Esqueceu a senha?

Ellen Gould White e a Astronomia

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - ter set 04, 4:24 pm

Influências do contexto da época

Um fato que se deve levar em conta quando se estuda a fenomenologia das seitas é seu contexto sociocultural onde ela se desenvolve. É sabido que muitos paradigmas doutrinários dentro destes movimentos se estruturaram por influencias externas.

Por exemplo, certas normas éticas que se observam em muitos grupos religiosos não passam do reflexo da cultura o qual está condicionado. Certos tipos de vestuários, hábitos, costumes alimentares e até saudações profundamente arraigados na estrutura ética das seitas, que as diferenciam, explica-se devido a estas influências.

Dentro de certo contexto podemos admitir, que a máxima popular que afirma ser o homem “o produto do meio onde vive”, possui seu quinhão de veracidade.

Em se tratando de movimentos sectários com forte reivindicação de religião revelada e caráter profético intensifica-se ainda mais esta dependência.

É que ao se estruturar como instituição religiosa tais movimentos tende a se adaptar aos condicionamentos sociais, adquirindo respeitabilidade social. Nesta nuança comportamental e organizacional os líderes de seitas procuram contextualizar suas revelações.

Ultimamente muitas delas tentando escoimar o estigma de misticismo apelam para um lado mais “científico” da religião. Procuram se auto afirmar com “absoluta” precisão científica. Esta nova mudança verifica-se facilmente na semântica e até no nome da seita. É este o caso da cultura Racional, Cientologia, Racionalismo cristão, Ciência cristã e outros.

Para impressionar os mais incautos procuram basear essa convergência com a ciência, em supostas “revelações divinas”, mas que com o passar dos anos se mostraram totalmente inadequadas com as novas descobertas científicas, provando assim, que tais revelações nada mais eram que o produto do meio científico que então prevalecia. Era apenas o reflexo do conhecimento do líder, não tendo nada a ver com revelações divinas.

As visões de EGW sobre o sistema solar

Em 1846 Ellen White teve uma ” visão ” do sistema solar, onde muitas coisas lhe foram reveladas, dentre elas temos as seguintes:

 – Ela obteve conhecimento da existência de outros mundos habitados;
 – As pessoas destes mundos eram semelhante aos habitantes da terra, só que mais altos, nobres e majestosos;
 – Encontrou Enoque, passeando em um desses mundos;
 – Que essas pessoas viviam debaixo da lei ou dos mandamentos de Deus;
 – Que dois destes planetas tinham quatro e sete luas.

Diz ela:

“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar.
Perguntei a um deles por que eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi:
– Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência, como os habitantes da Terra.

Vi então duas árvores. Uma se assemelhava muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma. Então meu anjo assistente me disse:

– Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém, comessem, cairiam.”
Prossegue: “Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque que tinha sido trasladado. Em sua destra havia uma palma resplendente, e em cada folha estava escrito: “Vitória.” Pendia-lhe da cabeça uma grinalda branca, deslumbrante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: “Pureza”, e em redor da grinalda havia pedras de várias cores que resplandeciam mais do que as estrelas, e lançavam um reflexo sobre as letras, aumentando-lhes o volume. Na parte posterior da cabeça havia um arco em que rematava a grinalda, e nele estava escrito: “Santidade.” Sobre a grinalda havia uma linda coroa que brilhava mais do que o Sol. Perguntei-lhe se este era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse:

– Não é; minha morada é na cidade, e eu vim visitar este lugar.
Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa. Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo:

– Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus.” (Vida e Ensinos pág. 96-98).

Analisando a visão

Se Ellen White se aventurasse apenas a descrever tal visão de modo geral, sem especificar concretamente, tudo bem. Mas para sua infelicidade e derrocada ela quis particularizar e explicar quais eram esses mundos, e aí ela cava sua própria sepultura.
Quando ela teve essa visão a sra. Truesdail, que fazia parte do movimento, estava presente. Ela descreve como a sra. White viu pessoas altas e majestosas que moravam em Júpiter ou Saturno.

” A Irmã White estava muito fraca de saúde, e enquanto foram oferecidas orações ao lado dela, o Espírito de Deus repousou sobre nós. Notamos logo que ela era insensível a assuntos terrestres. Esta era sua primeira visão do mundo planetário. Depois de contar as luas de Júpiter em voz alta, e em seguida as de Saturno, ela deu uma descrição bonita dos anéis. Ela disse então, ‘ Os habitantes são pessoas altas, majestosas, ao contrário dos habitantes de terra. O Pecado nunca entrou aqui. ‘” (Taken from Mrs. Truesdail’s letter, Jan 27, 1891)

Em 1847, ela e seu esposo Tiago White publicaram essa visão, reafirmando que ela viu realmente os planetas Júpiter e Saturno e depois que saiu da visão poderia dar uma descrição clara de seus satélites, apesar de nunca ter aprendido astronomia. (A Word to the Little Flock, p. 22)

A visão foi tão clara que ela conseguiu ver as luas de cada planeta. Segundo o pioneiro J.N. Loughborough, ela disse que durante a visão estava vendo 4 lua, o que foi identificado com Júpiter pelo pastor Joseph Bates, e outro que possuía sete luas, também identificado por Bates como Saturno. (Great Second Advent Movement, p. 258)

Ora, Ellen White havia dito que foram lhe dada asas para voar de um planeta a outro. Nestas condições extraordinária de viajar pelo sistema solar ela teria plena capacidade de descrever de modo minucioso tais astros. Mas foi isso que ocorreu?

Vejamos:
Ela descreve que Júpiter tinha quatro luas, mas hoje sabemos que Júpiter possui 16 satélites ao todo. Ela também afirmou que Saturno tinha sete luas, mas sabemos que os cientistas já descobriram no mínimo 18 satélites em Saturno.
Ora, como ela poderia ter errado em coisas tão básicas a respeito destes planetas, quando seu marido havia dito que ela, após a visão, poderia “dar uma descrição clara de seus satélites”?

E o que dizer das pessoas altas, majestosas e formosas destes planetas?

É verdadeira essa descrição? Há realmente pessoas altas, majestosas que moram em Júpiter e Saturno? Isto poderia até ter parecido plausível às pessoas em 1846, mas hoje já não mais se sustenta diante das descobertas científicas envolvendo estes planetas. O que sabemos é que as condições em ambos os planetas são extremamente inospitaleiras à vida.

1. Estes planetas não têm nenhuma superfície sólida como a terra. As superfícies consistem em um mar de hidrogênio líquido.

2. A pressão atmosférica é milhões de vezes maior que a terra. A pressão é bastante forte para esmagar os metais mais resistentes.

Numerosas sondas espaciais que usam tecnologia avançada examinaram estes planetas e não descobriram qualquer vestígio de vida, nem mesmo uma simples minhoca existe lá.
3. Nenhuma planta. Nenhum animal e muito menos pessoas altas e majestosas. Nada mais que hidrogênio, hélio e outros gases.

A sra. White viajou de modo sobrenatural de Júpiter Saturno para ver as ” pessoas ” altas, majestosas que vivem lá, mas inexplicavelmente ela deixou de notar os seguintes detalhes:
Pelo menos mais 12 luas em Júpiter
Pelo menos mais 11 luas em Saturno
Pelo menos 9 das luas de Urano
Os anéis ao redor de Júpiter
Os anéis ao redor do Urano 

Por que ela viu só o que astrônomos já tinham visto?

Quando sra. White teve essa visão era conhecimento comum que Júpiter tinha apenas quatro luas. O quinto satélite não havia sido descoberto até 1892. Como vimos há 16 luas pelo menos. Outrossim, naquela época haviam descoberto em Saturno sete luas.

A visão de Ellen White não revelou nada que não poderia ter sido obtido em um livro de Astronomia ou até mesmo de um artigo de jornal da época! A única diferença entre o que a sra. White viu e o que os astrônomos viram pelo telescópio é sobre essas ” pessoas ” altas e majestosas!

Imagine se ela tivesse contado para Bates que Júpiter tinha quatro luas grandes e 12 luas menores! O dom profético dela teria sido sem dúvida confirmado nas gerações futuras. Infelizmente, ela perdeu esta grande oportunidade. Imagine se ela houvesse anunciado que Júpiter tinha anéis!

Depois de considerar o que ela viu e o que ela não viu, nós lhe fazemos esta pergunta: Era esta uma visão de Deus ou apenas conhecimento astronômico da época?

A Verdadeira razão de tudo

Parece que a verdadeira razão desta visão fora para impressionar o marinheiro Joseph Bates que até então se posicionara contra as manifestações “sobrenaturais” de Ellen White. Sem dúvida os White sabiam que Bates era apaixonado por astronomia. Levantando a hipótese de que Ellen era ignorante em assuntos astronômicos, então tais conhecimentos legitimavam seu dom como profetisa e visionária da novel seita, perante Bates.

Isto posto é impossível acreditar no que Arnaldo Christianini afirmou em seu livro “Subtilezas do Erro” na página 35: “Os Testemunhos orais ou escritos da Sra. White…tudo quanto disse e escreveu foi,…cientificamente correto…” 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

32 Comentários

Comentários 1 - 32 de 32Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Essa mulher fumava maconha estragada só pode kkkkkkkkkkkk

    1. É este o tipo de frequentador e leitor do CACP e o moderador permite um comentário deste? Lamentável.

  2. Um absurdo ! todos os supostos mundos visitados eram “legalistas” e ainda tem gente da religião desta mulher quem aqui defender os ensinos dela. talvez ela mesma, seja uma alienigena, de Vulcano, do Spock. rsrs. http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  3. NOSSA COMO SÃO HOMENS DE POUCA FÉ…….COMO GOSTAM DE CRITICAR….DEUS ESTA VENDO NOSSAS AÇÕES.                      MATHEUS 15.9-11   MATHEUS 5.19 LEIA    DEIXEM ESSE POVO SEGUIR A DOUTRINA DELES…SEGUE A SUA…VAMOS SEGUIR A NOSSA…NA BÍBLIA FALA QUEM JUGA SERA JUGADO. 

  4. JCP, você me trouxe até essa página como prova de eu estar “defendendo o indefensável”, mas é justo ai que cai seu erro, será que não percebe que está num terreno perigoso, se colocando como juiz e falando de uma pessoa que serviu a Deus incontestavelmente.

  5. JCP, você me trouxe até essa página como prova de eu estar “defendendo o indefensável”, mas é justo ai que cai seu erro, será que não percebe que está num terreno perigoso, se colocando como juiz e falando de uma pessoa que serviu a Deus incontestavelmente…

  6. Embora  a temos como profetisa para nossos tempos, não a temos como santa, pois esse título não cabe a seres humanos. Até os profetas mais consagrados da Bíblia falharam, pecaram, mentiram… e isso por que são humanos, mas sua mensagem não deixou de ser inspirada.

  7. Por isso, o que eu defendo aqui é aquilo que já havia dito em outro post, palavras ásperas cheias de ódio só demostram acusações efêmeras, desprovidas de uma verdadeira revelação divina. Deus jamais usaria m servo que anunciasse suas descobertas com ofensas e sátiras…

  8. Se és um cristão sincero reflita, Está Deus satisfeito com essa atitude, é você digno de julgar alguém que dedicou a vida a Deus. Aqueles que seguem as orientações de Ellen W. devem estar perdidos pq ela se enganou por vezes em sua vida, pois era humana como nós.

  9. Um dos profetas mais antigos mencionados na Bíblia é Abraão. Tido como pai da fé, o qual mesmo sob esse titulo e sendo considerado amigo de Deus caiu em erros, mentiras e duvidou de Deus. Deixou ele de ser amigo de Deus e um profeta?

  10. As evidências da História e da Bíblia testificam que o controle do Espírito Santo sobre a vida dos profetas não lhes tirava a liberdade de pecar. Se “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23), isto presumivelmente incluiria os profetas também. 

  11. Gisllene, vc é uma fanática pela EGW uma usurpadora, pois denomina-se a si mesmo de “espirito de profecia”, atributo exclusivo do Espirito de Cristo e/ou Santo. tente explicar esse artigo :

    http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    não defenda o indefensável

    1. Nossa que bola fora. Nao foi Ellen White que afirmou que esses planetas eram Jupiter e Saturno. Foi Bates e James que interpretaram como sendo Jupiter e Saturno. Eles podiam achar o que quisessem, isso nao indica que a visao eh falsa.

  12. Gisllene, não defenda o indefensável POBRE BORBOLETA.

    “a besta não veio com Pr.J.Carvalho – adv.”

    https://www.youtube.com/watch?v=wWz2ubU2uzg

    1. Gis,
      assista esse video “comeback” do Jairo, por favor, principalmente atente para o tempo 02:00 minutos, a risadinha não é minha, mas eu também dei risada da “casa caiu” … acorda mulher !

  13. Essa tal de Ellen White,a “Rainha dos ceus” dos Adventistas,viu mesmo,os extras terrestres, anjos caidos.Hoje, já se sabe quem são essas “pessoas”, que nada mais são, que anjos caidos.
    Eles existem mesmo, uma classe de “pessoas”baixas e outra extremamente altas.Elllen já falava de OVNIs.

  14. Vocês terão suas respostas na volta de Jesus Cristo, se Ellen White foi ou não uma profeta. Se Ellen White com todas as suas visões de acordo com a Bíblia, não foi verdade? o qui dizer então desses Atuais profetas pentecostais corruptos etc.

  15. em ves de falar do que voces não entendem, estudem as escrituras compare com os escirtos de Ellen White, procure uma pedra para atira-la se encontrar divulgue-a . POSSO LHES GARANTIR QUE ATE AGORA NIGUEM NUNCA ENCONTROU,PELO CONTRARIO ENCONTRO A SALVAÇÃO EM CRISTO.

  16. E O PIOR…SAO OS INOCENTES QUE FICAM FAZENDO SEUS COMENTÁRIOS A DESFAVOR E COM ZOMBARIA, SEM NEM MESMO CONHECER O TEXTO ESCRITO.MARIA VAI COM AS OUTRAS

  17. (A Word to the Little Flock, p. 22) ..TRADUZI O ARTIGO..
    NÃO É ELES FANDO QUE É JUPTER… E SIM alguém
    dizendo que a visao que ela teve de outros mundos era jupter..
    FALÁCIA PURA ESSE ARTIGO…confiram vcs

  18. Nossa que bola fora. Nao foi Ellen White que afirmou que esses planetas eram Jupiter e Saturno. Foi Bates e James que interpretaram como sendo Jupiter e Saturno. Eles podiam achar o que quisessem, isso nao indica que a visao eh falsa.

  19. JCP Você tem artigos sobre “O Livro dos Mórmons” ?

    1. eu não tenho nenhum artigo, pois eu não sou dono ou diretor do site e muito menos moderador, eu sou apenas um internauta visitante como você porém pesquise aqui, sobre o tema :

      http://www.cacp.org.br/category/seitas/mormonismo/

  20. A Hellen G. White tem razão. Existe um pastor chamado João Carlos Marque que esteve morto por 30 minutos e quando voltou conta a mesma história e ainda vai mais longe que existem cerca de 100 planetas dentre os bilhões de habitados que pecaram contra Deus.

  21. Na minha humilde opinião, Wellen white não viu outros planetas habitáveis, o que ela viu foi o terceiro céu, onde fica o plano divino, o mesmo céu que paulo viu, somos imagem e semelhança de Deus. Creio que além dos anjos, não existem outras criaturas em outros planetas.

    1. sua humilde opinião está equivocada, EGW afirma planeta (suposto) lógico que ela não tem como provar isso, apenas sugere que aceitemos a honestidade dela … nenhuma profecia dessa “profetisa” se cumpriu … logo ela é fake.

  22. Lucas sáb mar 08 at 12:36 am “Essa mulher fumava maconha estragada só pode”

    James Leão sex set 15 at 11:46 pm “É este o tipo de frequentador e leitor do CACP e o moderador permite um comentário deste? Lamentável.”

    1. Sr. James Leão, deveras o sr. lucas sugere é pouco provável … contudo, no século 19 o tabagismo não era algo que as pessoas da época entendiam como prejudicial a saúde tanto homem e mulher fumava cachimbo, pode ser que Ellen White fumou algum fumo estragado .

  23. Nao tem como levar a sério, sem fundamento e comentários lunáticos

  24. Bem para começar , vou logo dizendo que você não deve apenas considerar Ellen Gold White como membro da igreja Adventista do Sétimo Dia ela também foi uma escritora famosa nos E.U.A 

  25. Claramente diz que Bates interpretou como Júpiter e Saturno, não foi Ellen White que afirmou, é ridículo uma das maiores igrejas do Brasil ser atacado de forma tão leviana por um site que deveria defender os cristãos.

Comentários 1 - 32 de 32Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement