Esqueceu a senha?

Expiação por Azazel – A quem representava o bode Azazel?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter set 04, 7:12 pm

Expiação por Azazel – A quem representava o bode Azazel?

A senhora White, profetisa inspirada do adventismo, “descobriu” a doutrina da expiação compartilhada- Cristo e Satanás- em Lv. 16. 20-22. Este texto fala de dois bodes sacrificiais para os quais os pecados do povo de Deus foram simbolicamente transferidos, sendo um sacrificado substitutivamente e outro, mantido vivo, mas abandonado na solidão dos ermos. Ela, icotomizando o sacrifício, viu no bode substituto sacrificado o tipo de Cristo e no vivo alienado, a figura do príncipe dos demônios.

Então, imaginativamente, conclui:

A- O bode abatido, cujo sangue faz a purificação do santuário, prefigura Jesus Cristo que, pelo seu sangue imaculado, purificará o altar do Santo dos Santos celeste; fato que ocorrerá no fim do Juízo Investigativo.

B- O bode emissário, Azazel, prefigura Satanás, para o qual Cristo transferirá todos os pecados de seu povo, que se encontram registrados no livro arquivado no santuário, e o desterrará para a terra desolada, onde permanecerá em estado de inominável sofrimento por seus próprios crimes e pelos delitos dos justos pelos quais é diretamente responsável. Esse ato de transferência expiatória ocorrerá no encerramento do juízo investigador, dando início ao “perdão dos justos”, que habitarão com Cristo, e ao milênio, durante o qual o “Azazel Expiatório” vagará, com seus anjos maus, pela terra convertida em deserto, terrivelmente árida.

O Papel do Diabo na Expiação Adventista.

A vítima expiatória, na verdade, é Satanás, não Jesus Cristo. O sangue de Cristo, de fato, não exerce expiação: ele é transferido para o santuário celeste, onde se encontra os pecados dos justos registrados em livro próprio. Quem, no juízo final, tiver merecimento por arrependimento e fé, o “depósito do sangue de Cristo a seu favor” garantir-lhe-á a remoção dos pecados, que serão colocados sobre o Demônio regente. Este, sim, funcionará como “bode expiatório”, carregando os pecados dos santos, sofrendo por eles e, posteriormente, no final do milênio, morrerá expiatoriamente, eliminando as culpas de todos os filhos de Deus. Quem, finalmente, vai morrer pelos pecados, conforme os adventistas é Satanás. Inacreditável!

O Sacrifício e Azazel

Sacrifício único. À luz do contexto sacrificial, não se pode imaginar sacrifícios expiatórios independentes, um do bode sacrificado, outro do vivo. Ora, o culto sacrificial do Dia Nacional da Expiação era uno, com um único significado: purificação do arraial ou do santuário e perdão dos pecados coletivos. A cerimônia constava de dois bodes: um que, carregando os pecados do povo, eliminava-os pela morte vicária; outro que, igualmente levando as culpas dos eleitos, continuava vivo, mas em lugar onde a contaminação fosse impossível. Nesse ato simbólico, a morte sacrificial e a vida sacrificial prefiguravam um só evento: a vida, paixão e morte
de Cristo, o que carregou o nosso pecado (Is 53. 4,8 cf Jo 1. 29, 36; I Jo 3.5)) e, ao mesmo tempo, encravou-o na cruz(Is 53. 5-7). Os dois bodes, ambos vítimas sacrificiais, são, com certeza, figuras de Jesus Cristo, que se fez pecado por nós e por nós entregou sua vida. A purificação do leproso curado, que simbolizava um pecador purificado de seus pecados, também era feita por dois pombos; um, destinado à morte sacrificial; outro, a carregar, pelo sangue da vítima, a doença para longe(Lv 14. 1-9)( Dic. Int. de Teol. Do A. T., Ed. Vida Nova, 1ª Ed, 1998, pág. 1.099,§1593).

Introduzir papel Satânico no culto sacrificial, especialmente no que
tipificava a vida encarnada de Cristo, feita pecado por nós, é mais que
inconseqüência, é abominação.

Azazel.

Retirar doutrina de tal relevância e tantas conseqüências de um texto isolado e a partir de uma única palavra de difícil interpretação não é de bom alvitre. Alguns entendem que “azazel” vem das raízes hebraicas: ez (bode) e azal (virar-se). Outros dizem que a palavra procede do árabe: “azala” (banir, tirar, remover). Os rabinos, em sua maioria, entendiam que Azazel era o local, no deserto, para onde o bode era enviado (Obra citada, pág. 1.100). Como, na crença israelita, o deserto era a habitação de espíritos maléficos, muitos concluíram que Azazel era um “espírito maléfico”. Não há consenso sobre o verdadeiro significado de Azazel. A partir de uma palavra indefinida definiu um dogma duvidoso.

O bode não era Azazel.

Em todas as incidências, o termo azazel aparece com a preposição prefixal “para”. Portanto, a palavra significa: “para Azezel”. Desta maneira, o bode emissário, carregando os pecados do povo de Deus, é levado “para Azazel”, isto é, para um local ou para um espírito maléfico com esse nome. Dona White sustenta que Azazel é protótipo de Satã no sacrifício expiatório prefigurativo; sendo, portanto, o próprio Satanás, na expiação final do juízo investigativo, quem levará os pecados dos justos para a terra milenar desolada. Assim, o bode emissário, em vez de ser “para zazel”, converte-se em “Azazel”, o Demônio expiatório. Então, a expiação passa a ser efetuada, compartilhadamente, pelo Deus do bem, Jesus Cristo, e pelo deus do mal, Príncipe das trevas. O “redimido”, na soteriologia adventista, tem de ser grato a Satã por sofrer e perecer em seu lugar; ele, efetivamente, foi maldito ao colocar o pecado no mundo, mas será bendito ao retirá-lo, sofrendo e, finalmente, morrendo pelos pecadores.

Difícil crer que alguém tenha coragem de produzir semelhante doutrina; mais difícil ainda é acreditar que uma “comunidade cristã” conserve-a como dogma de fé.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

41 Comentários

Comentários 1 - 41 de 41Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O bode para o “SENHOR’ morria pelo e para o pecado, satisfazendo a LEI…; o segundo bode – “para Azazel” morria Com Os Pecados, muito embora sempre… se quis fazer “SENHOR”; mas o contexto é de Juízo Final – …há Um Só Senhor – Jesus Cristo… que com “Toda Autoridade…” estabelece e determina o fim do mal de modo que “não deixará nem raiz nem ramo” e sem condição de se levantar uma segunda vez… Com Autoridade por que? Porque nenhum ser quer a morte e muito menos ela com a Culpa/Pecado dos outros…
    Com Autoridade por que? Estabelecerá a mudez eterna – “não abrirá a sua boca, “como” ovelha muda…, será com Autoridade porque também será estabelecida sua “ausência” – “os maus não serão lembrados”. …
    OBRIGADO SENHOR pela riqueza de detalhes que corroboram a VERDADE!
    DEUS seja louvado – “Está Escrito” “diante dEle somente que toda língua confessará e se dobrará todo joelho nos Céus e na Terra;… ‘pois justos e verdadeiros são os Teus caminhos òh Rei das nações, quem não temerá e glorificará o TEU Santo Nome…”.
    Amém!

  2. Baseado em que Satanás levará os pecados? Bom se Satanás é capaz de levar o meu pecado com ele, logo significa que Deus não esqueceu dos meus pecados por completo. Então os meus pecados não são jogados no esquecimento, conforme JR 31:34;IS 43:25;MQ 7:18;19.

  3. Acho que falar é muito Fácil, difícil é ser capaz de buscar argumentos teológicos para rebater a visão adventista, queria ver o autor desse site ter argumentos teológicos (bíblia não ideias) provar sua ideia errônea para um teólogo adventista! busca conhecer de teologia pastor!!

  4. Não consigo entender de onde tiraram esse nome Azazel, pois na minha bíblia fala bode emissário. Quando a qustão de um representar Jesus e outro Satanás, lendo o texto, me parece bem real, pois Jesus levou sobre si os nossos pecados porem no final quem levará toda culpa é satanás mesmo.

    1. Satanás apenas será responsabilizado pelos pecados que levou a humanidade a cometer, ele não tem NENHUMA função expiatória…

    2. Os seus pecados foram esquecidos no sentido de não serem mais usados contra você no Juízo Final, por ter aceitado a Jesus como Salvador, mas Deus não irá deixar impune quem é o originador de todos os pecados…

    3. Vc entendeu certo

  5. Olha o adventista Balbino Azevedo, tu dissestes ” no final quem levará toda culpa é satanás mesmo”. com essa afirmação sua, que é baseada na EGW, voce quer dizer que alguém “caguetou” o diabo. tá com dó dele? abraça ele e leva prá casa !

    1. Cara, aprenda escrever, aprenda interpretar texto e estude com entendimento a Biblia, crentes, o diabo usando esse monte de seitinhas e igrejinhas pra desviar a verdade, tem muita gente sincera, mas tem muitos aproveitadores picaretas usando o nome de Deus pra tirar dinheiro dos ignorantes.

  6. Satanás não morre pelo pecado dos santos e sim com os pecados! 
    Pois quando ele morrer findará todo o pecado da terra!
    Maranata

  7. O Bode azazel nao  pode ser satanas ele nao pde caregar os pecados, quem caregou os nossos pecados foi Cristo que morreu com ele la na cruz. Os dois bodes Tipificam cristo ou sao tipos de realidade de cristo que carregou os nossos pecados o merreu fora dos portoes de jerusalem.

  8. A religião é um camaleão, mudando de cor e de forma, conforme o terreno e a cultura por onde passe…

  9. bcncodo que segundo a bíblia no livro gn capitulo 22 v 12 13 14 informa que deus providenciou um outro cordeiro um tipo cristo se entregando em sacrifício da humanidade

  10. não adianta, vocês não tem estudos para debater com os adventista !!

    1. http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

      explique isto, ou como diz o padre no casório : fale agora ou cale-se para sempre.

  11. Aceito o ponto de vista defendido por E. G. White e os adventistas. Hebreus 9 :22 diz: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” O bode emissário não derrama sangue. Ele morre de fome e sede.

  12. O “redimido”, na soteriologia adventista, tem de ser grato a Satã por sofrer e perecer em seu lugar;

    Difícil crer que alguém tenha coragem de produzir semelhante doutrina; mais difícil ainda é acreditar que uma “comunidade cristã” conserve-a como dogma de fé

  13. Eu digo que. O bode não pode simbolizar Jesus pq ele é cordeiro não bode, cordeiro é piro o bode não!!!

  14. Li – Sex Agost 04 “Satanás apenas será responsabilizado pelos pecados que levou a humanidade a cometer, ele não tem NENHUMA função expiatória.”

    só de Ellen White interpretar azazel no procedimento já ela sugere “função expiatória” fazendo do diabo co-redentor (heresia).

    1. nas cerimonias do A.T o diabo não tem simbolismo nenhum isso foi ellen white que interpretou de forma tresloucada como sempre desde a fundação do adventismo. em 2 cor 6:15 S.Paulo repreende sobre participar da mesa dos demônios.

    2. é tipico de seitas estadunidense rebaixar Jesus, neste caso bode azazel o adventismo põe o diabo como co-redentor junto com Jesus, e as seitas irmãs mormon diz que o diabo é irmão de Jesus, e na TJ Jesus é um sub-deus deveras fraco ou não todo-poderoso. acorda estão numa roubada.

  15. Os pecados confessados e apagados dos livros voltam à fonte de todo mal, o bode leva sobre sí a condenação e se torna impuro, como sem derramamento de sangue não há expiação, esse bode não vai salvar ninguém, esses pecados já foram perdoados pelo sangue do outro bode.

    1. Whitelatria Detected !!! ou aceita o que Jesus disse ou que Ellen White disse, no seu caso já percebi. ela a white põs o diabo como co-redentor só um cego não percebe isso.

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  16. Gostaria que alguém me tirasse uma dúvida:
    1- Se os dois bodes representam Cristo, porque o texto diz que um era para Jeová e o outro era para Azazel?
    2- Por que dois nomes próprios e em oposição significaria uma pessoa somente?
    3- Como Azazel pode ser Jesus se ele não morre?

  17. É notório os efeitos da expiação feita na cruz. Ela pode ter sido consumada na cruz por causa do sacrifício do cordeiro de Deus, mas longe está de ter resolvido tudo na prática. É preciso ver Cristo no santuário hoje intercedendo por nós.

  18. Levitico 16 portanto parece lançar luz ao juízo final. Quando Cristo sair do santuário e voltar para buscar a sua igreja e após o milênio, Satanás irá queimar no inferno. Qual é o problema de ver em Azazel aquele que que terá a sua punição definitiva?

  19. Se a Bíblia diz “Azazel”, e se diz que os pecados do povo de Deus tb é lançado sobre ele, só posso entender de se tratar da culpa do Diabo em levar o crente ao pecado. Dessa forma Azazel pagará não pela responsabilidade do crente, mas pela a do Diabo.

  20. Qual a dificuldade em reconhecer que há dois culpados na execução do pecado? O primeiro culpado é Satanás sem sombra de dúvidas, porque se não fosse pelo tentador, eu jamais teria pecado.

  21. O segundo culpado foi o homem que cedeu à tentação. Vejo lógica em Jesus ter pago na cruz a minha responsabilidade do meu pecado mas jamais Jesus pagou ou vai pagar pela responsabilidade do Diabo. Jesus não fez expiação pelo Diabo.

  22. Não vejo portanto dificuldades com um bode para Jeová e o outro bode para Azazel. Levitico 16 fala de uma expiação com efeito que vai até a destruição de Satanás no fogo eterno. Se será aniquilado ou não, não sei, mas tenho certeza que Ele será banido de uma vez por todas.

  23. Acreditar nisso não faz de Satanás meu Salvador. Por favor não me julguem. O meu Salvador foi representado pelo bode para Jeová, que foi morto e pelo seu sangue fez expiação por mim.

  24. Mas o bode para Azazel que prefigura a conclusão do plano, tipifica que a cruz é capaz de dar fim ao pecado. Como? Se até hoje pecamos? Dar fim ao pecado porque no juízo final, Azazel pagará pela responsabilidade dele no fogo do inferno.

  25. Mas não é Satanás que está dando a sua vida por nós. Foi Cristo que deu. A cruz é quem lançará Azazel no inferno. Devo a cruz á certeza da minha salvação hoje e á certeza que pecadpecado e pecadores deixarão de existir após o juízo final.

  26. Espero que eu seja compreendido. Deus abençoe a cada um de nós. Deus abençoe ao CACP e a todos os que contribue aqui. Paz e graça.

  27. Em nenhum lugar na teologia adventista Satanás é co-autor da salvação. Primeiro a preposição para está em oposição a para o Senhor. Ou seja. Um bode para o Senhor, outro para Azazel. Se os pecados não estão registrados como Ec 12:14 diz que os atos bons e mais serão lembrados.

  28. a doutrina adventista se afasta da literalidade de levíticos 16.
    O bode morto é morto como oferta pelo pecado do POVO e da sujeira do santuário levítico 16:15,16, mas ele não carrega o pecado. Apenas é a moeda de troca.
    Já o bode vivo, sim, esse carrega o pecado do povo Lev16 21:22.

  29. logo, se jesus é apenas o bode morto, ele apenas foi a oferta do pecado, mas não carregou junto com ele o pecado. E isso seria contrário a 1 Pedro 2:24, Isaias 53. Se ele é unicamente o bode morto, não pode carregar nem que seja transitoriamente o pecado, pois o levitico 16 não permite isso.

  30. Perfeito Anny. Essa prefiguração é perfeita. Temos em Cristo a remissão dos pecados, mas os pecados serão lançados sobre satã no juízo final. O bode andando pelo deserto até sua destruição com os pecados do povo, nos mostra com perfeição a profecia de Apocalipse.

  31. Você está no caminho certo,de maneira nenhuma o bode Azazel pode ser cristo.se ler o que Elen white fala na íntegra e diferente do que a cacp fala que ela falou.ela diz o bode que morreu é Cristo que deu seu sangue pra pagar os pecados do povo, e o bode Azazel era condenado a morte no deserto

    1. acorda peão ! essa doutrina é de ellen white … o bode azazel seria o diabo. ellen white põe o diabo como coadjuvante neste caso, um bode expiatório e outro bode “condenado”.

  32. Ellen White era louca de pedra, pois um galho de árvore atravessou seu cérebro num acidente quando criança. É a prova de que pessoas loucas podem ser inteligentes, chatas e se tornar líderes religiosos inventando sandices baseadas na Bíblia.

Comentários 1 - 41 de 41Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement