Esqueceu a senha?

Fraqueza ou iniquidade – há arrependimento?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter jan 03, 12:16 am

 salvado do pecado

O que é pecado? Há muitas definições: errar o alvo, dívida, transgressão.

Todos nós pecamos:

“Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Eclesiastes 7.20).

Se confessarmos Deus perdoa:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1.9).

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados” (I João 2.1-2,12).

 

Pergunta: Se pecarmos um pecado mortal, devemos confessar à Igreja ou a Deus?

Resposta: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano” (Mateus 18.15-17).

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem. Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (I Coríntios 5.9-11).

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (I Coríntios 6.9-10.).

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.14-16).

Não basta só confessar.

  1. Como determinar se a pessoa está arrependida? O que a levou ao pecado? Resultou de um momento de fraqueza? Exige discernimento.
  2. Como avaliar se é fraqueza ou iniquidade?
  3. a) O rei Davi cometeu um pecado sério, devido à fraqueza carnal (II Samuel 11.2-24 e 12.1-4). Foi convencido do seu pecado, admitiu a culpa e se arrependeu (II Samuel 12.13; Salmo 51.4; II Coríntios 7.9-11).
  4. b) Ananias e Safira (Atos 5.1-11). Pecaram por mentir tentando enganar a igreja. Foi correta essa decisão? (Provérbios 17.3). Mentir é tão errado quanto adultério e assassinato? Qual dos pecados foi maior?
  5. Duas pessoas podem cometer o mesmo pecado: uma pode pecar por fraqueza e outra por iniquidade. Ambas devem assumir a responsabilidade e arrepender-se.

As três palavras mais difíceis de se dizer: EU ESTOU ERRADO. Exemplo: Gênesis 3.12-13.

  1. Prática do Mal

O livro de Salmos faz referências a pessoas iníquas:

Davi, Salmo 28.3.

Hipocrisia, Provérbios 6.16-19

Altivez, Salmo 10.2-3;

Temor de Deus, Salmo 36.1-4

O adúltero peca contra Deus, lesa a esposa e os filhos. Se a outra pessoa é casada, lesa a família dela também. Como encara a situação? Sente tristeza? (Salmo 94.4-7; Provérbios 21.4).

Palavras de Exortação: Manassés (II Reis 21.10-16; II Crônicas 33.9,13,19); Isaías 55.7; IICoríntios 2.7-8.

Há pecado sem perdão: Hebreus 10.26-27.

Quem determina o que é pecado contra o Espírito Santo? Deus.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement