Esqueceu a senha?

Está correto chamar os cantores evangélicos de “LEVITAS”?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui set 13, 1:15 pm

Está correto chamar os cantores evangélicos de “LEVITAS”? O que é um Levita atualmente?

Resposta:
 Não é correto. Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de “levita”? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12). Em se tratando o título levita ao Antigo Concerto não é próprio chamarmos os ´músicos e cantores como integrando um corpo ministerial estranho ao Novo Concerto. É resultado do movimento judaízante dos nossos dias. “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.”(Gl 4.9-11)


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. muito boa esta mensagem eu sou cantor e preciso realmente aprender sobre este oficio de de ser musico na casa de Deus tem muitas pessoas q pensa por saber tocar um instrumento bem ele já e um levita mais engana e muito mais do que isto.

  2. Pena que esta geração da atualidade , na sua maioria , não escuta conselho de quem realmente tem experiência . Quero parabenizá – lo ; Pastor Natanael Rinaldi , pela lucidez no assunto.

  3. a cultura do Seu Reino e esse povo foi Israel e de lá se expandiu para todas as nações. Deus não é brasileiro e n escolheu a nossa terra como um povo. Por isso voltem-se a cultura da bíblia e verão as igrejas ter um avivamento sobrenatural!!! Porque Deus é bom!! Um abraço meus caros

    1. “voltar-se para a cultura da Bíblia”. parece que você nunca leu a carta Paulo ao gálatas.

      já que quer seguir cultura bíblica ao pé da letra, então come gafanhoto e mel silvestre como João Batista. durante a semana lave somente os pés e não tome banho na ducha. 

    2. certa Maria ungiu e beijou os pés de Jesus, se seguir essa sua “cultura bíblica” então vocês aie da sua comunidade vão beijar os pés um dos outros ? 

  4. é pesquisando que se aprende estou compreendendo cada vez mais sobre a palavra de Deus gosto de ler e pesquisar a bíblia que Deus abençoe Pastos Natanael Rinaldi

  5. Infelizmente, hoje, muitos se dizem levitas por simplesmente tocar um instrumento quando na verdade não tem nenhum compromisso nem com a Palavra de Deus. não buscam se aperfeiçoar, não oram, não consagram suas vidas, além de serem rebeldes e indisciplinados. Pra quem será este louvor?

    1. só querem dinheiro

  6. Mais entao se nao e certo chamar cantores de hj de levita pq e voltar na lei entao ,nao podem voltar na lei na questao dizimo,isso ta mais para hipocresia do que um bom documentario

  7. Pq a biblia diz que o dizimo foi a herança dos levitas entao se os levitas nao existem mais e so existiram no velho testamento entao pq que so a herança deles continua  e eles nao,estranho isso ser levita e voltar ao rudimento da lei e dizimar nao?

    1. Sr. Elias, então entenda que o dizimo é uma forma de manutenção financeira de uma igreja ou denominação. o sr. não sabe que uma denominação tem gastos e pagamentos ? então precisa ter um numerário que supre para manter o ministério. dificil o sr. entender isso ?

    2. a palavra “salário” vem de “salarium” (pagamento de sal), então e se o seu patrão resolver pagar o sr. em Sal ??? mas como não existe mais pagamento em sal (salarium) então nem devesse o sr. receber nada. trabalha de graça, não estaria voltando ao tempo romanus ?

    3. a exegese do seu comentário é absurda e nada haver. e se o sr. não tem nada pra fazer, então não vem fazer aqui … kkkkkk

    4. O dizimo para a manutenção da casa do Senhor! e para o mantimento dos que trabalham e cuidam da casa de Deus, estes são os levitas de hoje

  8. quem toca seja aonde for é musico, Levita é simplismente um descendente da trubo de Levi.

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement