replica com argumento bíblico, como você não tem (pois postula a partir de EGW), então você escreve aqui fazendo um teatro melodramático se pondo como mártir sofredora.
      dá licença, não colou. estude mais.

Comentários 1 - 45 de 45Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement