Esqueceu a senha?

Francisco diz que celibato pode mudar

por Artigo compilado - qua maio 28, 9:28 am

papa_francisco_conversa_jornalistas_aviao_jmj

‘A porta está sempre aberta’, afirmou o papa na volta do Oriente Médio; ele admitiu que a Igreja pode ter novas renúncias de pontífices

O papa Francisco disse nesta terça-feira, 27, que as regras do celibato clerical podem mudar e admitiu a possibilidade de a Igreja ter novos papas eméritos, a exemplo de Bento XVI, que renunciou ao trono de Pedro em 2013. A declaração foi dada a jornalistas durante o voo de retorno a Roma depois da visita à Terra Santa.

“Eu farei o que o Senhor me disser para fazer: orar e buscar a vontade de Deus. Creio que Bento XVI não seja um caso único. Haverá outros ou não? Só Deus sabe, mas essa porta está aberta”, afirmou o papa ao ser questionado se tomaria a mesma decisão que seu antecessor caso sentisse um dia não ter mais forças para exercer o papado.

“Há 70 anos não havia bispos eméritos. O que ocorrerá com os papas eméritos? Creio que devemos ver Bento XVI como a uma instituição que abriu uma porta: a dos papas eméritos”, disse Francisco após a visita de três dias pelo Oriente Médio com uma agenda repleta de encontros e riscos à segurança. “Creio que o papa que sente que suas forças diminuem deve se fazer as mesmas perguntas que se fez o papa Bento XVI.”

Durante a viagem, Francisco se encontrou com o patriarca ortodoxo grego de Constantinopla, Bartolomeu I, na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Durante a entrevista, Francisco foi questionado sobre o que se podia aprender com os ortodoxos, “por exemplo, sobre o celibato”. Francisco lembrou que a Igreja Católica tem padres casados. “Existem no rito oriental. O celibato não é um dogma de fé, é uma regra de vida que eu aprecio muito e creio que seja um dom para a Igreja.”

Em seguida, o papa deixou claro que mudanças podem ocorrer na regra que permanece válida para a maioria dos sacerdotes do Ocidente desde o Concílio de Trento, no século 16. “Não sendo um dogma de fé, sempre está a porta aberta.”

Extraído do site do Estadão em 28/05/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Celibato, com raras exceções somente Jesus, S.Paulo e outros, exceto S.Pedro que era casado.
    A imposição arbitrária como um dogma não permitir casamento, só gerou ao longo da história e agora noticias na TV de abusos. 

  2. S.Paulo deixou bem claro que a única meio de evitar a prostituição é o casamento “no Senhor”. e isso lógico Homem e uma Mulher. Eu não confio em homem que não aprecia a companhia de uma mulher e casar-se, dando uma de santarrão, depois envelhece e fica aí com noticia de abusos.

  3. vamos ver se os padrecos começam a casar-se, largando mão dessa falsa moralidade de ser santarrão celibatário. quero ver os padre marcelo, fábio de melo por exemplo, arrumando uma otima esposa e dar bom exemplo de homem, e não essa tontice.
    Maria casou-se com José e não com um idiota. 

  4. Seria muito bom mesmo que a Igreja Catolica Romana abandonesse o Celibato Obrigadorio e permisse o Casamento de Padre como acontece com as Igrejas Ortodoxas em que os Padres são Casados com uma Mulher. também seria bom que a Igreja Catolica mudasse outras praticas:

  5. A Igreja Catolica deveria Mudar as seguntes Praticas:1- em vez do Batismo por aspersão fazer o Batismo por Imersão.2-em vez de dar só o Pão na Missa voltar a dar o Pão e o Vinho e 3- Não prestar cultos aos Santos e começarem a só prestar Culto a Deus.

  6. Se a Igreja Catolica Romana reformasse e voltasse a se como era a Igreja Cristã Antiga seria muito bom.porque existe Muitos Homens e Mulheres na Igreja Catolica que acreditam que a salvação só é atravez de Jesus.muitos Amam a Deus e amam ao próximo.

  7. não se iluda com a igreja católica, ela não vai mudar, essa conversa do francisco é tudo lorota e mentiras. são eles que querem que “nós voltemos para eles”, tanto que nos chamam de “irmãos separados”. não deixemos nos enganar pela teia católica.

  8. Papa e Pedro não tem nada a ver! Papa recebe adoração humana como o dia que veio ao Brasil, o povo grita e ele agradecia ! Que absurdo ! Idolatria, coitado do povo e culpado seja o papa…

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement