Esqueceu a senha?

Ester não teria desobedecido ao governo humano?

por Artigo compilado - qua ago 28, 7:04 pm

Ester não teria desobedecido ao governo humano, o que é contrário à vontade de Deus?

Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci”. (Ester 4.16)

PROBLEMA: Romanos 13.1 nos informa de que “não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”. E Pedro acrescenta: “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor” (1 Pe 2.13; cf. Tt 3.1). Mas Ester 4:16 diz que o que ela fez era “contra a lei” (4.16). Dessa forma, Ester não teria violado leis da Pérsia ordenadas por Deus, ao apresentar-se diante do rei?

SOLUÇÃO: Às vezes é necessário desobedecer ao governo humano, isto é, quando ele nos compele a pecar. Por exemplo, se o governo diz que não podemos orar a Deus (Dn 6), ou que devemos adorar um ídolo (Dn 3), ou que temos de matar bebês inocentes (veja os comentários de Êx 1.15-21), então temos de desobedecer.

No caso de Ester, entretanto, não havia lei alguma que a compelisse a pecar. Mas nem assim ela desobedeceu à lei do país, já que esta permitia que uma pessoa, não tendo sido chamada, se apresentasse perante o rei por seu próprio risco (Et 4.11). Sabendo o que a lei dispunha, e aceitando o risco de sua vida, Ester foi até o rei para salvar a vida do seu povo. Neste caso não houve necessidade de desobedecer à lei, nem houve nada que a tivesse constrangido a matar alguém ou cometer qualquer outro tipo de pecado.

Fonte: Manual Popular de Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe. Editora Mundo Cristão,


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement