Esqueceu a senha?

Ensinos da CCB confrontados com a Bíblia

por Pr. Natanael Rinaldi - ter set 11, 8:35 am

No livreto publicado pela Congregação Cristã no Brasil “Pontos de Doutrina e Fé que uma vez foi dada aos santos”, página 19, lemos:

“AOS CRENTES – A Palavra de Deus ensinada à sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra o Senhor”.

Com base nessa instrução, os adeptos da CCB não questionam nada do que o seu fundador Louis Francescon lhes deixou escrito, e do que lhes é ensinado no seu manual de doutrinas, acreditando que tudo “veio do Espírito Santo”, mesmo que não concorde com o que está escrito na Bíblia.

Então vejamos:

1.O testemunho de que as igrejas evangélicas são “seitas” 

A Congregação Cristã no Brasil (CCB) diz – Francescon relatou no livreto “Histórico da Obra de Deus, revelada pelo Espírito Santo no século atual” (também publicado pela CCB), página 25, o seu testemunho sobre as igrejas evangélicas: “Eis como o benigno Deus começou Sua obra. Pelo batismo da água, segundo o mandamento do Senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias;…”. 

Francescon para deixar bem claro que a CCB não tem nada haver com as denominações cristãs frisou em seu “testemunho” o fato de ter sido perseguido por um “líder de uma denominação, usado pelo diabo”, (idem, pág. 23 ): “Logo após, o inimigo começou a trabalhar para desfazer aquela obra, mas foi em vão o seu trabalho. O resto do povo daquele lugar, sabendo da minha chegada e da minha missão, juraram matar-me, tendo como chefe um sacerdote de determinada denominação”. 

A palavra “primícias” significa os primeiros frutos, qualquer historiador sabe que antes de 1910 já haviam cristãos , servos de Deus, no Brasil. Todavia, Francescon em seu “testemunho” negou tal fato: “Assim, fui recebido em sua casa e poucos dias depois, o Senhor comprazeu-se abrir seus corações e de mais nove pessoas. Foram batizados na água 11 pessoas e confirmados com sinais do Altíssimo. Estas foram as primícias da grande Obra de Deus naquele país.”(idem, pág.23)

No livreto “Mensagens”, cujo conteúdo são profecias dadas aos adeptos da CCB lemos: “Os Anciães, Cooperadores e Diáconos, juntamente com a administração da Congregação Cristã no Brasil, nesta Capital de São Paulo, havendo-as considerado, julgavam-nas úteis para serem traduzidas e impressas em idioma português, a bem do povo do Senhor neste país”. (pág. 1)

Vemos então que de acordo com esse livreto o povo do Senhor no Brasil é a CCB.

Quando alguém lê a literatura produzida pela CCB, e de acordo com a mesma, a conclusão a que se chega é que: A CCB é a única igreja verdadeira, a “obra de Deus”; e os evangélicos não são cristãos.

Comentário: Uma característica comum entre os fundadores de seitas heréticas é o exclusivismo que pregam. Para eles somente a sua organização religiosa pertence a Deus e as demais estão condenadas, o que não é diferente em relação a Louis Francescon e todos os seus seguidores atualmente. Nenhuma igreja evangélica tem tal tipo de pensamento. É notório que Francescon instigou nos seus adeptos o que é comum em várias seitas, a chamada “síndrome da perseguição”, ou seja, todos aqueles que não concordam com as doutrinas e visão deles, são opositores usados pelo diabo para danificar a obra de Deus( no caso, a CCB)!

Veja abaixo:

“Nas guerras do nosso Senhor, muitos por não terem sido perseverantes, nos abandonaram, porém, Deus os substituiu por outros…Irmãos guardemo-nos do inimigo e do seu astuto falar, a fim de não cairmos em seus laços, porém, firmes, no conselho de Deus para que possamos unidos com Ele e com o Espírito Santo, servi-Lo, com lealdade e pela fé d’Ele…” (pág.26)

A Bíblia diz – O testemunho da Bíblia é: Jesus Cristo não concordava com tal tipo de exclusivismo (Mateus 23:13; Marcos 9:38-41; João 17:20-21). Todo aquele que crer no Senhor Jesus é salvo, independente de organização religiosa (João 14:6; Romanos 10:9-10,13; I Timóteo 2:5; Atos 4:12; I Coríntios 1:2). O verdadeiro cristão tem comunhão com outros cristãos (I João 1:7; Salmo 133:1).

Ao rejeitar os evangélicos, a CCB está rejeitando ao próprio Senhor Jesus (Lucas 10:16; Atos 9:4; I João 4:6). Confiar em uma organização religiosa para a salvação é uma espécie de idolatria (Veja Jeremias 7:1-14, onde os judeus olhavam para a organização do templo para sua salvação, Atos 19:27, 17:24-25) erro em que incorrem os adeptos da CCB.

2.O testemunho de que praticam o proselitismo 

A CCB diz – Na página 24 do já citado livreto lemos: “Parti de Sto. Antonio da Platina em 20 de Junho, com destino a São Paulo. Apenas chegado àquela Capital, o Senhor permitiu abrir uma porta resultando que cerca de 20 almas aceitaram a fé e quase todas provaram a Divina virtude. Uma parte eram Presbiterianos e alguns Batistas e Metodistas e alguns também Católicos Romanos.” 

“Em princípio de Dezembro o Senhor falou pela minha boca, dizendo: “Eu, o Senhor, permaneci no meio de vós e se me obedecerdes e fordes humildes Eu mandarei convosco todos os que devem ser salvos…Este local será pequeno para conter as pessoas que chamarei.”…” Naqueles dias o Senhor havia operado nos irmãos Giacomo Lombardi e Giovanni Rossi e em outras famílias, membros da Igreja Presbiteriana Italiana, como também nos católicos, dentre os quais o irmão Luigi Terragnoli. No domingo seguinte ao da profecia, todas as cadeiras foram ocupadas, permanecendo algumas pessoas de pé.”
 (pág.16).

Comentário: Outra característica de seita é fazer proselitismo, ou seja, buscar convertidos para sua grei, no meio daqueles que já conhecem a Deus, é o famoso “pescar em aquário”. A CCB não prega o evangelho, ela faz proselitismo, isso já fica bem evidente no testemunho de seu fundador e na atitude dos seus adeptos.

A Bíblia diz – O testemunho da Bíblia é que: Jesus condenou os que praticavam proselitismo (Mateus 23:15). Não se deve pregar a salvação para pessoas que já pertencem a Deus (Romanos 15:20). Não devemos pregar uma “organização religiosa” ou um “conjunto de doutrinas peculiares”, mas o evangelho de salvação – o próprio Senhor Jesus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 10:8-10,13; I Coríntios 2:2; II Coríntios 4:5; Atos 5:42). Quando os adeptos da CCB se aproximam de algum evangélico não é para terem comunhão, mas se aproximam com a intenção de desencaminhá-lo para a “verdadeira graça de Deus”, que ao ver deles é sua organização religiosa (Mateus 7:15; II Coríntios 11:3-4).

3.O ensino de que o batismo regenera o pecador 

A CCB diz – No livreto “Pontos de Doutrina e Fé que “uma vez foi dada aos santos” página 7 lemos: “BATISMO POR IMERÇÃO: Este sacramento se exerce por imerção, conforme declara no cap.2, ver.12 aos Colossenses…”

195. “Anunciai o santo evangelho”

Coro: Todo o que crer e for batizado,
Salvo será, falou o Senhor;
Mas quem não crer, já é condenado,
Por desprezar o seu Salvador.

3.Pelo batismo és sepultado
Para ao mundo renunciar;
Sendo por Cristo regenerado,
Em Seu caminho podes andar.

2ª Parte

1.Ó irmão caro, já batizado,
Ressuscitaste com o Senhor,
Vivificado e transformado
Para servir a Deus, Formador
(“Hinos de Louvor e Súplica a Deus” – Hino 195)

Comentário: Entende-se a palavra “sacramento” como um sinal exterior que concede a graça de Deus á alma. A CCB acredita que o batismo regenera o pecador, por isso adotam a prática de convidar testemunhados (os que ainda não são batizados na CCB) e os seitários (designação dada pela CCB aos evangélicos) para assistirem os cultos de batismo, entendem que eles podem “obedecerem” e receberem a “graça” de Deus por meio do batismo, ainda que seja a primeira vez que tenham vindo ao culto.

A Bíblia diz – O ensino da Bíblia é que a salvação é somente pela fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9; Romanos 1:17, 4:16, 5:1-2). O batismo é obra de justiça, e as obras não salvam (Comparar Mateus 3:15 com Tito 3:5; Efésios 2:8-9; Isaías 64:6; Atos 13:39). Pregar que o batismo regenera é pregar um outro evangelho, que é condenado por Deus (Gálatas 1:7-9). Batismo e evangelho são distintos (I Coríntios 1:17, Romanos 1:16). Assim como a ceia do Senhor é um ato simbólico, o batismo também o é, temos em ambos o simbolismo de algo que já aconteceu.(Lucas 22:19-20; Mateus 28:19)

4.O ensino de uma fórmula batismal própria, estranha ao cristianismo 

A CCB diz – Ainda na página 7 do já citado livreto, lemos: “BATISMO POR IMERÇÃO;… praticados pela Igreja primitiva: “EM NOME DE JESUS CRISTO”, Atos 2, ver.38, e de acordo ao santo Mandamento. EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. S. Mat. 28, ver. 19″. “6.Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo(Atos,2:38) e em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.(Mat., 28:18-19)” (pág.20)

Comentário: Os adeptos da CCB acreditam que o único batismo válido diante de Deus, é o que praticam de acordo com a fórmula (uma qüaternidade de nomes) que eles criaram. Todos os que não são batizados nos moldes deles, devem negar a experiência anterior, e serem rebatizados “em nome de Jesus”. Essa doutrina é diabólica, pois faz com que os evangélicos que se unem a CCB neguem a Jesus, pois a experiência anterior é negada.

A Bíblia diz- O ensino da Bíblia é que a fórmula batismal correta é “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:18-19).

Pedro jamais poderia, dez dias depois da ordem de Jesus em Mateus 28:19, agir de forma tão diferente alterando a fórmula batismal. Quando a Bíblia diz que alguns foram batizados “em nome do Senhor Jesus Cristo” (Atos 2:38; 8:16; 19:5), não quer dizer que os apóstolos literalmente recitaram a frase; antes, porém, que as pessoas foram batizadas em obediência à ordem de Jesus. E qual foi a orientação de Jesus quanto ao batismo? Mateus registrou: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.Finalizando, temos a advertência para não acrescentarmos ou retirarmos nada da Palavra de Deus (Apocalipse 22:18-19; Provérbios 30:5-6)

5. O ensino do beijo ritualístico como “ósculo santo” 

A CCB diz – Na página 7 ainda lemos: “ÓSCULO SANTO: O ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em caso de viagem, todavia sempre entre irmãos ou irmãs de per si”. 

Comentário: A CCB desafia as igrejas evangélicas, dizendo que somente eles obedecem completamente a Bíblia, porque praticam o ósculo santo. Todavia, eles criaram um tipo de saudação peculiar, diferente do ósculo santo bíblico.

A Bíblia diz – A Bíblia ensina que: O ósculo santo, por ser santo, pode ser dado sem distinção de sexo (Romanos 16:15-16; Gálatas 3:28). O ósculo santo não era dado “só no fim do culto” ou em “caso de viagem” como acontece na CCB, mas era uma saudação oriental comum naquela época, e era dado em qualquer lugar e nas mais diversas ocasiões (Gênesis 27:27, 29:11; I Samuel 20:41; Lucas 7:38-45, 15:20; Atos 20:37; etc) Se formos seguir o raciocínio da CCB, deveríamos também praticar o lava-pés (João 13:1-14; I Timóteo 5:10), mas tanto no caso do lava-pés como do ósculo santo, tratam-se de costumes de raízes orientais( Lucas 7:44-45), nos quais devemos observar os princípios que eles nos ensinam – o lava-pés,a humildade; o ósculo santo, o amor fraternal(I Pedro 5:5; Hebreus 13:1).

Se os apóstolos quisessem que o ósculo santo fosse incorporado como doutrina, eles teriam dito o ósculo santo, assim como falamos do batismo ou da ceia.

Quando mencionado em algumas epístolas, o ósculo santo é apenas uma referência afetuosa sem caráter ordenatório, tendo o mesmo sentido de uma saudação nossa, quando, por exemplo, escrevemos as pessoas íntimas e pedimos para dar beijos nas crianças e um abraço neste ou naquele, por isso é mencionado sempre nas seções de despedidas de algumas cartas. (I Coríntios 16:20-21; II Timóteo 4:19; Filemom 23).

6. O ensino sobre o pecado para a morte 

A CCB diz – Na página 16 lemos: “SOBRE O PECADO -… um desses pecados de morte é o que é cometido contra os que se levantam contra a obra do Espírito Santo”. 

Comentário: No pensamento de Louis Francescon a obra do “Espírito Santo” é a CCB, e todo aquele que a deixa, e depois se levanta contra a mesma, peca para morte.

A Bíblia diz – A Bíblia ensina que Saulo se levantou contra a verdadeira obra do Espírito Santo, e nem por isso pecou para morte (Ver Atos 7:58-59, 8: 1-3, 9:1-6, 22:4-5). O mesmo se deu com Alexandre (II Timóteo 4:14), e, Diótrefes (III João 9-10), e esses dois últimos saíram do meio da igreja. “Pecado para morte” é o pecado cometido pelo crente que ofende a administração divina, levando Deus a discipliná-lo com a morte física. Nenhum caso apresentado na Bíblia apóia a doutrina da CCB (Veja o caso de Ananias e Safira[hipocrisia e mentira] em Atos 5:1-10, e dos crentes coríntios[falta de discernimento] em I Coríntios 11:30). Transparece nessa “revelação” da CCB uma sutil forma de pressionar e amedrontar àqueles que a deixam para não combatê-la. Paulo, Pedro e João nas cartas em que escreveram alertavam sobre falsos irmãos e falsos profetas que estavam outrora entre a igreja e a haviam abandonado, que disseminavam suas falsas doutrinas e se opunham a obra de Deus, no entanto os apóstolos nunca ensinaram que os opositores pecaram para a morte. Raciocinemos – “Que necessidade haveria de alertar sobre aqueles que se opunham a igreja, se o resultado dessa oposição era à morte? E se a punição para aqueles que se opunham a obra de Deus era a morte, porque os apóstolos não deixaram isso claro em suas cartas, não seria mais fácil?” Pecar para a morte não é o mesmo que blasfemar contra o Espírito Santo. Enquanto que a blasfêmia contra o Espírito Santo só pode ser cometida por não crentes (Marcos 3:28-30; Mateus 12:22-32; Lucas 11:14-22; João 10:37-38), o pecado para a morte, ou seja, cujo resultado leva a morte física, pode ser cometido por crentes (I João 5:16).

7.O ensino sobre um “pedaço de pano” sobre o cabelo da mulher como um véu 

A CCB diz – Ainda lemos na página 16: “VÉU – Sempre que a mulher orar ou profetizar deve estar com a cabeça coberta; é necessário estar atenta para em nenhum caso ofender a Palavra de Deus. Esta não se contradiz; a sabedoria do Senhor não nos deixou um estatuto imperfeito”.(“Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos” página 16)

Comentário:As mulheres na CCB usam um “pedacinho de pano”, uma espécie de lenço ou touca no cabelo que equivocadamente chamam de véu, e atacam as igrejas cristãs que não adotam tal tipo de prática.

A Bíblia diz – A Bíblia ensina que o cabelo foi dado no lugar do véu, o que significa, que o cabelo substituiu o véu que as mulheres usavam no Antigo Testamento (I Coríntios 11:15). O véu bíblico não era apenas um “pedacinho de pano” sobre o cabelo, mas cobria realmente a cabeça (Gênesis 24:65; Isaías 25:7, II Coríntios 3:13). Pedro não poderia ser ancião da CCB, pois ensinou que “o enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos, mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (I Pedro 3:3-4).Todo o véu foi tirado do cristianismo. Quando Jesus morreu na Cruz, o véu que separava o Santo dos Santos e impedia as pessoas de olharem para aquilo que representava a presença de Deus, rasgou-se de alto a baixo, acabando com aquela barreira. Agora a presença de Deus está aberta a todos, indistintamente. Por outro lado, falando aos mesmos cristãos de Corinto, Paulo comenta que Moisés, quando veio do Monte Sinai, seu rosto brilhava e tiveram que cobri-lo com um véu. E depois diz: “Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a gloria do Senhor, somos transformados de gloria em gloria na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Cor. 3.7-18). Se ele fala: “Todos nós com cara descoberta”, fala da mulher também.

8.O ensino equivocado sobre a lei 

A CCB diz – Na página 17 lemos: “DOUTRINAS-. No velho concerto havia três leis: Civil, Moral e Cerimonial e por suprema autoridade o sumo sacerdote. … A lei cerimonial com as suas ordenanças foi cumprida com a oferta pura do Cordeiro de Deus… A lei moral é fruto da nova vida…” 

Comentário: De acordo com o ensino da CCB haviam três leis, e nem todas as “leis” foram cumpridas.

A Bíblia diz – A Bíblia ensina que a lei é uma só, não se encontra na Palavra de Deus tal divisão em três leis feita pela CCB, toda a lei foi cumprida, inclusive a “lei moral” que os adeptos da CCB procuram cumprir, pois Cristo viveu uma vida moralmente impecável (Gálatas 3:10, 11, 4:4-5; Mateus 5:18; João 19:30). Quando um fariseu perguntou a Jesus qual era o maior mandamento da Lei. Ele não indagou: de qual lei?(Mateus 22:34-40)A divisão da lei em “três leis” é apropriada para a CCB, visto que buscam um meio de negar a contribuição cristã do dízimo, afirmando que ele fazia parte da lei cerimonial que foi abolida. A Nova Aliança tem uma Lei própria – A LEI DE CRISTO OU A LEI DO ESPÍRITO (Romanos 8:2; I Coríntios 9:21; Gálatas 6:2; Romanos 3:27). É por essa Lei e no cumprimento desses mandamentos que nós andamos.

Quando veio a nova lei, a velha tinha cumprido seu propósito e não era mais necessária, por isso foi removida (Hebreus 10:1-18, 8:6-13; Gálatas 4:28-31; II Coríntios 3:11; etc).

Cristo não colocou “remendo de pano novo” (seus ensinos) em “vestido velho” (a lei). Jesus estabeleceu tudo novo e jogou fora o velho (João 1:17; Mateus 9:16-17; Marcos 2:21-22).

Paulo em I Coríntios 9:21 nos ensina sobre três categorias de pessoas: “Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei(não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.” Então temos os gentios(sem lei), os debaixo da lei(judeus) e os que seguem a lei de Cristo (cristãos).
Para finalizar temos a clara advertência do apóstolo- “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gálatas 3:10)

9. Ensinos que levam a uma estrutura psicológica fechada 

A CCB diz – Na página 7 lemos: “O povo de Deus não tem necessidade de freqüentar outros cultos e nem de ler leituras religiosas de diferentes princípios.”
Na página 16 lemos: “um desses pecados de morte é o que é cometido contra os que se levantam contra a obra do Espírito Santo.” E na página 19 lemos: “AOS CRENTES- A Palavra de Deus ensinada à sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor.” E na mesma página lemos: “Não possuímos jornais de propaganda religiosas e nem leituras religiosas, assim como não correspondemos com os que os editam. Não devemos portanto colaborar de espécie alguma.” 

Comentário: Dessa maneira o adepto da CCB não visita nenhuma igreja evangélica, não lê nenhuma outra literatura a não ser as da CCB, desconsidera aqueles que se opõem aos seus ensinos, não cooperam com nenhuma denominação evangélica, e não questionam nada do que lhes é ensinado. Esse tipo de ambiente psicológico resulta em uma espécie de fechamento de mente, encontrado também em outras seitas heréticas, como por exemplo, as Testemunhas de Jeová. Tal atitude, a despeito de procurar “manter” uma uniformidade, resulta em uma verdadeira lavagem cerebral, por isso é destrutiva. A CCB se encontra no rol das seitas perigosas, por utilizar-se de manipulação e controle mental entre seus adeptos.

A Bíblia diz – A Bíblia ensina que o crente em Cristo é livre (João 3:8, 8:36; Romanos 14:5; II Coríntios 3:17). Não devemos nos submeter a um jugo de escravidão (I Coríntios 7:23; Gálatas 5:1, 5:13). Paulo não poderia ser ancião da CCB, porque senão teria combatido a atitude dos bereanos em estudar e avaliar aquilo que ele pregava (Atos 17:11).O apóstolo até mesmo declarou que não queria dominar a fé de ninguém, e que aceitava que seus ensinos fossem julgados (II Coríntios 1:24; I Coríntios 10:15).Devemos saber discernir (Hebreus 5:13-14). Devemos examinar ou estudar todas as coisas (I Tessalonicenses 5:21; II Timóteo 2:15, 4:13).O culto genuinamente cristão é racional(Romanos 12:1-2; Mateus 22:37-38; Lucas 10:27;I Coríntios 14:20; Salmo 32:9;).Não devemos dar crédito a toda palavra(Provérbios 14:15).O ensinador está sujeito a tropeçar, por isso pode ser questionado (Tiago 3:1-2).Podemos e devemos julgar aquilo que os profetas falam (I Coríntios 14:29). João escreveu advertindo-nos – “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora”.(I João 4:1).

10.Revelações além da Bíblia 

A CCB diz: No início do prefácio do livreto “Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos” lemos: “Devido à necessidade sempre crescente da Obra de Deus, o Senhor fez compreender a seus servos nas reuniões Gerais de 1974 que seria necessária a nova Impressão do resumo da Convenção das Igrejas da Congregação Cristã no Brasil…” Naturalmente existem ensinamentos que não se acomodam mais com a época atual, pois o Senhor determinou fossem feitos para aquela ocasião e assim foram suprimidos, e também ampliados alguns que a prática demonstrou essa necessidade. Entretanto, no demais permanecemos na revelação da parte de Deus que os servos de Deus tiveram na ocasião e, que foi a razão do grande progresso desta obra no Brasil e no mundo. Para não se tirar o sabor do que foi feito seguiremos a mesma ordem e disposição do que o Senhor determinou na simplicidade e sempre com a guia do Espírito Santo, todavia sendo atualizada a ortografia.”

Quase no final do mesmo livreto, página 19 lemos: “Os presentes ensinamentos devem ser lidos nas Congregações pelo menos duas vezes por ano e em todas as oportunidades em que houver uma falta de compreensão a qualquer dessas resoluções dadas pelo Senhor aos seus servos.” 

Comentário: Os adeptos da CCB não tem nenhuma dúvida de que os ensinamentos que seguem foram revelados por Deus. E não questionam nada, com medo de estarem confrontado a própria determinação do Espírito Santo.

A Bíblia diz – A Palavra de Deus (a Bíblia) é a revelação final e completa de Deus, que não pode ser substituída por qualquer outra revelação (Provérbios 30:6; Apocalipse 22:18-19; Jeremias 14:14; II Timóteo 3:16-17; II Pedro 1:20-21). A seitas, porém não tem esse compromisso, porquanto acreditam que Deus tem falado e registrado palavras além da Bíblia com o mesmo peso de autoridade e no mesmo grau de inspiração. O Deus da Bíblia sabendo que isso sucederia no futuro da Igreja, declarou mui claramente que a Sua Palavra, as Escrituras, é a revelação final e insuperável (Apocalipse 22:18-19; Gálatas 1:8-9). Para sermos sábios não precisamos de “novas revelações” supostamente trazidas pelo “Espírito”, a verdadeira sabedoria se adquire orando, e examinando a Palavra de Deus (a Bíblia) que é a espada do Espírito!(Salmo119: 97-99, 19:7; Deuteronômio 4:6, Provérbios 1:2; Jeremias 8:9;Tiago 1:5; II Timóteo 3:15; Efésios 6:17; Provérbios 2:1-2,6;etc.)

11.Salvação por meio das obras 

A CCB diz: “BATISMO POR IMERÇÃO: Este sacramento se exerce por imerção, conforme declara no cap.2, ver.12 aos Colossenses,…” (pág.7)

374. “Oremos sem cessar”
3.Este caminho que leva aos céus,
Pacientemente devemos seguir;
Quem for fiel aos preceitos de Deus,
Vida eterna irá possuir.
(Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, hino 374)

Comentário: Vemos que de acordo com a visão da CCB a salvação não é apenas pela fé.

A Bíblia diz: A salvação é unicamente pela fé em Jesus…

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia,…” Isaías 64:6

“Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.” Romanos 4:2-5

“Justificados pois pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1

“E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.” Atos 15:9,11

“não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” Tito 3:5-6

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.Romanos 1:17

“… quem crê no Filho tem a vida eterna,…” João 3:36

As obras também não garantem a salvação, porque se fosse o caso, aqueles que chegarem ao céu poderiam gabar-se diante do trono de Deus dizendo: “Cristo morreu para me salvar, mas eu garanti a minha salvação através da vida que vivi. Assim eu também mereço crédito por estar aqui.” Pelo contrário a salvação tanto na obtenção como na conservação, depende inteiramente de Deus e da Sua graça por meio de Cristo – “não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:9). Deus não compartilha a Sua glória com ninguém (Isaías 42:8 e 48:11)

Todos os que querem ser justificados ou salvos pelas obras de obediência, estão debaixo de maldição (Gálatas 3:9-12; II Coríntios 3:6-9).

A nossa salvação não é baseada na nossa obediência, mas inteiramente naquilo que Cristo fez, na obediência Dele. Sua morte constitui um sacrifício completo pelos nossos pecados perante Deus. (Romanos 5:19, 4:5-8) O ensino da CCB sobre a salvação aniquila a graça de Deus, por isso é de origem satânica(Gálatas 1:6-9, 2:21, 5:4,10,12). Enquanto estiverem confiando em suas obras, testemunhos e organização , estarão entre os perdidos, por mais que queiram se mascarar e passar por crentes. Não possuem certeza da vida eterna, pelo simples fato de não poderem ter certeza de algo que não possuem.

12. Rejeição do estudo da Bíblia 

A CCB diz: O estudo da Bíblia é carnal, o adepto deve se abster de tal prática.

Comentário: Nós devemos desconfiar de qualquer grupo ou instituição religiosa que proíba o estudo da Bíblia pelos seus membros. Pois, isso evidência que se o estudo é proibido, existe fragilidade doutrinária no seu corpo doutrinário, e que suas doutrinas de inspiração humana e muitas vezes diabólica não podem ser avaliadas, julgadas ou criticadas por um juízo maior – a Palavra de Deus.

A Bíblia diz: A palavra “estudar” significa tanto na Bíblia como nos dicionários: analisar, examinar, meditar, observar, olhar com atenção, ou procurar conhecer. De Gênesis a Apocalipse somos exortados a considerar a Palavra de Deus dessa forma (I Tessalonicenses 5:21; I Timóteo 4:13, 15; II Timóteo 2:15, 4:13; Mateus 13:52; Atos 6:2,4; Provérbios 9:9, 4:20-22;Salmo 1:2, 119:97-99; Apocalipse 1:3; Isaías 34:16; Efésios 3:4; Salmo 1:2,119:11; Lucas 1:4;etc).

Causa estranheza um grupo que se intitula “cristão”, e fala em nome do Espírito Santo atacar o estudo da própria Palavra Dele! Na Bíblia e na história da igreja cristã todos aqueles que assumiam doutrina como essa da CCB eram considerados hereges e anticristãos.

Porque será que Deus escolheu registrar a Sua Palavra em livro, e não de outra forma? Porque além de ser um meio mais seguro, haja visto que as tradições orais e a memória tendem a fidedignidade cada vez mais frágil, os livros são escritos para servirem de pesquisa, leitura e estudo!

A própria CCB entra em contradição, na letra do “Hino 263 – Luz aos meus pés é a Tua Palavra”

2.Oh! quanto amo a Tua lei divina;
Nela medito dia e noite, ó Deus;
E me conservas nos caminhos Teus.
3.Meditarei nos Teus conselhos sábios.
E neles sempre me deleitarei…

Será que os adeptos da CCB para se conservarem no caminho de Deus não precisam mais do estudo da Bíblia?

Ademais, da mesma forma que a Igreja Católica Apostólica Romana na Idade Média proibia o estudo da Bíblia para que seus falsos ensinos não fossem questionados, assim age a CCB. Mas graças a Deus que os reformadores por meio do estudo da Bíblia avaliaram tais ensinos, e saíram do meio do catolicismo, destarte cremos que aqueles entre a CCB que verdadeiramente querem servir a Deus agirão da mesma forma.

13.Sono da alma 

A CCB diz:De acordo com a doutrina da CCB no intervalo entre a morte e a ressurreição, os mortos dormem inconscientes.

“Hino 399-Preciosa é aos olhos do Senhor (hino de funeral)”
coro: Bem- aventurado quem dorme no Senhor,
Dorme na esperança do reino de esplendor.
2.Preciosa é aos olhos do Senhor,
A morte dos que na fé viveram;
Um grande prêmio, aos que venceram,
Deus dará no céu, reino de esplendor.
Compare com o ” Hino 400 – A trombeta soará(hino de funeral)”
1. A trombeta soará
E do sono acordará
Para o reino de esplendor
Os que dormem no Senhor;

A Bíblia diz: Essa doutrina da CCB é antibíblica. Após a morte, a existência é consciente, o cristão vai para junto de Jesus no céu, e o ímpio para o inferno (II Coríntios 5:1-8; Filipenses 1:21-25; Atos 7:56-59; Salmo 9:17; Provérbios 5:5; Mateus 18:9, 23:23; Lucas 12:5; 16:19-31; II Pedro 1:13-15).

A expressão bíblica “dormir” ou “adormecer” é usada quando se refere a morte como uma figura de linguagem, e apenas em relação ao corpo(Mateus 27:52;Eclesiastes 12:7; Gênesis 35:18; I Tessalonicenses 4:13-17; João 11:11-14). “Dormir” ou “adormecer” são figuras de linguagens apropriadas para o corpo, uma vez que a morte é apenas temporária, aguardando apenas a ressurreição, ocasião em que o corpo será “despertado”. Além disso, tanto o ato de dormir quanto a morte possuem a mesma postura – o corpo permanece deitado.

A palavra de Cristo na cruz ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43) é uma das muitas provas da consciência da alma imediatamente após a morte.

A morte física é a separação da natureza imaterial do homem de sua natureza material (Gênesis 35:18; I Reis 17:22; Eclesiastes 12:7; Lucas 8:55). Paulo dá outros títulos à natureza material do homem (corpo) chamando de “homem exterior” e a natureza imaterial do homem (alma e espírito) chama-a de “homem interior” (Veja 2 Coríntios 4:16-18, 5:1-9). A palavra “morte” na Bíblia tem o sentido de “separação”, e não de “aniquilação” ou “inexistência” como quer a CCB e outras seitas.

14.Dogmatismo doutrinário 

A CCB diz:

1.Sobre o casamento: “Não é permitido realizar casamentos nas Casas de Oração da Congregação Cristã no Brasil.” ( “Pontos de Doutrina e da Fé que foi dada aos santos”,página 8)

2.Sobre comemorações: “A Congregação Cristã no Brasil não admite certos costumes como em alguns lugares se principia a praticar, como seja a vigília do 1° do ano em cantos e orações assim como outras solenidades para comemorar festas materiais.” (idem, pág.9) Aqui se inclui a comemoração do Natal.

3.Sobre os funerais: “O serviço religioso…não se deve levar o corpo na Casa de Oração, pois isto tornar-se-ia um hábito e imitação de costumes mundanos, que não se fundamenta na fé apostólica e na Palavra de Deus.” (pág.9)

4.Sobre a ceia: “A Santa Ceia deve ser efetuada com um só pão e partido com a mão, e também com um só cálice, não alterando o que é determinado na Palavra de Deus. Para servi-la deve-se honrar sempre, primeiramente ao ancião, cooperador ou diácono local.” Sobre esse ponto, os adeptos da CCB ensinam ainda que a comemoração da ceia só deve ser feita anualmente, e somente aberta para os adeptos.

Comentário: Para qualquer denominação evangélica, qualquer dos quatro pontos levantados acima não trariam discussão ou barreira para se ter comunhão com outras denominações, se houvessem divergências de opiniões quanto a esses assuntos administrativos, e de costumes secundários. Contudo, não é dessa forma que a CCB age. Para os adeptos da CCB esses quatro pontos são dogmas, infalíveis, e aqueles que não “lerem conforme essa cartilha” estão no erro. Criando assim um verdadeiro *dogmatismo doutrinário em pontos secundários da fé. *Dogmatismo é… Proclamar como dogma; ensinar com autoritarismo;

Estabelecer dogma(s);

Falar ou escrever em tom dogmático; atribuir às suas afirmações o valor de indiscutíveis.

O que a Bíblia diz:

A atitude da CCB é de condutores cegos que “coam um mosquito e engolem um camelo.”(Mateus 23:24)

Em pontos doutrinários essenciais os evangélicos possuem a mesma crença (Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia, Evangelho, Salvação,etc), a divergência encontra-se em pontos doutrinários secundários, formas de administração, liturgia e em usos e costumes, sem com isso ser um impedimento para a genuína comunhão cristã (Veja o princípio deixado por Paulo em Romanos 14:5-6). Como disse certa feita o cristão Agostinho – “Nas coisas essenciais, unidade; nas secundárias, liberdade; mas em todas as coisas – amor!”

1.Em relação a celebração do casamento, vemos que para os adeptos da CCB a Igreja ou a Casa do Senhor é um prédio feito de tijolos, que por ser sagrado, não pode ser usado para cerimônia de casamento. A Bíblia nos mostra que “o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 7:48-50, 17:24-25), nós somos a casa de oração ou casa espiritual de Deus (I Pedro 2:5).Por isso, não há nenhum problema em usar o local onde a Igreja se reúne para realizar cerimônias de casamento, mesmo porque, o casamento é uma cerimônia espiritual.

2.Em relação as comemorações e o Natal, entendemos pela Bíblia que…
O primeiro Natal foi comemorado em Lucas 2:8-20 pelos anjos e pastores, portanto não é uma “festa mundana”. Seguindo a linha de raciocínio dos adeptos da CCB, eles deveriam também deixar de comemorar o dia natalício de seus entes queridos, já que o mundo também comemora.O fato de não sabermos o dia e mês certos do nascimento de Jesus não invalida a comemoração, a ênfase está na comemoração e não na data. Suponhamos que nasça uma criança e seu registro se perca ou até mesmo não tenha um registro, e seja adotada por uma família que separa um determinado dia e mês do ano para comemorar o seu aniversário, isso ao contrário do que se possa pensar, demonstra consideração, e não mundanismo ou idolatria. O apóstolo Paulo procurava de todas as maneiras glorificar e anunciar o nome do Senhor, tudo ele fazia para que o evangelho fosse conhecido pelo maior número de pessoas possíveis, certamente o Natal é uma ocasião muito propícia e ideal para que Jesus Cristo seja glorificado e anunciado pelos cristãos como sendo o verdadeiro sentido do Natal, visto que essa comemoração chama a atenção mundialmente.(I Coríntios 10:31, 9:19-23, 11:1; Filipenses 1:18; Atos 17:23-31; João 1:1-3; I Coríntios 3:11) Os adeptos da CCB algumas vezes para mostrar “superioridade espiritual” diante dos cristãos, dizem que “não devemos comemorar o Natal, porque não há nenhum mandamento na Bíblia para nós o comemorarmos”. Tal argumento é falho por diversas razões:
Primeiro, porque se é permitido somente aquilo que é especificamente ordenado na Bíblia, então seria errado, por exemplo – comemorar qualquer tipo de aniversário, noivado, casamento, formatura,a igreja usar templos, púlpitos, hinários, aparelhos eletrônicos, órgãos, pôr-se de pé para cantar, usar instrumentos musicais modernos, adotar certas liturgias de cultos e muitas outras coisas semelhantes, a própria CCB teria de modificar a maior parte de sua doutrinas e costumes, e até mesmo em coisas mínimas de práticas adotadas por ela, tais como os dizeres colocados nos templos internamente acima do púlpito “Em Nome do Senhor Jesus” , e na saída do templo a placa com os dizeres de uma “revelação” recebida pelo fundador Louis Francescon.

Segundo, que enquanto a Bíblia não ordena especificamente certas coisas, no entanto também não as proíbe.

Terceiro, é que enquanto a Bíblia não proíbe certas coisas seja explicitamente ou por implicação de alguns princípios morais, é permitido ao cristão, enquanto for para a edificação (Romanos 13:10; 14:1-23; I Coríntios 6:12, 10:23,31; etc).

Quarto, desde que a Bíblia não proíbe aniversários, e eles não violarem princípios bíblicos, não há base bíblica para rejeitar aniversários, pelo mesmo motivo, não há razões bíblicas para rejeitar a idéia de celebrar o aniversário de Jesus.

3.No que diz respeito aos funerais, parece-nos pelas evidências históricas que quem imita o mundanismo, e em especial o paganismo é a CCB visto que por medo de profanarem sua casa de oração sacramentalizam os templos. O templo material é apenas um local em que a Igreja se reúne para cultuar a Deus, sem nenhum valor místico, por isso os cristãos não vêem nenhum problema em se reunirem em casas, prédios, escolas, praças públicas ou salões alugados para cultuarem a Deus e proclamarem o evangelho da salvação.(Mateus 18:20; I Pedro 2:5)
Jesus deixou bem claro que não é uma questão de local, mas do coração, porque disse que: “…a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai,…,mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:21,23

4.Por fim, em relação a ceia, será que estão alterando a Palavra de Deus as igrejas evangélicas que celebram a ceia com vários cálices? De acordo com a CCB , sim. Nos textos de Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-25; Lucas 22:19-20 e I Coríntios 11:23-26 não há um mandamento expresso para se utilizar um só cálice. Nada de método é sagrado, pão e fruto da vide são exigidos por Jesus, o comer e o beber em lembrança da paixão do Calvário. Mas o método de fazê-lo, não é ordenado. O simbolismo ensina princípios, não dá valor mágico à métodos. Seguindo a linha de raciocínio da CCB teríamos de nos batizar em rio ou em piscinas públicas como Jesus e os discípulos foram batizados (Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-11; Atos 8:26-39, 2:2:37-41), afinal o método era esse. Ademais, a expressão usada por Jesus em relação ao cálice é bebei “dele” todos, e não “nele”.(Marcos 14:23)

Insistem também os legalistas da CCB que a ceia só deve ser comemorada anualmente, no entanto não temos tal ordem na Bíblia. Paulo declarou que “…todas as vezes que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor,…”(I Coríntios 11:26), isso quer dizer que é deixado em aberto a periodicidade em que se realiza a ceia. Algumas denominações celebram a ceia todos os domingos, enquanto outras uma vez por mês, segundo o critério que cada uma adota. Se como querem os congregados, estão erradas as denominações que não celebram a ceia anualmente, então concluímos que o próprio fundador da CCB errou.

Veja abaixo o depoimento de Louis Francescon: “…,reuniamo-nos de casa em casa nos dias estabelecidos, e todos os domingos partia-se o pão, recordando a morte do Senhor.” (“Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito santo no século atual”, página 11)

Pergunta-se: Será que o fundador da CCB estava comemorando a ceia de forma errada? Se era de forma errada, Deus então não se agradava? Se era da forma certa, então porque criticar as denominações evangélicas que não comemoram a ceia anualmente?Algumas pessoas podem achar que os pontos refutados acima são secundários e poderiam ser desculpados, no entanto isso não é desculpa para uma seita que gaba de sua infabilidade e exige que seus membros aceitem seus dogmas sem questioná-los!

15.Posição do corpo na oração

A CCB diz: As orações aceitáveis a Deus só devem ser feitas de joelhos.
Comentário: É interessante notar que parte dos ensinos da CCB que estamos expondo, faz parte de uma série de tradições orais transmitidas entre eles, que tem peso de autoridade tanto quanto as “revelações” que foram registradas para a “irmandade”. Infelizmente, o tradicionalista mostra zelo pela “lei” de seu grupo religioso, porque entende que aí ele encontra o receptáculo da sabedoria dos séculos, por adotar tal postura, tal indivíduo pensa que Deus está satisfeitíssimo com ele e sua comunidade, dando assim uma falsa segurança psicológica tão comum entre os adeptos de seitas, por outro lado, o tradicionalista pensa que os que se mantém na ignorância da tradição dele carecem de inteligência ou até mesmo de entendimento espiritual.

A Bíblia diz: Jesus orou em pé (João 11:32, 41-43; Lucas 23:34-46).
O publicano orou em pé e sua oração foi ouvida (Lucas 18:13-14).

Temos diversos exemplos bíblicos que mostram orações sendo feitas em pé, andando, sentado, deitado e em outras posições (Mateus 9:27, 15:22, 23; Jonas 2:1, 2; Gênesis 18:22-33; Mateus 14:30; Lucas 18:13,14, 23:42-43,46; João 17:1;Atos 7:59,60; II Crônicas 20:5,6, 13-15; Isaías 38:1-5; Mateus 20:30-34; Atos 2:2; Salmo 4:4; Neemias 9:4-38;etc).

Devemos orar em todo lugar, em todo tempo e sem cessar (I Timóteo 2:8; Efésios 6:18; I Tessalonicenses 5:17; Gênesis 18:22; Atos 2:1-4; I Reis 18:42; Jonas 2:1-3; Isaías 38:2-3; Salmo 4:3-4,8).

Não é a posição do corpo que influi na resposta da oração, mas a situação do coração (Salmo 51:17, 66:18; Isaías 1:15-16; 59:1-2).

Tal verdade bíblica é negada por mais uma das tradições da CCB. Jesus ensinou que… “… Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens;… Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição… Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas”. (Marcos 7:6-9,13)

16.O dízimo

A CCB diz: O dízimo é da lei abolida, é contra a graça de Deus.

Comentário: Anteriormente vimos que a CCB divide a lei em três, para assim mais facilmente negar a doutrina do dízimo. No entanto de acordo com a Bíblia a lei é uma só. Agora veremos o que a Bíblia ensina sobre o dízimo.

A Bíblia diz: O dízimo é anterior a lei (Gênesis 14:18-22). Não foi imposto, mas nasceu da espontaneidade de Abraão.

O dízimo é adotado pela lei (Levítico 27:32; Malaquias 3:8-10).

O dízimo foi adotado na dispensação da graça pela igreja cristã (Hebreus 7:1-8).

Abraão é chamado de pai da fé (Romanos 4:16; Gálatas 3:7-9), logo os cristãos de todo o mundo são filhos de Abraão. Melquisedeque por sua vez é um tipo de Jesus Cristo (Hebreus 7:1-3). O sacerdócio de Cristo tem a ver com o sacerdócio de Melquisedeque (Hebreus 7:17-21) e é um sacerdócio eterno, logo Abraão reconhece a superioridade de Melquisedeque, e dá-lhe o dízimo de tudo (Gênesis 14:20), assim o crente em relação a Cristo (Hebreus 7:8).

Jesus não é contra o dízimo (Mateus 23:23).

Ao contrário do que se possa pensar, na CCB existem vários tipos de contribuições, que são: (1) oferta da piedade, (2) oferta para compra de terrenos, (3) oferta para fins de viagem, (4) oferta para conservação de prédios e, (5) oferta de votos, tais contribuições não são feitas publicamente, mas deveriam (Lucas 21:1-3). O texto de Mateus 6:1-4 refere-se a esmolas e não as ofertas, as ofertas devem ser dadas publicamente, e não as ocultas.

Enquanto negam a contribuição cristã do dízimo, fazendo um “cavalo de batalha” contra todos aqueles que são dizimistas, a CCB para suprir a ausência do mesmo criou várias categorias de ofertas com nomes inventados por ela mesma!

17.O ministério pastoral e o sustento do mesmo

A CCB diz: Rejeitam o ministério pastoral por dois motivos: somente Jesus pode ser chamado de pastor, e chamar homens de “pastores” é dar títulos humanos que levam a vaidade da carne. Negam o sustento pastoral, em conseqüência de abraçarem a revelação registrada no livreto “Pontos de Doutrina e Fé que uma vez foi dada aos santos, página 3: “Todo servo de Deus deve trabalhar para o seu sustento material. Não dependendo da irmandade pode agir com mais franca imparcialidade em todos os casos que se apresentem.” A expressão “todo servo do Senhor” indica também os líderes.
Comentário: É incrível o zelo com que os adeptos da CCB empregam em divulgar uma imagem negativa de todo pastor evangélico. Associam o recebimento de salário dos obreiros do Senhor ao roubo. É inaceitável essa prática da CCB, e depõe fortemente contra a imagem “cristã” que tenta aparentar.

A Bíblia diz: Jesus Cristo é reconhecido na Bíblia como Pastor ou Bispo, Mestre, Apóstolo, Evangelista e Profeta(João 10:11, I Pedro 2:25; João 3:2; Hebreus 3:1;Lucas 4:18;Efésios 2:17; João7:40; Dt 18:15). Todavia, os líderes na Igreja poderiam ser chamados de pastores ou bispos, mestres, apóstolos, evangelistas e profetas(Efésios 4:11; Hebreus 13:7,17;Atos 13:1, 21:8; I Coríntios 1:1;Filipenses 1:1). O ensino da CCB de que somente Jesus pode ser chamado de pastor não tem base bíblica. Deus é também reconhecido como Ancião(Daniel 7:9,13, 22), no entanto a CCB deixa de denominar seus líderes de “anciãos”? Enquanto atacam designações bíblicas,e deixam de usá-las, inventam outras, como por exemplo: Cooperador de Ofício Ministerial.De acordo com a Bíblia não existe o ofício de “Cooperador de Ofício Ministerial”, é pura invenção da CCB. Ser cooperador, tem haver com atitude e não com ofício. Paulo cooperava para o progresso do evangelho, e cada cristão deve seguir o exemplo – “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.” (I Coríntios 9:23). “Portando, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.” (III João 8). Timóteo além de pastor, foi chamado de cooperador por Paulo.(Romanos 16:21).

O segundo argumento de que pastor é “título humano e que leva a vaidade da carne” também está contra o ensino da Bíblia. Os anciãos ensinam aos seus adeptos que “pastor” e “ministro” ‘são nomes especiais que põe em destaque algumas pessoas, que mostram vaidade,e Deus não quer que ninguém se sobressaia’. O erro fundamental nessa conclusão da CCB está em associar o orgulho humano a questões exteriores e não a motivação interior, tal atitude é própria de um sistema farisaico e legalista. Para entendermos essa questão, farei a seguinte pergunta: “O fato de alguém receber um título leva automaticamente a vaidade, ou, o fato de alguém não receber um título exclui automaticamente o indivíduo da vaidade humana?” A resposta é não! Primeiro porque “título” significa “rotulo ou nome”, por sua vez “intitular” significa “dar título, chamar, denominar”, e a Bíblia não é contra ” intitular, ou dar título” a alguém. Deus intitula, e a CCB ataca essa atitude, combatendo assim contra Ele. Paulo mesmo era intitulado de “apóstolo”, veja abaixo:

“Paulo(chamado[intitulado] apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes.” I Coríntios 1:1

“Não sou eu apóstolo?…Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós;…” I Coríntios 9:1-2

“Para isto fui designado[nomeado, chamado,intitulado] pregador e apóstolo(afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.”I Timóteo 2:7

“para o qual fui designado[nomeado,chamado,intitulado] pregador, apóstolo e mestre”,. II Timóteo 1:11

“do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.” Efésios 3:7

“Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;” Colossenses 4:7

“e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo,…” I Tessalonicenses 3:2

“Porque eu sou menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.” I Coríntios 15:9

No último versículo, a Bíblia deixa bem claro e contrário ao ensino da CCB, que os líderes podem receber títulos sem com isso estarem mostrando vaidade humana. De acordo com Paulo em Gálatas 2:9, Tiago, Cefas e João eram reputados como “colunas da Igreja”, será que esses líderes estavam querendo demonstrar vaidade humana, de acordo com o ensino da CCB?

Contrariamente a suposta revelação divina recebida pela CCB de que os obreiros não devem receber salários, a Bíblia afirma que:

“Digno é o obreiro do seu salário”. I Timóteo 5:18

Paulo fez um paralelo entre o que a lei dizia sobre “não atar a boca do boi que trilha o grão(Dt 25:4; I Coríntios 9:9) e o sustento dos líderes cristãos(I Coríntios 9:10-14; I Timóteo 5:17-18).

Atacar o sustento dos pastores é atacar a própria determinação da Palavra de Deus (I Coríntios 9:14; I Timóteo 5;17-18; II Timóteo 2:4,6-7; Filipenses 4:15-18)

“Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir.” II Coríntios 11:8

Conclusão:

Como dar ouvidos para uma organização religiosa, que soberbamente declara sem rodeios ser “a obra de Deus”, e não apenas uma das expressões da mesma. E que “em nome do Espírito Santo” ensina doutrinas contraditórias,antibíblica, e cujo principal objetivo é atacar os ensinos cristãos ortodoxos?

Para finalizar a pergunta que fazemos é:Podemos aceitar doutrinas que contradizem a Bíblia?

A Bíblia diz: Não!

“A Lei e o testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” Isaías 8

————————-

Veja também os demais vídeos:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

856 Comentários

Comentários 1 - 50 de 856Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Vários trechos você INVENTOU ou retirou de alguma fonte NÃO CONFIÁVEL.

    1. SE CONSIDERARMOS QUE A UNICA IGREJA QUE SALVA E O UNICO BATISMO VALIDO É DA CCB , ESTUDANDO A FUNDAÇÃO DESTA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA , SERIA O MESMO QUE ACREDITAR QUE CRISTO MORREU NA CRUZ E SOMENTE APOS FRANCESCON FUNDAR A CCB FOI VÁLIDO SEU SACRIFICIO NA CRUZ.

    2. Me desculpe tem muitas coisas que foi escrita que esta fora de questão,essa pessoa que fez essas escritas esta fora do temor de Deus.isso sim, O melhor é orar por esses tipo de pessoas.Sem a orientação de DEUS.

    3.  quem  nao tem  entedimento nas coias deus nen adianta falar!

    4. Concordo… trechos da Bíblia adulterados para dar sentido às lorotas que ele quer que seja verdade. Não deve passar de uma alma perdida.

  2. Nunca vi tanta asneiras junto. Quem escreveu não entende nada de CCB e muito menos da palavra de Deus que está nas escrituras sagrada. Desinformação, gente falando o que quer é o que mais tem na internet.

    1. Caro Willias asneira é a sua quando tantos argumentos biblicos são apresentado , mas o que se esperar de alguem que não lê a biblia e somente segue os ensinos de um homem que se diz escolhido de Deus e trazendo uma revelação supostamente divina,quando o propio Paulo nos advertiu acerca de revelações para complementar a palavra de Deus.

    2. Ė Verdade. A palavra diz que nos ultimos tempos a igreja seria  de Deus perseguida e a ccb é a  que  está  mais perseguida, a doutrina da ccb torcida, os ensinamentos colocados erroneamente.

    3. Nossa a CCB é puro satânica pois prega só heresias e blasfemias.. lugar idiota euem leva muitos para perdição e alegam serem os unicos “certos” …. só quem é imbecil não consegue enxergar tanta heresia anti bíblica !

    4. Então coloque um estudo biblíco descordando com oque eles disseram. Você criticou mais não pois nada reprovando os Estudos dos irmãos, como prova que contra fatos não a argumentos suas saida foi critica e mais nada.

  3. Nikolas e William. A CCB é uma seita pois ensina coisas anti-bíblicas! Tem gente lá dentro que sabe a verdade, que não leva muito ao fanatismo, mas o que é pregado, que deveria ser correto, é erradíssimo. Ancião de São Paulo, zona sul, Vila Mariana: “Na primeira ressurreição só vamos nós. Só nós iremos reinar. Os outros evangélicos vão ser salvos pelas obras na segunda ressurreição” (onde acham erroneamente que serão julgados como Mt 25: julgamento dos bodes e ovelhas). “Somos luz, e os outros evangelicos são trevas””Parece a mesma coisa mas não é””Somos sal e luz eles não””A Palavra vai julgar”. A bíblia é a perfeita e unica guia da nossa fé e conduta. ccb aprenda bíblia, clame a Deus para lhe tirar das heresias / ensinos anti-biblicos, e assim se mostrarão sinceros diante de Deus. O batismo não salva. “QUEM CRE NO FILHO TEM A VIDA” não quem se batiza. Cremos que a regeneração, ou o novo nascimento, só se recebe pela fé em Jesus Cristo. Assim todos os que creem em Jesus podem ser salvos.

    Agora, sobre o post do pastor, podem haver alguns desentendimentos. Vou ver bem por cima.
    “Logo após, o inimigo começou a trabalhar para desfazer aquela obra, mas foi em vão o seu trabalho. O resto do povo daquele lugar, sabendo da minha chegada e da minha missão, juraram matar-me, tendo como chefe um sacerdote de determinada denominação”. 
    Realmente se ele foi perseguido a ponto de tentar ser assassinado, o sacerdote não era salvo, e poder-se-ia falar, que o inimigo o estava usando.

    A respeito do proselitismo iniquo da ccb.
    A unica coisa que foge do erro é eles tentarem mostrar para os outros, batistas, metodistas, presbiterianos, etc. que o batismo no espírito santo existe, e os dons de cura, revelação e linguas não pararam com os apostolos e os pais da igreja. Vide vida do Pr. Enéas Tognini da igreja batista do povo (igreja batista renovada).

    O tópico acima e todo o resto estão corretíssimos. Trabalho muito bem compilado. Quem entende a bíblia concorda com tudo o que está escrito acima.

    Detalhe: quem dá luz é Deus. E o meio de Deus dar luz é pela Palavra de Deus (Bíblia) e Oração.

    1. Comecei a ler e fui verificar só uma parte que doeu no ouvido: “O publicano orou em pé e sua oração foi ouvida (Lucas 18:13-14)…” Hora, quem orou em pé foi o Fariseu: “11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.”
      Quanto ao publicano está escrito em seguida: “13 “Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador. 14 “Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. ”
      Portanto, a oração ouvida foi realmente a do publicano e não do fariseu que orou em pé….
      Nenhum lugar diz que ele também orou em pé. É…falar até papagaio fala, mas mentir é mesmo do homem.

    2. Pelo jeito quem não entende da Bíblia é você Roberto Frossi juntamente com esse Natanael Rinaldi. O Senhor nosso Deus é piedoso e cheio de compaixão para perdoar aqueles que se levantam contra as coisas de Deus. A Obra de Deus é Santa. Cuidado com o que vocês dizem.

    3. Roberto frossi, se o batismo ñ salva, explica o que Pedro disse: 1PED 3: 20 a 22. Acho que é vc a nem entende o q é batismo! Ñ esta escrito quem crer e for batizado? Senão era só quem crer! E ai?

    4. CCB e a igreja verdadeira doa em quem doer !! este cara do site e muito burro, dizimo e uma obra da lei sim ( Heb.7:05) dizimistas da lei são caidos da graça ( Gal.5:04) O osculo santo era dado entre pessoas do mesmo sexo entre a igreja primitiva nem a historia da igreja este burro sabe, 

    5. Conheço muitas religiões e graças a Deus sou da congregação cristã no Brasil;criticam a congregação porque no fundo sabem que agimos corretamente,sem tirar do necessitado para viver dos frutos que são destinados a obra de Deus.

    6. Como meus caracteres foram limitados neste site, postarei as respostas aos tópicos que vocês vem pedindo uma a uma, e talvez até dividindo em partes. Então segue o próximo comentário sobre o primeiro tópico:

    7. Acredito que vocês que atacam seja qual for a instituição religiosa não são dignos de ser creditados com tais publicações que ridicularizam seja qual for a religião isso não se faz e por fim não ganharão fiéis através de Taís publicações.

  4. OS DISCIPULOS FORAM CHAMADOS DE SEITA DO NAZARENO. E HOJE A CCB É CHAMADA SÓ PORQUE TEM UMA SÃ DOUTRINA. PREGAMOS O EVANGELHO DE GRAÇA. MOSTRAMOS QUE TEMOS AMOR A DEUS. VOU TE FAZER UMA PERGUNTA QUEM TEM MAS AMOR AS COISAS DE DEUS.PREGAR DE GRAÇA OU PREGAR RECEBENDO SALARIO. A CCB CADA DIA QUE PASSA ELA CRESCE MAIS SEM PRECISAR DE PROGRAMAS DE RÁDIOS E DE TELEVISÃO. EU CONSIDERO AS IGREJAS EVANGELICAS E SEI QUE MUITOS VÃO SE SALVAR. PORQUE A SALVAÇÃO É CRISTO JESUS.

    1. SEI QUE TEM GENTE DENTRO DA CCB QUE TEM MENTE ABERTA E NAO SE COLOCA COMO JUIIZ PARA CONDENAR , ISTO E LINDO , EU FREQUENTO A CCB E GOSTO DE LÀ ,VEJO MENTIRAS E HERESIAS EM TODAS AS IGREJAS , PERFEITO E SO JESUS . ME MOSTREM UMA IGREJA PERFEITA NA BIBLIA , A DE CORINTO ? MISERICORDIA !!!

    2. Elson Divino, Não estão questionando a CCB como instituição, e sim o corpo doutrinário, os anciãos colocam uma muralha de proteção em volta da CCB dizendo “está é A CERTA”, enquanto que é plenamente debativel sem melodrama ou revolta.

    3. ate agora só vi pessoas falarem mal da nossa Fé mas podem procurar na internet nos nao falamos de nenhuma fe religiosa e nem de outras doutrinas nem em internet muito menos em cultos esses que falam mal sao os primeiros que entram em contradiçao contra a palavra de Deus pois estao nos julgando

    4. As pessoas da congregação acham e pensam que só eles que estão certo…. Desprezam as pessoas que não são da CCB, olham com desprezo. Vivem cheio de falsidade pois o que importa é viver “certo” para o pessoal da igreja deles… Fazem tudo escondido , pois se pecam são condenados … etc

    5. Adventista diz a mesma coisa quando é mostrado que é seita. Nenhuma quer se chamada de seita, mas não querem abandonar seus ensinos absurdos e antibíblico.

    6. todos incongruentes se ajunta para criticar vao todos para o hades pasto isaias 56 v 10 /apocalipse 22v 15

    7. Sou da CCB. Mas afirmo a voce amado. É sã doutrina porque nao se conhece a Palavra. Quando voce conhecer a Palavra a fundo ai voce verá que a Sã doutrina só é para quem a faz. Os anciaos maçons do Bras.
      A CCB é copia do catolicismo e maçonaria.
      ESTUDE A PALAVRA IRMAO.

  5. Um dia acreditei nas coisas que vocês escrevem, porém um dia passei a frequentar os cultos na CCB e percebi que as coisas não são assim, a CCB é uma Igreja Cristã como qualquer outra tem suas doutrinas como outras qualquer. Posso afirmar que eu e minha família estamos bem felizes  na CCB, coisa que não posso afirmar quanto a denominação e onde viemos uma que vocês não consideram seita, porém é bastante morna.  Que Deus os abençoe e que o Espírito Santo os guie em tudo, pois Ele é o verdadeiro guia e Aquele que detêm todo o conhecimento, diferente de nós homens que nos enchemos  com aquilo que pensamos conhecer. Que Deus nos dê humildade, pois somos servos inúteis.

    1. Nossa a CCB é puro satânica pois prega só heresias e blasfemias.. lugar idiota euem leva muitos para perdição e alegam serem os unicos “certos” …. só quem é imbecil não consegue enxergar tanta heresia anti bíblica !

  6. Caros amigo que escreveram estas verdades bíblicas graças a Deus por isso pois sou da congregação cristã e também como vocês creio somente o que as escrituras nos ensina pois a bíblia diz maldito do homem que crer no homem tenho mostrado aos amados em cristo jesus mais alguns não me ouvido pois preferem ouvir por causa aquele que dizem cooperadores”besteira” pois a bíblia não reconhece tal cargo sendo dom ministerial e pastor e o sem duvida alguma que DEUs os abençoe

    1. Me explica por favor este versículo:
      Mas a bíblia diz:
      E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
      Efésios 4:11.

    2. Em Efè.4;8 ta Escrito;(“Pelo que diz;Subindo ao alto,levou cativo o cativeiro,e deu DONS aos homens”).Pronto ta respondido sua pergunta Leandro Machado,Foi “DONS” e nâo cargo(ministèrio)de pastor,Nâo se deixe ENGANAR!.

    3. Concordo plenamente,algo de errado está acontecendo,a placa está falando mais alto que o próprio nome do CRIADOR e isso é perigoso.
       Deut. 13-2- Deus avisa ao povo de Israel, para não ouvir os profetas (cap.79), que ensina alguma outra doutrina.

  7. Gloria ao Deus vivente, e toda honra seja dada a ele, por fazer com que essa sã doutrina e essa obra maravilhosa chamada congregação cristã exista nesse planeta.Leia Eclesiastes,cap 12 versos 12,13 a palavra de DEUS DEIXA CLARO TEME-LO E GUARDAR SEUS MANDAMENTOS
      

    1. QUAIS SAO OS MANDAMENTOS QUE VCS GUARDAM ?

    2. NA VERDADE NÃO GUARDAM QUASE QUE NENHUM MANDAMENTO
      E SÃO TEMENTES SOMENTE A DOUTRINA SEVERA IMPOSTA A MUITO TEMPO ATRAS POR LOUI FRANCOIS.
      NÃO ACHAM CORAGEM DE CONTESTA-LAS

  8. Não sei porque os evangélicos se preocupam tanto com a doutrina da CCB. Eu fui da Assembleia de Deus por 8 anos, fui professor da Escola Bíblica, coordenador de jovens e tesoureiro e via bastante diferença entre os queridinhos da família do pastor e daquele pobre coitado que era humilde. Ao invés de se preocuparem com os usos e costumes da CCB vão orar, ler a Bíblia, fazer visitas, etc. Porque vocês nunca falam mal da igreja de vocês? Vocês acham que somente vocês que estão certos né?!. Hoje eu sou feliz, sirvo a Deus na Congregação Cristã no Brasil e não me arrependo de ter descido as águas do batismo novamente, porque eu sei que dessa vez eu me batizei por conversão e não por necessidade e impulso como fui obrigado porque todos já estavam me olhando com maus olhos e sei muito bem o que estou dizendo aqui. Então parem de criticar a doutrina CCB porque vocês não sabem nada do que estão falando.. Vocês sim são hipócritas. Visite uma sala de oração da CCB, congregue conosco em um dos nossos cultos e tenho certeza que você mudará completamente o seu conceito em relação a obra de Deus, obra essa que sentimos dentro da Congregação Cristã no Brasil.

    1. Queria apenas fazer uma pergunta, você como os demais aqui só citam experiencias pessoais, algumas boas e outras ruins. Congrego na Assembléia de Deus e realmente não somos perfeitos, como a CCB também não é, agora porque não refutam o que foi citado acima com argumentos bíblicos?

    2. A CCB é a mais correta, não pregam por dinheiro e sim por amor, ao contrário de todas as outras que exigem seus 10% de dízimo, sem contar com esses cantores gospel que cobra pra cantar suas músicas, pois na CCB é proibido o comércio com as coisas de Deus!! A paz de Deus!

    3. A ccb é tao correta que afirmam que só nela que encontra salvação em cristo, é uma das primeiras caracteristicas de ceitas, ser exclusivista, a lbv e a testemunhas de jeova esta oai pra provar isso.

    4. Não se preocupe Leandro Machado, logo logo postarei refutação sobre cada ponto acima. Mas essa análise apologética está desleal. Francamente!

  9. Cuidado Pastor olha bem de quem vc está falando ou melhor defamando a palavra de Deus!se acha que nossa doutrina é tão errada dobre seu joelho e vá orar pelo povo da CCB pq é assim que devemos proceder Jesus disse que devemos orar uns pelos outros e não julgar!!!

  10. Por que tanta raiva da CCB, será porque não extorquimos o dinheiro dos fiéis, será porque não usamos o grande numero de fiéis para obtermos vantagens politicas, será porque não aderimos ao “GOSPEL”. Lembromo-me muito bem na ocasião da morte do papa João Paulo II a ASSEMBLÉIA enviou um de seus lideres em uma comitiva para participar do funeral do mesmo. E o natal é de Deus? Fazer show “gospel” e cobrar ingresso carissimo é agradavél a Deus. Nos poupem desses artigos sem sentido. Falhas nos membros sempre encontraremos, já na SANTA DOUTRINA desafio qualquer um.

    1.  Amém! quando os irmãos falam as verdades ninguém de nenhuma outra denominação se entromete,pois sabem que estão dizendo a verdade

    2. Com certeza vocês não aderiram ao Gospel. Pois caso você não saiba, GOSPEL é uma palavra inglesa que é traduzida por EVANGELHO, e se tem uma coisa que esta totalmente distante da CCB é o EVANGELHO de JESUS CRISTO.

  11. Só a teologia da prosperidade que é a doutrina boa? piada tudo que eu li, quem escreveu essa matéria não sabe nada sobre a CCB, dizer q quem não aceita a doutrina da CCB é pecado pra morte? isso não existe! pois existem mtos q saem e depois retornam, então isso cai por terra.
    è mto fácil criticas, destruir, falar mal, pq ao invés de fazer isso não preguem o evangelho puro?
    pq não se dedicam em fazer o bem? pq não vão à Africa criticar o Islã? rsr iss não neh?? entendi, seria, mortos neh? entendi, aqui é mais facil criticar? faz parte….. que o SENHOR DEUS abençoe todos por JESUS CRISTO O SEU FILHO, amém…

  12. qualquer dia desses, meus olhos vão pular para fora de tanta coisa errada que leio, são inúmeras as coisas que falam mal da CCB na internet, se fossemos dar ouvido a vocês, já estaríamos no inferno a muito tempo.. porque vocês não pegam uma enxada e vão carpir um lote.

    1. no inferno já estão bando de apedeutas.

    2. TAF  não esta-se falando mal da CCB, mas a Verdade ! vocês só reclamam, não tem argumentação biblica nenhuma, só esperneiam, ficam nervosos, ou fazem máximas sentimentais exaltando o vosso culto, ISSO NÃO COLA MAIS. 

  13. a CCB é uma otima denominação seus ensinos é esclarecido de forma espiritual   e  correta.
    a CCB é a unica igreja que ensina com a sabedoria divina e espiritual.
    foi na CCb que eu aprendi a swer um verdadeiro cidadão do céu, sabendo discernir os espiritos.
    ela é uma excelente igreja.

    1. kkkk piada  né 

  14. A paz do senhor com todos?kkkkkk

    1. Não se diz paz do senhor e sim a paz de deus , pois existem muitos homens ”senhores” e existe apenas um Deus!

    2. NÃO FALAMOS A PAZ DO SENHOR E SIM A PAZ DE DEUS,QUE ESSA INTERCEDE POR TODO O ENTENDIMENTO.

  15. Bom boa noite pelo simples fato de vc ter confrontado a CCB é sinal de que vc esta se sentindo ameaçado o que por sinal vc sabe que a verdade e o caminho verdadeiro aqui está.

    1. então me mostre na Bíblia onde está isto que mencionou. Há é foi, “revelação”.

    2. isso não foi um confronto, até mesmo por que séria covardia confrontar alguém que não possui um estudo aprofundado acerca da palavra, isso foi só para responder a algumas duvidas que muitos tem acerca da ccb.

  16. Quanta ignorância. Ao invés de ficar defedendo a ccb, refutem os textos bíblicos apresentados, não creio em um outro evangelho além do que está nas sagradas escrituras, viver de revelação e experiências pessoais é para os ignorantes na fé.

  17. Eu já fui da igreja da CCB, mas eu nunca senti nada lá dentro, e outra percebi que a oração do culto de jovens é a mesma da igreja católica repetição, não critico e não julgo. Pois todas as doutrinas tem coisa errada.

    1. Filho, a oração feita nos cultos de jovens é a que está na Bíblia. Está “repetição” trata-se de um ensino as crianças de saber como orar a Deus. E creio que a mesma oração é realizada por qualquer religiao cristã. Qual seria o erro então?

    2. KKK… a oração repetida é para as crianças aprender a orar, depois da oração das crianças um jovem faz a oração… kkk cada comentário idiota que tem aqui….

    3. talves nao seria repetitiva se vc tivesse permanecido nao e 

    4. Se vc nunca sentiu nada na CCB, meu filho esta mal, muito mal…kkk

  18. As outras denominações estão erradas exeto a minha MENTIRA, o caminho da “Salvação é onde se prega a Verdade.” Não onde há orgulho cristão onde há heresia, mentira, vergonha, repetição. Deus está a procura de quem adora em “Espírito e em Verdade.”

  19. Não entendo,somente este pequeno espaço para comentar enquanto vejo comentários extensos
    (vide comentário de roberto.frossi) por sinal bastante preconceituoso e sem nenhum entendimento.O  pc aceita tudo,o lamentável é digitar sem nenhum conhecimento de causa, se mandar assinar sei não.

  20. Kkk…intao vcs da ccb achan que Deus Existe apenas de 110 anos pra cá, fala sério todos que nasceram entes de fundar essa igreja foram pro inferno? Deus existe muito mais antes doque vcs pregam…que Deus tenha misericórdia…

    1. Adriana querida, vc nunca deve ter ido p igreja neh, nenhuma igreja existiu junto à existência de Deus, e sim a vida.E nunca foi dito que Deus existiu junto a existência da CCB. Qr ñ da pra te ensinar agora. Mas lê esse livreto o Original, q estão criticando, dpois vc vem criticar meu bem.

    2. Lamentáveis o artigo e seu comentário, a CCB apenas em comporta como todas deveriam fazer, conforme consta da Bíblia, isso que somos, professamos os ensino de Cristo e as doutrinas dos evangélios 

    3. NÃO SEM NOÇÃO QUEM FALOU QUE CONCORDAMOS COM ESSA BOBAGEM.DESDE Á VINDA DO SENHOR JESUS QUE ESSA OBRA EXISTE.SEGUIMOS O QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS E SERVIMOS A ESSE JESUS MARAVILHOSO POR FÉ.

    4. Querida em que lugar da ccb vc encontrou isso encrito?vai horar e busca de deus com a guia do espirito santo e nao com estudos carnais.

  21. Me batizei com 14 anos por pressao pscologica mesmo assim fui muito apegada as coisas de Deus mas pequei de morte hoje sou infeliz tenho saudade do pai 

    1. Querida Marlucia,

      Essa questão de pecado para morte não é desta maneira, se você tem saudades do Pai volte para os caminhos que Ele te receberá de braços abertos, quem peca para morte não tem arrependimento nem saudades mas vive para blasfemar a palavra de Deus. Procure aconselhamento!

    2. o perdão vem de Deus,se vc se arrependeu tenha certeza que Deus ja lhe perdoou,volte pra casa do pai,não olhe pra ninguem va em busca de sua salvação.

  22. Se Deus me perdoasse eu seria a pessoa mais feliz desse mundo a gente quando e criancaou adolecente nao tem juizo !eu sei que e impossivel mais eu vou sempre apelar para esse Deus do impossivel!!!

    1. Mulher que estória é essa ? Deus perdoa sim, não tem essa coisa de “pequei de morte” isso é conversa fiada do pessoal da CCB. Procura outra igreja, pode ser uma igreja tradicional, e esquece esse povo ignorante que falou essas bobagens para vc.

    2. A paz  do senhor  irmao..
      Bom vejo q vc sente falta do pai,pq nao volta para os bracos dele? 
      Deus eDeus de uma palavra so.. E cristo é o nossi adivogado, ele sabe q.tems a.carne fraca.
      Nao.precisa so se lamentar,dobre seus joelhos pessa ao nosso Deus dos impossiveis a misericordia dele. 

    3. IRMÃ A PAZ DE DEUS VOLTE PARA A DEUS SE PECOU TEMOS UM ADVOGADO NO CÉU JESUS CRISTO O JUSTO

    4. Olha marlucia eu sirvo a Deus na ccb, a salvacao esta
      Nas maos de Deus ele salva perdoa quem Ele quer..
      Congregue vc sabe que essa doutrina é santa ore ao Senhor 
      Busca de Deus se humilha diante do rei da gloria
      Faça sua parte eu creio que Deus é misericordioso
      Para os que se arrependem…

    5. A paz de Deus. Leia a parábola do filho pródigo em Lc 15 e da ovelha perdida,
       1 cor 13, Ez 18:20 a 28, leia a 1 epistola de Joao cap 1 do versiculo 5 ao 10,cap 2 v1 e 2 .Mat12:31 e 32 Irmã, leia estas palavras e medite, só existe o pecado enquanto não há o arrependimento.

    6. O unicopecado que Deus não perdoa e a blasfêmia do seu Espírito Santo se vc não fez isso volta para Deus e não peques mais. 

  23. Parem de ficar dizendo que esta ou aquela doutrina e melhor ou piorDeus nao e de confusao .que falta de amor ao proximo!Deus salva e condena quem ele quer!!!

    1. Mulher, leia evangelho de João 3:16 Deus salva todo aquele que quiser ser salvo, inclusive você. 

    2. Marlucia, Conheço bem a CCB, meu sogro é ancião, Minha esposa passou pela mesma lavagem cerebral que voce!
      Graças a Deus, ela superou o ensinamentos diabólicos do desse Falso Profeta Louis Francescon.

      Voce nunca foi condenada por Deus, e sim pela CCB. … continua …

  24. Não julgueis, para que sejais julgados. Mat 7:1. Nem todo o que me diz: senhor, senhor! entrará no reino dos céus… Mat 7:21. Para vocês que criticam nós da CCB, peço que leiam o cap 7 de  Mateus prestando muita atenção nos versos 2,3,4 e 5. Que Deus os perdoe pelas injúrias.

    1. Paulo, como vc é teatral dramatico ! não critica à instituição e sim nos ensinos da CCB, analise as criticas com a mente aberta. a CCB é sectária, voces precisam saber que há outras Igrejas, e que voces são condicionados a chamar de primos.

    2. sim eu moro na vila carioca frequentei a comum da carioca ccb fiquei 9 anos lá fui persseguido pelos meus proprios irmaos de banco porque mais vivi desempregado do que traballhando e tudo verdade oque esse irmao esta dizendo os diregentes seja o ministerio hipocrita da ccb sao a todos parentes .

  25. Não tenho nem o que comentar diante de tantas injúrias ditas por este homem (Natanael Rinaldi) sobre a doutrina da CCB. Eu só peço a Deus que o perdoe por tantas blasfêmia ditas. É um pobre homem sem paz no coração e sem a sabedoria.

    1. Noxa Flávia que melodrama. No artigo não é injuria contra a instituição, é sobre ô que creem e ensina a CCB : tenha mente aberta e analise as criticas. Imagine a CCB  chamar outros cristãos de “primos”? está certo isso? só oram de joelhos, pense Jesus orou pregado na cruz.

  26. E se amo o Evangelio ( Biblia ) devo andar como esta escrito dentro da Biblia, e não seguindo doutrina contraditória.Porque o ultimo mandamento que Jesus deixou antes de subir aos céus foi IDE A PREGAI O EVANGELIO A TODA CRIATURA……e isso a CCB não faz!eles pescam em aquário!

    1. evangelho e não evangelio

  27. A CCB SO PREGA MENTIRAS

  28.   AOs membros da igreja do véu, só restam apenas defender-se da materia refutando ponto a ponto do pr Rinaldi.Nada que ele falou é mentira ou difamação.A C.CB. é conhecidamente no meio cristao como quase seita,pois são doutrinas contrarias a palavra.Refute-os pois um a um, irmaos.

    1. se acham que estamos errados, orem por nos, como JESUS ENSINOU  ou não foi este o ensinamento, deixe o julgamento para o JUIZ, APESAR de ja nos ter julgado, mas perdoamos.

    2. Esse pastor cita partes da bíblia para dar um ar de seriedade nos comentários, mas seu único objetivo é defender o dízimo, são seguidores da lei, fazendo inútil a morte do Senhor Jesus Cristo!

  29.  OS memrbos da CCB são doutrinados a não evangelizar em ruas e praças,não portam BIblias,não por que “a ‘ou “b’ falou ou escreveu, mas por que Eu mESmo conferi in loco, esses atos.Se acham os tais, maiores, discriminam outras igrejas e se acham unicos salvos.São fatos reais.

  30. As igrejas evangelicas genuinas  mantem pastores para guiar as ovelhas, segundo Cristo determinou.;Todas igrejas genuinas mantem dizimos para manutençao da obra de Deus.;Todas igrejas genuinas não se arrogam donos da salvaçao; ACCB em nada disso segue a Biblia sagrada.Sectarismo e exclusivismo 

    1. Deus nunca proibiu da igreja ter pastores, e nem tão  pouco dos seus membros darem o sustento aos mesmos ( I Coríntios 9 :1 a 11 ). A questão é que homens se autodenominam chamados por Deus, ou iluminados; entram em contradições bíblicas, criam doutrinas e interpretações como bem entendem.

  31. Enquanto vocês discutem aqui quem está errado ou qual religião está certa, quero lhes dizer que doutrina nenhuma de igreja ou religião nenhuma traz salvação a ninguém, mas sim aqueles que tem Deus no coração, que é humildade, que e que sabe se redimir diante de Deus ao pecar.

    1. Esse pensamento seu é muito simplista, precisa sim e muito mais ter leitura, estudos, e a apologética é muito necessária hoje devido o multiplicar das heresias. 

    2. Precisa sim de uma doutrina,a doutrina que Jesus deixou para nós na terra…

  32. A CCB é sim povo de Deus! Se tem mais alguma igreja na terra que assim se sente, Glória a DUES! Que o Senhor nos Julgue!

    1. Que o Senhor DEUS Todo Poderoso nos julgue!!

  33. a verdade e biblica e não doutrina dos homens por isso devemos ler e medita e so quem e espiritua entede a biblia e JESUS VEIO CUMPRIR A LEI E NOS NOVO MANDAMENTO

  34. Primo Josué, essas “máximas gloriosas” e sentimentais não cola, o artigo comenta sobre o sistema doutrinário CCB que não tem base biblica sólida, ninguém falou que o povo não é de Deus. a verdade é que vcs refutam estudos biblicos, e preferem “revelações” mentais.

    1. q igreja vc vai JCP???
      Segue a Deus e Cristo tbm?

    2. “Sr.Observando” – você quer saber qualé a Igreja que eu vou? resp.: – não é CCB.

    3. Se vc ler bem oq foi escrito, vai ver que esta dizendo isso sim.Agora ficar falando mal das denominacoes e por defeitos é muito facil.Ja congreguei e la ensina nao falar mal de outras religioes. E nos devemos ficar onde nos sentimos bem e nao intetessa de q maneira c comendo letras ou sentindo Deus

    4. O que nâo cola na na Biblia è o estudo matèrial(sabedoria terrena e diabólica)Tg.3;15.As Sagradas Letras nâo è um livro de estudo Sècular,A Verdadeira Sabedoria è a que vem do ALTO(Tg.1;5).

    5. Obs;Percebam que o “jcp” nâo respondeu(mas sò rodeou0e nâo disse a que denominaçâo pertence,Nâo è curios porque ele nâo quer dizer e se “ESCONDE?,por esta e outra que nâo se pode confiar em MURMURADORES que levam a vida a ATACAR a Obra de DEUS!.(At.5;39,39).

  35. eu cai cinco vzs ,sou da ccb desde 1989.nunca me excluiram,maltrataram ou me tiraram a esperança .dizem q deus perdoa,ouvir deus, nao olhar irmao .onde tem o homem tem a falha .nao jungar nao condenar.amar respeitar.deixar deus agir.muita coisa q dizem e calunia. vao ate a ccb ,e perguntem deus.

    1. Parabéns, você é a exceção a regra. Pois sabemos muito bem que a maioria pensa e age de forma contraria ao que você diz.
      Pensei que seria mais facil achar um vegetariano numa tribo de canibal que alguem da CCB que não fosse exclusivista.

    2. Parabéns, você é a exceção a regra. Pois sabemos muito bem que a maioria pensa e age de forma contraria ao que você diz.
      Pensei que seria mais facil achar um vegetariano numa tribo de canibal que alguem da CCB que tivesse um pingo de bom senso.

  36. cconvido rubens sodre a ir e perguntar a deus,e ve q ele e quem fala na boca do anciao.eu o desafio.

    1. Olha outro exemplo é da Marcela, são só máximas explosivas, de desafio emocional, bravata, mas nada de argumento bíblico, João 5:39 . O que o ancião faz é só declamar poeticamente algo com emoção, e acham que é “deus” que fala. Deus é com “D” maiusculo. Certo Marcela ?!

    2. DEUS fala pelo “DOM” da Revelaçâo da Palavra(1ºCor.14;30)e o SENHOR nâo pode MENTIR!.(Tit.1;2).

  37. Marcela, o artigo analisa as doutrinas da CCB e não como administra aqueles os que entram ou saem ou voltam para CCB. Perguntar à “deus” e ouvir resp da boca do ancião?! aí não dá né mulher? o problema de voces é que não fazem estudo sistematico da Bíblia, é só sentimentos. 

    1. Nâo è questâo de “Sentimentos” e sim de REVELAÇÂO e é o que ta nas Escrituras;(“Que fareis pois irmâos?,quando vos ajuntais,cada um de vòs tem salmos,tem DOUTRINA,tem REVELAÇÂO,tem lingua,tem interpretaçâo.Faça-se tudo para edificaçâo”).1ºCor.14;26.

  38. A bíblia se confronta. No antigo testamento o dízimo era obrigatório, assim como era compulsório guardar o sábado.No novo testamento, Jesus diz que é senhor do sábado e que o homem deve trabalhar para ganhar o pão com o o suor do seu rosto. A doutrina da CCB é baseada no novo testamento.

    1. Raquel e o dizimo naquela Època nâo era dinheiro(Lv.27;30),Como eles vivem “EXPLORÂNDO” o povo(arrancando a lâ das Ovelhas e se enriquecendo dia apòs dia,com;(emissoras de tv,Editoras,Lojas,Fazendas,Gados,Gràficas,eemissoras de radio,tvs a cabo e etc!.

    2. fato

  39. Muitos estavam aproveitando as brechas da própria bíblia, para vender a salvação. Todavia, erros existem em qualquer denominação.Onde existe ser humano, sempre haverá erros. O importante é guardar a fé, fazer o que é bom e se espelhar em Cristo. Ele é o único modelo a ser seguido.

    1. Raquel,
      Não está-se falando de erros humanos que tem nas denominações. O artigo analisa o corpo doutrinário da CCB. internautas da CCB que postam aqui defendem fazendo máximas sentimentais e que não tem argumento de argumento biblico.

  40. A CCB e a melhor igreja crista que ja frequentei , nao sou nenhuma idiota, estudei universidade e pos-graduacao e usando da minha capacidade de raciocinar dou meu testemunho de que a CCB e uma igreja muito seria que busca servir a Deus, quero me batizar na CCB onde sinto a presenca de Deus

    1. o artigo não analisa se as pessoas são idiotas, se estudou faculdade ou não. e sim as doutrinas da CCB. vc diz que deu testemunho etc, quer batizar …mas vc continua como todos eles : sem argumento biblico, só fica em falatório, isso não cola, só dentro do salão ccb.

  41. Irmãos! Todos vocês que creem no Senhor Jesus Cristo verdadeiramente. Isso não é um apelo, mas apenas um convite. Congregue na CCB um dia em que se encontrar sem afazeres, só por favor não julguem ou condenem algo que não tenham certeza do que é. Deus abençoe!

    1. Concordo plenamente com Vc Pedro…
      Fiz uma visita sem compromisso na CCB e senti Deus falando
      comigo lá dentro…
      Fui como uma simples visitante e não sai mais…

    2. Elisete, só máximas sentimentais ?! (ah eu senti …) Qual o seu argumento bíblico ?
      nenhum, é só experiências psiquicas.

  42. Pedro, estranho apelo que é um convite, estranho também vc chamar de irmãos, vcs costumar chamar cristãos de “primo”. esse apelo não cola. apela ao sentimental, vcs não tem experiencia  não tem argumento biblico. e examente esse o erro de voces, apelo sentimental cerebral nada mais.

    1. NÃO JULGUE O QUE VC NAO SABE , QUERIDO , ENTRE NA CCB  PRA SABER O QUE VC ESTÁ FALANDO, ISSO É INJURIA. VÁ , ENTRE E CONHEÇA ANTES DE FALAR ALGUMA COISA. VERDADEIRAMENTE DEUS ESTÁ NAQUELE LUGAR, QUER A PROVA? ENTRE LÁ.

    2. Sara, repara nos comentários CCB’istas não tem argumento bíblico, são só máximas sentimentais : “venha para CCB e veja” , “ah voce não conhece”. A maioria dos CCB’istas não sabe nem achar os livros, textos e v.v.s na Biblia, porque não fazem estudo sistematico, e sim só revelações.

    3. Extranho mesmo è o apelo que fazem(ou faziam(quando chamam as pessôas pra se entregar a Jesus,isso sim è ‘EXTRANHO” a Palavra,è DEUS que chama(At.2;39) e esta història de “primos”nâo passa de invêncionices,o tal apelo celebral,sentimental existe sim,Mas nestas crênças extranhas!.

  43. ESTUDO MUITO BOM,CONHEÇO PESSOAS DESSA SEITA QUE SE ACHA O SANTO,MAS O VERDADEIRO AMOR PELAS ALMAS PASSA LONGE DELES SÓ QUEREM FICAR APEGADOS COM A DOUTRINA ESCRITA POR ELES E NÃO QUEREM FAZER A OBRA DE DEUS COMO MANDA A SUA PALAVRA,GOSTAM DE FICAR PREGANDO PARA AQUELES QUE JA SÃO CONHECEDORES.

    1. ESSA PESSOA QUE FEZ ESSE TRABALHO QUE DE BOM NÃO NADA CERTAMENTE NÃO CONHECE ACCB,POIS EU APÓS PASSAR POR TANTAS DENOMINAÇÕES VI TANTAS PATIFARIAS QUE HOJE TENHO CERTEZA QUE NEM UMA DELAS TEM MORAL E VALOR ESPIRITUAL PRA JULGAR NEM DE LONGE ESSA IGREJA CERTAMENTE ESSA PESSOA É UM PASTOR  

  44. Realmente tem muitas partes inventadas.Qualquer um que já conheceu bem a CCB sabe que não é assim. Todos tem direito de opinar, mas só fale de algo quando conhecê-lo bem. Respeito sua opinião mas tem muitas partes falsas ai.

    1. Você comos os demais CCB’istas que postam aqui não tem argumento bíblico, só reclamam e falam máximas : “AH SE CONHECESSEM A CCB” ;
      O erro doutrinário da CCB é muito grande. dizem “não precisamos estudar a Bíblia, a palavra é revelada [através do ancião].  

  45. leva a mão ñ, mais cacp com suas teologias ñ conhecem a palavra do Criador, c conhecem ñ seguem e ainda perseguem, vão vivendo no sistema!!

  46. Primo Nando, “leva a mão ñ, mas vosmecês precisa estudá mais a Birbla” 
    RSRS . cada jogador ! é só bolada nas costas esse pessoal CCB’ista.
    é só lorota e nada de argumenação bíblica. 
    ainda ele fala do “chiiistema” rsrs.

    1.  Tenho certeza de uma coisa , vc deveria  frequentar pelo menos 1 ano na ccb para poder intender como ela funciona , e assim não ficar tendo ideias erronias de que um diz outro diz acho que vc deveria rever seus principios .
      Da ccb vc passa longe de saber a verdade sobre ela rsrsrsrs.

    2. Elvis, frequentar um ano ?!  resposta negativa, isso seria tentar lavar meu cerebro !
      não estuda-se a palavra de Deus, somente máximas sentimentais e bravatas heroicas desafiadoras que não cola mais !!! nem um minuto fico no vosso culto !

    3. Se os tais ESTUDOS resolvessem alguma coisa nâo existia tantos ERROS nas denominaçôes(crênças de diferêntes principios,como por exêmplos;o dizimo da LEI,Sabados,pastores,mulheres sem VÈU,Sem Òsculo Santo,supertiçôes com;martelos,chapèus,rosas,vassouras ungidos e etc,,.(Mt.22;29).

  47. Irmão muitas coisas que você disse é verdade concordo com você sou membro da ccb a 5 anos mas vou te dar um conselho atualize suas informações pois muitas coisa mudaram na ccb e vamos orar para que Deus ajude a irmandade a enxergar o que realmente a Bíblia ensina. Deus abençoe a sua vida.

  48. Fui Pastor da assembleia de DEUS por 19 anos e sempre atirei pedra na CCB, porém eles nunca revidaram e começei a estudar a doutrina da CCB com a biblia e posso dizer sem medo de errar, a unica igreja 100% biblica hoje é a CCB.
    Cansei de pedir dinheiro e nunca ter um banco para sentar.

    1. vc disse q nao tinha um banco pra sentar…….mas o povo q frequentava a sua igreja era fiel…..mas e VOÇE era fiel.???

    2. mais uma pessoa cospe no prato que comeu e agora fica dizendo que “achou a verdadeira graça”.
      é, a lavagem cerebral funcionou muito bem.

  49. se o dizimo é valido porque foi antes da lei! entao tem que se circunsidar tambem. 

  50. Se o cabelo fosse véu, o homem também teria véu pois sua cabeça esta coberta de cabelo também.

  51. nos hinos da CCB pelo menos catamos coisas direcionadas a Deus e não como algumas igrejas que dizem que cantam louvores para Deus quando realmente narram o que os fieis estao passando na CCB cantamos para Deus e em ALGUMAS outras cantam para os fiéis narrando suas adversidades.

  52. Em 150 de salmos Relata que devemos louvar a Deus com tudo o que tem folego de vida isso nos da a ideia de uma orquestra. Graças a Deus cantamos realmente palavras biblicas voltada para a hora de Deus.

  53. O dizimo era pago a tribo dos levitas pois das 12 tribos eles eram o mais pobre entao todas as plantações eram dizimada para eles ( Hb 7) querem dizimar? entao façam compra de doem 10% dos seus alimentos assim estarão certinho com a lei pois era isso que era dizimado

  54. Pare de escrever heresia você não sabe nada sobre a CCB muitas das coisas você inventou, o que você ganha fazendo isso ? se não conhece a graça não fale dela . Ao meu ver é a única que estar pautada dentro dos ensinamentos bíblicos e é a única que Deus fala com a pessoa verdadeiramente.

  55. Não á outros cristãos, á um só Cristo, uma só doutrina: 1COR 1 v 10. FILIP 2 v 2, 5. Se existe tantas doutrinas, quer dizer o que a muitos erros. Então vamos todos calar a boca, e esperar aquele que julgará justamente. Cristo é quem salva, morram p q Ele viva em vcs.

  56. A verdade sempre teve o mesmo sentido, e terá até o fim. Quem é o povo perseguido por outros povos?
    Estes contenderíeis sempre, Pois fizeram também com o Mestre. Não vale a pena perder tempo com isso. Até mais.

  57. Desculpe-me pelos comentários repetidos, é problema de rede.
    Nas questões, vamos lutar contra o pecado, e ñ uns contra os outros, e cada um cuida da sua igreja, este grande problema de interpretação é invisível, e perigoso.

    1. eu perdoô voce … mas não me chame mais de “primo” ou “criatura”. 

      http://www.cacp.org.br/congregacao-crista-do-brasil-ccb/

  58. Interessante como o site ataca outras igrejas, mas se omite sobre as tais “igrejas verdadeiras”, mais antigas: Luterana, Presbiteriana, Metodista, Batista e Assembleia de Deus (citando só as principais). Se essas igrejas são as “verdadeiras”, por que já se dividiram em várias outras?!

  59. Porq são uma família q nasceu de uma mãe, lá na reforma religiosa: APOC 17. JUDAS 1 v 4 e 10 HEB 12 v 15.
    Quando Moisés lançou a vara e tornou serpente não fizeram também outras semelhante?
    Jamais vamos ver no mundo uma igreja que diz ser do diabo.

  60. Olha ela no tempo de Jesus: MAT 26 v 59, 60 e 65. Veja quando começaram esconder a verdade: MAT 28 v 11 a 15. Dela pra cá, surge o grande império religioso, e do outro lado, um povo humilde, sem revidar os ataque

  61. Lutero, segundo eles mesmos morreu aos pés de uma imagem, pedindo perdão, depois veio Calvino e ai por diante, estão ai fazer o que, são os donos da verdade, são evangélicos mas odeia a Cruz de Cristo.

  62. O mais interessante, é que o alvo deles ñ é lutar contra as paixões de sua carne pecaminosa, mas com outras igrejas, e principalmente a ccb. Porque será q eles odeia tanto a ccb. Ta na cara ne, só ñ vê quem ñ quer ver

  63. Acho ainda lamentável o site defender a cobrança do dízimo. A própria Bíblia diz que essa cobrança era devida apenas no Antigo Testamento, quando estavam sob a Lei antiga, dos judeus. Depois da vinda de Jesus, veio a Lei Nova. Logo, a cobrança do dízimo deveria ser abolida.

    1. PAZ AMADOS..SOBRE O DIZIMO:
      ABRÃAO ANTES DA LEI DESPOJO DE GUERRA
      JACÓ    ANTES DA LEI VOTO
      NA LEI OBRIGAÇÃO
      NA GRAÇA VOCE É LIVRE DE OFERTAR DA O DIZIMO, TRIZIMO,,O QUE VOCE QUISER…NÃO HÁ OBRIGAÇÃO… DEPENDE DA SUA FÉ.

  64. Hoje, a cobrança do dízimo virou fonte de lucro, corrupção e enriquecimento de pastores falsos. Sou contrário ao dízimo. No lugar dele, os fiéis deveriam apenas contribuir com a quantia que podem e com seus dons e trabalho para a Igreja.

  65. No Novo Testamento só á dois lugar q fala de dízimo, e ñ estabelecendo ele: LUC 18 c 12. HEB 7 v 2, 4, 5. Contribuição agora é coleta, e não á quantia estipulada: 1COR 16 v 1 e 2. 2COR 9 v 7.
    Mas infelizmente eles usam o velho conserto.

  66. Hey Guimarães. leia Mateus 23:23 
    “… o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas [dizimo].
    A Biblia só é revelada mediante estudo, João 5:39 E NÃO DE OUTRO MODO.

    1. Nâo è estudo,è o Espirito Santo que ensina(Jôa.14;26)a citaçâo de Mt.23;23,fora pros fariseus que se justificavam na LEI(Hb.7;5),O que se deve pagar hoje em DIA è as “SANTAS COLETAS”(1ºCor.16;1-4)esta è VOLUNTÀRIA,sem porcêntagem e o dizimo nâo era com dinheiro(Lv.27;30).

  67. Vc est a Bíblia? Deveria saber q Paulo trabalhava: ATOS 18 v 3. 2 TESS 3 v 6 a 18. 1COR 9 v 11 a 17. 2COR 11 v 7 a 13. Vai sustentar seu pastor, e ñ s intromete já t diz q vc ñ tem altura.

  68. A CCB para mim é o melhor lugar para se frequentar mesmo eles estando errados ao falares que CCB éo caminho e etc… mas lá realmente se prega o evangelho,, prega santidade, justiça, salvação, pecado… coisa que nao se prega mais em outras denominações, hj tudo é dinheiro td é liberado.

    1. Ja fui algumas vezes na CCB, e o que percebi la é que nao se prega a palavra, e sim a lê.
      O que vem a seguir sao profecias e mais profecias, nao se explica nem ensina a palavra.

  69. Victor, Jesus é caminho. O nosso alvo e nos tornar como ele, isso é uma formação Espiritual, e não material como os outros ensina, é uma luta contra ns mesmos, até chegar a estatura de um varão perfeito: EFÉS 4 v 13 a 16. Ou somos isso ou ñ somos nada.

  70. Irmão, quando vc diz: Eles, vc enquadra a Igreja inteira nesta mentalidade, ñ somos responsável p pessoas indoutas q á n nosso meio. Mas tenha certeza, vc t n caminho certo, Deus te abençõe.

  71. Usar véu é um equivoco, o cabelo é o véu, e coloca-se outro véu pano? Em Exodo 38:11, o véu era um sinal de prostituição “cobriu-se com um véu para se disfarçar e foi … Judá pensou que fosse uma prostituta, porque ela havia encoberto o rosto.” No N.T não precisa véu.

    1. Quanta falta de sabedoria, hein!

    2. Jcp na verdade no velho testamento era assim, mas no novo testamento manda usar o veu “pois é um poderioentre a mulher e os angos ” 1 corintios cap 11, confira se vc acredita nas biblia sagrada.

  72. Se o cabelo fosse vel, vc deve estar careca n igreja, porque o hmem ñ pode cobrir a cabeça: 1COR 11 v 7. Vcs desprezam todo contexto, para ficar sóc o vrs 14,15, onde Paulo passa compara a ntreza umana p explicar a Espiritual?
    http://www.youtube.com/watch?v=Fd_o7WrK2QE&sns=em

  73. Vcs beijam as irmãs ai? Ou vcs ñ faz o correto também? vc citou os vrs do osculo, vc sabe ne? Cuidado se chegar algum indouto como vc ne, pode tirar um proveito. Entenda, pequeno… Isto é uma questão de ordem e respeito, a Igreja é publica!

  74. Vcs beijam as irmãs ai? Ou vcs ñ faz o correto também? vc citou os vrs do osculo, vc sabe ne? Cuidado se chegar algum indouto como vc ne, pode tirar um proveito. Entenda, pequeno… Isto é uma questão de ordem e respeito, a Igreja é publica. Até lá.

  75. Jesus e Jonas e Moisés, ñ ajoelharam nestes momentos p orar prq ñ avia condições, e assim Deus considera, isto prova q vc ora n presença de Quem? Pr est escrit q todo joelho se dobra n sua Presença: FILP 2 v 9,10,11.

  76. FILP 2 v 9,10,11 refere-se a uma profecia de submissão universal onde TODO joelho se dobrará, e NÃO uma ordem para orar só de joelho na igreja.
    Veja o contexto, porque senão daqui a pouco você estará comendo gafanhotos e mel silvestre como João Batista.Mateus 3:4

  77. vocês não fazem o osculo santo, (porque é só com H/H e M/M) deve fazer com H/M. Se não faz tudo certo, então nem façam. Se quer fazer a Biblia no pé da letra sem contexto, porque então não beijam os pés uns dos outros? esta mulher … não parou de beijar os meus pés.Lc.7:45

  78. O véu em Corintios são para uso de ex-prostitutas (eram carecas), as crentes tinham cabelo mais comprido diferenciado de homem, pois disse Paulo, o cabelo foi dado em lugar de mantilha (véu).
    v.v.15. Em Exodo 38:11, o véu era um sinal de prostituição. 

    1. Isso segundo vcs. Mas opa… Nossa, acabei de me lembrar que até 1900… e tra la lá usavam cobertura de cabeça em TODAS as igrejas cristãs. Mas o que vcs gostam mesmo é de se misturar com os mundanos, por isso cederam à pressão e tiraram a cobertura na cabeça das mulheres, q é Bíblico.

    2. È atè um grande pecado dizer isso sem nenhum fundamento Biblico,O VÈU nâo foi e nem è usado por causa de prostitutas e sim “POR CAUSA DOS ANJOS”,isto sim ta fundamentado na Palavra(1ºCor.11;10).

  79. Histórias, especulações humanas? Só se isso estiver escrito na sua bíblia, porque n Palavra de Deus é um sinal de submissão, ou poderio, por causa dos Anjos. Mas se a sua visão ñ alcança ou quer defender sua crença, vcs darão conta, de cada palavra n ultimo dia. Até lá meu filho chega.

  80. Desde quando “um pano” feito por mãos humanos, na cabeça é sinal de submissão ou poderia “por causa” dos anjos ? e SIM o que a própria natureza diz Homem e Mulher são seres diferenciados em si em vários aspectos inclusive no cabelo, mulher mais comprido e homem menos. 1 COR 11: 14-15

    1. Nâo è o VÈU ou pano qualquer sinal de submissâo da Mulher e sim a Obediência a Sagradas Escrituras de que a Mulher nâo deve apresentar-se a DEUS “descoberta”nem pra Orar nem Profetizar,Mas a ‘Cobertura” è o VÈU(1ºCor.11;5,6,10,13).

  81. Pano na cabeça vide em Ex. 38:11 Tamar foi confundida como prostituta porque cobriu-se com um véu. Cabeça coberta é sinal de vergonha 2Sa 15:30. No N.T não tem nada destas cousas figurativas do V.T mas se usar fica sujeito à lei destas. 

  82. 2COR 3: 3,4. Astúcia qr dizer: Agilidade p enganar, é… Seu rinaldi, vc é ministro mesmo: 2COR11: 13 a 15. Vcs apresentam bem a Bíblia ne, satanás também apresentou-a p Jesus, Mas Ele ñ caiu, prq tinha luz Divina, e ñ vamos cair também. Tudo isso será usado contra vcs n tribunal.

  83. Vc diz q Paulo ñ foi Cooperador? 1COR 3 v 9. ATOS13:15. 2COR1: 24. 2COR8:23. 1TESS3:2. FILEM:1:1, 23,24. COL4:11. FILIP4:3. 3JOÃO1:8.
    Quem fará o próximo cometário? A… já sei. Somente um site cm o seu, p mostrar tds textos q vc torceu.

  84. 2COR11:3,4. Astucia q dizer: Agilidade p enganar. É… Seu rinaldi vc é ministro mesmo: 2 COR 11:13 a 15. Vcs apresentam bem a Bíblia ne, satanás também apresentou-a p Jesus, ms Ele ñ caiu prq tinha luz Divina, e ns também ñ vms cair n sua. Tudo isso será usado contra vcs n juízo.

  85. O jcp, o comentário não é p vc ñ em, com vc chega! É p q alguém lendo, possa julgar e descobrir os torcimentos feitos p estes profissionais, q engana muitos leigos. Vc se baseia n q eles ensina.

    1. PELO QUE VEJO MUITOS CRITICANDOS UNS A FAVOR ,,, SO DE VOCES CRITICANDO  JA E ERRO FATAL … VAO A CONGREGRAÇAO OUVI A PALAVRA DE DEUS ,,  VAO APRENDER A SERVI ADEUS DE VERDADE ,,, AINDA NAO O CONHESO O SENHOR JESUS VERDADERAMENTE . DEUS ABENÇOE OS QUE CONHESE   EDA VALOR 

    2. Oh Lucia oh mulher, vc está muito avexada e fez muitos erros de português.
      “so nóis criticiando ja e erro fatal” ?! tu tá dizendo que é so na congregração vamô aprende?
      noxa brigado pelo aviso. bjos….ah esqueci não pode bejá irmã. 

  86. Alex Gui tem mania de mandão (chega!chega!) não vou párar ñ Sr. No site tem vários artigos relacionados e o CACP catalogou muito bem a CCB, e neste o irmão Pastor Rinaldi explica muito bem. Os internautas devem escrever “CCB” na janela de busca do site vai achar muita informação.

  87. Em 3João1:10 – fala de uma igreja sectária, irmão só entre eles, e não recebia os apóstolos de Jesus e a liderança expulsava quem os recebia. Isso me faz lembrar de uma certa Igreja que chama outros cristãos de “primos” e só entre eles “irmão”. 
    3João não é perto de genesis.

    1. E o verso 9? 3JO1:9? Diótrefes queria ser líder! E ñ são vcs q tem líderes? Estes já avia sido reprovados por Jesus: MAT 23 8 a 28.

  88. Que isso rapaz? Basta ler com atenção, porque ele mistura verdade c mentira? Onde ta escrito q Timóteo foi chamado de pastor? Exp p os internaltas,

  89. Alex Gui chama pastores de profissionais, ora a maioria dos anciãos e cooperador da CCB é pedreiro, não é inteligente isso?! assim a liderança consegue expandir os templos com mão-de-obra própria, por que nunca tem ancião ou cooperador médico, um professor, um engenheiro?
    ñ pode estudar?

    1. Deus ñ escolheu esses profissionais, mas pescadores, homens sem letras, para ser chei do Espírito Santo, e ñ cheios d teologia e especulações humanas, e entre eles também um médico: ATOS4 v 13.

    2. xiii gentchí conforme o Alex Gui não pode fazê uma faculdadí e nem estudâ, mas somente ser pescadô ( de aquário não né?!)

    3. Pelo amor de Deus, pare de espalhar mentiras. Não que isso importe, mas meu coperador de jovens e menores é Advogado. Cruzou com várias ciências até sua graduação, inclusive Filosofia que faz muitos Ateus. Um homem humilde, e Deus já usou dele para se cumprirem obras na minha vida.

  90. Basta ler com atenção querido, ele ta sempre misturando verdade com mentira para dar corpo ao texto, onde q Timóteo foi chamado de pastor, só os leigos q ñ conhece a Bíblia cai nessa, d mesmo jeito ele faz o texto inteiro, só vc q ñ ve

  91. Alex Gui, vc chama de mentiroso, mas até agora vc só tem esperneado e disparando vers. isolado.
    Que isso Raapaz’chí  !. Olha quantos artigos completos relacionados a CCB. 
    http://www.cacp.org.br/anciaes-da-ccb-bras-alteraram-ponto-de-fe-e-voltaram-atras/

  92. Isso é só para os leitores entender que Deus chama os os humildes, e o Evangelho foi pregado os pobres, como ta escrito são poucos os nobres ñ é? Doutor. Agora faz uma comparação. Entre nos e vcs, A… Acho q vc t inveja.

    1. Rapaz, A … Acho seguinte d mesmo jeito ele faz o texto inteiro, só vc q ñ ve ta sempre misturando verdade com mentira para dar corpo ao texto, A chega. Tudo isso será usado n juízo.

      rsrs.

  93. Opaaaaaa de CCB EU ENTENDO. FUI MENBRO 8 ANOS, MMÁS  AGORA FFAÇO FFACULDADE TEOLÓGICA E TODA MINHA FAMÍLIA QUE AiNDA VOU VOLTAR E QUE SOU DESVIADO KKKKKK. E QUANDO FALO DA CCB ELES DIZEM QUE EU BLASFEMEI KKKKKK É UMA PENA POIS AMO ELES.

  94. Esta tua risadinha revela sua postura, vc tá achando q isto é brincadeirinha? Pelos frutos se conhece as arvores

  95. O aquário é as paredes q vcs construíram (dízimos, salários,etc) que apenas mostra ser transparentes, dizendo q estão libertos, ms prende-os os em seus jugos afim de satisfazer seus luxos e desejos

  96. Os peixes conhecem o q é alimento, e a nossa única isca, é a verdade, Paulo despojou, e ñ recebeu mais salário, a ñ ser, qnd tinha nececidad, e pediu p q o emitamos: 2COR 11:8 a 15. ATOS18:3. 2TESS3:6 a 18. 1COR11: 1. Seu mentiroso.

  97. Somos pescadores de aquário sabe prq: vcs só querem a lã, a gordura, e o leite da ovelhas: EZEQ 34 v 1. 4. Estes peixes q vcs dzem ser donos, vivendo do q eles produzem, ñ foram criados p viver em aquário p seus caprichos, mas n liberdade que Deus os deu: 2 COR3:17.

  98. Alex Gui, Graça e Paz !
    ñ istou entendo nada. primero prq vc falam que nóis é percadô aquario, depois agora fala que são vocês?! A rapaiz, chega, nóis ñ tem luxo, desejos e caprichos, é misturar verdade c mentira.
    seo pescadô aquario. A benção ! 

    1. Ñ estou entendendo nada… A… Vc disfarça bem em? Só vc q ñ t entendendo. Ué cade seu estudo sistemático? Coitado, vai lutar contra sua carne meu filho este teu trabalho ñ de um Cristão. Bom a ñ ser q vc ñ conheceu Cristo.

  99. Sem perceber vc só cooperou com seus debates, estão ai, p quem tem visão examinar. A…. Sábios, ñ esta escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astucia: 1COR 3:18,19,20. Valeu, jcp, foi bom conversar com vc.

    1. sim eu moro na vila carioca frequentei a comum da carioca ccb fiquei 9 anos lá fui persseguido pelos meus proprios irmaos de banco porque mais vivi desempregado do que traballhando e tudo verdade oque esse irmao esta dizendo os diregentes seja o ministerio hipocrita da ccb sao a todos parentes .

  100. Alex Gui, prq vcs lustram tanto os sapatos bicudos para ir no culto? deixam um espelho prq não é isso um luxo ? se uma irmã quer usar calça jeans prq vcs implicam com ela? 

  101. Ñ obrigamos elas usar saia, cada um usa o q quer, ms ensinamos decência e respeito: 1PED3:1 a 6. E ns sapatos se é luxo, é comprado com nosso trabalho, tudo que fazemos p Igreja é d coração e voluntário, como Paulo, trabalhamos p nosso sustento: AT18: 3. 2TESS 3: 6 a 18.

    1. todo esse discurso é bonito na teoria, mas na pratica n´s sabemos muito bem que a história é diferente. Quando criança eu ia lá (ia por ir diga- se de passagem, pois nunca gostei) e quando eu ia com uma roupa tipo jens, camiseta e tenis me mediam de ciam a baixo.

  102. Como eu já t disse, vc só cooperou com seus comentários. Para aqueles q são Espirituais, meditando vão entender seus torcimentos, e até como chamou parte da Igreja primitiva de burra, vcs são apanhados em suas próprias astúcias: 1COR 3: 18 20.

  103. Obrigado pela sua aula de português, isto também revela seu amor, compreensão, e intenção. O q sei já é suficiente. Onde vivo e p onde estou indo, ñ vou precisar disso, isso é p quem vive e executa através da letra, o evangelho terreno: ROM 2: 29. 2COR 3: 3 a 6.
    Até.

  104. Alex Gui, muito bom, gostei de vc estudou a Bíblia, citou v.v.s com argumentação. É isso aí que eu queria desde o começo. Estude a Palavra, sistemático e constante. Prq a Palavra é revelada mediante estudo e não de outro jeito, o Espirito santo e Jesus disse João 5:39  abração !

    1. A Palavra é revelada somente através de estudo sistemático? quanta ignorância, é prova mais uma vez que os crentes da CCB com todas as falhas ainda são mais sábios dos que os que os criticam e dizem ser teólogos.

  105. Que estudo sistemático é esse q ñ conhece nem o dicionário? Mercenário quer dizer assalariado, e Jesus disse que o mercenário é o que ñ é pastor: JOÃO 10: 12, 16. Vai cuidar de duas vidas, deixa nos em paz.

    1. bejokeiro. 

  106. Amado Natanael, fico muito triste, não pelo fato do estudo sobre a CCB, mas pelo fato de ser colocado o dízimo como pratica.Estamos na graça!e teve a coragem de dizer que Jesus em MT23.23 foi favoravel ao dizimo;Ele estava cumprindo a lei, não tinha morrido ainda pelos nossos pecados!

  107. Pois só tem força o testamento de quem morre!Dízimos sempre foi alimentos, nunca dinheiro;Abraao dei dizimos de sangue, pois foi do despojo de guerra, e uma vez só!d
    Dízimos era para os judeus, e somente aos levitas!

  108. A LETRA MATA E O ESPIRITO VIVIFICA. CUIDADO COM LETRA DESTE TEXTO….

  109. Cuidado mesmo, veja só a diferença do q era letra, para o Espírito: ROM 7: 6. HEB10: 1 a 9. Vcs querem contribuir contribua como achar melhor, mas biblicamente ñ existe mais dízimos, e sim coletas, sem valor estipulado: 1COR 16: 2,2. 2COR 7: 9.

    1. Talita, ótimas citações, mas já leste Mt 23:23 ? deveis dar [o dizimo] sem omitir aqueles [fé, misericordia, e amor de Deus].

  110. 2COR 9: 7.

  111. E lembre-se bem, as coletas que se faz para os Santos, mencionada por Paulo, é para os necessitados e ñ para sustentar marmanjo q prega ou exerce alguma função n igreja, segundo a Bíblia, tudo deve ser voluntário.

  112. Jcp, Jesus disse q deveria dar o Dízimo neste texto: MAT 23: 23? Ou Ele reprovou os fariseus q dizimava, e desprezava o juízo e a misericórdia?
    Vc ainda ñ entendeu o que é graça? A… Vc entendeu sim, mas vc q defender o q quer q seja defendido, e ñ a verdade ñ é?

  113. Nos comentários seu com o Alexandro eu vi ele te dizer que vc ñ conseguiria esconder a verdade, realmente a verdade é como o Sól, ele aparece todas as manhãs dando sua claridade . Os q são de Cristo vc ñ engana, eles ñ ouve a voz do estranho

  114. Seja humilde rapaz, respeita a Bíblia, honra a verdade, explica para seus leitores onde está estabelecido dízimo n Novo Testamento, onde foi estabelecido título d pastor aos nomes pessoais dos homens, mostra apenas um deles com este título? Manipuladores!

  115. Talita, esqueceu que você não pode pregar ? sua doutrina não permite . 
    bjos…ah desculpe na CCB não pode bja irmã. 

    1. Diferente da Adventista que o cabeça la é uma mulher

    2. Nâo pode pregar na Igreja(Congregaçâo),Ta Escrito(1ºCor.14;34) e (1ºTim2;11,12),Noutros lugares as Mulheres tem total liberdade,Aliàs o comentàrio do “jcp’ acima è “escarnecedora”e ele se deleita com isso,com o Escàrnio!.

  116. Está escrito: As vossas mulheres permaneçam camadas n Igreja: 1COr 14:34, eu ñ prego n igreja, vc ñ é crente, e sim um engraçadinho. Vai se converter rapaz

  117. Talita, como não sou crente, só porque você não quer? você é que muita brava, chata e mal humorada. Vocês não chamam as pessoas de outras igrejas de irmãos, mas “primos”.
    Deus é “tio” agora? 

  118. Vc disse vcs, vc m conhece vc ja m viu dizer isto? Somos responsável agora por todos indoutos? Deixa de ser insensato rapaz, ñ julgue uma Igreja inteira pela mentalidade de algus. Será q vc conhece mesmo nossa Doutrina?

  119. Vc ñ leu 2JOÃO 1:9,10,11? Prevaricar é ñ cumprir c o dever correto, agora vcs é stntado p igreja, tem nome d pastor, e vive numa desordem danada e q ser nosso irmão? Quem é sua mãe?

  120. Vc é crente em q? Os demônios tmb crêem, mas odeia a verdade. Porq vc foge d ordem ds comentários mudando de assunto, vc ñ t argumentos diante deles? Deixa d ser covarde rapaz

  121. calma prima, o tio não gosta assim,  
    tu dizer : “Rapaz, Porq vc foge d ordem ds comentários …” ué eu tenho que seguir a suas ordens ?
    você é muito nervosa, aborrecida, e irritada.

    1. Ela ñ diz p vc seguir ordem dela, mas a seqüência do assunto, vc é mesmo covarde. Se q falar de Bíblia e Evangelho, honra os escritos e responde como homem, senão faz um alcorão p vc

  122. Não… Só sou assim com a mentira. Está escrito que devemos condenar e aborrecer as obras mas. Chega rapaz, vc ñ é honesto, li seus comentários vc está sempre torcendo e fugindo da verdade, eu ñ sei prq perd tempo com vcs ainda, tihal.

  123. Tchau Talita … graça e paz !

  124. Ñ esta entendendo nada? Vc desfaça bem em? Pelo jeito é só vc q ñ está entendendo. Coitado, cade o estudo sistemático? Luta contra o pecado q á em vc meu filho, pare de lutar contra os outros e fazer contenda.

  125. Seu pastor Rinaldi citou no seu texto q Timóteo foi chamado de pastor na Bíblia, vc pode mostrar onde esta escrito isto pra nois?

  126. Quem vai t dar certificado? Outros homens? Meu filho, n formação espiritual o professor é só Jesus e seu Espírito. E p conseguir esta formação é só pela santificação, sem a qual vc ñ Verá o Senhor. Ou então será só mais um pastor intitulado pelos homens

  127. Em ATOS 15: 2. Fala dos Apóstolos e Anciães. E nossos anciães ñ tem este título sobre seus nomes pessoais, exemplo: Ancião fulano, ou ancião sicrano. Pr jcp, ou Pr Natanaél. São chamados d irmão fulano ou Irm sicrano. Como irmão estão n lugar q Cristo estabeleceu p todos: MAT 23: 8 a 12.

    1. E quanto aos pastores, HEBREUS CAP 13:17, Obedecei aos vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de herdar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo , porque isso não vos seria util. Logo Deus levanta homens para o ministerio.

  128. Anciãos, Ministros, Presbíteros, Pastores, são funções espirituais, separadas de colquer aparência ou algo q demostra, ou estabelece a natureza humana, a qual deveria estar morta segundo a Bíblia, ñ é? 2COR 4: 7,10,11. GÁL 2: 20. Cristo ñ é tudo em todos? COL 3: 11.

  129. Agora vcs adora ser chamados de pastor ne? Em HEB 13: 7 e 17. EFÉ 4: 11, ñ estabelece este título aos nomes pessoais dos homens, senão a Bíblia entra em contradição: ECLES 12: 11. JOÃO 10: 16.

  130. Anciães, Ministros, Presbíteros, pastores, são títulos Espirituais, separado de qualquer aparência ou algo q estabelece a natureza humana, a qual deveria estar morta ñ é: 2COR 4: 7, 10,11. GÁL 2: 20. Cristo ñ tudo em todos? COL 3: 11? E ñ é ele que faz tudo?: 1COR 12: 7

  131. Olha meu filho ñ tem espaço p citar tds mentiras q vcs inventou de nos, seu pastor disse q Timóteo foi chamado d pastor, e vcs ñ prova isto biblicamente, seu estudo sistemático exercitado pelos homens t incapacita, de responder estas questões, então eu t digo aprenda amar, e será sábio.

    1. JOAO CAP 21:15 A 17, Por tres vezes o Senhor Jesus pergunta, tu me amas Pedro? Senhor tu sabes que amo, e Jesus disse, apascenta minhas ovelhas. Logo, Jesus estava chamando pedro para ser pastor, assim como Ele chama a muitos em nossos dias, pois é obvio que quem apascenta ovelhas é pastor delas.

  132. as piadas mazaropi do.Domingos :
    “Quem vai t dar certificado?”
    “n formação espiritual o professor é só Jesus e seu Espírito. ”
    “Agora vcs adora ser chamados de pastor ne?”
    “ñ tem espaço p citar tds mentiras q vcs inventou de nos, seu pastô”
    “vcs ñ prova isto biblicamente”

  133. Sabe jcp, vc deve ser bom de brincar de pega pega, vc esquiva p um lado, esquiva para o outro, e vai escapando com sua malícia ñ é? Estudo sistemático? Cade suas respostas rapaz?

  134. Domingos, a resposta são as dezenas de artigos sobre a CCB no site. os quais eu leio atentamente todos os dias, onde é devidamente catalogada a heresia da vossa doutrina.
    Alias vós CCB’ista falam igual : “- rapaz, -chega, -meu filho,- vc está torcendo a verdade” 

  135. Como falou Alexandro Guimarães, vc só coopera.
    Até mais garoto.

  136. Domingos, posso dar um conselho sério ? : estude a Biblia, por exemplo : introdução desenvolvida pelo Dr. Russel Shedd c/ estudos sistématicos, procure numa livraria evang. edições vida nova. 
    vc vai apreciar muito está Biblia de estudos. 

  137. Se as respostas estão em tal lugar, o q vc faz aqui então? Agora é vc q ta levando bolada nas costas n nuca e até no rosto, cuidado c esta brincadeira de pega pega, q pelo q parece vc já foi pego. Vc caiu nas suas próprias trincheiras!

    1. boa noite beijokeiro.

  138. Ah Ah só porque vc quer?
    voces fála mesma coisa (rapaiz,chega,meu filho, vc torce a verdade, vc só coopera).
    q faz aqui?
    pega pega? já foi pego?
    caiu na trincheira?
    vcs me diverte com suas máximas e chavões e xingamentos, principalmente as jezabel de véu.

  139. Pode tirar todos comentários se vc quiser. Mas o que vc vai fazer com a Bíblia? A maioria do povo ñ é bobo maus ñ, logo logo vcs vão t q trabalhar. Até, seus manipuladores.

  140. Ah Ah? EU NÃO VI ARGUMENTOS SEU DIANTE DAS EXPLICAÇÕES DELES, pelo q que vi, isto sim que eles disseram é o correto, provaram com poucas palavras que vocês não são espirituais.

  141. Jcp, eu concordo com seus argumentos, esse pessoal da CCB precisa se aprimorar mais na Palavra de Deus, e ler os artigos e atentar mais as exortações. 

    1. PAZ DO SENHOR

  142. Toda sabedoria e formação humana, fica pequena, ou desaparece diante do Espírito Santo. Isto quando ñ aflora ira e vingança como o caso de Estevão. Ests especulações parece ser tão sábias, mas a verdade sempre foi esta: ECLESIÁTES 12: 12,13,14. JOÃO 21: 25. 2COR 11: 1,2,3,4.

  143. E o que a si mesmo se exaltar; será humilhado e o que a si mesmo se humilhar será exaltado: MAT: 8, 12. (MAT 23: 13) Ficaria muito humilhante apenas uma pessoa fazer c q vc se perdesse em seus próprios argumentos sem ter resposta honesta. (Humildade). Até.

  144. DESCULPE MAIS NÃO SOMOS NÓS QUE CRITICAMOS A CCB, SÃO VCS MESMO QUE FAZEM ACEPÇÃO DE PESSOAS, CHEGA NA GENTE PERGUNTA SE SOMOS CRENTES , FALAMOS QUE SIM , AI PERGUNTA DE QUAL DENOMINAÇÃO , FALO QUE SOU DA ASSEMBLEIA DE DEUS , VIRA O ROSTO COM POUCO CAUSO , AI FICA CRITICANDO OS OUTROS.

  145. Infelizmente os membros da CCB fazem sim acepção de irmãos de outra denominação. Mas tenho muitos irmãos que são desta mesma denominação (CCB) que nos tratam com irmãos sem acepção. Fico com as palavras de Jesus “vivem em comunhão” Salamos 133

  146. Juvenildo: (minhas ovelhas). Ele é dono e bom Pastor. Á o bom e o ruim. O mercenário é o q ñ é pastor: JO10: 11,12. Pedro negou 3 vzs prq foi homem! Então ñ é o homem, mas Cristo n homem. Tira o Pr do nome, e aprenda ser vaso de barro: 2COR4:7 Cristo é tudo em todos COL3:11. 1COR12:7.

  147. Q profecia universal?! Esta escrito que ao nome de Jesus todo joelho se dobra. Nos oramos no nome de Jesus. E até Jesus se ajoelhava p orar, só na Cruz q ñ deu ne?

  148. Éder Pereira, onde esta escrito isto que vc disse. É maldito o q conf n homem e n força do seu braço, quer dizer quem confia em si mesmo. Vc ñ entende é nada d Bíblia também!

  149. Como o publicano, humilhamos a Deus n oração, esta escrito: ao nome de Jesus todo joelho s dobra: FILP 2: 10. E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. COL 3: 17.

  150. Como o Juvenildo, á muitos q foram vítimas de si mesmos. A Bíblia ñ é de particular interpretação: Sem o Espírito, ou seja, sem Cristo nada podemos fazer, ainda q tenha estudo ou ñ: 2PED 1: 20,21.

  151. Prq Natanaél Rinaldi usou mentira?:(1)O batismo ñ salva?1PED 3:20-22-Timóteo f chamado de pastor?-cabelo substitui o vel?1COR11: 5,6. …prq é como se estivesse rapada, ñ diz q estv rapada-quais são os livros d ccb?-morreu já vai com Deus?1TESS 4: 13 a 18.

  152. (6) Ñ á revelações n culto? 1COR 14: 29-31 (7) ñ Lemos ou ñ incentivamos ler a Bíblia? É uma pena ñ ter espaço p desmascarar todas suas manipulações. É fácil dizer o quer seu Rinaldi, n ccb ñ havia e ñ á, o lugar q vc desejou, por isso ñ está lá!

  153. Filemom ñ tinha a Igreja em sua casa? Como ele foi chamado por Paulo? Ñ foi Cooperador? FILEM 1:1-3 E os outros: FILEM 1: 23,24. ROM 16: 21. 1COR 3: 9. Sabe prq ñ temos sites e propagandas: A verdade é procurada pelos q a amam.

  154. Alex Gui, você também fica com um nhé nhé nhé que ninguém entende, parece que você está falando em tupi-guarani …ñ ñ ñam  . 
    Pelo amor de Deus, RAPAZ, leia atentamente os artigos do CACP sobre a CCB, e chega ! toma uma decisão.  http://www.cacp.org.br/a-ccb-e-a-biblia-sagrada/

  155. Seu pastor falou q Cornélio e sua casa foram salvos, e depois batizado. Mas Jesus disse quem crer (e for batizado será salvo): MARC 16:16. Senão ñ precisaria de batismo, só precisariam crer! Pelo q parece são vcs q ñ sabe o q é o batismo!

  156. O batismo é símb do septmnto e ressurreição d Cristo.ROM 6.COL 2:12.É preciso estar unidos: Água,Sangue,Espírito.1JO5:8.O homem é carne e sangue.JO1:13.ROM 9:8.1COR15:50, p isso Jesus disse:Qm ñ nasc d água e d Esp ñ pd ver e entrar n Reino d Deus. JO 3

  157. No batismo mostramos a verdade, pregamos Cristo crucificado, como Pedro a Cornélio. Cornélio ñ fez curso e nem estudou p ser batizado, mas recebeu pelo Espírito Santo, a compreensão, e foi batizado prq creu n redenção do Sangue de Cristo.

  158. Ñ batizamos ninguém, é Deus q pelo seu Espírito chama: ROM 8:30. Como disse Pedro: Q também como uma verdadeira figura, agora vos salva; …indagação de uma boa consciência p com Deus, pela ressurreição de Cristo: 1PED 3:21. Como o batismo ñ salva?

  159. Nhé nhé nhé é quem fica com mentira difamando os outros. Contra nós vcs falaram q o vel é um sinal de prostituição, mas no artigo contra a Deus é Amor, seu pastor tv uma outra idéia acerca d vel ne? Qual é suas intenções lutar contra igrejas? Toma uma decisão e v cuidar de suas vidas.

  160. Alex Gui, vc disse “vcs q ñ sabe o q é o batismo” – ué são vcs que batiza somente em nome de Jesus, o certo é nome do Pai e Espirito Santo também. vcs tem alguma cousa contra ELES para não citar no vosso batismo?

  161. Quem t diz q ñ batizamos em nome d Pai e do Filho e Espírito Santo? Vc ñ tem vergonha d ser tão baixa aponto de inventa? Vc nunca viu um batismo n CCB? Q isso, RAPAZ, fala a verdade! Onde á mentira ñ á Deus

  162. Contra a igreja Deus é Amor, vcs disseram que o véu era um sinal de honra e respeito, contra nós vcs disseram q é ura um sinal de prostituição, ué…? Q isso, RAPAZ, toma uma decisão, ou um ou outro!

  163. a CCB não batiza na formula “Em o Nome do Pai, Filho e Espirito Santo”. mas só fala em “nome de Jesus”. o que é um erro, precisa falar os três nomes. 
    Não precisa usar sinais externos como era antigamente no A.T, não precisa-se usar véu em culto hoje. 

  164. Covarde, mentiroso, hipócrita! Nuca na CCB ouve batismo somente no nome de Jesus. Suas falas confessam quem é seu pai: JOÃO 8:44, ele ñ permaneceu n verdade prq é mentiroso e pai da mentira

  165. (…porque é como se estivesse rapada) ñ está dizendo q esta rapada!1COR11:5 …se a mulher ñ s cobre com o véu, tosquie-se também: 1COR11:6. Então aqui fala de véu e cabelo, como vcs explicaram n artigo contra a Deus é Amor. Seus manipuladores!!

  166. Alex Gui, você é MEDIEVAL – Rapaz mas que boca suja como você xinga ! CCB diz que batismo só é valido se efetuado com está formula: “Em nome do Senhor Jesus te batizo em 
    nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. 
    http://www.mmgr.com.br/sge/elearning/publicacoes/ccb.pdf

    1. que eu saiba o irmao diz : irma (o) eu te batizo em nome do pai do filho e do espirito santo,
      e a igreja diz amem !!!
      mas nao adianta falar tem gente que acho que nao entende !!

  167. A CCB alega que beber socialmente, ou seja, sem se embriagar não é pecado. Entretanto, 
    não é isso o que a Palavra de Deus nos ensina.A embriaguez é um dos males que mais denigre a imagem dessa igreja. em suas festas sociais bebem cervejadas de barril.

  168. Na minha opinião pessoal, a CCB tem muita gente avexada, que quando confrontada com argumento forte contra a “deusa doutrina” deles, ficam bravos, xingam e até querer agredir fisicamente, principalmente as mulheres, são umas loucas nervosas e braventas.

  169. uma vez um ccb’ista bravo esticou o pescoço para mim colocando o nariz bem perto defendendo a tese que Moises lançou “treze pragas” no egito, quando na verdade foi “dez”, aie ele berrava “quem diz dez é o diaabooo”. 

  170. Vai lá… RAPAZ, a única coisa q vcs e vosso pai pode fazer é isso, (desviar o assunto) mentir, inventar, manipular. A… Só a verdade permanece! Jesus chamou vossos pais de hipócritas, prq faziam o mesmo! …Vai lá! Até.

  171. mentiroso é vc Alex Gui ! vai lá voce … vai tomar um efervescente estomacal um ENO, talvez tenha ingerido algumas garrafas de cerveja, e está com azia ou enfezado e vem falar abobrinha aqui. 

  172. Ora diante do q Pedro mandou: ATOS 10:48. E Jesus em: MAT 28: 19, Se entende: Em nome de Jesus te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E se á só um batismo: EDFÉS 4:5. Então se á outros ñ é válido.

  173. alex gui, meu rapaz conversa certo sem xingar. vamos ser civilizado.

  174. Dom Gui, “á outros ñ é válido” .

    ccb’ista típico, só o batismo deles é o certo ou válido. 

    deve ser o irmãozão do Alex Gui.

  175. Vc disse batismo deles? Vc ñ leu acima? AT10:48. MAT 28:19.? Foi nos q ensinou isso? A… Vamos ser civilizado… O q vc fez c os comet d Alexandro? P ser civilizado tem q ter resp honesta e ñ desviar e torcer os assuntos!

  176. A CCB não reconhece o batismo efetuado por ministros do Evangelho de outras 
    denominações, mesmo que seja por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 
    28.19). 

  177. Dom Gui, O q vc fez c os comet d Alexandro?” – eu não sou obrigado a concordar com ele, e o mesmo começa a xingar. é tipico. vcs são agressivos, eu conheço ! as mulheres são as mais bravas. 

  178. Sabe peq meu filho Alexandro perdeu a paciência c vc, jcp? O q vc fez com os comentários dele, é mesmo covardia mentira e hipocrisia! Vc disse 2 vzs q nos só batiza em nome de Jesus! Vc insulta, mente inventa e sempre foge do assunto!

  179. Sabe prq meu filho Alexandro perdeu a paciência c vc? Vc disse 2 vzs q nos só batizamos em nome d Jesus! Vc insulta mente inventa e manipula o assunto, ora isto ñ é honestidade. O q vc fez é mesmo covardia mentira e hipocrisia

  180. Vcs criam sites inventa manipula tanta tranqueira contra nós, e diz q nos te xinga. Depois diz: Vamos ser civilizados… É vcs q se intromete em nossas vidas. Ninguém é obrigado aceitar nada, mas usar mentira, jamais é feito de um Cristão!

  181. Jcp. Eu t desafio não a concordar, mas responder como homem honesto, cada comentário de meu filho Alexandro!

  182. Jcp o primeiro comentário esta aguardando moderação, ñ é justo fazer manipulação nos comentários também! Vamos ser honesto ou civilizados como vc disse

  183. Lamento, se ñ á honestidade, vc já esta indentificado.

  184. Jcp, ñ é nos q invalida seus batismos, são vcs q ñ considera AT 10:48, só MAT 28:19. Prq Pedro mandou batizar em nome do senhor? Ele poderia ter dito: Batizam em nome do Pai Filho e Espírito! Vcs tem alguma cousa c o nome do Senhor p ñ usar em vossos batismos?

    1. DM, quando cristo manda batizar em nome do Pai, do Filho e do Espirito santo, ele está dando a formula do batismo, quando pedro diz batizar no nome de jesus ele quer dizer na autoridade de jesus. 

  185. Dom, Minha resposta para você são as dezenas de artigos que alertam dos erros doutrinários da CCB, você deveria ler todos atentamente e tomar uma decisão. Para voces não tem ninguem bom, exceto a si próprios, isso de chamarem “mentiroso”, “desonesto” está ultrapassado de velho.

  186. É ruim ser atacado ñ é? Olha jcp somos humanos, nosso inimigo é o diabo! Vamos lutar contra ele, e sermos honesto sem contendas, Deus ñ q isso! Só Ele é juiz, pare de criticar igrejas. E ñ venha dizer d nos. Ñ temos sites criticando ninguém s p vcs estamos errados deixa-nos.

  187. Dom, Voces visitam este site, que não é CCB’ista, e esperam ler ô que? que Louis Francescon está certo na elaboração da doutrina? os erros da CCB foi muito bem catalogado aqui como heresia. e não adianta ficar nervosinho.

  188. Nervosismo? Meu filho é um jovem sem corso s teologia, mas com o dom d Espírito Santo, por isso, apenas em pequenos comentários desmascarou a sua heresia!

  189. Dom, você disse : Ñ temos sites criticando ninguém s p vcs estamos errados deixa-nos.”
    estamos em um país livre, onde há direito de culto e deve ser respeitado, mas a lei permite polemizar, ninguém é obrigado a aceitar o que a CCB ensina. “deixa-nos” é vcs que vem, devem ter duvidas.

  190. Dom, então eu fui desmascarado em minha heresia?! então me diga qual a marca de cerveja que você bebe? diga somente as iniciais porque não pode fazer propagando de bebida alcoolica aqui. 
    eu sei que os ccb’ista gosta de um mé. 

  191. A pura verdade irmão Jonas, a humanidade (mundanos ) já está condenada.ApdD.

  192. Admiro muito o caríssimo irmão Natanael Rinaldi, contudo sua exegese de Hebreus 7:1-8 é, no mínimo duvidosa. Afirmar que “o dízimo foi adotado na dispensação da graça pela igreja cristã” fazendo uso desta passagem é uma flagrante afronta às Escrituras!

  193. Não pertenço à CCB e não sou contra o dever de ofertar e contribuir com aqueles que obram pela causa do Senhor, no entanto, sua “apologética” do dízimo para a Igreja, irmão Rinaldi, é fraquíssima demais! Esperava algo mais objetivo e sem subterfúgios, se é que é possível!

  194. “subterfúgios” – Leia Mateus 23:23 – “Deveis dar o dizimo, sem contudo omitir a misericórdia, o amor de Deus.” 

    1. Meu caro JCP, sua interpretação de Mateus 23:23 é hilária! Aliás, esta é a típica interpretação daqueles que adoram defender o “dízimo cristão”. Se agarram a qualquer “migalha” que encontram no Novo Testamento sobre o assunto e a distorcem!

  195. Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1Co 9. 13-14);
    “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.” (1Tm 5. 17). 

    1. O que estas passagens que você menciona têm a haver com a questão do dízimo, meu caro? Quer ser honesto, cite textos objetivos em que Cristo, Paulo ou os demais escritores neotestametários ensinem a igreja a “dizimar”! Usar de “malabarismos” não me parece nada inteligente!

    2. Aliás, por que sua conveniente omissão do verso 15 de 1 Coríntios, capítulo 9? Quer que eu o cite: “eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória”.

  196. Dorivan Castro, pára de falar besteira homem ! 

    [pastor, presbitério] O trabalhador é digno do seu salário.” (1Tm 5. 18)

    o dizimo não é obrigátório, se não quer dar é com voce! ou vá a uma igreja ñ dizimista como a CCB. ñ esqueça de por véu e dar osculo no irmão. rsrs.

    1. Novamente, a conveniência seguida da arrogância fala mais alto! Citar textos que não dizem respeito ao assunto unicamente por não reconhecer a própria incoerência! Em primeiro lugar, querido, não estou, como você, “associado” a coisa alguma a não ser a Cristo (Continua).

    2. E Nele tenho total liberdade para viver apenas segundo a verdade das Escrituras, sem distorce-las ao meu bel prazer para sustentar o que me parece conveniente. Quer ser imparcial, deixe o sarcasmo e a ironia de lado e faça um estudo sério sobre o assunto!

    3. Há tempos que pesquiso o assunto por conta própria de modo meticuloso diretamente nas Escrituras e sem influências externas já viciadas! Procuro agir sempre como os bereanos (Atos 17:11). Coisa que pelo visto você não tem feito!

    4. Se me permite, lhe indicarei um link para meu blog, e você poderá conferir alguns de meus artigos sobre o assunto. Quer debater seriamente a questão, estou a sua inteira disposição, querido! Abaixo os links que mencionei:

    5. Na CCB os anciãos e comperador não estuda para pregar as palavras para os irmão Deus da o dom da palvara  para os irmão lá ancião nehum e pago para pregar a palavra de Deus conheço um pastor que humilhou minha vizinha a velhinha e pobrezinha não tianha dinheiro para pagar os dizimos 

  197. dizimo no N.T é um “dever” mas não implica em salvação, não é como no A.T que tinha uma maldição prevista ao sonegadores como fala em Malaquias, porém no N.T não tem essa advertência. “Lembrem-se dos seus Pastores, que transmitiram a palavra de Deus a vocês” Hb 13:7

    1. Onde no N. T. encontramos o dízimo como um “dever” para o cristão? Além disso, como algo pode ser um “dever” e não implicar em perdição para aquele não o cumpre? Isto não parece contraditório para você? O que Hebreus 13:7 têm a ver o dízimo, meu caro? Não me faça rir, querido!

    2. Leia os artigos que lhe indiquei, se sua conveniência não lhe impedir, e então poderemos debater seriamente a questão. Um abraço e que Deus o ilumine!

    3. Ah, e antes que me esqueça, permita-me corrigi-lo. Meu nome não é “Dorivan”, mas Darivan!

  198. Percebo que os crentes da CCB preferem seguir os ensinamentos de um homem que a Palavra de Deus. Todos os argumentos expostos aqui pelo pastor Rinaldi têm base bíblica, é só ler gente…deixem de ser alienados. 

    1. Olha, azm: ”todos argumentos aqui tem base bíblica” ora, satanás também usou a bíblia para tentar conseguir o q queria: MAT 4: 5,6. A letra mata: 2COR 3: 6. ROM 7: 6. ROM 2: 29. Sai da letra e entra no Espírito para q vc tenha luz

  199. Caro cabeção risonho : Dorivan ou Darivan ! se não querer dar o dizimo ou quer isso é com você !!!
    a consciência é sua, a parte é sua. você é livre ! 

    1. Acabaram os argumentos, “senhor ignorância”? Tornou-se a questão pessoal para tão imatura agressão? Falta-lhe coragem para encarar os fatos e debater seriamente sobre o assunto?

    2. Então, caríssimo, permaneça em sua cegueira consciente, alienado e com a mente totalmente cauterizada pelos ensinos distorcidos de seus líderes. Afinal, você também é livre. Livre até mesmo para ser escravo do legalismo!

  200. todos q dizem mal da ccb soh tem um problema…..
    um dia fizeram parte dla, e n vigiaram desviaram da fe e da doutrina<
    e agora a consciencia acusam eles e ficam botanto defeito… esse eh o maio pecado bando de porcos…comem o alimento vomitam..e voltam a come rnovamente.

  201. Jcp, seu pastor Rinaldi disse q o sono da morte ñ existe, e q os Cristãos morrem e já vão com Deus. Vc pode explicar o texto de 1TESS 4: 13 a 18? Ou vc vai desviar o assunto outra vz? A… Já sei, as respostas são as dezenas d artigo tatata… Isso ñ cola mais!

    1. certimmm irmao

  202. Vamos lá jcp explica pelo menos essa? Senão ficará provado q vcs são iguais os fariseus q procuravam as brechas da lei para estabelecer as suas próprias justiças. Este texto seu pastor ñ citou lá ne? Nem 2TESS 3: 6 a 18. 1COR 16: 1,2. 2COR 9: 7. Se agarrou no MAT 23:23 e ñ sorta mais

  203. Vc disse q o véu era p prostitutas eram carecas, mas Paulo fala q ñ estão careca! …é como se estivesse rapada ñ está dizendo q está rapada1COR11: 5,6 ….portanto s a mulher ñ s cobre com o véu, tosquie-se também. E ai jcp? Vamos lá?

    1. eu não disse nada ! rapaz manipulador, é a Bíblia quem diz leia atentamente : “Tamar …se cobriu com o véu …  Ao vê-la, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.”
      exôdo 38 : 14-15. é a Biblia quem diz entenda isso, não sabe ler ?

    2. Paulo quando inicia a carta diz que era para todas as igreja em qualquer tempo que adoramo Senhor Jesus, Paulo passa um legado a igreja como as mulheres devem se apresentar na igreja, quando for orar e profetizar é um sinal de obediência a Deus, tanto que até os anjos param, pois é sinal d poder

    3. Sr. Rai, sim concordo com você, mas não é um pano na cabeça que é o sinal … e sim o diferencial entre (cabelos compridos para mulher) e o menos comprido para os homens. não é um véu.

    4. Vc não disse nada? A… Vc é um barato. Agora correu p o velho testamento. Coutado.

  204. Não vale pena perder tempo com pessoas d tal caráter, vc acha q ele ñ entendeu tanto a questão do dízimo como a do véu? A… Ele sabe… Mas como aqueles: JOÃO 12: 42-43, amam mais a glória dos homens d q a glória de Deus. Neste caso ama dinheiro fácil também!

  205. Ô Coiso !
    O VÉU NÃO É UMA PEÇA PARA USO no N.T e SIM no V.T – tinha dois significados : submissão [Rebeca]se cobriu com o véu. Gn 24:65; outro menos benemérito:prostituição“[Tamar] se cobriu com o véu, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rost

  206. todos os sites usados para tais argumentos não são da ccb e tais pessoas que a critica e por que esteve entre os seus e  agora saíram para difamar, se estamos errados veremos no dia da volta do Cristo. O certo é sustentar pastor né?Não existe teologia e nem igreja perfeita..

  207.  Embora são muitas personalidades, todas levam a dois sentidos d dois espíritos. O diabo também permaneceu nos Céus, até pecar contra ele, depois d expulso,  saiu e foi trabalhar contra, como estes também estão fazendo. EZEQ 28:13-20. Este é o perfeito caráter do ant-Cristo. Segue-

  208. E nos acusa de exclusivistas. Será que os Apóstolos também foram exclusivistas nestes ensinamentos?: 1COR 5: 9-11; 2JOÃO 1: 9-11. 2TESS 3: 13-15. Prq segundo eles só á uma doutrina: 1COR 1: 10; EFÉS 4: 4-6. Agora se para cada um é a sua q esta certa, só n fim será tudo manifestado

  209. É CLÁRO, A VERDADE É EXCLUSIVA. Como a luz ñ s mistura com as trevas, a verdade também ñ se mistura com a mentira.

  210. Diga não a heresia, leia o artigo :

    http://www.cacp.org.br/congregacao-crista-do-brasil-ccb/

    Segue – 

    1. Esqueçam,tanto este,quanto outros Sites com seus respectivos end.eletrônicos,Sâo ‘MENTIROSOS”,tudo o que dizem,sâo arrazoaçôes preconseituosas e invejosas,privadas da verdade,”DISTORCEM’,a Doutrina e os bons costumes(Do uso do VÈU e a Saudaçâo do ÒSCULO SANTO(1ºCor.14;37).

  211. Diga não ao carater exclusivista das seitas, leia o artigo :

    http://www.cacp.org.br/7-pontos-que-revelam-o-carater-exclusivista-da-ccb/

    1. Hà uma verdade,A Salvaçâo è para TODOS(1ºTim2;4) mas o “Cumprimento” da Graça de DEUS,que è 2º a Fè e a Doutrina è exclusiava sim.Pois dar-se-a,somente na Obra de DEUS na CCB!.um sò corpo(igreja)um sò Espirito,uma sò Fè e um sò Batismo(Efè.4;4,5).

  212. Cara… VVc edeveria conhecer o minimo desta religião,  não tem a menor noção da realidade. IInstrua-se primeiro ou….. 

    1. os artigos falam por sí só, está devidamente catalogada como heresia.

  213. Agora dizem: os artigos falam por si. Ora vcs ñ tem o q fazer, vai cuidar dos pobres, exercer piedade, envez d fazer coisas q ñ trás edificação p ninguém!! No meu ver foi o Castro, e os Guimarães q catalogou vcs!

  214. Obrigada por revelarem vossos caráter manipulando meus comentários e ñ tendo a coragem de publica-lo, vou colar as página e publicar também n meu blog o q vcs fazem

  215. Erica, isso monta um blog e chama seus dois colegas para emitir artigos. com certeza não vai dar em nada porque voces não tem argumentos biblicos para contradizer as dezenas de artigos que pesam sobre sua cabeça. vai carpir um quintal que ganhas mais xarope. rsrs.

  216. Argumentos bíblicos? Não são vcs q esconde os argumentos Bíblicos, peque vcs excluidam meus comentários? Eles revelam vossas calunias? Com peso na cabeça ta quem esconde a verdade! Se é q percebe o peso, porque os burros e os cavalos como vc, carregam peso s saber p onde vai!!!

    1. Erioca, (refletindo seu espelho) Argumentos bíblicos? Não são vcs q esconde os argumentos Bíblicos, Eles revelam vossas calunias? Com peso na cabeça ta quem esconde a verdade! Se é q percebe o peso, porque os égua e os cavalona como vc, carregam peso s saber p onde vai!!!

  217. A Biblia ensina que, há uma só fé, um só Senhor e pai de todos. Deus abençoe a todos. A paz de Deus, A paz do Senhor, Graça e Paz, Shalom , Shalom Aleichem,

    1. Olá, Ronolfo, neste texto que vc disse faltou uma frase: Um só batismo EFÉS 4: 5. Que é este: ATOS 2: 38. ATOS 10: 47-48. MAT 28: 18-20

  218. Calma… Moço. Fica bravo com o Pedro, foi ele que ensinou este batismo: AT 2: 38; AT 10: 47-48; MAT 28: 18-20. 

    1. Em MT 28 cristo ensinou a formula do batismo,(como deveria ser feito), em  AT 2: 38; AT 10: 47-48; Pedro disse que ele deveria ser feito na autoridade de jesus

  219. Ola queridos irmãos não podemos perder tempo Jesus esta voltando ,estou aqui por ser um Cristão igual a você e a cada dia entendendo e buscando melhor o evangelho ,isto me deixa muito triste vendo irmão guerreando entre si

  220. Miguel, o Pai é Deus, a mãe é a Palavra q é Cristo. Os q nasceram destes são irmãos de Cristo: 1PED 1: 23; TIAGO 1: 18; GÁL 4: 19. Mas á os q ñ nasceram destes. Por isto á os filhos d Deus e os filhos do diabo: 1JO 3: 7-11; JO 8: 41-47. E jamais vc verá: igreja do diabo Segue-

  221. Miguel, á um selo identificador: (…Qualquer q ñ pratica justiça e ñ ama seu irmão ñ é d Deus 1JO 3: 10) e se ñ é d Deus é d quem? Q amor vc está vendo nestes homens q fazem juízo Miguel? São irmãos? Examinar e julgar os outros foi o q Jesus ensinou? Segue-

  222. Qual é o batismo correto, ñ é este: (…sejam batizados em nome de Jesus Cristo…AT 2: 38; AT 10: 47-48; MAT 28: 18-20?) Prq eles torcem isto? É p ficar arrumando argumentos p criar contenda contra os outros. Q belos frutos em? É isso o Evangelho? E tem nome Cristão, filho d Deus?

  223. Evangelizar os q estão n idolatria n pecado, e ajudar os pobres e necessitados. Esta é a recomendação d Cristo e os Apóstolos. Agora se fazem outra coisa, o q vc acha Miguel? Busca Deus mesmo p t dar mais entendimento, e cuidado com os q dizem ser irmãos 1COR 5: 11-13

  224. Eles dizem q seu alvo é ajudar as igrejas com suas pesquisas. Ora pesquisar o q? Registros historias, isso ñ passa d especulação humana! O homem só poderá ajudar as igrejas mediante a influencia do Espírito Santo como estes: JO 7: 15-16; AT 4: 13.

  225. sou ex-membra dessa igreja hoje estou em outra,me afastei porque não aceito certas coisas que acho que não está de acordo com palavra de Deus servo tem que saber o que está falando ler  biblia e saber ,não passa aquilo que acha que saber.Quem é membro me faça um favor leia a biblia.

    1. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.1 João 2:19

    2. Verdade Claudiney …Se saiu pq algo fez de errado…Se humilhe e pede as misericordia de Deus!!!!!!Muitos Chamados…Poucos escolhidos….

  226. Josiele, vc acha ou tem certeza? Pelo q disse vc ñ sabe o q está falando. A bíblia ñ é só p ler Tem q ler ouvir e guardar! AP1: 3. Talvez é esse seu problema vc ñ concordou foi com ela! Por isso q vc ”acha” quem ”acha” é q ñ sabe! Esta ñ é a mente de Cristo: 1COR 2: 16

  227. O que essa rapaz , escreveu sobre a CCB esta errado , pois seguimos a cristo e a sua lei. e sobre a leitura da biblia lemos a biblia sim mais nao pra fica tao entendido como vocs por ela é ensinsamento. E a proprio palavra fala a letra mata o homem

  228. Fácil é servir a Deus e ao mundo …Por isso perseguem a nossa doutrina …

  229. De vez enquanto passo por aqui e observo cada coisa, cada tipo de cristão que me da nojo! Principalmente os controladores do site, que da um jeitinho brasileiro para manipular até os comentários. Não se preocupa não, tem muita gente que vão acreditar e ficar com vcs.

    1. falou a “santa do pau oco” – http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_do_pau_oco
      pessoa dissimulada, tal como a “dona ética”.

  230. Esse jcp parece ter uma busininha q lhe avisa quando á comentários. Vi seu papo c o Alexandro e vc disse q é apenas um leitor né? Mas q leitor dedicado em?  Fica de guarda ai!  Tem gente q desmonta vossas farsas em poucas palavras. Ñ deixa ñ apaga apaga apaga…rsrsrs!

    1. hey jesabel de véu e vestidão …
      Gn 24:65; menos benemérito:prostituição“[Tamar] se cobriu com o véu, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.

    2. “santa do pau oco” – desocupada da vida ! para vc aprender a não mexer com quem está quieto. rsrs.

  231. Ué! Sumiu o comentário dele!

  232. A paz de Cristo,
    Percebi algo referente a este site, sempre que alguém faz refutações coerentes e respaldadas nas escrituras aos tópicos, um dos moderadores acaba não o publicando e não mais permite o autor fazer comentários. Queria saber porque…????

  233. Após muitas criticas sobre a denominação CCB, estudei sobre o Ministério de Ancião, e percebi que a respaldo bíblico para o Cargo, assim como as coletas voluntarias e sobre o uso da cobertura das mulheres. Acredito que temos que ser como os Bereianos, examinarmos com + afinco a palavra.

  234. Por que ficam descutindo com tanta raiva, isso sim nao é fruto do Espirito Santo. Todos temos o direito de defender nosso entendimento, mas POR FAVOR façamos isso com sabedoria e não ódio!!! Deixo bm claro que não estou defendendo nenhuma igreja nem acusando, Cristãos não agem assim. 

  235. Vou te contar esse estudo cheio de arrodeio e tendencioso até pode surtir efeito a algumas pessoas desavisadas e sem conhecimento da revelação do Senhor Jesus… Quer realmente saber se a CCB é seita? Então te convido como Felipe chamou Natanael… Vem e Vê!!!!

  236. O mais engracado é q o povo gosta de julgar, voce quer usar a biblia para expor sua opniao sobre a CCB, use-a, mas tome cuidado pois na biblia diz que não podemos julgar ngm, entao se nao gosta da CCB nao usa a biblia para nos atacar, simplesmente dobre seu joelho e ore por nós, A paz de DEUS

  237. Eu pensava assim como você caro pastor,até o dia em que resolvi entrar em uma CCB e verificar tudo isso que você questionou,e o que é mais engraçado é que não existe nada disso,não existe nada de seita,nada como você comenta em seu texto. Faça o teste entre e confira como tudo acontece.

  238. Primeira acho que quem desenvolveu esse estudo não sabe ao menos o conceito de seita, a congregação prega a palavra de Deus e participação direta dele em nossas vidas ao contrário de muitas igrejas q adotam líderes q se consideram “profetas” transformando essas igrejas em empresas 

  239. A CCB é uma ceita perigosa as pessoas lá batizan-se de uma hora para outra alienados lá usan-se costumes como doutrina o véu por exemplo a bíblia diz que o cabelo foi dado em lugar de véu e não o véu no lugar de cabelo e lá na verdade tudo é errado

    1. O erro existe em “murmurar”(arrazõar)o que nâo entende,Ninguèm è induzido a Batizar-se,O que hà è o convite pra assistir(Se cabelo fosse VÈU como as crênças de diferêntes principios erradamente interpretam,A Doutrina seria “IMPERFEITA”,afinal os homens tambèm tem cabelo!.

  240. Amados irmãos, não pertenço á CCB, porém testifico que tanto o dízimo, quanto o salário do pastor não é neotestamentário!não posso argumentar, pois voces colocam propositalmente poucos caracteres, e assim fica impossível!
    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    1. mais um “seeervo de Deus” visionário. se você não quer dar dizimo então procure uma igreja de acordo com seu pensamento, agora fica aí perturbando quem é dizimista com essas “gloriosas testificação não-neotestamentários”

    2. esse Nogueira posta um e-mail como isca, ninguém é bócozão para escrever para você.

  241. Devia ser PROIBIDA essa igreja!! Conheço várias pessoas que simplesmente surtaram lá dentro, inclusive eu!!! Bando de gente fofoqueira, que só olha para o próprio umbigo, enquanto está cheio de gente realmente necessitado por aí. Usam o nome de Deus, eles tem coragem de fazer isso!!! 

  242. Sou da CCB há 30 anos…Este é o caminho certo para se chegar á Deus…Todos q falam mal é pq não conhecem nossa doutrina…IGREJA tem q ter doutrina!!!!Venham nos fazer uma visita…Deus vai abrir suas mente com abriu tb as nossas.Que Deus abençoe á todos…A paz de Deus…Amém..

  243. Mara Mello, você diz que a CCB “é o caminho certo para se achegar a Deus” – olha aí o carater exclusivista de vocês !!! se acham os únicos certos, os bons. bem que nos vários artigos são devidamente argüidas a doutrina errônea da CCB. não é a igreja certa, e sim a mais jactosa.

    1. Caro Amigo jcp…NÃO vou ficar discutindo e nem comentando sobre qual é a certa e a errada…Pegue vc a biblia …le ela pede entendimento á Deus e tire suas proprias conclusões…..Q Deus te abençoe muito….Q a paz de DEUS esteja sempre em sua vida….AMÉM..

    2. Caro Amigo jcp…NÃO vou ficar discutindo e nem comentando sobre qual é a certa e a errada…Pegue vc a biblia …le ela pede entendimento á Deus e tire suas proprias conclusões…..Q Deus te abençoe muito….

    3. jcp…por vc falar tão mal da CCB ..ou vc já foi da CCB ou um dia vai ser!!!!!!!  Deus abençoe….Apaz de DEUS …Amém… 

  244. Mara Mello, ninguém está falando mal, e sim a verdade como procedem, voces se acham os únicos bons cristãos e a única igreja certa, eu não vou na CCB e nem adianta esperar.

    1. 1 corinto capítulo 2 O CARATER DAVPREGAÇAO DE PAULO EM CORINTO tem medo de ir e Deus falar cara cara com vc

  245. Mara Mello, eu sei que CCB é predestinista, vc disse : Jcp … já foi da CCB? ou um dia vai ser!!! a minha resposta é : não vou !!! o testemunho dos artigos mostram o erro doutrinário, então jamais farei parte da CCB. Larguem a mão de ser exclusivo, e visitem outra igreja.

    1. jcp…VC é de qual igreja…Eu descordo com esses testemunhos dos artigos, na real não é assim como dizem não!!!…Nunca diga jamais farei parte da CCB….Deus escreve certo em linhas tortas!!!!Já visitei outra igreja sim….e fiquei horrorizada com os erros!!!!Abraços á vc…

  246. So para completar meu comentario, muita mentira sobre a ccb aonde que la eles chamam uns aos outros de primos …eles chamam de irmaos na fe… gente valem a verdade, ficar se crescendo encima de mentira e muito feio..nao fiquem postando mentiras sobre a ccb, se vcs nao gostam entregue nas maos Deus

  247. Maura,
    a CCB está devidamente catalogada no site como religião que precisa ser argüidas as doutrinas. principalmente da exclusividade, e de achar-se A TAL igreja única certinha.

  248. Mara Mello, a CCB está devidamente catalogada no site como religião cujas doutrinas devem ser arguidas e repreendidas,  estou “horrorizado” com a arrogante exclusividade vossa. E não coloque o nome de Deus nesse mentira porque jamais irei a CCB. já beberam cerveja hoje?

    1. jcp Eu não bebi hj não…Mas vc pelo visto bebe sempre né!!!!!!!A paz de Deus á vc…..

    2. Vei João não comento e bebem, diziam: Tem demônio
      Vei Jesus comento e bebendo, diziam: Eis aí um grutão e bebedor de vinho.
      E aí? Nós bebemos ou não bebemos?

    3. Paulo Rodrigues, 
      João batista comia gafanhotos e mel silvestre, como também…
      Maria Magdalena beija os pés de Jesus, porque não beija os pés do ancião?
      Jesus e os apostolos lavavam somente os pés, fica então sem tomar ducha, nenhuma irmã ccbista fica perto de você.

    4. Se você conhecesse a CCB saberia que os Anciões também são ovelhas. Se devemos beijar o pé de alguém, esse alguém é Jesus.

    5. Onde você leu na biblia que é pecado beber? 
      O pecado é ser dado a bebida. 
      Do mesmo jeito que comer não é pecado.  O pecado é a gula.

  249. Mara Mello, negativo mulher ! , mas em muita festa de aniversário de CCB’ista e lá serve-se cerveja e chopp à vontade. não me engane. conheço de perto os ccb’istas.

    1. jcp… Já vi que não sabe e muito menos entende de nada….O enganado é vc mesmo…Pede as misericordias de Deus…Q as paz de Deus esteja convosco…AMÉM. 

  250. Bom… nem li o texto todo… Porem digo uma coisa só… Cada um segue o caminho que quiser… ninguém é obrigado… e não cabe a ninguém julgar a decisão do outro…
    “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados» (Lucas 6,37).”

    1. Com certeza Roberto….concordo contigo!!!! Todos somos livre para seguir o caminho que quiser…Sabias palavras…Deus abençoe vc e sua casa…sua familia..Amém….

    2. Sim, somos livres para tomar decisões, mas as arguições existem, e também os artigos apologéticos vão continuar, e não adianta espernear e nem falar “não julgueis não julgueis.”

  251. Quando as pessoas não tem o q fazer….colocam defeito em tudo!!!!!Espero q se arrependa, as coisas de Deus são santas..pra ficar sendo mal entendida na boca de qualquer um…

  252. Mara Mello, mesmo digo da senhora ! você não tem o que fazer? eu espero que se arrependa dos erros doutrinários e que fique entendido.
    Conta aí um “causo” ou uma lenda urbana : quem recusa-se ir na CCB como eu o que acontece ??
    os ccb’ista é cheio de estórinhas de medo para contar.

  253. mara mello, não deixe se envolver por estas calunias o site dele ja diz tudo confrontando, a biblia não e uma guerra e isso que ele faz  uma guerra, deus deixou livre arbito..Ele e um louco ele que deve tomar tanta cachaça que fica assim. Sou adventista, conheço bastante irmaos da ccb 

    1. Verdade thaina……quem bebe fiva assim mesmo….não adianta que loko é sempre loko..abraços á vc e sua familia…

    2. Belezinhas,
      Mara Mello e Thaina, vovózinha e netinha conversando juntas …

  254. Thaina, você deve tomar o “chá de cipó do santo daime”, voce disse “deus” deixou livre “arbito” não sabe nem escrever ainda tádinha. Pergunta aos seus irmãos da CCB se eles guardam o “sabado”, eu acho que não …Helen W. que devia tomar cachaça vivia rolando no chão.

    1. E voces tambem guardam ?  ah me esqueci guardar sabado  nao dar dinheiro , dizimos , voce pode querer argumentar que o dizimo foi  pago por abraao antes da lei , mas o sabado tambem era observado antes da lei eai sabidao

    2. Pelo jeito você que parece um maconheiro, deve ter uma legião de demônio nas costas, não entende nada da biblia e diz merda, nem respeito tem pelo próximo, vai ler a biblia em vez de artigos, cuida da sua vida seu louco.

  255. Thaina, caçhacista é quem aceita nas loucuras da E.G.W – ela diz que foi astronauta você acredita nisso? 

    http://www.cacp.org.br/ellen-gould-white-e-a-astronomia/

  256. Adoro ver vc nervozinho JCP mas vc não e o pastor de araque da igreja da paz e ta tão bravinho debatendo com tudo e todos ….a ccb não guarda o sabado,mas diferente de vc, eu os respeito e vice e verça….vc falou que eu nao sabia escrever, prefiro assim do que vc querendo ser JESUS CRISTO…

  257. Adoro ver vc nervozinho JCP mas vc não e o pastor de araque da igreja da paz e ta tão bravinho debatendo com tudo e todos ….a ccb não guarda o sabado,mas diferente de vc, eu os respeito e vice e verça….vc falou que eu nao sabia escrever, prefiro assim do que vc querendo ser JESUS CRISTO.

  258. Thaina, não estou nervosinho e nem bravinho, alias, com esse “adora ver vc” tu transgrediste o 1º mandamento “não adorarás”, com isso também transgrediu o 4º vai então chorar as pitangas com seu pastor araque. e por que escreveu dois comentários idênticos, de ver gagá? rsrs

  259. caros irmãos, eu Alessandro vos declaro que nos devemos só seguir a jesus não a um codigo de regras criada por homens… se tudo nos fomos colocar nos pratos todas igrejas estão erradas..DEUS vos abençoe

  260. Pode esperniar pastor de araque, nesse seu texto vc transgride varias vezes e nem so isso vc julga as pessoas sem nem mesmo conhece-las, não julgueis, e não sereis julgados, qualquer dia vou fazer uma visita na igreja da paz, so para ver qual o tipo de cha de ervas vcs tomam, ou uma cerveja rsrs!!

  261. Aos amados irmãos em Cristo Jesus, nos arrependemos e reconheçamos que só existe um Corpo e Um só Espírito na face da terra. Todos aqueles que receberam a Cristo Jesus em seus corações são membros desse Corpo..

    Fraternalmente,
    Ir. Emerson Brito

  262. Bem, eu fui visitar uma igreja “ccb” a algumas semanas.
    Não senti a presença de Deus hora nenhuma. Não senti aquela paz que sentimos na igreja Evangélica. .

  263. Jcp, que Deus continue te iluminando no conhecimento da Palavra! E c sua sutileza e amor ajude-nos a compreender o favor e a graça de De JESUS no madeiro da cruz. 
    E muito simples entender irmãos, orem e pede p o SENHOR tirar aa vendas dos olhos, e do coração. 

  264. Silvana Lopes, para não ir na congrêgua, eu prefiro ficar “vendado olhos e coração”. Eu não quero ser beijado por homem. 
    http://www.cacp.org.br/erros-doutrinarios-da-congregacao-crista-no-brasil/

  265. Novamente voces falando de Mt,23-23 e Melquesedeque, que tristeza!Mt23-23, Jesus cumpria a lei, pois novo testamento só quando Jesus diz:está consumado, e sobre Melquesedeque deu dízimo, uma única vez e de sangue(despojo) e devolveu os 90% ao antigo dono!coisa que não é feita hoje!

    1. Muito bem irmão, ótimo, bem observado, pena que este povo não entende, estão cegos.

  266. ATENÇÃO ROBERTO NOGUEIRA TODAS AS IGREJAS DO BRASIL E DA FACE DA TERRA ESTÃO SE MOBILIZANDO PARA SEGUIR VOCÊ, VOCÊ É O NOVO FÜHER
    O GRANDE SABIÇÃO “DOS EXERCITOS DE ISRAEL”

  267. JCP, Parabéns!excelente resposta!Como apologista, voce respondeu com profundidade!Aliás, “a boca fala do que está cheio o coração”!Se toda vez que voce for confrontado, com relação à palavra de Deus, e falar o que falou, mostra quem voce é!hipócrita!

  268. NOGUEIRA, VOCÊ NÃO FEZ CONFRONTO RELATIVO À PALAVRA, SOMENTE CACAREJOU COMO UMA GALINHA AO BOTAR SEU OVO CHOCO, ALGO QUE MUITA GENTE JÁ FALA, NÃO É ORIGINAL, NENHUMA IGREJA TRADICIONAL OU PENTECOSTAL VAI ADERIR AO SEU TEMA SUBVERSIVO. TU QUERES MINAR AS IGREJAS, COMO MUITOS TENTAM. 

  269. JCP, E quando eu disse sobre Mt23,23, e Melquesedeque, fiz menção da palavra”tristeza”, pelo fato de voces citarem algo fora de contexto, forçando obter validade do dízimo, coisa que não é prática neotestamentária.

  270. JCP, Como eu já havia comentado com voce e não obtive resposta, quanto ao fato de a igreja primitiva não dizimar, e mais,em 585dc, na reunião de Macon(Gália)bispos católicos começaram a “forçar” os fiéis com pretexto de excomungá los caso não dessem dízimos.

    1. roberto nogueira, se se nesta reunião na gália bispos católicos “forçavam” dizimos, isso não é biblico, então você vai lá na igreja católica e reclama lá, pois eu não ou um padre e num serei.
      nas igrejas prostestantes tradicional não obriga dizimo, mas na CCB obriga contribuição.

  271. JCP, finalmente, em 777dc, com a autorização de Carlos Magno, a ICAR, começou a cobrar dízimos.Até então, a igreja primitiva não dizimava!Essa é a minha tristeza, quanto à suas respostas evasivas e com escárnios, sem compromisso com a verdade!

  272. JCP, achando que isso é uma brincadeira, e não ,algo sério, comprometedor, e que ,com certeza, trará juízo!Se realmente voce é um apologista que tem compromisso com a verdade, pelo menos procure responder os questionamentos com verdade e inteireza de coração.

  273. JCP, voce disse que eu quero “minar” as igrejas?Só porque voce não tem argumento, apela?Se é do seu proceder, arrancar lã das ovelhas, problema seu!esse blog deveria ser permeado, apenas com argumentos sobre o tema da palavra de Deus!

  274. JCP, e quanto à adesão do meu “tema subversivo”, não escrevo para a “instituição religiosa”aderir, e sim para que os leigos que entrarem nesse site, conheçam a verdade, e sejam libertos pela verdade!O dízimo ficou cravado na cruz de Cristo!não tente ressucitá-lo!

  275. NOGUEIRA, COMO NÃO TENHO ARGUMENTOS? O ESPAÇO PARA ESCREVER É MUITO CURTO. VEJA OS DIVERSOS ARTIGOS RELACIONADOS.

    http://www.cacp.org.br/a-bencao-do-dizimo/

    SE QUER UMA IGREJA ANTI-DIZIMISTA, MONTA UMA PARA VOCE, OU VÁ PARA A CCB.
    PORQUE NENHUMA OUTRA IGREJA VAI SEGUIR VOCE

    1. NAO SOMOS LADROES DE DINHEIRO DO PROXIMO , NAO PESAMOS O PROXIMO EM NOME DE DEUS,  TRABALHAMOS TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDAS PARA NAO PESAR O PROXIMO E DAMOS DE ESPONTANEA VONTADE AQUILO QUE SINTIMOS A DAR AO NECESSITADOS E NAO PAGAR SALARIOS A MALANDRO FALSOS PROFRETAS .

    2. COMO CONSTROEM VOSSOS TEMPLOS ? E MANTEM LUZ, AGUA, TELEFONE E OUTROS GASTOS … É TUDO DE GRAÇA ISSO? VOCES TEM CONTRIBUIÇÃO SISTEMATICA SIM, MAS É OUTRO NOME, SEM SER DIZIMO (É UM CARA DE PAU VOCES). 
      AH- E ANCIÃO É SEMPRE PEDREIRO, ASSIM Ñ GASTAM DINHEIRO COM MAO DE OBRA.

  276. S.PAULO DISSE “TODA ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS” COMO S.PAULO NAQUELE MOMENTO, ELE DISPUNHA DO A.T, LOGO ELE ESTAVA MENCIONADO SOBRE MALAQUIAS 3:10 COMO POSITIVO. O SEU COMENTÁRIO É SUBVERSIVO SIM E PREGA O LADROISMO ANTI-DIZIMISTA.

  277. JCP,voce dissE  que eu sou ladrão?Acaso voce é sacerdote da tribo de Levi?Porque só eles podiam receber dízimos, então quem toma prara si algo que não lhe pertence, esse sim é o LADRÃO!

    1. NOGUEIRA, SEUS COMENTÁRIOS SÃO TOTALMENTE EQUIVOCADOS, CHEIOS DE LAPSOS NERVOSOS, E NÃO ACEITA SER CONTRADITADO, SE EU SORRI PARA VOCÊ, FIZ COMO ELIAS QUANDO ZOMBOU DOS BALLINS, OS PROFETAS DE BAAL. VOCE PREGA ANTI DIZIMO LOGO É UM BALLIM. 

  278. JCP, não vou mais visitar este site. Não sei quem voce é;Sei quem voce não é:um apologista!Voce não tem compromisso com a verdade!Continue com suas  piadinhas  tipo:CQC,Pânico, Ratinho, etc..pelas suas  respostas rasas, mostrou quem é:MERCENÁRIO!

    Abraços

    1. NOSSA QUE RAPAZ NERVOSO ESSE NOGUEIRA DEPOIS DIZ QUE É CRISTÃO PACIENTE E CHEIO DE AMOR … SÓ SABE XINGAR AS PESSOAS. FICA AÉ FAZENDO CHARME FALANDO QUE NÃO VISITARÁ MAIS O SITE.

  279. graça e paz queridos!!!!! vendo aqui todos os comentários dos nossos irmãos vejo uma briga politica entre igrejas!!!! Sou membro da Igreja Projeto Semear sou super feliz e Povo da igreja CCB Nos vemos no céu!!!!

  280. Interessante ele terminar o artigo com o texto “à Lei e ao Testemunho. Se não falarem de acordo com eles, jamais verão a alva.” Isaías 8:20. Que grande contradição citar este texto somente quando lhe apraz! Virou um dos adventistas, pastor? kkk

  281. Nuossa, que artigo Tosco é esse… Eu não sou CCB mas isso não tem nada ver. quem escrevu isso é um ignorante sem noção… dificil encontrar site sério…

  282. Outro dia na CCB,”Um Membro Antigo” estava PROCURANDO (1 JOAO proximo a GENESIS)! 

  283. Prezados amigos, primos, irmãos, enfim, nada adianta tudo isso, c não tiver Dom.. E Dom, vem de Deus… Cadê as obras?? Falar, cutucar, dizer que eu sou isso ou aquilo, todos fazem… Quero VV as obras!!! Procurem uma CCB, pessa para Deus um sinal, ele não falhará…

  284. Marlon, o cinismo da congregação em chamar outros cristãos de “primos”, que “dom” é esse que dizes? voce fala de “obras” quais ? 
    procurar uma congregação e pedir um sinal qual ? profecias mentais ?

  285. Cobrir a cabeça para orar a Deus me foi revelado antes de conhecer a CCB e antes de ler na bíblia, como ir de contra o que o Espírito Santo nos ensina? Cuidado para não dizer que isto é mentira,pecarias para a morte, e isto o que digo mostra que a rebeldia continua sendo ensinada nas igrejas.

  286. Rachel, seu comentário “pecar para morte” soa como uma bruxa e não como mulher de Deus, o Espírito de Deus não fica mandando ninguém por panão na cabeça, o cabelo da mulher cujo cumprimento deve ser diferenciado do homem é ficou no lugar da “mantilha”, 

  287. Raquel, no N.T não vale o “véu”, e cuidado que no A.T o veio era sinal de prostituição, veja:

    “Quando a [tamar] viu, Judá pensou que fosse uma pros­tituta, porque ela havia encoberto o rosto [veu] Genesis 38:15. E fique ciente,ó raquel ccb que não tenho medo das suas maldições!

  288. quem escreveu tudo isso,realmente sabe tudo da biblia,porem tem um detalhe interpreta tudo errado,sinto muito querido quem acredita que a alma  vive depois da morte sao espiritas.AD vai cuidar do seu ministerio e das suas ovelhas como vcs costuma dizer,olha, so existe um lugar para pastor JESUS. 

  289. A ccb é cada vez mais guiada pelo espirito de DEUS
    pois se não fosse não sobreviveria de tal maneira
    assim ela se expande de tal maneira e não não precisa de midias como tvs e radio
    como tem muitas igrejas pagando horarios caros, e depois ficam
    pedindo trizimos kk

    1. As TJ fala a mesma cousa, mas os ensinos da CCB são confrontados com a Bíblia. Então a balança pesa contra vós. Por que a grande maioria dos anciãos e membros são pedreiros na CCB ? para não gastar com mão-de-obra nas contruções de templo. nunca vi um ancião médico.

  290. Vou à CCB,com o proposito de,servir a Deus,alimentar o meu espirito com a palavra de Deus e buscar a Ele,seguir os mandamentos que Cristo deixou.Apenas deixei as coisas do mundo,me abstenho aos desejos da carne e cuido das espirituais.Sirvo ao meu DEUS e não aponto erros de outras denominações.

    1. oh ele tem um proposito, ele abstem-se de desejos da carne etc …quem vê voce parece uma gelada estátua de marmore…

  291. Imersão é com “S” e não “Ç”

  292. Vitor o mal da ccb e que vcs distorce a palavra de Deus
    quando vc esta falando que a letra mata vc devia olhar O QUE JESUS DISSE EM Mateus 22:29 ler JOÃO 5:39 A LETRA QUE PAULO SE REFERE E A LEI.Paulo mandou Tim- estudar 1tm 4:13
    le 2º Pedro3:18 não le escrit

  293. ja vi que este ai nao entende nada de biblia

  294. ja vi que este dai  nao entende nada de biblia !

  295. VOCÊS BRIGAM POR DENOMINAÇÕES E RELIGIÕES, QUE SÃO CONCEITOS HUMANOS .A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO NÃO É TAIS CONCEITOS MÁS UMA ASSEMBLÉIA 
    SIMPLES, HUMILDE E ETC. EMBASADO NA IGREJA PRIMITIVA DOS TEMPO APOSTÓLICO

  296. Texto horrivel, cheio de mentiras e invenções… Não sei se posso de dizer que estes Tais “Pastores” do CACP são realmente cristãos, neste texto mesmo tem cada absurdo grotesco que fiquei admirado com tamanha chuva de besteirol e falsas informações…

  297. A PAZ DE DEUS PRA TODOS.
    Por graça e misercórdia de DEUS, o SENHOR me chamou nas Águas do Santo Batismo, Ele me fez uma promessa, se eu firme e fiel ate o fim, herdarei a coroa de glória ( VIDA ETERNA),

  298. sera um daqueles q em Apocalipse fala “Esse vei veio de grandes tribulações!” Sou grato a DEUS por tudo, somento o nome dele seja hj e eternamente louvado! AMÉM.

  299. A verdade é, tudo que os servo e servas de DEUS, q o a servem na CCB é guiado pelo Espirito Santo, antes de qualquer coisa apresente primeiramento ao todo poderoso nosso Eterno DEUS!

  300. Podem digitar no Google CCB… tem coisas maravilhosas e muita gente falando mal, Pessoas sem TEMOR e discernimento de espirito.
    Agora digita o nome de outras igrejas, só tem coisas boas, ou eles falando de si próprios, não existe um site de nós membros criticando outras doutrinas.

    1. o orgulho CCB’ista de sempre … exclusivismo. 

  301. erman a piedade do caminhaõ que o ermão falou que ela paresia da piedade que ela não entrava nacasa do servo de deus di calsa só de saia ela tem um filho meu e aqueles crito das erman foi revelação dela eu pedi pla anja fisitar a erman

    1. olha um exemplo nitido de ccb’ista … estamos no século 21 ainda não sabe escrever, e depende de
      “revelação dela eu pedi pla anja fisitar a erman”. eh eh
      “nacasa do servo de deus di calsa só de saia” – coitados ccb’ista nunca vão curtir uma praia. só essa vida “heiii ermann”.

  302. Meu amigo, vc perdeu quanto tempo escrevendo esse texto? vou te dar um conselho meu caro entendido, não entre em julgamento vc não é juiz e tão pouco advogado de Deus, se vc não aceita ou não acredita, fique só entre vc e Deus, pra que ficar arrumando problema pra sua vida???

  303. Sou da ccb , Deus mim chamou na graca a 4 anos fui pastor de uma igreja , estude teologia , não

    1. os CCB’ista tem esse negõcio na cabeça, se foi para congregação porque foi chamado para a “graça” … são predestinistas como presbiterianos calvinistas, também pudera, o fundador luis francescon veio de igreja calvinista, e aprendeu de lá essas estórias de predestinação forçada.

  304. Ricardo, onde está na Biblia que nós precisamos “sentir” ? não vê que o que fazem é puro psiquismo ? vocês “acham” que Deus fala no vosso meio através “dos sentimentos”. 
    são emoções da alma nada mais … larguem a mão disso, tomem uma decisão.

  305. A escreve um texto cheio de críticas,  a uma denominação que não tem 1 texto sequer criticando outras denominações,  joga na net,  e pronto tá feito, um monte de crente se acusando e se magoando, triste isso,

    1. o tema central é “ccb-confrontados-com-a-biblia” quanto a isso deve-se ser arguido, e tem que alertar quem está na CCB e quem visita lá. não criticas é a realidade como é dentro da CCB, inclusive o orgulho exclusivista e erros doutrinarios e falta de incentivo a estudo biblico.

  306. 2_Existem sim falsas doutrinas Timoteo 6:3 e convém trazer a doutrina verdadeira João 10:16

  307. Esse cão guloso Natanael Roinaldi,que escreveu o artigo, é mercenário da fé, obreiro digno do salário dos irmãos sorrateiramente chamados de dizimistas fiéis, É camelô da fé, vai arrumar um serviço e trabalhar seu parasita, você não conhece a CCB, seu cão guloso ganancioso. DIZIMEIRO.

    1. Por que “valdir[di]zimo” ? recebe dizimo também? leia o antigo livreto (20 Razões Porque Não Pertenço a Congregação Cristã do Brasil) e deixe de imaginar que “fora da CCB não há salvação”. 
      é uma hipocrisia sua falar que “não trabalha com dinheiro”. constroem templos com que?

    2. Valdir o livreto indicado pra vc ler(economize seu dinheiro,porque o mesmo vai pra eles tambèm(falsos pastores)e o Autor do mesmo que criou o falso pastor Archylles Justus,Là do Paranà Morreu no Opròbio(AMARGURADO),passou uns 10 anos em Clinica de Recuperaçâo(FORA DE SI)

  308. Tudo mentira…, ou pelo menos, verdades manipuladas erroneamente. Quem produziu isso é um difamador.

    1. Seja aberto as criticas, vcs consideram a CCB como uma deusa que não comete erros. orgulho religoso, isso é heresia, nunca ouviu falar que a causa da queda de satanas foi o orgulho ?
      esse livreto das “20 razões” é um bom orientador para uma auto critica CCB’ista.

  309. Daniel, olha como você é hilário.”Tudo mentira ou pelo menos, verdades manipuladas erroneamente
    ou é verdade ou não mas de fato as coisas são assim mesmo na CCB – não são verdades manipuladas, são fatos que voces não aceitam como errados..

  310. Igreja CCB façam uma analise bem crítica. Fiz parte dessa igreja durante 30 anos . não tem nada a ver com Deus

    1. 30 anos e diz que a CCB não tem nada a ver com Deus só pode estar endemoninhado, eu que não sou da CCB gosto muito, e todas as vezes que fui lá visitar senti a presença de Deus e Deus falou comigo lá.

    2. Dizer que a ccb nao tem nada que se aproveite e coisa de gente que caiu.passou trinta anos e caiu aagora la nao tem nada pra vc mesmo nao colega e de Deus ce ta eh longe

  311. Igreja CCB façam uma analise bem crítica. Fiz parte dessa igreja durante 30 anos . não tem nada a ver com Deus, porque vcs não publicam criticas??

  312. nunca vi um milagre acontecer na CCB. Só desgraça. Desculpem me minha sinceridade. 54 anos na igreja. Desculpem me novamente. Me arrependo até o ultimo fio de cabelo de ter feito parte dessa igreja

  313. nunca vi um milagre acontecer na CCB. Só desgraça. Desculpem me minha sinceridade. 54 anos na igreja. Desculpem me novamente. Me arrependo até o ultimo fio de cabelo de ter feito parte dessa igreja.

  314. Conhecereis a verdade e a verdade voz libertará . Caros: usem do livre arbítrio que lhes fora outorgado. . Proocurem saber sobre outras literaturas. . Paulo o apostolo disse: Exminai tudo(inclusive a biblia) e retem o bem . Deus Segundo Baruch Spinosa

  315. ser convertido é deixar as obras do velho homem, acima de tudo a salvação é individual, e o passaporte para o céu é a CARIDADE, não vi niguem falando sobre isso, não adianta decorar e estudar teologia , saber toda ciência, ter todos os dons celestiais e não tiver caridade! nada teria!!!

    1. Mara, nunca lestes ? João 5:39 “Examinais[estude] as Escrituras porque elas testificam de mim [Jesus]. essa palavra “caridade” é muito arcaica, o correto é “amor” [espiritual]. O estudo regular biblico além de ajudar a si, tb protege contra heresias. 1 Tm 4:7

  316. Enquanto fica esse debate idiota tem pastor da AD comendo cantora evangélica e o nome de Deus? Mas não foi Deus que ordenou, pra isso?

  317. Voce se colocou no lugar do Supremo Juiz ( Sr jesus) PESSA PERDAÕ) Se CONSIDERA-NOS ERRADOS, OREM POR NÓS, COMO JESUS NOS ENSINOU, VOCE SE MOSTROU CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS, MAS ESQUECEU-SE DESTA. DAREI-TE UM BOM CONSELHO, VISITE-NOS E VERAS QUE ESTAS ERRADO, E COM CERTEZA FICARAS CONOSCO.

  318. 300 caracteres nâo da pra refutar as “Parvóices” deste Falso pastor,Nâo è somente a Obra de DEUS que este COMBATE,mas ao SENHOR tambèm,(At.5;38,39),este infeliz nâo passa de um perseguidor,blasfemo,opressor e ignorante,Como Paulo o Apòstolo tambèm foi antes de sua Conversâo(1ºTim.1;13)!.

  319. Célio, se 300 caracteres não são suficiente para voce “refutar” então escreve um artigo para o site “refutando” se aprovado eu acho que o pessoal publica. mas voce precisa entender que a CCB é uma organização muito fechada, e os erros são arguidos de fato. suporte !  

  320. Deixa este elemento pra là,(Ele nâo vai ficar impune),Vâo prestar conta è com DEUS,nâo hà erro nenhum e o “ANDAMENTO’ da Obra è assim mesmo;(“Mas Eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hâo de da conta no dia do Juizo”).Mt.12;36.

    1. há erros sim sr. e elementos e individuos e sujeitos como o sr. “que se levanta” com sectarismo e visão fechada. não adianta nada, dar uma de “profeta nervoso” que esse negocio de “pune” é lenda urbana e estórinha de assustar da ccbistass. 

  321. Célio, parece-me que seu sectarismo religioso e apegado a CCB é tipico. nunca leu na Biblia que Deus “não faz acepção de pessoas” ? lembra-te que o “orgulho” foi o primeiro pecado do diabo. e parece-me que estás muito jactante nas suas afirmações. aceite as argüições do artigo.

    1. Serà NUNCA lee a Biblia?,ou todas as ref.que postei em minhas (rèplicas em meus comentàrios te ‘INCOMODOU” muito?),EU mostro como vc viu e leu tudo o que ta Escrito(“O RESTO è balèla,(Rm.2;11)-(Efè.6;9)diz respeito a condiçâo de pecador!.

  322. Célio, 
    S.Paulo é claro em dizer que o cabelo foi dado para a mulher em lugar da mantilha ou véu, e diz também que a própria natureza faz a diferença onde os cabelos da mulher (mais longo) que o do homem. Mas a mulher com cabelos compridos e ainda usar véu é um absurdo doutrinário.

    1. Como sempre citam o texto Divino,mas na hora de interprètatar(distorcem)e o “LUGAR” é a Cabeça da Mulher,por isso è HONROSO elas terem os Cabelos “CRESCIDOS”,a cobertura da Mulher è sò nas assemblèias(por isso nâo è o Cabelo(1ºCor.11;15,16).

  323. As particularidades arguidas da doutrina CCB’ista está no artigo devidamente exposta. tem que ter mente aberta, não achando que “são a igreja mais certa que tem”(já ouvi muito isso de CCB’istas). 
    O ccbista diz abertamente que não precisa estudar a Biblia, mas “revelar”. é erro.

    1. Pois se vc diz que nâo estudamos a Biblia(Lhe AFIRMO que a Biblia Sagrada nâo è um livro de estudo,Aliàs nâo só acho,tenho CERTEZA por DEUS e Crêio de Alma que è a ÙNICA(se é o que vc quer ler da minha parte)que està de ACORDO a Fè e a Doutrina da GRAÇA de DEUS!.

    2. Que a Biblia NÃO É um livro de estudos PARA VOCES isso já sabemos faz tempo, por isso são arguidos nos artigos. muitos de vocês procuram 1 João em genesis de tanta inaptdão e desconhecimento. e essa tal de “graça” que falam é a tal predestinação ccbista. 

  324. O Espírito Santo ensina a partir quando pega-se a Biblia e começa a estuda-la … Jesus foi muito claro nisso “ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS …” Mt.22:29.
    E ficar achando que vem “revelação” sem estudo é um ERRO GROSSEIRO.

    “APLICA-TE A LEITURA…” I Tim. 4:13

    1. Conhecer,EXAMINAR sim,Mas nem venha com esta històrai destes pseudos-estudos de Hermenêutica,Homilèticas e etc,,.Isto sim è que nâo “COLA”(“E,se algum de vòs tem falta de SABEDORIA,peça-a a DEUS,que a todos da liberalmente,e o nâo lança em rosto,e ser-lhe-à dada”).Tg.1;5.

  325. “TAL” de Graça,Tu falou???,Mas tu tem um pseudo-conhecimento que sò mesmo nos teus pseudos-estudos,Pra falar tanta Heresia,Na verdade(indiretamente)Tu nâo conhece a GRAÇA de DEUS,,Mas leia(“Porque pela GRAÇA sois SALVOS,por meio da Fè;e isto nâo vem de vòs;è dom de DEUS”).Efè.2;8.

    1. eu conheço a tal graça que falam, isto é, “visitar e ficar” na CCB, há uma ideia erronea que pensam na predestinação, “se sentirem” voces falam para alguem sobre a “graça” de “pertencer a CCB”. 
      aquele que “rejeita” ser da ccb está “perdido”. é muita lenda e desconhecimento .

  326. E PROVO pra Ti na Escritura que tem “REVELAÇÂO”sem estudo ai Tu vai ver que o ERRO GROSSEIRO è o teu,Leia;(“E falem dois ou três profetas,e os outros julguem.-Mas se a outro,que estiver assentado,for REVELADO alguma coisa,cale-se o primeiro”).1ºCor.14;29,30).

  327. E PROVO pra Ti na Escritura que tem “REVELAÇÂO”sem estudo ai Tu vai ver que o ERRO GROSSEIRO è o teu,Leia;(“E falem dois ou três profetas,e os outros julguem.-Mas se a outro,que estiver assentado,for REVELADO alguma coisa,cale-se o primeiro”)1ºCor.14;29,30)

  328. Lucas 4:16 “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. [Jesus] Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:..” O próprio Senhor Jesus era um leitor assiduo da Palavra, mas a CCB contradizendo diz que não precisa estudar mas “sentir revelações” . tome uma decisão estão errados.

  329. — Vivem de “sentimentos”. Tudo o que fazem dentro ou fora do templo CCB atribuem ao fato de “terem sentido pelo Espírito ” . Agem com o fossem simples robôs de Deus que deve tocá-los sempre que têm alguma coisa a fazer.

    1. Vc sò ‘ARRAZÔA” quando diz que vivemos de “sentimentos”,Vc nâo Crêr no que ta Escrito;(“E disse o Espirito a Filipe;chega-te,e ajunta-te a esse carro”).At.8;29.Mas ai vc vai dizer que o Apòstolo vivia de “Sentimentos”,Como vc è “Incaúto”,Abandona o Fermento dos Falsos pastores!

  330. — São predestinistas. Acreditam que Deus já tem uma lista daqueles que serão salvos. Se uma pessoa está na “lista ”,mas cedo ou mais tarde chegar-se-á à Congregação Cristã. Por isso não pregam . . .

    1. Vai LER (Rm.9;15,16),Porque as Santas Escrituras fala por si mesmo e nâo fique com “Suspeitas Ruins’,Fazendo pre-julgamentos,O homem mortal nâo tem poder de predestinar NADA e sim DEUS,que criou vasos para Honra e vasos para desonra,Como ele quiser,ASSIM SERÀ!

  331. — Orgulho religioso. Só eles estão certos . . . São exclusivistas,usam uma saudação diferente de todos os cristãos e chamam de irmãos somente àqueles que são membros da organização.
    Jesus classificou tais pessoas com o hipócritas que ensinam preceitos de homens. (Tiago 4.11)

    1. E quem te disse que o “CUMPRIMENTO” da Graça do Filho de DEUS nâo è “exclusiva?,Se nâo fosse todas as Igrejas pelo mundo afora viveria e teria a mesma Fè e Doutrina,Mas a Obra de DEUS è SÒ UMA,Se querem a mesma Saudaçâo,ta Escrito;(Col.3;15),è sò Obedecer!.

  332. Sua citaçâo de (Lc.4;16,17)Nâo prova NADA sobre estudos Biblicos,de Hermenêutica,Homilètica,Bacharelado em Teológia e etc,,.Vc e o Tal Rinalde Falso pastor tem que buscar SABEDORIA do alto,ali O SENHOR fez uma SIMPLES leitura,como nòs da CCB Fazemos NADA MAIS!

  333. — São proselitistas. Uma das práticas mais mesquinhas dessa seita (CBB) é viver procurando seus futuros adeptos entre os membros das igrejas evangélicas. Aproveitam o fato de que a pessoa está evangelizada, coisa que eles não fazem, e injetam em sua fé o veneno do fanatismo. 

    1. Hà sei seita NÂO,Mas a Salvaçâo nâo è “exclusiva da CCB”,portânto anunciamos a GRAÇA de DEUS tudo e a todos(1ºTIM.2;4)sem propagandas,midias televisivas,impressas,sem ta batendo de porta em porta,sem cultos nas ruas e etc,,.e è A Obra de DEUS uma das MAIORES.CAUSA INVEJA A VCS

  334. A Congregação Cristã tem suas doutrinas fundamentadas em versículos isolados e mal interpretados. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento da Palavra de Deus
    sabe que isso é impraticável. 

    1. Tanto nâo è verdade suas murmuraçôes,Que a “PROVA do que Eu estou dizendo,Ta em vc,Nâo rebater o que digo,porque Eu aponto as ref.Biblicas,Como vc nâo tem argumentos(“sorrateiramente)levanta outros questionamentos,Vc è um “extranho” a Fè!.(Filip.1;30).

  335. Coisa que causa estranheza é o fato de muitos adeptos dessa seita se preocuparem com pormenores da natureza do que vimos acima e em contraposição, fumarem, beberem até ficarem embriagados e darem mau testemunho em suas comunidades.

    1. E è?de onde vc tirou isso dos Livros(dos Algòzes da Obra de DEUS)?,Se Eu for citar casos “ISOLADOS”Hà falsos pastores presos,por;extrupos,extelionàto,apropiaçâo indevida,assemblèianos,presbiterianos e da Deus è amor embriagados(tráficos de armas)a Denominaçâo nâo tem nada haver!.

  336. Pelos textos bíblicos mencionados vemos que quem procede assim não tem base bíblica nem histórica. Talvez possamos dizer que estejam enquadrados entre aqueles que coam um mosquito e engolem um camelo!

    1. A Verdade è que vcs nâo recebem e nem entendem,Como jà fiz citaçôes de vàrias passagêns Biblicas(Quando vc diz “TALVEZ” isso ou aquilo,è que vc quer afirmar o que nâo tem certeza,PROVA que tudo que vc posta è sò “achismos” seu mesmo,fora do contexto,como o que vc citou(Mt.23;24

  337. Alef CCB,

    A CCB não são a igreja verdadeira, e isso é “de doer” mas em vocês, porque a verdade doe em saber que estão errados. o tal “osculo” que fazem, NÃO É SANTO, porque é só entre H/H e M/M mas por que não é entre H/M ? PORQUE NÃO HÁ CONFIANÇA NA PUREZA ENTRE VOCÊS MESMOS..

    1. A Congregaçâo È VERDADEIRA,e Crêio nâo FIRMADO no homens como eles dizem(nâo somente),Mas DEUS è que “REVELA”,isto pra mim è uma GLÒRIA,o SENHOR è quem mostra,A Doutrina do ‘ÒSCULO SANTO”nâo è pra qualquer um,pois è da Caridade(1ºPd.5;14)e è Mandamento(1ºCor.14;37).

    2. A Congregaçâo è tâo Verdadeira e Obra Glòriosa,Que nâo admiti “MALICIAS”e è justamente na Observaçâo do Mandamento(1ºCor.14;37),Que è “Osculado”em separado(Como ambos sentam em SEPARADO),Evita malicia(“,,.e nos Gloriamos em Jesus Cristo,E NÂO CONFIAMOS NA CARNE”).1ºCor.3;3.

  338. — Não dão chance às mulheres, obrigando a usar um panão branco na cabeça, A mulher na Congregação Cristã não tem chance para nada! A mãe do profeta Samuel,Lídia, Cláudia e outras, eram mulheres de destaque na igreja primitiva, na qual haviam até profetizas . . . 

    1. È o contràrio(elas)tem todas as chancês(Mas de acordo a Palavra)e nâo de qualqueer maneira como vcs fazem,As mesmas profetizam se tiver o “DOM”,pregam(Fora do Pulpito),tocam,testemunham,cantam,Cooperam,nas Reuniôes,Ensaios,CultosEscolinha de Musica(aprendizagêm)1ºCor.14;26.

    2. 2 mentiras a refutar;Nem è paninho,Nem panâo e nem pedaço de pano(O VÈU è um tecido fino,especial com detalhes em bordado da cor branca do Vèu),Ninguèm è OBRIGADO a usar(Mas respeita se a Ordem e a Decência(1ºCor.14;40),Vc nâo pode fazer “juizo de valor de nâo Conhece internamente!.

  339. — A CONGREGAÇÃO “SERÁ?” CRISTÃ, Não pregam em público. Jesus pregou na beira do mar, na montanha, pregava nas ruas. Paulo pregou na praça e também à beira do rio. Não existe limitação geográfica para a pregação do Evangelho. Onde estiver o elemento humano há a necessidade.

    1. A Irmândade e o Ministèrio como um TODO è mais Cristâ do que vc imagina ou porfia e Pregamos em ‘PUBLICO”(mas informamente)Como tambèm jà preguei,a Vizinhos,na Calçada,em Casa,no Ônibus,no Curso,no Centro,nas Viagêns,Sò nâo fazemos reuniôes pùblicas e Shows Gospel com a Palavra!.

  340. — Batizam apenas em nome de Jesus. É a doutrina do “rebatismo ” criada pelo Unitarianismo.
    Dizem que o batismo nas águas deve ser “em nome de Jesus”. A fórmula estabelecida por Cristo, a quem devemos imitar, é de Mateus 28.19: “em nome do Pai, e do F ilho , e do Espirito Santo.

    1. Uma Grande MENTIRA a refutar;O Santo Batismo è atêndido(feito)em NOME de Jesus Cristo(At.2;38)e em NOME do Pai,e do Filho,e do Espirito Santo(Mt.28;19.è a Forma verdadeira e nâo uma quaternidade como dizem,Poi;Pai,Filho e Espirito Santo è UM SÒ,ou seja;três em uma unidade.1ºJôa.5;7.

  341. — Não aceitam a cultura. Dizem que os anciãos não precisam estudar; que todo o conhecimento necessário é dado “lá do alto”.Quem foi Mateus, Lucas (médico), Paulo (professor) ???
    — Não aceitam toda a Bíblia. Dizem que devem se apegar aos 4 evangelhos, e dizem ter só 4 mandamentos.

    1. Sobre a ‘CULTURA’ é outra inverdade,Somo incetivados sempre LER,(examinar)a Biblia,JAMAIS estuda-là(Tg.1;5),Ora vc mistura as coisas pra “CONFUNDIR’estudar profissionanalmente,somo Incêntivados;Temos;Juizes,Corretores,Jornalistas,Advogados,Delegados,(Obs;se intere dos fatos,NÂO MINTA

    2. se deveras tem todos esses profissionais, mas ancião é só pedreiros ou pessoal de obra civil, assim não preocupam-se em gastar dinheiro com mão de obra para construir templos. 

    3. Agora vc mesmo deu PROVA de si mesmo que è MENTIROSO(Jôa.8;44),Nâo é sò pedreiro que è Anciâo(Aliás no momento,nem lembro dos muitos que conheço se hà algum que seja pedreiro),Conheci;;Emprèsários,Gerêntes de Banco,Juizes e outros,Mas a sua afirmaçâo è ‘FALSA'(“Pv.21;28)

  342. — Só oram de joelhos. TORCEM as palavras de Filipenses 2.10. Ezequias orou deitado. II Reis 20.3; Jonas orou no ventre do peixe. (Jonas 2.1-10);Jesus orou em pé junto ao túmulo de Lázaro. (João11.41-43);Jesus orou na cruz. ( Lc 23.34). O CORRETO É ORAR EM TODO LUGAR E EM Q.Q. MODO

    1. Jà esta MENTIRA è mais gêneralizada,Orar somente de Joelhos,È FATO(Filip.2;10),-Obs;Mas hà “EXCESSÔES”;aos que se encontram,tretraplègicos,problemas de joelhos,acamados,numa conduçâo em perigo e etc.O que nâo justifica è ta com SAÙDE e nâo se ajoelhar;(Lc.22;41).

  343. —  congregação “será?” cristã não faz casamentos no templo, o membro ccb’ista não tem esse direito e precisam alugar um local separado, e lá fazem uso imoderado de bebidas alcoolicas.
    —  os ccb’istas também evitam ir em funerais, são muito anti sociais e religiosos esnobes.

    1. Se os “ccbistas”que vc diz com suas irônias sâo ignorântes,Me PROVE por tua pseuda-sabedoria,Que è Biblico fazer cerimônia de Casamento nas Casas de Oraçôes(Congregaçôes)?.De antêmâo lhe aviso que nâo hà qualquer “RESQUISIO” na Biblia,Mas se contestas,Prove seu veredicto!.SABIDAO!

    2. Oh querido, Não diga oque não sabe, nós da CCB não fazemos cerimônias de casamento dentro das casas de orações porque não temos nenhuma base bíblica que é certo fazer…e outra, não usamos bebidas alcoólicas em festas de casamentos não, e até evitamos. Mas Deus abençoe!!! ^^

    3. E nunca, em hipótese nenhuma evitamos ir em funerais, ao contrário, somos ensinados a ir em serviços de funerais Sabe oque a bíblia ensina? Leia em Eclesiastes 7:2. Por essa base, antes irmos em funerais do que em casa que há festas. Deus abençoe!!! ^^

  344. ATENÇÃO VISITANTES DO SITE, OLHE O QUE CELIO DISSE EM :
    “Cèlio ..qui jun 25 at 3:43 pm” : “…A BIBLIA JAMAIS ESTUDAR” – É FLAGRANTE A HERESIA CCB PORQUE JESUS DISSE “EXAMINAR” EM Q.Q. DICIONÁRIO SIGNIFICA ESTUDAR, ANALISAR, INVESTIGAR.ETC. DEVERAS CCB É UMA SEITA HERETICA.

    1. Obs;Seu ‘AVISO’ e sem causa e efeito;Se pelo significado da palavra LER,2º o Dicionàrio tà certo,O que ta ERRADO è a sua “ASTÙCIA”Eu citei que nâo se deve estudar,fazendo por exêmplos;Teòlògias,Bacharelado,Seminàrios,Cursos,Hermenêuticas e etc,OS LEITORES NÂO SÂO BOBOS!.

    2. Tu dizes que é errado fazer “teologia,bacharelado,seminários cursos” depois diz que não é contra a cultura !deveras os leitores não são bobos,é você quem pensa assim, isso evidencia que a CCB promove a ignorância, e deixa a bel prazer “sentimentos” aflorar nas tais “revelações”. 

    3. Vc è “perito” em DISTORCER os fatos(pra parecerem verdade),vc mistura as coisas,Ou vc trata sobre Estudo voltado a Profissâo ou ao Estudo voltado ao conhecimento e intèrpretaçâo da Biblia,Eu “CONTESTO”  2º Opçâo,Vc tenta “confundir’ os demais a mim NÂO!,Somos Livres pra Estudar!.

  345. — Orgulho religioso diabólico. “Só eles estão certos”, usam uma saudação diferente de todos os cristãos e chamam “de irmãos” só àqueles que são CCB. outros são “primos”.Se “sentir” ele fala da tal graça para a “criatura”, e ai daquele que discordar ou interrompe-lo.

    1. È fàcil soluçâo,è sò PRATICAREM a Palavra 2º a VERDADEIRA Fè Doutrina GRAÇA de DEUS(Tg.1;22),Usar a “SAUDAÇÂO da Escritura(Filip.4;7),Assim TODOS passam a serem Irmãos LIGADAS a MESMA Fè e Doutrina,Ai vc passa a estàr certo e nâo cometer INIQUIDADES(Mt.7;21-23).

  346. ccb’ista desconhecem a Palavra ! certa um vez ccbista discutiu comigo que na epoca de Moises, as pragas no Egito foram 13, quando falei que foram 10, então ele disse : “quem diz 10 é o diabo”, porque estava “sentindo” e não podia ser interrompido durante a revelação. são loucos.

    1. A Tua conclusâo è TOTALMENTE equivòcada,Pois com este irmâo(de pouco conhecimento Biblico)Agora vc faz um “FALSO” Juizo de que TODOS sâo ignorântes(de tua Cidade,Brasil  do Mundo?,(È Hilàrio tambèm este teu raciocinio e ate “preconceituosa!”

  347. Vc mesmo deu PROVA QUE È FRAQUINHO PRA UM DEBATE,chama o teu falso Pastor Rinaldi,Porque vc NÂO RESPEITOU NEM A MIM,NEM OS LEITORES(“apagou todos os meus comentàrios de replicas;TODOS PERCEBERAM!!!.

  348. Obs;Agora os comentàrios APARECERAM?,Ta de brincadeira?,ou vai dizer que Eu tava inventando ou que vc nâo tem culpa ou que a pàg.ainda nâo tinha mostrado,”CUIDADO Sou Observador(detalhista),percebo no Ar,qualquer coisa arquitetada!.

  349. celio, acho que voce bebeu em alguma festa ccbista  … eu sou internauta visitante como tu, não posso deletar ou editar nada dos comentarios. se voce fosse observador detalhista veria os erros ccbistas e prestaria mais atenção nos artigos e tomava uma decisão.

  350. Sim!,vc faz tanto as vzs da pàg.(quanto seu Artigo)que achei que fosse administrador da mesma)Obs;deve ter sido ‘problema no servidor”ou “Conexâo da Operadora”,Dispênso suas irônias,Agora no ‘mundâo” diz que (errar a 1º vz é Humano,passou disso È burrice),Pois nâo permaneça no ERRO!.

    1. Não estou com ironias com você, se tu tropeçou foi na própria casca de banana que jogaste no chão. E se um dia eu sorri para você, fiz como Elias que zombou dos baalins. A CCB tem suas doutrinas fundamentadas em v.v.s isolados e mal interpretados. os artigos estão aí para avisar.

  351. “Salvação só na CCB”. só começaram a reunir em 1910 antes disso ninguém era salvo ?
    “A CCB é a verdadeira igreja que Deus” deixou na terra, “a moeda verdadeira” e todas as demais são falsas. “Falsa profecia no púlpito, são jogadas no ar e “caia na cabeça de quem cair”.

  352. “CCB é a graça de Deus” – Grande mentira! A graça de Deus é o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário para salvar nossas almas e seu sangue para perdoar os nossos pecados. (1ª Jo 2:1-2)
     “Negam o estudo bíblico –  contradizendo (2º Tm 2:1-2). O N.T. todo manda ensinar.

  353. “CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BARRIL” . A prática do alcoolismo. É elevado o teor alcoólico dos ““velhinhos” da CCB. E só whisky importado. Muitos viciados do ancianato, donos de botequins vendendo a PINGA, o CONHAQUE e o CIGARRO. É só assistir um casamento CCB e verás as cervejadas.

  354. Prática do proselitismo : pregam “a roda da sorte” (convite para ouvir profecias sobre a sua vida) e as heresias da CCB para os crentes ao invés de pregar uma edificação em Jesus. Não dão testemunho para os não salvos, ou se “sentirem” convidam para “visitar” o local.

  355. “Conceito Calvinista misturado com legalismo”. Acreditam que “os escolhidos” vão entrar no céu, quer queiram, quer não, e acreditam que podem perder a salvação, se transgredirem regras CCB’istas (listam 4 pecados mortais) ou se alguém falar opondo a CBB (dizem “pode ser fatal”).

  356. “Tribunal de Exceção”. Se você contrariar um ancião, será chamado a uma reunião onde o seu opositor será o juiz, acusador e algoz. Você será isolado, sondado se melhora ou se não será lançado no “poço do inferno” quer tenha razão quer não, será expulso. (perderá a salvação).

  357. Na CBB dogmatismo doutrinário em pontos, praticas, usos, costumes e liturgia secundárias e IRRELEVANTES. “Proibido mulher tocar outros instrumentos exceto órgão ou calças compridas. Não pode ter televisão nas casas ou ir na praia, até vão mas escondidos dos irmãos.

  358. Ao “jcp” Bom!,Refutei muitas das suas ‘MENTIRAS’,de resto o que postas sâo sò ‘picuinhas,”mexericos”,Nâo convêm levar adiante,Vc sò levanta Acusaçôes,’ACUSADOR”è Satanàs è o que vc tem-se prestado;(“Ao Homem Herege,depois de uma e outra admoestaçâo,EVITA-O”).Tit.3;10.

  359. “zé célio” disse: ” – ao “jcp” Bom!,Refutei …” rs rs rs

    toma uma decisão,verifica o erro em que está congregando nesta religião que não está de acordo, e que utiliza-se da Bíblia interpretando tudo de maneira falha. e ainda com mal testemunhos o qual não é picuinha mas a real.

  360. CCB diz : “A migração do crente para outra igreja evangélica é apostasia.”
      
    Ora, Francescon saiu da Igreja Presbiteriana, fundou a “Congregação”.
      
    Agora tem outra chamada CCB “Ministério de Jandira” que é no mesmo molde.

    É cara de uma e focinho da outra. 

    acorda ! 

  361. CBB diz “Adultério é pecado de morte.” os infratores são expulsos de forma humilhante.

    Jesus perdoou a mulher adultera. João 8:1-11; Davi adulterou e foi perdoado; filho pródigo gastou tudo com as prostitutas e, quando voltou arrependido foi perdoado. Lc. 15.

    CCB são fariseus

  362. CBB ensina ” “Rejeição da certeza da salvação. ” apesar de todo dogmatismo e rigor ascético dizem “não ter certeza da salvação”. Ora isso porque pregam entre si “mandamentos de homens” desprovidos de entendimento correto bíblico e mania de revelações da cachola do ancião ou etc.

  363. “Pela Hipòcrisia de homens que falam MENTIRAS,tendo cauterizada a sua pròpria conciência”.Tim.4;2.

  364. O tal “osculo” da CCB que fazem, NÃO É SANTO, porque é só entre H/H e M/M mas por que não é entre H/M ?

    PORQUE NÃO HÁ CONFIANÇA NA PUREZA ENTRE VOCÊS MESMOS..

  365. E  MUITO MENOS entre os que sâo de fora,em “SUMA” nâo se pode confiar na Carne;(“e nos gloriamos em Cristo Jesus,E NÂO CONFIAMOS NA CARNE”).Filp.3;3.Ta de acordo as Santas Escrituras e nâo de ‘achismos” humanos!.

  366. SE NÃO DÃO O TAL OSCULO EM H/M, MAS MAS QUEM GARANTE QUE H/H e M/M SÃO CONFIAVEL NA CARNE ?

    É UMA TREMENDA INCOERÊNCIA. ISSO PARECE QUE SOA COMO UM HOMO CUMPRIMENTO DISFARÇADO. 

    SE NÃO TEM OSCULO ENTRE H/M PORQUE ESTE NÃO É SANTO. É CONVERSA FIADA.

  367. AS PROSTITUTAS CULTUAIS GREGO-ROMANAS DO 1º SÉCULO, RASPAVAM OS CABELOS, ENQUANTO QUE AS MULHERES DECENTES MANTINHAM OS CABELOS, QUANDO ESSAS PROSTITUTAS ADERIAM A CRISTO, NA IGREJA USAVA VÉU ATÉ CABELO CRESCER, DEPOIS NÃO ! POIS O CABELO FOI DADO EM LUGAR DE MANTILHA.I Co 11: 15

  368. TRÊS RELIGIÕES ATUAIS, ERRONEAMENTE FAZ USO OBRIGATÓRIO PARA AS MULHERES, NA I.C.A.R. (AS VELHAS), NA C.C.B, E NA DENOMINAÇÃO “IGREJA LOCAL”, NESTA É RIDÍCULO, O VÉU É UM PANINHO QUE PARECE UM GUARDANAPO FIXADO POR GRAMPOS.
    NA CCB É UM PANÃO DE TRAPO TIPO ALGODÃO, HORRIVEL !

  369. NA CCB AS MULHERES SÃO OBRIGADAS A USAR O VÉU (SENÃO SÃO EXPULSAS) E NÃO PODEM USAR CALÇA COMPRIDA , E TAMBÉM NÃO PODEM IR NA PRAIA USAR MAIO OU BIKINI.
    MAS SEI QUE VÃO ESCONDIDOS, CHEGANDO LÁ ACONTECE ENCONTRAR A FAMILIA DO ANCIÃO TUDO NADANDO NO MAR DE CALÇÃO E MAIOS E BIKINI.

  370. NA CCB AS MULHERES SÃO OBRIGADAS A UM DOGMATISMO MORALISTA : NÃO PODEM CORTAR OU APARAR OS CABELOS, NÃO PODE DEPILAR-SE, NÃO PODE NEM UMA MAQUIAGEM SINGELA, OU TRATO NAS UNHAS, SÓ PODEM VESTIR SAIÕES. SÓ PODEM TOCAR ORGÃO, NEM INSTRUMENTOS, SÓ TAREFAS BÁSICAS.
    DEVE SER HORRIVEL.

  371. Uso do veu na ICAR.  (FREIRAS OU AS VELHAS QUE FICAM SENTADAS LÁ NA FRENTE DA MISSA perto do padre.)

    http://2.bp.blogspot.com/-KIHFLCbA7X0/TaimRbyAOzI/AAAAAAAAAnc/rilKLB2i4TA/s1600/Freiras-de-habito.jpg

  372. Uso do véu na CCB. as mulheres são obrigadas, parecem uma assombração.

    http://4.bp.blogspot.com/_j3A2RW4oxVs/TLtH0BcmTOI/AAAAAAAAAb4/3pBvkcZY-Tk/s1600/veu.jpg

    1. Sugiro que vc “VISITE”;www.facebook.com/ccbemdefesa,Là tem um video que um Pastor faz uma ANÀLISE sobre o “USO DO VÈU” nas Igrejas Cristâs!.

  373. “Ora o Homem NATURAL NÂO COMPREENDE as coisas do Espirito de DEUS,porque lhe parecem LOUCURA;e nâo pode ENTENDÊ-LAS,porque elas se discernem  espiritualmente”.1ºCor.2;14.

    1. Desde quando oscular em homem e não em mulher  ? se é osculo santo deveria ser qualificado H/M senão é deveras não é santo. mas mandamentos de homens que temem uma confusão ou briga por ciumes. essa doutrina ccb’ista não é espiritual, mas aparências, sepulcros caiados.

  374. Mandamento de homens da CBB :

    “O ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em caso de viagem, todavia sempre entre irmãos ou entre irmãs de per si.
    (Resumo da Convenção realizada em 1936, p. 7).

  375. Se fazer o tal “osculo”, mas não verificando contexto ou histórico da prática de acordo com a época e cultura, tem-se cousas deslocadas, Exemplo.: Maria lavou com lágrimas e beijou os pés de Jesus, se levar ao pé da letra, por que ccb’istas não beijam os pés um dos outros ?

    1. Como jà disse reinteradas vezes,A Saudaçâo do ÓSCULO SANTO”È DA CARIDADE,Aliàs ,Eu digo nâo,sò confirmo o que tà Escrito(“Saudai uns aos outros com òsculo de caridade”).1ºPd.5;14,Nâo se pode desprezar,chamando de ‘o tal ósculo”(“O que despreza a Palavra perecerá.Pv.13;13.

    2. COMO PODE SER TÃO FINGIDO OU IGNARO ? COMO VOCÊ MESMO DIZ “SAUDAI UNS AOS OUTROS.” ESSE “OUTROS” É SÓ H/H e M/M ? QUEM DISSE FRANCESCON ? O OSCULO DA BIBLIA É SANTO, MAS O DA CCB NÃO É !!! NÃO FAZEM OSCULO H/M PORQUE NÃO É SANTO VOSSO OSCULO, É CARNAL E HIPOCRITA. 

  376. Por isto mesmo Tambèm,Sentam-se “SEPARADOS” Homens e Mulheres(Cortando assim a “MALICIA” daqueles que buscam esta ocasiâo com MÀS INTENÇÔES,nâo se pode confiar na Carne(Homens/Mulheres;(“PARA QUE NÂO CONFIASEMOS EM NÒS,Mas em DEUS,que ressucita os mortos”).2ºCor.1;9.Tà Escrito!.

    1. Célio, você é inteligente e eu também sou. veja bem: se há separações de gênero de lugares e ósculo quem garante que não haverá malicia no costume entre vós H/H e M/M ? pois a malicia não faz diferença de carnes. se não tem segurança nesta regra, então nem tenha osculo. sim/não.

  377. “VISITE”;www.facebook.com/ccbemdefesa.Là tem um video postado de um Pastor que fez uma “ANÀLISE acerca do “USO DO VÈU”.

    1. o cabelo foi dado em lugar de mantilha I Co 11: 15, sabes o que é mantilha ? é o véu ! eu não preciso de facebook do fulano de tal, para mim é um assunto entendido mediante estudo biblico, e não preciso de “revelação” .as mulheres islâmicas também usam véu, mas chamam de burca.

  378. “Que se cubra”,No Original Grego è “Katakalapto” o qual està na 3º pessôa do singular no tempo PRESENTE do IMPERATIVO.assim,O Vèu de que se fala nâo è o Cabelo do vs.(15),pois presentemente,Paulo nâo iria ordenar as nossas irmâs a pôr “Cabelo”(?)Quando estavam na reuniâo-Cont.

    1. CÉLIO,
      NEM A BÍBLIA VOCES NÃO ESTUDAM, QUANTO MAIS O GREGO. PARE DE FAZER MALABARISMOS, ISSO AIE VOCE DEU UM “COPIAR COLAR” DE ALGUM LUGAR DA INTERNET E VEM AIE EXIBIR GREGO. VOCES SÃO IGUAL AO ISLAMICOS OBRIGAM A MULHER USAR BURCA E MANTE-LAS COM REGRAS SUBMISSAS MACHISTAS.

  379. Cont.;Naquela època,,Crêio Eu,nâo existia implante “de Cabelo”-como nos dias atuais(sò se for peruca).Assim como o verbo esta no modo IMPERATIVO,è uma Ordem ou Mandamento!,Este Ensinamento de (1ºCor.11;1-16),Contêm DOUTRINA para o homem e para a mulher-Cont.

  380. e se opôe ao que alguns intèrpretes,dizendo ser um “costume”puramente oriêntal”).Fonte;www.bereiano.wordpress.com/2009/06/13/o-que-você-presiza-saber-sobre-o-fundamento-do-uso-do-vèu/.(“EM verdade que nâo convêm glòriar-me;mas passarei às VISÔES e REVELAÇÔES do SENHOR”)2ºCor.12;1.

    1. heresia ccbista – Interpretar sem contexto a linha histórica cultural e local.

      vocês não são Paulo Tarso, então se fossem como João batista por que não come gafanhotos e mel silvestres e vestiam-se de peles cabra e moram em desertos ? 

      marabalistas da biblia.

  381. Problema vosso é interpretar sem contexto a linha histórica cultural e local, então fazem essas doutrinas deslocadas. João Batista FOI O MELHOR HOMEM DE DEUS. Lc 7.24-30. Ele comia gafanhotos, vocês levam ao pé da letra como fazem com o véu então por que não come gafanhotos?

  382. CCbistas, interpretam isolado o v.v. “mas passarei às VISÔES e REVELAÇÔES do SENHOR”) 2ºCor.12;1. para sustentar o psiquismo das falsas revelações ccbistas.

    “asse-o à vista do povo, usando fezes humanas como combustível” Ez 4:12 .
    Por que não fazem ao pé da letra e come isso ?

  383. A VIGILÂNCIA DOS ANJOS,(vs10)Por isso a mulher deve ter sobre a cabeça “SINAL DE PODERIO”por CAUSA dos Anjos.-Assim amados,O uso do vù tambèm tem uma “causa”essa causa sâo os “Anjos”;”deve”(Gr.opheilei)vem de “dever”,obrigaçâo resultante dos preceitos ou Mandamentos da Honra.-Cont.

    1. OUTRO ERRO INTERPRETAÇÃO DO vs10 
      NO EVANGELHO NÃO  ERA PERMITIDO À JESUS PREGAR PARA GENTIO. Mt 15:24
      SE VOCÊ LEVAR AO PÉ DA LETRA SEM ESTUDAR O CONTEXTO GERAL GENESIS APOCALIPSE ENTÃO EU OU VOCÊ NÃO PODERIAMOS SER SALVOS.
      PRECISA ESTUDAR A BIBLIA TODA E NÃO CISCAR COMO GALINHA.

  384. Cont;Obs;essa afirmaçâo da Escritura derruba por terra o fraco argumento ou disfarce da “cultura” como muitos afirmam..Pois os Anjos sâo “Celestiais”(“Hà os que afirmam que o usso do vèu era por ‘causa” das prostitutas cultuais existêntes em Corinto.-

    1. Torcer a Bíblia é causa de perdição 2 Pedro 3:16.
      É necessário estuda-la no contexto geral de genesis à apocalipse, levar em consideração cultura, contexto, interpretação texto, dados históricos no minimo, e não tagarelar como um gabola que pensa que sabe e não sabe nada.

  385. Lamentáveis o artigo e seu comentário, a CCB apenas em comporta como todas deveriam fazer, conforme consta da Bíblia, isso que somos, professamos os ensino de Cristo e as doutrinas dos evangélios 

  386. Cont;Tal interprètaçâo è uma aberraçâo à regra fundamental da Hermenêutica,”A Biblia interprèta a pròpria Biblia,ou seja,a Biblia por si mesma se explica”!,E a Biblia se explicando,diz que è por “Causa’ dos Anjos,Nòs na CCB,nâo temos o costume de confundir”‘Anjos com prostitutas”

    1. EM UM DOS SEUS COMENTÁRIOS ACIMA VOCÊ CRITICOU USO DE HERMENÊUTICA AGORA VEM COM ESSA CARA LAVADA E TODO GARBOSO FALAR DE HERMENEUTICA ?
      EU SEI, E VOCÊ MESMO CONFIRMOU “JAMAIS ESTUDAR” A BIBLIA, E AGORA VEM DANDO UMA DE EXEGETA ? É PURA HIPOCRISIA ACORDA RAPAZ ESTÁ NUMA ROUBADA.

  387. Cont;O que è uma “o-fensa” à Palavra de DEUS e aos Anjos!!!.-Fonte;(bereiano,wordpress.com/2011/04/28/fundamento-do-veu-R-Cardoso.-.Temino aqui,se nâo Crêr,a FÈ nâo è de todos(“E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus;PORQUE A FÈ NÂO É DE TODOS’)2ºTss.3;2.

    1. VOCÊS NÃO TEM FÉ, E SIM REGRAS HUMANÓIDES MACHISTAS E DESLOCADAS COM UMA SEVERA PITADA DE PSIQUISMO. VOCES DE FATO ESTÃO BEM CATALOGADOS COMO HERESIA E BEM ARGUIDOS DOS ERROS DOUTRINARIOS VOSSOS. PASSAR BEM !

  388. VOCE SABE O QUE SIGNIFICA BEREIANO QUE CITOU ? ERAM JUDEUS NÃO CRISTÃOS A QUEM PAULO ESTAVA EVANGELIZANDO E FALANDO DE JESUS, E RESOLVERAM VERIFICAR E ESTUDAR O QUE PAULO ESTAVA ENSINANDO A ELES. 
    VOCE ESTÁ CISCANDO COMO GALINHA DE ANGOLA TODO GABOLA E NÃO SABE NEM O QUE DIZES.

  389. O PROBLEMA DA “CONGREGAÇÃO (*) NEUSTÃ DO BARRIL”, ALÉM DE GRAVES ERROS DE INTERPRETAÇÃO COM V.V ISOLADOS, SÃO AS PESSIMAS EXPERIÊNCIAS PSIQUICAS CONDUZIDAS A ACHAR SER “REVELAÇÕES” -.POBRES BORBOLETAS ENGANADOS.

    (*) coisa inutil 2 Reis 18.4        

  390. Pois è assim mesmo,Como tà Escrito na PALAVRA,sentimentos,sentir e etc,,.A Obra de DEUS na Congregaçâo è de “REVELAÇÂO”,(“Pelo que todos quantos jà somo perfeitos “SINTAMOS” isso mesmo;e,se “SENTIS” alguma coisa doutra maneira,tambèm DEUS vo-lo REVELARÀ”).filip.3;15.Ta Escrito!.

  391.  – O PROBLEMA DA “CONGREGAÇÃO (*) NEUSTÃ DO BARRIL”,ALÉM DE GRAVES ERROS DE INTERPRETAÇÃO COM V.V ISOLADOS,SÃO AS PESSIMAS EXPERIÊNCIAS PSIQUICAS CONDUZIDAS A ACHAR SER “REVELAÇÕES” – POBRES BORBOLETAS ENGANADOS.
    (*) coisa inutil 2 Reis 18.4        

    1. Essas històrias de vs.fora do contêxto(isolados),que fora de contêxto è pretêxto(e etc,,. è TUDO “Cantinela” de vcs que è fastidiosa atè de ouvir,Na realidade “RESISTEM A VERDADE”;(“E,como Janes e Jambres resistiram a Moisès,assim tambèm estes RESISTEM À VERDADE,2ºTim3;8.

  392. O pensamento CCB’ista é : fora dessa organização “não há salvação”,e até postulam uma jactância nefasta em auto denominar-se “A VERDADE”, e sobre “o que é a verdade?” até Jesus calou-se com essa pergunta,João 18:33-38 mas o ccb’ista sem menor pudor afirma ser “a verdade”.

  393. Sim,Nâo somos vivemos a A VERDADE,do “cumprimento” da Graça de DEUS(“Um sò Senhor,uma sò fè,um sò batismo”).Efè.4;5.NÂO EXISTE DUAS VERDADES(“Porque ninguèm pode por outro fundamento,alèm do que jà està posto,o qual è Jesus Cristo”).1ºCor.3;11.

    1. A paz de Deus meus irmãos. Sou da CCB, sirvo a Deus nesta igreja pela fé em Cristo Jesús. A bíblia diz que há um só corpo(Ef,4.4)e, esse corpo é a igreja de Cristo(Ef,1.22,23).Ela é a única igreja que pode levar o homem a salvação.

  394. Uma igreja totalmente anti-biblíca, acabou com minha familia, é demonìaca, destrói muitas vidas, tenho pena das pessoas que frequentam essa maldita seita

    1. D.Milene, a senhora deve ter lido minhas argumentações acima sobre a CCB. verifica que confirma toda a sua indignação a respeito desta seita obtusa. se puder, testemunhe mais a respeito, e conte algo que fizeram … grato. Jcp.

  395. clayton R de campos, afirma que fora da congregração cristã não há salvação, agora pergunto ao mesmo :  
    A CCB FOI CRIADA EM 1910 POR FRANCESCON, ENTÃO ANTES DE 1910 NÃO HAVIA SALVAÇÃO ? SÓ A CCB SALVA ? ENTÃO NEM JESUS FOI SALVO PORQUE ELE NÃO É DA CCB…OU É ?! É CLARO QUE NÃO.

  396. Ótimo estudo das doutrinas da CCB à luz da Bíblia! Eu conheço bem a CCB, sempre vi muitas incongruências na doutrina da igreja. Talvez, devido ao pouco estudo da Bíblia, existam pessoas que distorçam a Palavra de Deus. Mas certamente há muitos salvos na CCB, assim como tbm há em outras.

  397. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

  398. E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
    E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
    2 Tessalonicenses 2:10,11

  399. Cbb… Só quem ama Deus sobre todas as coisas è digno da paz de espirito que sente ao pisar nela… 

    1. olha como a “revelação” deu errado, ao invés de escrever CCB escreveu “Cbb”.
      esta organização foi criada pelo Francescon em 1910 quer dizer antes deste ano não existia “paz de espirito” ou salvação ? 

  400. Creiam somente na verdade Jesus Cristo o mesmo DEUS…. Não é igreja ou pastor que vai salvar-nos da grande tribulação e sim nosso Senhor Jesus… que a Paz de Deus esteja em vossos corações… 

    1. aplique o mesmo argumento : não é congregação ou ancião … vocês alardem que salvação ou a graça é só sendo da sociedade CBB … 

    2. vc se diz ter Deus no coraçaõ entao porque esta atacando tanto a ccb, nao julgueis para que nao seja julgado, nao julgue ore por nos ja que diz que nao temos Deus.. lembre-se que DEUS nao gosta de confusão

  401. Quem salva é Jesus Cristo e não placa de igrejas, mas uma igreja sadia ajuda muito mais a todos ficarem firmes na fé para ter a salvação, garanto com total certeza e com fé em DEUS que a Congregação Cristã no Brasil admoesta a sã doutrina cristã

  402. Fica em paz e busca seguir somente a Deus dentro do entendimento que Ele conceder para você. Esqueça as outras pessoas que estão seguindo a Deus da forma que consideram ser a melhor. Deixa tanta discussão infrutífera Isso desagrada a Deus.

  403. Mariana sáb ago 15 at 12:59 pm  “..porque esta atacando tanto a ccb…? ”
    Não ataco a CCB simplesmente faço arguição com fortes expressões,as vezes magoa o coraçãozinho de abobora de alguém, mas vc precisa entender que estamos em um país livre como o nosso é permitido polemizar.

  404. Boa tarde a todos .. Todos nos procuramos a salvação , somos imperfeitos e por isso buscamos a perfeição com Deus ! Certamente , placa de igreja nao salva , mais se estamos perdidos e queremos chegar ha um lugar , é de placa em placa que encontraremos a salvacão!

  405. Deus conhece nosso coração, sabemos o que fomos e o que somos hoje . nao precisamos julgar doutrina ,ou qualquer religião, o que não nos leva a diante, devemos esqrcer ! O amor de Deus é maior que qualquer ignorância e palavras profanas que dizemos .. Quem faz uma religião somos nós.

  406. Na congregação fazem tudo escondido , pois se flagrados ou dedurados são condenados … etc 

  407. Olá,
    No mínimo você deve ser uma pessoa que Desviou da Sã Palavra de Deus, esta tentando justificar seus feitos, em outro aprisco, poderia te advertir, mas com essa linhagem de pensamento, fica difícil, Boa Sorte

  408. Queridos irmaos ccb.
    Vamos orar por todos um pouco mais , por que eles nao sabem o que dizem, que Deus tenha misericordia.
    Dabb

  409. Ronyson qua set 02 at 10:43 am “Queridos irmaos ccb. Vamos orar por todos um pouco mais , por que eles nao sabem o que dizem, que Deus tenha misericordia.”

    O PROBLEMA É QUE VOCES “SÓ ORAM AJOELHADOS”, VÃO ORAR SENTADOS AGORA NA FRENTE DO TECLADO ? 

    1. JCP. Tenha calma seja sabio em falar das coisas de DEUS
      Vi que vc esta inpaçiente pois vi seus comentarios acima.
      DEUS e tres vezes santo ele nao é brincadeira
      ore e peça para DEUS abrir a luz do seu  entendimento ESPIRITUAL
      para que nao andes nas trevas e encontre o caminho errado.

  410. A todos que criticam a ccb se um o senhor DEUS tiver  misericordia
    E abrir a luz de seus entendimentos vcs entraram nessa graça gloriosa
    E nao sairao mais.
    E quanto aos que ja sao caminhemos com DEUS nessa jornada 
    de grande labuta. 
    DEUS ABENÇOE E ILUMINE A TODOS
    AMEM.

  411. os que jugão serão jugados os primeiros serão os ultimos eu os ultimos serão os primeiros 

  412. Não sou contra e nem a favor da CCB , vejo a somente como outras denominações que brigam entre si, fui da assembléia de Deus aos 15 anos hoje tenho 32 anos , alguns da CCB nos chamavam de primos na fé e que estávamos na beira do caminho , puro fanatismo.

  413. Gente sem entendimento  e sem amor na alma,que gostam de julgar o proximo,gente que ainda ñ  entendeu a graça de Deus,que pena´´ Asalvação é individual ´´ entao pra que ficar se martilizando e se agredindo com palavras.Se nosso Senhor voutar hoje vc´s todos ficarao!!

    1. Por que vocês vendem cachaça, cigarro nos vossos comercios seculares ? em bairro mais pobres vendem legumes passados, compram no varejão em s.paulo o que não venderam lá durante a semana e vem passar isso nos vilarejos. depois gritam  “Senhor voutar hoje vc´s todos ficarao”.

  414. Esqueceu de visualizar esta passagem bíblica.
    Não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
    Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.2 Timóteo 2:14,15

  415. Artigo perfeito, contra a palavra de Deus não há argumentos. Falta estudo bíblico (muito estudo bíblico).. 

  416. “Descrever o sabor de uma laranja sem nunca ter provado alguma é ser importuno” 

  417. JESUS ESTÁ VOLTANDO, PREPAREM-SE ELE IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO.
    FAÇA UMA ANÁLISE DE SI MESMO E VEJA.
    Jesus apresentou três elementos fundamentais do discipulado: (Marcos 8:34).
    Leiam também: (MATEUS CAP. 7).
    A BÍBLIA SAGRADA TEM RESPOSTAS PARA TUDO,
    APAZ DE DEUS A TODOS!

  418. É verdade o que este pastor fala eu tenho 36 anos nasci e fui levado desde criança na CCB , eu sai com 16 anos e fui pra outra igreja evangélica  quebrei um tabu na família sofri muita perseguição de irmãos da CCB e família que me criticava mas graça as Deus venci ………

  419. Que a paz de Deus e de nosso salvador Jesus Cristo esteja com todos
    Amados de Cristo porque estão em contenda entre os escolhidos do SENHOR
    Vos não sabeis que existe uma só doutrina que é a de Cristo Jesus.
    Que ele não habita em repletos construído por mãos humanas.

  420. Nao sou crent da CCB sempre visito me sinto bem la dentro..o melhor que la nao pedem esmola para os pastor gastar atoa..e todo mundo sabe que essa igreja a doutrina e rígida só fica crente quem que e aceita a doutrina por isso que tem que pensar antes de ficar crente opcao tem muito…

  421. Como Pode? Homem Idoso, cabelos brancos,usando uma hora do tempo das pessoas para parafrasear de uma obra que não conhece.CCB EVANGELIZA a QUEM O PAI ENVIAR,NÃO JOGA PEROLAS AOS PORCOS. DIGA QUE NINGUÉM LA GANHA SALÁRIO.QUE O SALMISTA DISSE: “O SENHOR É MEU PASTOR..não há pastor humano…

  422. really ?! LOL.

    o CCB foi feita pela luis francencon em 1910 quer dizer que antes desta data não existia “sã doutrina” ou “igreja de Deus” ? deixa de ser orgulhoso, pois o orgulho foi a causa da queda do diabo. e aceita as arguições feitas com base bíblicas.

  423. Igreja que não evageliza pra mim não é igreja, é uma raridade encontrar esses pseudos donos da verdade na rua rua evanlizando.

  424.  estudo é conhecimento literal e é só letra , a letra mata a alma MAS O ESPIRITO VIVIFICA A ALMA, ESPIRITO significa ler guiado por Deus em uma parte revelada pelo mesmo em uma oração humilde e sincera pois assim abre-se aos olhos espirituais os mistério da parte revelada por Deus, este  

    1. todo seu blá blá blá é uma conversa fiada, no fundo o queres dizer é que não precisa estudar a Bíblia, pois “tudo é revelado”. mentira sua ! Jesus disse “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39. 

  425. simples ato uma das formas mais simples de demonstrar a fé em Deus e em seu poder de nos mostrar seu querer.

    1. seu tal de “mistérios revelados” nada mais são “profecias” de caras da CCB que “levanta irmão” do banco e começa a falar máximas. só psiquismo. 

  426. Os males que se têm insinuado gradualmente entre nós, têm imperceptivelmente desviado indivíduos e igrejas da reverência devida a Deus, excluindo o poder que Ele deseja nos dar. Este mal é universal, está onde habita pessoas. Não há nenhuma igreja perfeita na terra, nclusive vocês. 

  427. Em vez de criticar, busquemos, por preceito e exemplo, apresentar ao mundo, e a todos a nossa volta, as verdades sagradas e doadoras de vida, a fim de que possamos anunciar “as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. 

  428. Elisangela Lily seg jan 25 at 1:45 pm  “na CCB o salario esta em Deus(vida eterna)”

    o francescon inventou a CCB em 1910 quer dizer então que antes de desta data não havia “vida eterna” ?  se raciocinar a partir do seu pensamento então nem Jesus é salvo, pois nasceu antes. 

  429. Se todos aqueles que se dizem cristãos, filhos de Deus se ocupassem em buscar as almas perdidas. Não teria hoje tanta gente nas garras de Satanás. 

    1. Jesus disse “ide” anunciar o evangelho, e não disse para esperar “sentir” para depois ir. 
      essa é a questão CCBista. vivem de sentimentos, de um psiquismo e o povo precisa ser avisado do erro que é o corpo doutrinário.

  430. Não importa o que falem, o importante é que é na CCB que Deus fala comigo e eu sinto a presença dele. Gloria Deus.
    Deus os abençoe!!

    1. ” …na CCB que Deus fala comigo e eu sinto a presença dele.”

      quer dizer então, que antes de 1910 quando Francescon inventou a CCB Deus não falava, e só fala na CCB ? a CCB é sectarismo puro. eta pessoal de visão obtusa.

  431. Bom! Sou membro da congregação desde os 13 anos de idade e javi e ouvi tanta coisa! Mas não vou descordar de você !Pois realmente vejo que tem certos ensinamentos que são de homens e infelizmente a Congregação Cristã aqual aida fasso parte esta muito atrás de outras Denominações Cristãs!

  432. Gostei muito do texto. Realmente está bem embasado, mas tem um problema, não consegui achar a parte em que Timóteo é chamado de pastor, embora congregue em uma igreja com pastor.

  433. ariosvaldo só vc biblia ccb bom

  434. É complicado

  435. Onde foi na bíblia que para o cara sair de uma cidade pra outra pra pregar o evangelho ele estipula um valor por sua pregação?  Tem cara que cobra 10,20,30 mil pra ir em uma igreja pregar a palavra de Deus… Onde está o amor pela palavra de Deus?

    1. isso aí quem cobrar $ etc é o pessoal de seitas, o qual é devidamente arguido nos artigos, é só pesquisar. 
      voce diz “amor pela palavra de Deus” mas a CCB diz que “não precisa estudar a Biblia pois tudo é revelado” não adianta o sr. reclamar, a  questão é o corpo doutrinario ccb.

  436. “moisés da CCB” expeliu : “A Palavra é revelada somente através de estudo sistemático? quanta ignorância”

    “aplica-te à leitura [das escrituras].” 1 Timoteo 3:14  
    “EXAMINAI AS ESCRITURAS JULGANDO TER NELAS A VIDA ETERNA. João 5:39.
    acorda homem. está no erro. 

    1. No erro esta você tenho pena de ti que fica atrás de um Pastorzinho meia boca como este que falou um monte de asneira sem base bíblica, sem argumentos só inventando mentiras.

  437. Porque com certeza estava perturbada com algum demônio.

    1. “moisés da CCB” expeliu :
      “ – A Palavra é revelada somente através de estudo sistemático? quanta ignorância”
      mas a Bíblia diz :
      “aplica-te à leitura [das escrituras].” 1 Timoteo 3:14  
      “EXAMINAI AS ESCRITURAS JULGANDO TER NELAS A VIDA ETERNA. João 5:39.

    2. o sr moises disse “diz que a CCB não tem nada a ver com Deus só pode estar endemoninhado”

      ensinam que não precisa estudar a Biblia, então quem está endemoninhado agora ?

  438. Esse é o verdadeiro sentido da falta de entendimento!

  439. As outras denominações estão corrompidas por aderir a modernidade, onde tudo pode,  tudo é lícito, a pouca importância ja tomou conta, disse esse JCP que nós da CCB somos pré-históricos e medievais. Mais na verdade seguimos a doutrina que o nosso senhor e salvador JESUS CRISTO deixou. 

    1. o que argui-se no artigo sobre a ccb é o corpo doutrinário em flagrante contradição biblica. e é mentira sua quando eu disse “CCB somos pré-históricos e medievais”. eu disse de sua falsa pretensão de ser a igreja verdadeira, antes de 1910 não havia “graça” ?

  440. Estou impressionado com instrumento que a religião se tornou, creio que para falar, ou criticar uma doutrina, temos que ter o mínimo de conhecimento. No começo do vídeo ele diz: “não sei se tem a igreja na Europa” ela foi criada na Europa. O que vejo e um pastor com medo de perder seus fieis.

    1. ele não disse “foi criada na europa” disse somente “não sei se tem ccb na europa”. o Rinaldi tem conhecimento sim sobre a ccb, e ele explanou com clareza os erros doutrinários ccbistas, e ele não critica a instituição mas argui a doutrina.
      presta mais atenção.

  441. A graça e do Espírito Santo e não do homem seu Rinaldi. E pastor só existe um. E se chama Jesus Cristo. Aquele q não ganhava salários pelos seus milagres. Amém

  442. Não entendo porque que as pessoas se incomodam tanto com certas coisas…Na realidade deveriam se preocupar em amar ao próximo e fazer o bem sem olhar a quem. Pura perda de tempo…Cada um deveria olhar seu próprio umbigo e cuidar da sua vida ou se for falar besteiras…

  443. A paz de Deus a todos!
    Independente dos comentários, de quem está certo ou não pra mim o importante é que somente lá
    eu sinto a presença de Deus e é lá que ele fala com minha alma. Se alguém duvida, vai fazer uma visita, mesmo que seja com intenção de crítica.

    1. “…pra mim o importante é que somente lá [ccb] eu sinto a presença de Deus e é lá que ele fala com minha alma. Se alguém duvida, vai fazer uma visita…”

      quer dizer que antes de 1910 quando Luis francescon inventou a CCB não tinha presença de Deus?

    2. jcp, como que pessoas como pessoa gosta de uma polemica, é normal alguem dizer que somente em um lugar sente a presença de Deus, pessoas de outras igrejas tbm falam assim, nao crie pelomicas

  444. Cada pastor diz algo diferente do outro assim como fizeram papas qur mataram estupraram e roubaram em nome d deu
    Eu prefiro fazer como Jeus ouvir esEspirito d Deus

    1. roubaram em nome d deu   / fazer como Jeus / ouvir esEspirito d Deus.

      kkkk cada jogador de futebol ! é só bolada nas costas, fede de ruim. 

  445. Pq esse pastor precisa ganhar dinheiro vendendo livros e falando que se vc quer receber vc tem que dar dinheiro 

  446. Creio que e uma ceita religiosa a onde se esconde atrás dos véus as mulheres e outra não gostam de pessoas que não e da mesma religião se separam assim como Deus vai separar eles no juízo final por fazer isso não procuram salvar almas assim disse jesus venha como esta conheceres a verdade

  447. discípulo de Jesus Cristo?
    João 13.34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros.
    35 Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.

  448. Salvação:

    Marcos 16:15-18
    E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

  449. Superioridade
    Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
    O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
    Digo-vos que este desceu justificado…

  450. Queridos irmãos Deus não pertence a nenhuma denominação, ao contrario Ele é dono de tudo.
    Todas as denominações tem falhas a serem corrigidas, porém, devemos nos examinar a nós mesmo.

    1. mas então por que a denominação CCB diz que é a única verdadeira e a “mais certa que há” ???
      ter “falhas” é uma cousa, mas ter heresias são cousas bem diferentes. e a CCB tem corpo doutrinário bem arguidas como heresias. a pior delas é falar que não precisa estudar a Bíblia.

  451. A inveja mata heim!!! Nunca ouvi tanta asneira – Ficou notório a falta de conhecimento que esse senhor tem da Congregação Cristã. Ao invés de falar bem da religião dele, fica falando mal da dos outros. Por favor heim!!

  452. Deve ter perdido muito fiéis para apelar desse jeito. Deve estar acreditando em quem passou por lá e não aguentou a doutrina. Frequenta e verás a realidade. Temos os joios, porém o trigo é a maior parte e a felicidade de servir a Deus lá é muito grande.

    1. o artigo comenta sobre o corpo doutrinário da ccb, não diz sobre “joios” ou “trigo”. não dê uma de coelho escapista. a CCB é devidamente arguida . 

  453. Não sei quem disse que na congregação as coletas são com envelopes, e outras coisas mais que disse, prova que nao conhece muita a conregação 

  454. outra questão que prova que não conhece a congregação, nao sei de onde foi tirado que na congregação se proibe em ler a biblia, pois temos ate ensinamentos que devemos sim ler a biblia, outra erro de quem diz que nao podemos ler

    1. não seja escapista…vocês ensinam sim que não precisa estudar a Biblia. ler é uma coisa, e estudar é outra coisa. ler é igual ler um gibi ou revista logo esquece, mas estudar não, estudar fixa-se no entendimento. e a ccb não recomenda estudo biblico. não tente enrolar .

  455.  elicio.juniorseg abr 04 at 11:36 am “jcp …como que pessoas como pessoa gosta de uma polemica,… nao crie polemicas ”

    eu gosto de polenta e não de polêmica. alias a polêmica é algo licito na constituição brasileira, exceto atrapalhar o culto de instituição. 

    1. jcp,outra coisa não estou sendo escapista, somente não estudamos a bilbia como você quer e como as outras igrejas, mas ao examina-la ja estamos estudando, nao fale o que não sabes.

  456. elicio.junior seg abr 04 at 11:31 am “..e outras coisas mais que disse, prova que nao conhece muita a congregação”

    ninguen quer conhecer o que tem debaixo da ceroula da congregação. basta saber e arguir que o corpo doutrinário que tem questões de contradição biblica. 

    1. jcp, nao esta aqui a questão de seus gostos, mas quando lemos a biblia também estamos estudando, não em cursos dentro de uma igreja, pois nao deixamos de examina-la, a palavra diz que devemos examinar, e quem nos ajuda também é o Espirito Santo, 

    2. a questão é que para muitos igual a você, para se estudar temos que ter cursos, teologia, não precisamos disto, pois ao ler estamos aprendendo, estamos examinando como dia a própria palavra que fala para examinarmos, e isso ninguém nos proibi a nada, mas quem nao a conhece diz isso

  457. jcp, você disse que quem cobra para pregar sao as pessoas de seitas, então você esta chamando a Assembleia de Deus de seita, pois la eles cobram para pregar, principalmente em congressos, entao ela é uma seita?

    1. sr. elício.junior : mentira sua ! a denominação assembléia de Deus na minha opinião não é heresia. agora se o sr. acha. aie é uma questão só sua. mas quanto ao estudo das seitas eu considero a ccb seita. e pela sua conversa, eu também entendo que o sr. é um cultista de seita.

    2. agora quem esta sendo escapista é você, eu ao disse que a Assembleia de Deus é seita, se vc ler direito vai ver que eu falei que então você esta chamando de seita, leia novamente, ai você responda

    3. ei ignorante sr. elicio. quem está sendo refutado no artigo é o corpo doutrinario ccb, o sr. é quem pôs citou a IAD como forma de escapismo, para desviar a atenção que ora estão devidamente arguidas os erros ccb. o sr. é escapista sim ! 

  458. elicio.junior ter abr 05 at 8:50 am ” … teologia, não precisamos disto”

    não precisa de teologia, mas tem doutrina ? eu conheço vocês sim e muito bem. toda vez é a mesma estória dizem vós : “não precisa estudar a Bíblia por tudo é revelado”. 

    1. elicio.junior ter abr 05 at 8:50 am “e isso ninguém nos proibi a nada, mas quem nao a conhece diz isso”

      ei ignorante, eu não disse que vocês proíbem o uso da Biblia na ccb, mas eu disse que vocês não recomendam o estudo dirigido.

    2. agora quanto ao ignorante, onde foi que eu disse que foi dito por você que se proibe o uso da biblia na ccb, leia corretamente as questões, você nao esta lendo corretamente.

  459. bom entao nos dois estamos sempre com a mesma historia, e mais uma vez eu lhe digo, la ninguem proibe examinarmos a biblia, a palavra sim é revelada, e também nao foi dito aqui em proibir o uso da biblia, mas sim de ler, estudar, nao impede de estudarmos, examinarmos.

    1. é mentira sua. ccb não recomenda estudo biblico dirigido, confiam em supostas revelações que não passam de psiquismo de pessoas ignorante.s

  460. bom entao nos dois estamos sempre com a mesma historia, e mais uma vez eu lhe digo, la ninguem proibe examinarmos a biblia, a palavra sim é revelada, mas nao estudamos como voce quer

    1. eu posso estar com “história” mas vc com “estória” não sei se sabe a diferença?  ccbista não estuda a Biblia.  ele procura 1 João no livro de genesis, de tão ignaro que é.
      é mentira sua ! não falei que proibem, eu disse que vcs não recomendam o estudo dirigido da palavra de Deus.

    2. jcp, ok nao irei ficar aqui com discussão contigo, isso nem pega bem para que serve a Deus vc não acha, so uma coisa, so quem esta dentro da ccb que sabe como lemos, examinamos, estudamos nao indo para escolas de teologia, 

    3. inclusive tem um irmao que conheço que tem varios cadernos que ele mesmo examinndo a biblia fez estudos, mas ja que vc insiste que somos ensinados ou proibidos a estar a biblia, nao sou eu que irei te convencer, mas examinamos sim a biblia, queira vc crer ou nao

    4. jcp vai ai olha o significado de examinar – examinar 
      e.xa.mi.nar 
      (lat examinare) vtd 1 Proceder ao exame de, inspecionando atenta e minuciosamente. vtd 2 Estudar, meditar a respeito de; ponderar: Examine bem o assunto. 

    5. vocês não estudam a Biblia, só a usam de vez quando mas a vossa enfase é em revelações e profecias psíquicas, emocionais, nervosos, e sentimentos … não sabem nada de interpretação biblica, eu conheço os ccbistas, são completos ignorantes em relação a Biblia.

  461. jcp, outra vez peço para ler corretamente os comentarios, eu não disse em heresias, mas sim em seita. pq o senhor mesmo disse eu sem comentario que quem cobra para pregar é seita, eu nao disse heresia, leia novamente, e mostre onde eu falei de heresia.

  462. elicio.junior ter abr 05 at 4:04 pm “mas ja que vc insiste que somos ensinados ou proibidos a estar a biblia, ”

    sr. elicio, eu aponto o dedo na sua cara e te chamo de mentiroso! a doutrina ccb é a seguinte :”não precisa estudar a biblia, pois está é revelada”. isso sim é heresia.

  463. jcp, por duas vezes me chamou de ignorante, ate agora estou tendo respeito com a sua pessoa,
    vivemos em uma democracia ja que também é algo licito na constituição brasileira, então eu lhe respeito e o senhor me respeita e tudo vai bem, esse é o nosso papel como cristão.

  464. Não preciso estudar a Bíblia… Será?

    http://www.cacp.org.br/nao-preciso-estudar-a-biblia-sera/

    A Congregação Cristã no Brasil e o estudo da Bíblia

    http://www.cacp.org.br/a-congregacao-crista-no-brasil-e-o-estuda-da-biblia/

  465. Olá, venho através desta mensagem, comunicar a você, autor desse texto, no qual não foi estudado e analisado corretamente, que nós da CCB, não temos nenhum tipo de preconceito contra nenhuma igreja, o que contrária muito você, pois o tempo todo demonstrou preconceito a CCB.

    1. Larissa, eles so sabem criticar a congregação, mas o que acontece de bom dentro da congregação isso esse nao veem, so sabem atacar-nos,  mas não sabem o que acontece no nosso meio

  466. “CCB, não temos nenhum tipo de preconceito contra nenhuma igreja”

    ah não tem ?!
    vocês chamam de irmão somente quem é ccb / cumprimentam diferenciado somente entre ccb “paz de Deus”. se dizem a igreja + certa que existe. pessoas outras igreja não são irmão p/ vocês mas primos.

  467. assisti ai video e li o que esta escrito aqui, a pessoa tem que conhecer melhor a ccb, pois esta dizendo muitas mentiras, mas enquanto falam mentiras e tentar colocar ela em descredito, ela cresce cada vez mais.

  468. por que será que as pessoa se preocupam tanto com a congregação, tem tem sido com o povo que serve a Deus nao congregação

    1. onde está escrito no artigo “preocupação” ? o site é de apologética isto é, defesa da fé, e está fazendo a função, que é explanar o corpo doutrinário, quanto a “descrédito” são vocês que fazem pois orientam os membros que não precisa estudar a Bíblia.”pois tudo é revelado”.

    2. Eu não sabia que falar mentiras agora virou defesa de fé

  469. Onde que na congregação existe oferta de voto, quer dizer que fazemos votos e depois damos um oferta referente ao voto que fizemos, de onde foi tirado esta mentira?

  470. Ainda quanto a coletas, vi no primeiro video onde se diz que na congregação usamos envelopes para coletas, onde isso esta acontecendo, agora que antes ficava um irmão na porta e hj temos caixinhas com repartições isso é verdade, mas envelope onde?

  471. Com todo respeito ao sr. Natanael, ele dizer a respeito pedir oração antes do culto cada um tem uma papel e assinala o pedido ai depois o diacono ajunta aquele monte de papeis e levam para frente isso foi demais, prova que nao conhece mesmo a ccb

  472. so para informação para que nao fique algo errado, so te papel que fica com o porteiro, e somente em uma papeleta que tem todos os pedidos de orações, e quem leva é o porteiro,e nao o diacono

  473. Estranho alguém ensinar para o povo mentiras, dizer que na ccb quem vai pregar abre a biblia em qualquer lugar, ai aponta o dedo e onde cair ele lê, sendo que não é assim, quem conhece mesmo a ccb sabe como é que é anunciado onde ira ler se espera todos acharem ai se inicia a leitura. 

    1. Esse que disse isso jonas, isso é so uma prova que falam sem saber, todos que ja foram na ccb sabe que não é assim, que sempre se fala o cap onde sera lido.

  474. Li em umas das resposta que o jcp disse que o pr Natanael Rinaldi conhece a ccb, mas ele se enganou, ele pode conhecer outras mas não a ccb, pq fala mentiras, va la ccb e confira, e veras que mente

    1. se você acha que falam “mentiras”, então leia um livreto de 64 páginas de outro autor 20 Razões “Porque não pertenço à Congregação Cristã do Brasil” Amilto Justus  verás que quem não conhece a ccb são os proprio ccb. 

    2. meu caro nao preciso ler nada, pois é so ir na ccb e conferir o que é falado, e veras o que é mentira, quando se ve da fonte não precisamos de terceiros,

  475. outra coisa esse livreto é logico que dira coisas contra a ccb bem como o pr Natanael disse,será que falar que quem prega na ccb abre a biblia em qualquer lugar,e depois aponta do dedo e onde cair ele le,isso quem ja foi na ccb sabe que é mentira, entao pra que ler outros livros contra a ccb

  476. Outra questao meu caro, a questão aqui nao é o livro que tem que ser lido, mas o que o pr Natanael esta afirmando, o questionamento é a respeito do que ele diz, nao o que o livro diz, ou será que foi tirado do livro o que ele diz, mais um motivo que precisa ir visitar a ccb,

  477. Ainda estou no mundo.ESTAS PALAVRAS E DE ALGUEM USADO DO MAL PARA PERSEGUICAO DA VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.O CONCEITO DA CONGREGACAO E SABIA E LINDA DOUTRINA.PARA PERMANECER NAQUELE BANCO SOMENTE PESSOAS FERAS..OREM P Q DEUS ME CHAME NESTA GRACA!

  478. CCB pior igreja que já fui

    1. Entao vc tem demência 

  479. Não importa o que a Biblia diz Por que a Congregação Cristã é superior a biblia por que Deus assim quer.. A CCB tem o poder do espirito ou seja é maior que o proprio Deus !!falou galera bjs

    1. falou a “Jezabel” … vai procurar seus maridos “Acabe” noutro lugar. você está possessa. 

    2. Isabella, nao sei de onde vc tirou isso, na CCB que não foi, o que parece que vc esta querendo criar um polemica de algo que não existe, agora se vc disse que foi alguem da ccb que disse isso, vc esta mentindo.

  480. a palavra de DEUS e revelado pelo espirito santo! a letra mata o espirito santifica!
    entra na ccb quem quer! nao precisa estudar pra pregar a palavra! Deus revela

    1. quanta ignorância deste max ccb, acusar a Biblia de “letra que mata” … quando Paulo disse isso ele estava falando da lei Mosaica que não podia salvar o homem, mas sim acusava o homem de pecado e não que fazia uma alusão a não estudar a Biblia. é necessário estudo biblico sim. 

  481. Esses assembleianos sao sabidos mesmos. Kkkk 
    Admiro eles não sabem nem o que diz o título de 1corintios:11 la não diz COMO AS MULHERES SE APRESENTAVAM NAS IGREJAS DE CORINTO mas sim COMO AS MULHERES DEVEM APRESENTAR-SE NAS IGREJA. 

  482. Eu acho que eles estudam para ficar olhando a vida dos outros irmãos da igreja deles, que nao trabalham, daí não precisa do espírito santo ai já conhece a vida dos coitadinhos e desse a taca. E pastores. Kkkkk

  483. Nunca li tanta porcaria junto … Nao é nada disso 

  484. Será que as mulheres devem usar véu nas igrejas?
    1Cor 11:16: “Mas,se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, NEM AS IGREJAS DE DEUS”. Traduzindo: Se alguém quer discutir se é certo usar véu, saiba q as igrejas de Deus não seguem tal costume. Refute a bíblia se quiser

    1.  “Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha” [véu]  (v. 15) Paulo fala de ordem e decência na Igreja, e distinção natural entre homem e mulher. Repare que Paulo disse que o cabelo longo da mulher foi dado em lugar do véu. logo não precisa usar véu, se tu não és calva.

  485. Quanta bobagem nesse tal do “A letra mata” em. Por favor, crentes da ccb, não usem um versículo isolado da palavra de Deus para disseminar tal preguiça e desinteresse em ler a bíblia. Se não querem ler, assumam, mas não usem um versículo fora de contexto.

  486. Basta ler toda 2 Coríntios 3 com atenção, que você notará claramente que esse “A letra mata” está se referindo à Lei Mosaica. A letra mata, no caso, a Lei mata, pois desperta o pecado, porque sem Lei não há pecado, e o pecado por sua vez gera a morte.

  487. Se lendo 2Cor3:7 vocês não verem claramente que “A Letra” se refere à Lei Mosaica, e não ao estudo da palavra, então, estão impregnados por essa heresia disseminada por líderes diabólicos que não querem que seus membros cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

  488. seu incongruente se reune para só criticar religião qualquer que seje o estado é laico não tem religiao e toda pessoa tem o direito a sua religião voçe falando me lembrei no livro de isaias 56 V 10
    e apocalipse 22 V 15 .

    porque que voçe não leu na sua igreja isso ?

  489. Senhor Jesus,nunca vi tanta invencionice junta,a pessoa nao deveria falar de uma igreja dessa forma,nao se pode dizer que milhoes de pessoas pensam do mesmo jeito,nunca deixei de ler a biblia,a maioria dos irmaos leem e muito,fazem 20 anos que sou crente,nunca ouvi falar de livreto como guia

  490. esse senhor o qual respeito, pela idade e ate por não conhecer, não sabe nada do que esta falando conheça primeiro para não falar bobagem, frequente se vc nunca frequentou
    que deus tenha misericordia

    1. o argumento dos ccb sempre é o mesmo ” – ah os cêis num conhece, e não frequenta” Poxa ! já há um estudo sobre a seita ccb, então faça com argumento bíblico, e não com mi mi mi e ou bravatas emocionais que não cola. ir na ccb pra que ? para receber falsas profecias ?

  491. Interessante ele fala mal da ccb,diz que e satanico e tal,mais quem e satanico e ele falando mal do povo de deus

  492. 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.

    1. mas o cabelo foi dado em lugar da mantilha (véu) 1 corintios 11:15b

  493. Continua:O amor nao faz mau ao proximo, quem ama aos outros cumpriu lei .Colossenses capitulo3 versiculos13 ,14 ,15, Tolerancia ,Tolerancia Amem para todos .Com muito amor voces todos sao lindos vamos obedecer as coisas certas vigiar ,A consciencia irmao a consciencia .

  494. Seita- pois só eles vão ser salvos. Não visitam, inclusive enfermos, se não for previamente “revelado”. Só oram de joelhos – o que fazem com I Ts 5:17 :”Orai sem cessar”??? Não pregam a certeza de salvação. Não encorajam o estudo diário da Bíblia. Andam no luxo…

  495. Nós confiamos na inteira bíblia como infalível palavra de Deus. Sempre fomos orientados a não falar contra qualquer denominação religiosa. Somos apolíticos, mas oramos para as autoridades constituídas que regem as nações. Cremos que a fé é Dom de Deus, que um dia foi dada aos santos.

  496. Essa postagem não está criticando ou julgando ninguém. Só está fazendo uma comparação entre as doutrinas ensinadas pela CCB e a Bíblia.

  497. Senhor e um grande mentiroso o Senhor com uma idade dessa como falta de luz assim vcs deviam
    ficar mais preocupados em evangelizar do qe debater as coisas faça uma visita em vez falar do qe vc nao sabe

  498. Seita significa facção,.Significa , não ser livre. Nós da congregação Cristã no Brasil ou no mundo ,seguimos  doutrina  bíblicas
     e que hoje tem aplicação praticas nas nossas vidas. A doutrina busca paz e ordem na igreja e não obrigações ou terrorismo seitaria. 

    1. “Seita significa facção,.Significa , não ser livre”

      …e vocês CCB são livres ? pensa que não sei que são proibidos de ter contato com pessoas crentes evangélicas ?

  499. Sinto por você meu caro amigo não ver á verdade, Sinto muito pela sua falta de conhecimento na pura Doutrina de Deus, a verdade que as Igrejas Evangélicas viraram comércio, o homem sempre está na frente, nunca a Doutrina, pois qualquer um pode ser Pastor ou Pastora.

  500. Geralmente quem se dá a tanto trabalho já foi da ccb, e com certeza não conseguiu permanecer nela, errou contra oq está na bíblia e fica tentando enganar a si mesmo com essas falas,não adianta…tu errou e fim!!! muito melhor vc ter pedido misercódia a Deus!!!!

  501. Quem vive no materialismo entende a bíblia desta forma, quem vive no espírito santo entende os mistérios de Deus, não adianta fazer cursos e mais cursos teológicos e não entender nada. A CCB prega a salvação da alma sem fins lucrativos. Deixem Deus te guiarem e saiam das trevas.

    1. Jo 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”

      É flagrante a sua contradição com a Palavra, Jesus não disse “curso e mais cursos teologicos”, e CCB são orientados SIM, a não estudar a Biblia, mas somente “revelações”

    2. “CCB prega a salvação da alma sem fins lucrativos.”

      CCB não prega, são predestinacionistas, quando fazem só se “sentir” de pregar para alguém.
      “sem fins lucrativos” ? não constroem templos? não tem custo de energia e água etc.?
      não tem coleta do povo? deixa de falar bobagens.

    3. “Deixem Deus te guiarem e saiam das trevas”

      “sair das trevas”, o pressuposto seria “vir para a CCB” ora pois, a mesma foi inventada em 1910 pelo Francescon, quer dizer que antes disso todos os cristãos estavam em “trevas” ??
      Só na cabeça do ccbista …

  502. O autor desses comentários contra essa Santa Obra tem muito para acertar com o Senhor dos Exercitos.

    1. você “sentiu” de falar isso …? falso profeta de araque.

  503. ME DESCULPEM MAS ESSE PASTOR PRECISA TER UM CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, JA COMEÇOU ERRADO ,,,O PRÓPRIO SENHOR DISSE PARA OS APÓSTOLOS IDE E ANUCIAI O EVANGELHO NAO SE PREOCUPAIS COM O QUE VAI FALAR EIS AO ABRIR A VOSSA BOCA O SENHOR COLOCARAR A PALAVRA NA VOSSA BOCA PELO SEU ESPIRITO

  504. Percebe se que apoesia que escreveu nada sabe sobre a CCB.
    Fa”pedaço de pano” ou “touca” sobre acabeça???
    “Salvação pela obras”?
    “Obediência a Lei”???
    Nunca deve ter visto um culto bem de longe.
    É um completo alienado!

  505. A CCB “irrita” algumas pessoas pelo perfil desinteressado em coisas materiais. Os líderes religiosos não têm salário. Quanto a doutrina, há sim algumas coisas herdadas da cultura da época. Outras, mal interpretadas. Mas aos poucos Deus vem abrindo os olhos dos nossos irmãos.

  506. Espero qui tds vcs estejam preparados para a volta de nosso senhor Jesus Cristo qui a paz de nosso DEUS ESTEJAM COM VÓS

  507. Espero qui tds vcs estejam preparados para a volta de nosso senhor Jesus Cristo qui a paz de nosso DEUS ESTEJAM COM VÓS amai uns as outros como ensinou nosso Salvador i amar a DEUS somente ale vamos parar com essas coisa n vamos deixar nosso DEUS amado triste amém meus amados.

  508. Creio que esse palhaço não conhece a verdadeira doutrina da CCB.Quantas mentiras divulgada por esse PALHACO

    1. xingar é fácil mas argumentar biblicamente nada né ?! se existe algum palhaço aqui, esse alguém é o sr.

  509. Boa noite sou da ccb a 25 anos Deus ja me livrou da morte varias vezes ressuscitou meu filho no ventre da minha esposa ficaria horas contando a palavra de Deus diz que a palavra dura suscita a ira mas a branda amansa o coraçao o olhos do senhor estao em todo lugar comtemplando os maus eos bons.

    1. só bla bla bla – sentimentalismo e emocionalismo… de Bíblia mesmo não sabe argumentar.

  510. olha esse pastor não le a biblia e distorce as palavras. Leia mais a bilbia pastor antes de falar qualquer besteira e outra voce da pra ve que não conhece nada da ccb e nem nunca frenquentou e nem visitou desculpas mais voce distorceu toda palavra vai estudar que hoje em dia as pessoas lei muito

  511. O próprio fundador da CCB
    Luiggi Francescon, não foi batizado entre eles, mas sim por
    um crente metodista, que não é aceito como irmão pelos
    anciãos e pela maioria da irmandade da CCB, mas muitos irmãos não sabem disso, porque ficam mergulhados no fanatismo e seguem cegamente.

  512. Concordo com 99% com Pr Natanael, bem fundamentado e com base bíblica, infelizmente os fiéis da ccb não estudam a bíblia, e faz comentários sem base teológica. Fiz parte da ccb durante 20 anos, fui um dos fundadores de algumas delas. Mas quando comecei estudar teologia, descobri a verdade.

    1. é como disse Jesus aprenderão sempre e nunca chegarão ao conhecimento da verdade
      isso mesmo a verdade é Jesus Cristo. Jesus é o caminho a verdade e a vida pastor como este ancião velho mente , e como mentiroso só pode ser filho do diabo e esta ai na frente do povo fazendo a obra do inimigo

  513. Estranho um senhor já de idade, pastor, com tantas ovelhas pra cuidar ´assim eu acredito` preocupado com outra igreja… Fala sem conhecimento… e posso dizer que ele nunca frequentou a Congregação… Ele fala mentira!!!

  514. Povo, Caros irmãos, irmandade, Vão ler a BÍBLIA, pela amor de DEUS leiam à BÍBLIA, saí desse negócio de revelação isso é ocultismo, leiam a BÍBLIA, tenham hábito de ler; 98% de TODOS comentários aqui não tiveram explicação concreta nenhuma.

  515. *A paz de Deus , podemos ser criticados por assim obedecermos Deus na terra. Seremos zombados , criticados e até mesmo chamados de loucos .(na biblia deixa claro)porqe nao morrer pro mundo e viver pra Deus.Morrer em carne e viver em espirito

    1. “Morrer em carne e viver em espirito”

      você está filosofando algum suposto verso bíblico que nem ao menos sabe citar a referência, com esse seu “morrer carne/viver espirito” está querendo ser fantasminha ?
      vai estudar a Bíblia e aprender a referenciar versos (cap.versiculo).

  516. Pessoas que acham que só membros de sua igreja vão se salvar isso já é uma imbecilidade porque JESUS não faz acepção de pessoas o que conta é o amor,caridade,misericórdia ao seu próximo existente dentro de nós e não religiosidade.

    1. Est mundo não dar mais tempo das Igrejas ficar com intrigar pois tdas igrejas está fora dar visão de Deus nem uma pessoa vai pelo dom da revelação mas si pelo próprio conhenemento!Lembrado q asavasao e ideviduaue  .o planeta e grandre tem espaso pra mui igrega a omde está a União de todos.

  517. O discurso do povo da CCB na Teoria é lindo, maravilhoso mas na pratica sabemos muito bem que eles não procedem como falam.
    Não evangelizam pecadores, usam uma falácia “se Deus mandar eu falo”, mas que “deus ” é esse que manda evangelizar crente?
    HIPÓCRITAS.

    1. Quem disse que eles não evangelizam pecadores?
      Eu fui católico a minha vida inteira, skatista, rockeiro, maconheiro, E fui evangelizado por um rapaz na rua, no meio da roda dos escarnecedores. Em comparação, outros de outras igrejas, me viam na rua e atravessava com medo. Isso é hipocrisia

  518. AMADOS, SINTO TRISTEZA QUANDO VEJO QUE PALAVRAS SÃO JOGADAS AO VENTO, E SÃO GERADOS NO CORAÇÃO O ÓDIO POR CAUSA DE RELIGIÃO. NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NÃO DEIXOU RELIGIÃO, MAS NOS DEU DOIS GRANDES MANDAMENTOS, QUE TODOS NÓS CONHECEMOS. O QUE ADIANTA GUARDAR OU NÃO O SÁBADO. (CONTINUA).

  519. O QUE ADIANTA DAR O DÍZIMO OU NÃO; O QUE ADIANTA OSCULAR OU NÃO, SE O QUE NOS SEPARA DE DEUS É EXATAMENTE AS OFENSAS E OS PECADOS QUE COMETEMOS, POR TER ESTES DENTRO DE NÓS. AMAR É A PROVA DE QUE SOMOS DELE, QUEM TÁ CERTO OU ERRADO, PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS. AMAR É PARA QUEM TEM JESUS.

  520. Mpb sexta 28 abril “Jcp na verdade no velho testamento era assim, mas no novo testamento manda usar o veu “pois é um poderioentre a mulher e os angos ” 1 corintios cap 11, confira se vc acredita nas biblia sagrada.

    1. Sr Mpb ESQUECEU-SE de ler o verso 15 “cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha [véu].” 1 corintios cap 11:15

      S.PAULO EXPLANA SOBRE A DIFERENCIAÇÃO NATURAL ENTRE HOMEM E MULHER, O CUMPRIMENTO DIFERENCIADO DO HOMEM É A MANTILHA OU VÉU. VIDE VERSO 15

    2. “confira se vc acredita nas biblia sagrada.” 1 corintios cap 11:15

      O CABELO FOI DADO EM LUGAR DE MANTILHA [VÉU]
      NÃO EXISTE NO N.T APARATOS OU OBJETOS QUE TENHAM CONOTAÇÃO SAGRADA.
      A CCB ENTENDEU ERRADO ISSO.

  521. Quando o filho de Deus, disse que assim o era, foi crucificado dizendo que ele blasfemava contra Deus, é o que está acontecendo com a Graça de Deus nos dias de hoje, por seguir o caminho, a verdade e a vida, e por ter a porta estreita, muitos a criticam e se pudessem  nos crucificariam.  

    1. “a Graça nos dias de hoje” … a “graça” que eles se referem é a “CCB” a qual chamam de “graça única”. Deixa de ser ridicula, a CCB foi inventada em 1910 pelo L.Francescon antes de 1910 então não havia “graça” ? então nem Jesus era salvo pois ele nasceu antes de 1910

  522. ,Minha Vida virou um inferno por conta dessa igreja,meu marido cismou de batizar , e fala todos os dias na minha cabeça que vou p inferno pq uso calça, batom etc,ignorancia, ja passou p fanatismo, doença, nao pode usar Bermuda mais, podre, e as irmas q usam saiao e traem o marido??aiai

    1. explica pra ele que a CCB é seita, é um pessoal muito cabeça dura, orgulhosos e ignorantes, vivem de praxes e rigor ascético. pesquisa aqui :

      http://www.cacp.org.br/tag/a-salvacao-e-exclusividade-da-ccb/

      http://www.cacp.org.br/a-ccb-e-a-biblia-sagrada/

  523. Se caso o ministério, ancioes, cooperadores, diaconos, estiverem realmente praticando heresias e coisas que não convém a Deus, não somos nós que questionarmos, e sim responderão no julgamento do nosso próprio Criador, pois o homem é falho, santo e único foi e sempre será Jesus Cristo.

  524. Pra mim, vc está é revoltado com muita vontade de ser fodido com uma pika bem grossa rasgando seu toba arregassado,com certeza vc é de outra igreja que só tem arrombado que quer dar o toba.

  525. Olha não sei muito bem sobre o assunto, mas porque a CCB não cobra dízimo e nem paga salário para ninguém e é tão grande, enquanto as outras cobram dízimo e pagam salário e a maioria tem salão alugado sendo que poderia contruir com as próprias mãos igual a CCB e seus membros?

  526. Eu ja fui em várias outras igrejas, católica, A.D, universal, pentecostal entre outras, mas sinceramente, a CCB de todas foi a que eu mais gostei, não ouvi falar de dinheiro nem um minuto, não ouvi falar mal de nenhuma outra igreja, e a palavra não foi estudada horas para ser pregada.

    1. “não ouvi falar de dinheiro nem um minuto”

      então vocês não pagam conta de luz e água ? iluminação é tudo por lamparinas ou velas, e água e toalete é tudo em balde ?

    2. “…palavra não foi estudada… ”

      que vocês não estudam a Bíblia disso já é sabido por isso estão sendo arguidos como doutrina heresia dizer que “não precisa estudar a Bíblia.”

  527. nunca vi uma igreja maravilhosa igual a CCB, amo ser da CCB,  lá eu encontro o verdadeiro refrigerio para a minha alma, que Deus me ajuda  sempre permanece nessa graças do nosso Senhor  Jesus Cristo

    1. “permanece nessa graças do nosso Senhor Jesus Cristo”

      nessa graça ?! então só a CCB tem a “graça” ?! a CCB foi inventada pelo Louis Francescon em 1910. ou Jesus esperou 2000 anos para criar a CCB ?
      dá licença. acreditar nisso…

    2. o artigo argui “ensinos ccb confrontados com a Bíblia” e não está verificando a instituição em si. ok.
      próxima vez você comenta com argumento bíblicos, porque só na poesia não rebate a replica.
      melhora aí, boa sorte.

  528. Infelizmente 99%acredito q seja seita mesmo tenho isso em quase todas reunião deles e o espírito não gratifica nunca muitos estão indo ao poço do abismo sem salvação por isso

  529. kkkkkk. Eles decoram um capítulo da Bíblia, e vem falar mal da CCB pq Deus é quem manda a palavra. Fazer o que se na CCB tens os dons né. ESSE PESSOAL AÍ GOSTA DE CULTUAR O INIMIGO. PESSOAS Q VIVEM EM PROL DE CRITICAR AS OUTRAS DENOMINAÇOES, E NÃO IR BUSCAR SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO ETERNA.

  530. Lorena Porto qui ago 31 at 1:13 pm “kkkkkk. Eles decoram um capítulo da Bíblia … E NÃO IR BUSCAR SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO ETERNA.

    Essa individua além de gargalhar da Palavra de Deus a Bíblia ainda sugere que a “salvação” é somente pela CCB .

    1. a CCB foi inventada pelo Louis Francescon em 1910 .. quer dizer que antes desta data não havia salvação ou graça ? então nem Jesus foi salvo pela sua lógica. E se tem alguma parceiro do INIMIGO, esse alguém é VOCÊ !!!

  531. Olá Pessoal 
    Eu Sou Da Assembleia De Deus Sku Regente Da Mocidade E Lider Do Dpt infantil e Gosto Muito De Visitar CCB Estou Até Pensando Em Mudar De Igreja 
    Por Que Assim… A CCB Pode Até Ser Uma Ceita Mas Não Tem Essas Coisas Q PePentecoistais Tem É Não Acho Q É Uma Ceita 

  532. paz Deus a todos quanta ignorancia esses artigos e Pastores e pura Perseguicao a Igreja 

  533. A igreja Assembleia tenta danegrir a imagem da ccb e pior  tem ate  material de estudo

    contra ccb isso e os Frutos da Assembleia 

  534. Falar e facil fazer e dificil a ccb
    e uma obra fruto do Espirito 
    Santo,Ta cheio de ataqque
    ues a ccb na net e porque ela encomoda 
    O inimigo Realmente nao conhece a ccb,Porque nao falam da versao da biblia 
    usam varias a ccb so usa uma versao da biblia que e mais antiga fiel a traducao

  535. Porque Seu Natael nao fala Das Reunioes de Evangelizacao nas que a ccb faz,
    e  Nos Presidios e as Missoes  na Africa ,China,japao,Russia,India,porque nao 

    fala da Obra da piedade e que a igreja constroi dois templos por dia  so no Brasil

  536. No ultimo culto q eu fui da CCB o cooperador disse quem era pra nos estudar-mos a ciência de Deus (estudar-mos a Biblia)

    1. Logicamente, sempre há alguma exceção onde alguma pessoa ccbista recomenta estudo biblico.
      porém, em geral a CCB não recomenda, dizem que “deus revela” e que não precisa estudar a Biblia.
      fazem só uma “meia-horinha” de leitura antes do culto só para “energizar” para profetizar.

    2. e não é profecia cousa alguma, é apenas um psiquismo e manifestação da mente da pessoa envolvida naquele ambiente.

  537. Olha, sinceramente, acho que Jesus, não vai manda meus irmãos, da Assembleia, ou da Batista, etc para o inferno por que eles não são de determinada igreja. Se Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família”(At 16,31). Somos um corpo e se amamos uns aos outros vamos morar com Cristo.

    1. “…por que eles não são de determinada igreja.” (CCB)

      você e alguns outros talvez seja exceção neste pensamento pois os CCBistas extremados dizem que “fora da ccb” não há salvação.

  538. Li os Comentarios Esse JCP e tolo demais ja foi desmascarado ai 
    claramente nos comentarios,nao tem respostas satisfatorias
    Fica atraz de Pc e facil argumentar face a face e dificil esse tolo
    A CCB e a igreja mais unida que vi nao e Artigos  Chulos  

    que vao deturpar a obra de Deus

    1. você quer argumentar face a face ? você quer é brigar conheço seu tipo. não tem argumento biblico já quer matar quem argui seu culto criado por louis francescon. se vc não tem estomago para um debate limpo se ficou com raiva tira a calça e pisa em cima de raiva.

    2. qual “graça” voce pertence do louis francescon ou da “irmã jandira” ??
      não respostas satisfatórias ?? o que voce quer ouvir “profecias falsas” que irmão levanta do banco.?
      dá licença rapaz. seu problema é que não estuda, não passa de um zangalhão ignorante vai estudar mais.

  539. João13.34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros.35 Através deste testemunho todos reconheceram que sao meus discipulos.O povo se amando aqui desse jeito, vai ficar todo mundo pra tras na volta ,

  540. CCB a seita do REVELAMENTO HUMANO……
    Tem tanta gente na CCB prejudicada por esses revelamentos…..venderam Casa, mudaram de estado, estão passando necessidade em outros estados, e continuam dizendo que foi Deus que mandou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentários 1 - 50 de 856Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement