Esqueceu a senha?

Estrutura local das Testemunhas de Jeová

por Artigo compilado - qua jun 30, 5:40 pm

NOTA: O artigo abaixo foi extraído do site da Wikipédia e adaptado para nossa publicação:

—————-

Os mais de 8 milhões de membros ativos das Testemunhas de Jeová, segundo o Anuário das Testemunhas de Jeová 2016, junto com outras pessoas interessadas que assistem às suas reuniões nos Salões do Reino e Congressos, estão organizadas e distribuídas por congregações locais, precisamente 118.016 delas em todo o mundo. Certas localidades poderão ter apenas uma destas congregações, enquanto algumas cidades poderão conter várias dezenas. Todas essas congregações são supervisionadas por uma estrutura organizativa mundial, sob a liderança de um Corpo Governante.

Estrutura mundial

Os mais de oito milhões de membros ativos das Testemunhas de Jeová, encontram-se distribuídos em congregações que, por sua vez, fazem parte de uma estrutura mundial, supervisionada de sua sede mundial por seu grupo administrativo conhecido como Corpo Governante.

Congregações

Cada congregação é composta de publicadores, ou seja, homens e mulheres, jovens e idosos, que publicam (compram e distribuem), pregam ou divulgam a mensagem que as Testemunhas chamam “boas novas”. A maioria destes publicadores são batizados, apesar de alguns ainda não terem alcançado esse passo. Para a liderança da congregação e de todas as suas atividades, são designados entre os homens batizados, experientes e exemplares, os que servirão como anciãos (ou presbíteros; em gr. presbýteroi) ou superintendentes (em gr. epískopoi), e servos ministeriais (ou diáconos; em gr. diákonos) como seus ajudantes. Os termos “servo ministerial” e “ancião” não são usados como títulos religiosos. Desde 1935, o local onde se reúne a congregação designa-se por “Salão do Reino”. Conforme os locais, cada congregação pode possuir de poucas dezenas até bem mais de uma centena de membros ativos.

Anciãos e Servos Ministeriais

As responsabilidades de todos os anciãos envolvem presidir as reuniões congregacionais e ensinar na congregação, tomar a dianteira no trabalho de evangelização, fazer periodicamente visitas de pastoreio a membros da congregação, visando aconselhar publicadores individuais ou as suas famílias e julgarem assuntos relacionados com transgressões de leis por parte de algum membro batizado.

Corpo de Anciãos

Cada congregação é dirigida por uma comissão de anciãos congregacionais (ou presbitério; em gr. presbytérion), habitualmente chamado de Corpo de Anciãos, com função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos possuírem a mesma experiência. Normalmente, reúnem-se trimestralmente em cada visita semestral do superintendente de circuito e em outras ocasiões que sejam consideradas necessárias para cuidar de assuntos relacionados com a congregação a que servem. Regra geral, o ancião congregacional mais experiente é designado como Coordenador do Corpo de Anciãos, presidindo as reuniões do Corpo de Anciãos. No entanto, não lhe é atribuída mais autoridade do que a qualquer outro ancião. Ele não tem poder de decidir nada sozinho, e vale ressaltar que ele é o “Coordenador” do Corpo de Anciãos, e não da congregação. O inteiro Corpo de Anciãos coordena a congregação.

Publicadores de Congregação

Todos – homens e mulheres, jovens e idosos – os que participam regularmente na atividade de testemunho organizado pelas congregações locais das Testemunhas de Jeová, são chamados de Publicadores de Congregação. É dever de cada publicador ensinar publicamente as “Boas Novas do Reino” de Jeová. Assim, contatam a população local nas suas casas, estabelecimentos e locais públicos, com a intenção de apresentar a mensagem e oferecer cursos ou estudos domiciliares, em base regular, para as pessoas interessadas. Para isso, usam atualmente como manual de estudo bíblico o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, editado em 2005, pela Sociedade Torre de Vigia. Nos idiomas em que está disponível, distribuem e usam nos estudos e reuniões a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Caso contrário, usam as traduções disponíveis naquele idioma. Poderá ser usado um segundo livro Adore o Único Deus Verdadeiro editado em 2002, pela Sociedade Torre de Vigia, para consolidar os conhecimentos já adquiridos.

Serviço de Tempo Integral

Há diferentes modalidades de serviço disponível para os publicadores batizados na congregação, sejam homens ou mulheres. Designam-se por Pioneiros, os publicadores de congregação que decidem voluntariamente tornar-se evangelizadores de uma forma mais ampliada. O termo Pioneiro deriva da forma como eram conhecidos os pregadores entre as Testemunhas, há cerca de um século atrás, que foram a regiões onde pouco ou nenhum trabalho de evangelização se fizera e lançaram a base para o futuro crescimento organizacional. Tais pessoas dedicavam todo o seu tempo a essa obra de evangelização.

Todos os homens ou mulheres que, apesar do seu desejo, não possam ingressar como evangelizadores de Tempo Integral, por razões familiares, escolares ou profissionais, podem escolher servir como Pioneiros Auxiliares. Eles fazem um esforço para atingir o requisito de dedicar pelo menos 50 horas na obra de evangelização pública, durante pelo menos um mês e em meses especiais como, por exemplo, visita do superintendente e comemoração tem a opção de 30 horas. Para serem reconhecidos como tal durante aquele mês, terão de ser publicadores batizados e a sua petição deverá ser aprovada pela Comissão de Serviço da congregação local.

Os chamados Pioneiros Regulares, homens ou mulheres, são publicadores batizados que aceitam voluntariamente o requisito de realizar pelo menos 840 horas durante pelo menos um ano na obra de evangelização pública. A sua petição deverá ser aprovada pela Comissão de Serviço da congregação local. Tal como acontece com todos os outros publicadores, o seu ministério não é remunerado e o Pioneiro Regular necessita de cuidar do seu sustento pessoal ou familiar. Findo o primeiro ano de serviço, regra geral, poderá ser convidado a cursar a Escola do Serviço de Pioneiro (desde 1978) onde receberá um manual intitulado Brilhando como Iluminadores do Mundo (atualmente o manual se chama Efetue Plenamente o Seu Ministério). E a cada 5 anos o pioneiro regular poderá cursar a escola pela 2 º vez, Consoante as suas habilitações e circunstâncias pessoais, poderá ser convidado a ingressar em outras modalidades de serviço de Tempo Integral, tais como o serviço de Betel, serviço de Pioneiro Especial ou no Serviço Missionário.

Pioneiros Especiais e pioneiros Missionários são designados e enviados como evangelizadores para territórios em que a obra de evangelização é inexistente ou onde existe um pequeno número de publicadores, ou ainda, em países em que há necessidade de liderança em congregações recém-formadas. O seu requisito de horas de evangelização é atualmente de 130 horas por mês (anteriormente o requisito era de 140 horas, e durante os anos 30 e 40 do Século XX, de 150 horas). No caso destes Pioneiros, fazem um voto de pobreza por escrito como membros da Ordem Mundial dos Servos Especiais de Tempo Integral das Testemunhas de Jeová.

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_local_das_Testemunhas_de_Jeov%C3%A1


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement