Esqueceu a senha?

Escola Dominical para Ateus

por Pr. Natanael Rinaldi - dom set 09, 4:58 pm

Tomamos conhecimento, pela Internet, da seguinte notícia que passamos aos nossos ouvintes, finda a qual, teceremos nossos comentários bíblicos. “Enquanto os “Cristãos” desvalorizam o aprendizado da Escola Bíblica Dominical (EBD), e a cada domingo esvaziam as mesmas, não cumprindo assim os ensinamentos do Evangelho de Cristo – “… e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:29), Satanás esta usando uma arma copiada de nós, contra Cristo – a Escola Dominical Ateísta (humanista). O programa pioneiro em Palo Alto começou há três anos atrás, e comunidades em Phoenix, Albuquerque, N.M., e Portland, Orengon, planejam começar trabalhos semelhantes na próxima primavera.

O movimento crescente de instituições para crianças de famílias de ateus também inclui Acampamentos de verão em cinco estados mais Ontario, e a Academia Carl Sagan, na Flórida, a primeira escola pública Humanista do país que abriu com 55 crianças no outono de 2005. Bri Kneisley que enviou o filho Damian de 10 anos, acampar em Ohio neste último verão, dá as boas-vindas ao senso de comunidade que estas novas escolas lhe oferecem: Ele é uma criança de pais ateus, e ele não é o único no mundo. Segundo a Revista Time, pais não cristãos tem entendido a importância de levarem seus filhos a centros humanistas onde possam aprender a como refutar os argumentos religiosos dos cristãos.”.

PR NATANAEL: Como vê o irmão essa notícia chegada dos Estados Unidos sobre a formação de escolas dominicais para os filhos dos ateus?

Só posso lamentar tomar conhecimento dessa notícia. Sempre ouvi dizer que a maioria do povo americano era de famílias evangélicas ou protestantes. Agora, tomamos conhecimento de que o povo americano está se tornando profano abandonando as escolas bíblicas dominicais e isto está ocorrendo também em grande escala no Brasil e como conseqüência lá e não podemos duvidar de que em breve também aqui em nosso país, se abrirão escolas dominicais para o ensino do ateísmo. Isso me faz lembrar o texto de Oséias 4.6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”.

2. O que leva os crentes adultos a se afastarem das tradicionais escolas bíblicas dominicais e como conseqüência também seus filhos?

O apego às coisas do mundo. Como imaginar que alguém vá se levantar cedo para dirigir-se com a família à escola bíblica dominical se aos sábados vá dormir tarde com toda a família. E por quê? Porque ficam até altas horas da noite envolvidas com programas de TV. Aí se dá o cumprimento do ensino de Jesus sobre o problema de servir a dois senhores. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6.24) Podemos dizer que a palavra “mamon” no presente caso significa o mundo. E quanto ao mundo escreve o apóstolo João: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I João 2.15-17).

3. Será que o fato de os pais ateus americanos, por sentirem que as escolas bíblicas dominicais tiveram grande influência na educação religiosa do povo americano, que os levou a copiar o exemplo dos cristãos que agora estão abandonando as escolas bíblicas?

Sem dúvida que sim. Vendo a importância do ensino Dominical, (tanto que é copiado) o que vamos fazer? Continuar fingindo que essas evasões de nossas Escolas Dominicais não estejam acontecendo também aqui no Brasil? Quando vamos atentar novamente para a Palavra de Deus? Será que não estamos sentindo que o nosso povo está despreparado no manuseio da Bíblia e por isso não consegue nem achar os livros da Bíblia. quando procuram qualquer livro dos 66 que ela contém. Com dificuldade citam textos da Bíblia de decorados e não sabem dar o endereço dos versículos citados. E o abandono da Bíblia é sumamente prejudicial para nossos adolescentes e adultos. Só dizendo, “Que Deus tenha misericórdia de nós.”.

4. Que exemplo de pessoa da Bíblia que tinha destreza no uso da Bíblia e que poderia servir de exemplo para os nossos adolescentes e adultos?

Podemos indicar o jovem Timóteo que se tornou pastor e colaborador do apóstolo Paulo. Este se considerava pai espiritual de Timóteo e o chamava de filho. Escrevendo a sua segunda carta o apóstolo Paulo elogia Timóteo dizendo: Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. “(II Timóteo 1.5, 6) Diz mais: E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Timóteo 3.15-17).

5. Uma pergunta pessoal ao irmão: Na sua infância o irmão frequentou alguma escola bíblica dominical?

Sim. Fui criado numa escola dominical. Era um aluno estimado pela professora. Todos os concursos ligados ao conhecimento da Bíblia eu tirava o primeiro lugar e o prêmio que a professara oferecia era ganho por mim. Devo muito da minha cultura bíblica à forma de educação religiosa que tive. Procurei transmitir a meus filhos e um deles hoje é pastor da igreja onde sirvo.

Fonte: http://iepaz.org.br/not_69.html


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement