Esqueceu a senha?

Erros cronológicos do Adventismo do 7 dia

por Artigo compilado - ter jan 12, 9:50 am

eg white louca

No já citado livro, “Fundadores da Mensagem”, pp. 21-23, Guilherme Miller fixou, com base em Dn 8.14, a data da volta de Cristo para o ano de 1843, estabelecendo a seguinte doutrina com relação a esta vinda:

  • Que Cristo voltaria de maneira pessoal e visível, nas nuvens do céu, por volta de 1843;
  • Que os justos ressuscitariam incorruptíveis e os justos vivos seriam transformados pela imortalidade, sendo ambos levados juntos para reinarem com Cristo em uma nova Terra;
  • Que os santos seriam apresentados a Deus;
  • Que a terra seria destruída pelo fogo;
  • Que os ímpios seriam destruídos e seus espíritos conservados em prisão até sua ressurreição e condenação;
  • Que o único milênio ensinado na Bíblia eram os mil anos que se seguiriam à ressurreição.

Nada acontecendo no dia marcado (22-3-1843), foi mudada a data para 22-10-1844 (“Fundadores da Mensagem”, p. 39). Tal data (22-10-1844) passou e não se deu a volta de Cristo. Ora, é possível imaginar o escárnio dos opositores contra os seguidores de Miller diante desse fracasso profético? Não é preciso conhecer muito a Bíblia para saber-se que ninguém está autorizado a marcar data para o dia da volta de Cristo (Mt 24.36; Mc 13.31-32; At 1.7).

Como então Guilherme Miller chegou àquela data de março de 1843?

Pelo estudo de Dn 8.14 chegou ele à seguinte interpretação:

  1. Interpretou que o santuário a ser purificado era a terra;
  2. Que a purificação se fazia pelo fogo, concluindo que a terra seria purificada pelo fogo da vinda de Jesus 2 Pe 3.9-10;
  3. Interpretou que as 2300 tardes e manhãs seriam dias, mas não literais e sim dias proféticos, valendo cada dia por um ano com base em Nm 14.34; Ez 4.6;
  4. Fixou como ponto de partida o ano 457 a.C. para a restauração da cidade de Jerusalém com base em Dn 9.25 citando como base bíblica Ed 7.11-26;
  5. Quando não se deu a volta de Jesus em 1843 aumentou um ano considerando que tinham decorrido apenas 2299 anos a partir de 457 a.C. até 1843, ficando assim assentado 22-10-1844 como a data fatal. Essa sugestão foi de Samuel Snow, um seguidor de Miller.

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Entendemos que a interpretação correta de Dn 8.14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado é a seguinte:

  • O carneiro com duas pontas – Dn 8.3 representava o rei da Média e Pérsia – v. 20;
  • O bode – Dn 8.5 representava o rei da Grécia – v. 21;
  • A derrota que o bode (rei da Grécia) infligiu ao carneiro (Média e Pérsia) – vv. 7- 8 representava a vitória da Grécia sobre a Média e a Pérsia;
  • Com a morte de Alexandre, representado pela quebra do grande chifre ou e substituído pelos quatro chifres que saíram do bode, – v. 8 – indica a divisão do reinado de Alexandre entre seus quatro generais – v. 22 (Ptolomeu, Seleuco, Lisímaco e Cassandro);
  • O chifre pequeno que surgiu de um dos chifres – v. 9 – (um rei feroz de cara) – v. 23 representava Antioco Epifâneo, vv. 11-12;
  • Antioco Epifâneo, governador da Síria entre 175 e 164 a.C., profanou o santuário ou o templo de Jerusalém – v. 11 – e substituiu por sacrifícios pagãos de animais imundos e ídolos pagãos (1 Macabeus 1.21-24), os sacrifícios prescritos na lei (Nm 28.1-3);
  • O santuário ou o templo de Jerusalém foi purificado depois de 1150 dias (2300 vezes os sacrifícios diários celebrados de tarde e manhã foram suprimidos), Nm 28.1-3.

Entretanto, tal interpretação não quiseram aceitar os seguidores de Miller com o texto de Dn 8.14 e, então, surgiu Hirã Edson que disse ter tido uma visão: Vi distinta e claramente que o nosso sumo sacerdote, em vez de sair do lugar santo do santuário celeste, para vir à terra no dia do sétimo mês, ao fim dos dois mil e trezentos dias, entrava naquele dia pela primeira vez no segundo compartimento do santuário e tinha uma obra a realizar no lugar santíssimo antes de voltar a terra (“Administração da Igreja”, p. 20, CPB). Com esta explicação foi contornada a tormenta, e os Adventistas do Sétimo Dia prosseguem sua existência religiosa. Esta interpretação do santuário celestial, onde Cristo entrou em 22 de outubro de 1844, iniciando a obra do Juízo Investigativo e do Santuário Celestial, não passa de duas heresias para uma Igreja que se ufana de ser a Igreja Remanescente.

Extraído da Série Apologética, Vol 3.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

46 Comentários

Comentários 1 - 46 de 46Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. no vídeo de entrevista com o tal de “inri-cristo” até ele que doido percebeu que a egw tapeou o pessoal da epoca com a profecia da falsa vinda e a invenção do tal de santuário celestial. 
    e os tontões de hoje continua ainda aceitando o “migué” dela. dá a “risadinha” carlos.

    1. consideram  2300 dias como 1150 (tardes e manhas) mas então a criação não foi um dia literal? ah esqueci soh aceitam o novo testamento, mas pera… daniel fica no VT…e outra coisa onde fica na biblia 1 macabeus? na minha biblia não tenho este sei la o que…

    2. ei endeminhado, egw e o smith disseram que a “vinda” seria em 1800 e bolinhas, e não veio.
      você gosta de acreditar em mentiras ?

    3. ei jcp ao inves de me atacar por que não respondeu a minha pergunta? coisa de endemoniado é considerar escritos fora da biblia para “justificar” uma “doutrina” …

  2. Existe aberrações só no adventismo? A CPAD já publicou e vendeu (ou vende)  a bíblia HERÉTICA de DAKE. Isso mesmo a “gloriosa e detentora da verdade” CPAD. Vai entender?

    1. a CPAD não é canônica, e não é “suprimento divino” para nós protestantes, como supostamente os cultistas das seitas acreditam de suas editoras, tais como “sociedade torre de vigia” e a “casa publicadora brasileira”. para nós CPAD é uma simples editora comun. e não uma “deusa”.

    2. A editora Casa Publicadora Brasileira é adventista, mas usa um nome comum, achando que pessoas não vão perceber. pelo menos  CPAD usa as siglas finais “assembleia de Deus” 
      podem espernear o quanto quiserem, adventista é “migué”, e desde 1800 e bolinhas.

    3. E o assunto da “biblia dake” não passou batido, o que falta ao sr. é mais pesquisa e estudo.

      http://www.cacp.org.br/a-biblia-dake/

  3. carlos ter jan 12 at 3:55 pm “ei jcp ao inves de me atacar por que não respondeu a minha pergunta? coisa de endemoniado é considerar escritos fora da biblia para “justificar” uma “doutrina”

    os escritos de egw são fora da bíblia, e você os considera doutrina justa. coisa do demo.

  4. gosto de daniel, vamos la, se voce olhar em uma tradução da a entender que saiu de um desses (chifres) ou os 4 apos a grecia, porem na biblia KJ esta escrito “…De um deles saiu um pequeno chifre que depois cresceu muito…”..”De um dos chifres saiu um chifre pequeno […]” (Daniel 8:9 RA)

    1. Enquanto Daniel 8:8 declara que o império da Grécia seria repartido em quatro reinos dispersos aos quatro pontos cardeais, o verso de Daniel 8:9 prossegue afirmando que “de um” desses pontos surgiria o “chifre pequeno”. E qual a referência para se determinar a direção do seu surgimento?

    2. Não me interessa, pois são postuladas a partir de egw, é furada e migué.
      olha no que deu o seu pastores J.Carvalho e o A.Oliveira, pagaram mico. 
      saber de chifre e tocar corneta de chifre não salva ninguém. creia na profecia de Simeão agora, e não só no natal. Lucas 2.

  5. agora como explicar, qual a biblia correta?

  6. e falando de historia Seleuco que Antíoco Epifânio herdou em avançado estado de decadência. Sobre isso, duas informações precisam ser confrontadas: em 164 a.C., findou o período em que Antíoco governou o reino selêucida (após sua liderança, vários reis tomaram posse do trono) cont…

  7. e, em 64 a.C., o reino selêucida foi eliminado pelo império romano. Sendo assim, vem a pergunta: Em 64 a.C., depois de 100 anos, ou pouco antes do reino de Seleuco deixar de existir, Antíoco surge liderando algo?

  8. Não me interessa, pois são postuladas a partir de egw, é furada e migué.
    olha no que deu o seu pastores J.Carvalho e o A.Oliveira, pagaram mico. 
    saber de chifre e tocar corneta de chifre não salva ninguém. creia na profecia de Simeão agora, e não só no natal. Lucas 2.

    1. a Bíblia correta para os protestantes é a tradução de lingua portuguesa almeida. 
      não existe isso de “qual Bíblia correta” existe as espúrias tais como tradução novo mundo, etc.

  9. Sr jcp, “tocar chifres” não salvs ninguém, mas os salvos têm respeito e amor pelas coisas de Deus (incluindo shofar), coisa q o sr não tem.
    O sr compara salmos a adultério, chama o arcanjo Miguel de “Migué”.
    Enfim o sr é um ignorante.

    1. TUDO O QUE VOCÊ ESCREVEU É MENTIRA ! 
      E é você ! que desde o começo está desrespeitando a cristandade protestante com seu doutrinário “judaizante” e hibrido, porque nem mesmo és um judeu israelita ou israelense mas um palhaço tocando berrante e querendo ensinar escravidão. 

    2. Os cristãos protestantes vivem de acordo com o novo testamento e regra de fé a Bíblia. o antigo testamento também é por nós estudado observado, desde que devidamente interpretado a luz do novo testamento ou nova aliança em Jesus, e pelo magistério dos apóstolos do Senhor (cartas)

    3. portanto “sr.renan” ou qualquer que seja seu nome, vá se catar e fique aie com seus adultérios e migué e vai tocar sua corneta chifrada bem longe. 

    4. jcp fala de nt e at, mas veja o que diz 2 tim 3:16? não diz que parte da biblia é insipirada, e sim TODA ela, agora se Deus deu ao homem TODA a biblia quem é o homem para considerar parte dela??

  10. Sr jcp se revelou totalmente na mensagem anterior.
    Já me chamou de louco, disse que meu nome não é o meu, apesar de se intitular com algo q n é nome, enfim, o q q vou dizer…
    Só posso dizer q em nenhum lugar do evangelho Jesus aboliu a Lei ou as suas raízes judaicas.

    1. ei jcp pare de dar respostas evasivas, explique daniel, ao inves de atacar lei a biblia, e outra coisa, ja leu nisto cremos, se le tanto livros adventistas leia este livro…vai estar la toda a crença adventista e baseada UNICAMENTE NA BIBLIA.

    2. “raízesjudaicas” !? o sr. nem é judeu, é “judaizante”. fantasiado.
      S.Paulo disse que “nossas justiças são trapo de imundicia”, não adianta nada “raízes” isso não te salvará, e nem tocar corneta. S.Paulo chamou de “refugo” todo moralismo que ele era antes como “saulo”

    3. carlos, não respondi, porque já disse que não me interessa isso. e é mentira sua quando diz que a doutrina adventista é baseada unicamente na Biblia. mentira sua, vocês colocam os escritos de EGW em igualdade inspiratória com a Biblia, tanto que a chamam de “espírito profecia”

    4. vocês adventistas são tão loucos em acreditar que a EGW é alguma personagem “da” Biblia e especificamente “do” apocalipse, dizendo ser ela “espirito profecia”, e a sua também acharem-se “igreja remanescente”. 

      http://www.cacp.org.br/seria-a-sra-white-o-espirito-de-profecia/

    5. quem está evasivo é voce carlos adventista, fugiu para outro tópico e não explicou isso :

      https://www.youtube.com/watch?v=OCwpX2gfG_s&feature=youtu.be&t=218

      olha o que deu postular profecias de Daniel a partir de “EGW”, ele fez identico a ela como no ano 1800 e bolinhas.

  11. podemos utilizar links de outros sites? 

  12. jcp quem fala de egw para justificar algo, mesmo que erroneamente é voces, se existe uma condição de utilizar de incluir os escritos dela como a biblia é voces e não nos…ate por que em uma quarta, domigo, e princiopalmente no sabado o que levo alem do hinario é a biblia e não egw.

  13. egw leio em casa, pois tem um grande conhecimento, não apenas nos escritos mas tambem em saude, financeiro etc…

    1. Cara lê a bíblia que é melhor!

  14. Não entendo porque tanto ataque gratuito os escritos de Ellen White, em vez de tanto absurdo e melhor ler a palavra de Deus, pois não devemos pautar a nossa Fé em homens e sim em Jesus cont..

  15. apenas ele nos leva a salvação mais para isso devemos examinar com louvor a palavra de Deus (Bíblia). cont..

  16. um ensino ou texto que destrona o que a palavra de Deus nos ensina e totalmente errôneo e não devemos levar em consideração, e se não concordamos com algo como não concordo com várias coisas em diversas denominações Religiosas (Cristã)cont..

  17. Cabe o respeito e amor, pois sinceramente nem parece pelos textos, que querem buscar a Jesus ou passar algum tipo de ensino a quem ainda não teve o prazer de conhecer a verdade. cont…

  18. Obrigado fiquem todos com Deus e que o Espírito Santo possa abrir o coração de todos para buscar a verdade apenas isso.

    1. é hilário, essa sua conversa “amável” tentando espiritualizar as heresias de EGW, ela dá o migué no mundo desde 1800 e bolinhas, e tem otários do Brasil que aceita isso AINDA.

  19. ei L.Flor, conversa “florida” tentando enfeitar a sua falsa profetisa não cola, chega de migué.

    então explique isso :

    http://www.cacp.org.br/seria-a-sra-white-o-espirito-de-profecia/

    1. Uma conversa “florida” é melhor que uma conversa ” espinhenta”. Não acha? Jcp fique livre para responder…rsrs mas vem de mansinho, um pouco mais “florido”. rsrs ( brincadeira para descontrair). Ironias não levam à solução do problema. 

  20. Discordo de alguns pontos da doutrina adventis vezesta, mas concordo com o Leonardo Flor. Apesar de JCP ter ironizado as palavras dele, ele foi mais cristão que Jcp.Omaior mandamento é o amor e Jcp destila raiva muitas vezes.

    1. eu prefiro “destilar” o que eu sei sobre o adventismo, do que “expelir” sua conversa florida e conivente. você põe panos quentes no debate. “pega uma máquina do tempo” quando Jesus acoitou e expulsou com um chicote os vendilhões do templo, e diga ele que “destilava” rancor.

    2. amor cristão não significa ser conivente e otário.
      nunca leu o que s.paulo disse “quem me dera se mutilassem aqueles que vos andam inquietando” galatas 5:12.  fale agora que Paulo “destilava” raiva. 

  21. Cauane qua jan 20 at 2:21 pm  rsrs ( brincadeira para descontrair). Ironias não levam à solução do problema. 

    “ironias” será …contudo estude mais:
    Elias zombou dos profetas de Baal. I Reis 18:1-46 e Jesus dos fariseus “coais um mosquito e engolis um camelo”.
    estude mais.

    1. O fulaninho é marrento. xô jcp vai fazer algo de util ao inves e ficar 24hs comentando qui e cuspindo odio contra adventists. Vai se converter puxa saco de cacp.

  22. Gente pelo amor de Deus parem com ladainhas. A obra da Cruz é completa, de onde esse pessoal tira essas doutrinas? Parece que só lêem a parte da bíblia que os intereça, a bíblia é completa não precisa de ninguém adicionar Nada.

Comentários 1 - 46 de 46Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement