Esqueceu a senha?

Expiação Limitada e Perseverança dos Santos

por Itard Víctor Camboim de Lima - seg ago 10, 12:14 am


 Expiação Limitada 

Segundo a regra calvinista da Expiação Limitada, nem todos os homens podem nascer de novo, pois Jesus só morreu por alguns. Contudo, Jesus quando esteve no Templo, foi bastante claro em sua aula de Soteriologia ao dizer que, se alguém ou “qualquer um” que tivesse sede, deveria ir a Ele,”Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (Jo 7:37 ARA).

Esse “alguém”, que vem do grego (τις, τι), é um pronome usado para introduzir um membro de uma classe sem adicionar identificação. Ele pode ser traduzido com qualquer, alguém, algum, ou simplesmente um(a). [1]

Na passagem bíblica acima, esse pronome é ululante em nos ensinar que qualquer indivíduo pode ir a Jesus, pois todos os homens tem sede de Deus e carecem da Sua Glória (Rm 3:23).

Também há na Bíblia textos que ensinam que é possível qualquer indivíduo não nascer de novo, pois neles podemos encontrar o mesmo pronome indefinido, mostrando assim que não há uma classe específica que não pode ser salva:

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (Jo 3:5 ARC)

ἀπεκρίθη Ἰησοῦς· ἀμὴν ἀμὴν λέγω σοι, ἐὰν μή τις γεννηθῇ ἐξ ὕδατος καὶ πνεύματος, οὐ δύναται εἰσελθεῖν εἰς τὴν βασιλείαν τοῦ θεοῦ. [2]

 

 Perseverança dos Santos 

Segundo a regra calvinista da Perseverança do Santos, todo aquele que crê em Cristo, jamais será impedido de entrar no Reino de Deus. Contudo, o o próprio Cristo disse que  os doutores da lei fizeram oposição aos que já estavam entrando no seu Reino. Vejamos:

Οὐαὶ δὲ ὑμῖν, γραμματεῖς καὶ Φαρισαῖοι ὑποκριταί, ὅτι κλείετε τὴν βασιλείαν τῶν οὐρανῶν ἔμπροσθεν τῶν ἀνθρώπων• ὑμεῖς γὰρ οὐκ εἰσέρχεσθε οὐδὲ τοὺς εἰσερχομένους ἀφίετε εἰσελθεῖν.

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando. (Mt 23:13 ARC)

Οὐαὶ ὑμῖν τοῖς νομικοῖς, ὅτι ἤρατε τὴν κλεῖδα τῆς γνώσεως• αὐτοὶ οὐκ εἰσήλθατε καὶ τοὺς εἰσερχομένους ἐκωλύσατε.

Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. (Lc 11:52 ACF)

Ora, se estavam entrando, é porque eram pessoas salvas, pois segundo o calvinismo um condenado desde antes a fundação do mundo, não pode ter a oportunidade de entrar no Reino de Deus. Todavia, estaspessoas foram impedidas pelos falsos doutores (1Tm 4:1;2Pe 2:1).

Archibald Thomas Robertson fez o seguinte comentário acerca destes textos:

Pois que fechais aos homens o Reino dos céus (ὅτι κλείετε τὴν βασιλείαν τῶν οὐρανῶν ἔμπροσθεν). Em Lucas 11:52, os doutores da lei são acusados de manter a porta da casa do conhecimento fechada e tirar a chave para que eles e o povo permaneçam na ignorância. Pelo seu ensino, esses guardas do reino obscureceram o caminho para a vida. É um tragédia pensar que os pecadores e ensinadores do Reino de Deus podem trancar a porta para os que tentam entrar (τοὺς εἰσερχομένους), acusativo conativo particípio do depoente médio/passivo do presente masculino plural). Esses porteiros do reino batem a porta na cara das pessoas, estando eles mesmos do lado de fora onde permanecerão. Escondem a chave para impedir que outros entrem. [3]

Tirastes a chave da ciência (ὅτι ἤρατε τὴν κλεῖδα τῆς γνώσεως·), primeiro indicativo ativo aoristo de αιρω. Mas esta é uma acusação de obscurantismo por parte destes escribas (doutores da lei), que eram professores ou rabinos do povo. Eles mesmos αὐτοὶ se recusavam a entrar na casa da ciência, e aprender. Eles trancaram a porta e esconderam a chave para a casa da ciência, e impediram (ἐκωλύσατε, aoristo ativo efetivo) os que entravam (τοὺς εἰσερχομένους, particípio presente, intermediário/ passivo, depoente, ação conativa). É a imagem mais digna de pena que se pode imaginar, os eclesiásticos cegos tentando conservar os outros tão cegos quanto eles mesmos eram, líderes cegos dos cegos, caindo na cova.

Portanto, Cristo deu oportunidade de salvação a todos quantos queiram, mas cabe ao homem desejar crer e manter a sua salvação que é mediante a misericórdia dEle. Sozinhos nada podemos fazer por nós senão por Ele, pois na proporção que a salvação é adquirida é também perdida por causa do Livre-Arbítrio dado ao homem por Deus. [4]

Logo, fato de qualquer pessoa poder entrar no Reino de Deus, não garante sua permanência.

Bibliografia:

[1]WALLACE. Daniel B. Gramática Grega. P. 347. EBR
[2] BIBLEWORKS9
[3] ROBERTSON, A.T. Comentário  de Mateus & Marcos. 2012. P. 255. CPAD
[4] ROBERTSON, A.T. Comentário  de Lucas. 2013. P. 227. CPAD


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Esse é um Deus menos soberano.

    1. Jesus é um Deus menos soberano por se limitar como homem (Hb2) e ter se tornando menor que um anjo? 
      Acho que você não pensou no que falou… pense mais… 

    2. kkk calvinistas e seu deus viciado em soberania

  2. Leandro, 
    Deus está “tão preocupado” com soberania que escreveram isso : “ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência ” Deuteronômio 30:19
    Essa “soberania” postulada pelos calvinistas apresenta um deus obtuso e mesquinho e anti-bíblico.

    1. ele quis dizer menos ditador, menos tirano

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement