Esqueceu a senha?

Ele seria chamado nazareno?

por Norman Geisler - ter nov 04, 7:06 pm

Jesus e nicodemus

MATEUS 2.23 – Mateus não errou quando citou uma profecia não encontrada no AT?

PROBLEMA: Mateus afirma que Jesus mudou-se para Nazaré, para “que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno” (Mt 2:23). Entretanto, tal profecia não é encontrada em nenhum profeta do AT. Será que Mateus cometeu um erro?

SOLUÇÃO: Mateus não disse que algum “profeta” (no singular) do AT tenha afirmado isso. Ele simplesmente afirmou que “profetas” (no plural) que viveram no AT predisseram que Jesus seria chamado Nazareno. Dessa forma, não há por que acharmos que devemos encontrar um versículo nesse sentido; devemos simplesmente considerar como sendo a afirmação de Mateus uma verdade geral, que pode ser encontrada em muitos profetas, no que corresponde ao tipo característico do nazareno. Há várias sugestões de como Jesus teria “cumprido” (realizado) essa verdade.

Alguns apontam para o fato de que Jesus cumpriu todos os requisitos de justiça da Lei do AT (Mt 5:17-18; Rm 8:3-4), da qual uma parte envolvia o santo compromisso feito no voto de “Nazireu”. Esse voto era para “consagrar-se para o Senhor” (Nm 6:2), e Jesus cumpriu isso perfeitamente. Entretanto, a palavra é diferente tanto no hebraico como no grego, e Jesus nunca fez esse voto em particular.

Outros apontam para o fato de que Nazaré provém da palavra básica nctzer (renovo). E muitos profetas falaram do Messias como sendo o “Renovo” (cf. Is 11:1; Jr 23:5; 33:15; Zc 3:8; 6:12).

Ainda outros observam que a cidade de Nazaré, onde Jesus viveu, era um lugar desprezado, “fora dos bons caminhos”. Isso ficou evidente na resposta de Natanael: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (Jo 1:46). Considerando isso, “Nazareno” era um termo de desprezo apropriado ao Messias, a respeito de quem os profetas haviam predito que seria “desprezado e o mais rejeitado entre os homens” (Is 53:3; cf. SI 22:6; Dn 9:26; Zc 12:10).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Kkkkkk na verdade muitos dizem q essa cidade d Nazaré nunca existiu nos tempos bíblicos.como pode ser chamado yauhushua o nazareno?

    1. o nome correto de Jesus é JESUS E NÃO “yauhushua” lembre-se que Jesus é o alfa e omega e teve um apostolo chamado Lucas, o medico  e era um grego de antioquia. Jesus nasceu em Belem, mas foi criado em Nazaré.  “pode vir alguma coisa boa de Nazaré” Jo.1:46 “vinde e veja” v.v.47

    2. A palavra nazareno tem o sentido de desprezado, uma peculiaridade sobre o Messias, externa do por vários profetas do AT. Agora o que tenho observado é nestes últimos tempos tem surgido diversos indivíduos Judaizantes querendo arrebatar cristãos para o Judaísmo, você me parece que é um deles.

  2. Jesus não foi Nazireu. João Batista sim.
    Um nazireu não podia comer ou beber nada proveniente de uvas. Jesus participou da Santa Ceia que ele mesmo instituiu. Jesus bebeu vinho ou suco de uva.

    1. Jesus habitou em Nazaré (antiga cidade de refugiu), e João Batista era da tribo de Levi, e nunca foi “nazireu”, ele foi a “voz que clama no deserto” e ou espiritualmente um tipo de “Elias” aquele que prepara um povo ao Senhor.

    2. Jesus não fez ou bebia suco de uva, naquela época a fermentação era na uva, e não era como hoje igual ao vinho “chapinha” ou “sangue de boi”

  3. Na verdade Jesus e sua família foram morar em Nazaré não porque Mateus falou ,mas porque foi instruído em um sonho Mt 2.22 .aí Mateus entendeu os motivos de Deus enviar a Jesus para morar em Nazaré pois os Nazarenos eram desprezados assim como Jesus foi desprezado por Israel .

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement