Esqueceu a senha?

EG White: A “Maria” do Adventismo

por Artigo compilado - ter set 04, 3:34 pm

  • Comentários desativados em EG White: A “Maria” do Adventismo
  • 3280 views
  • Print

Ellen Gould White (1827-1915) foi a profetisa, escritora e “codificadora” do movimento Adventista do Sétimo Dia. Seus livros inspiram e fornecem a base fundamental para crença do Adventismo. Conhecida como irmã White pelos adventistas, ao lado de seu marido Tiago White e José Bates, revolucionou o sistema de crenças do Adventismo Sabatista que, mais tarde tornou-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Dizem que escreveu durante sua vida mais de 5 mil artigos e 40 livros sendo – segundo os adventistas – a autora mais traduzida de não-ficção da história da literatura e bem como o autor mais traduzido de não ficção americana de ambos os sexos. Essa pessoa é a coluna do Adventismo.

Maria por outro lado, como conhecemos a história, é a mãe do Salvador segundo a Bíblia (João 2:3; 6:42; 19:25; Atos 1:14). De acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana, a pessoa de Maria é vista como a mais importante do Cristianismo depois de Jesus Cristo e da Santíssima Trindade. Também nos dogmas católicos é reconhecida como Mãe de Deus, Medianeira, Rainha do Céu, Mãe de todos os Viventes, Co-Redentora. São dogmatizadas também sua perpétua virgindade, sua assunção aos Céus, tendo sido concebida sem pecado, e, por fim, sua santidade absoluta enquanto em vida (gratia plena). Essa é a pessoa central do Catolicismo.

O título desse artigo realmente choca-nos a primeira vista, mas essa é a realidade em que se encontra a IASD. Atribuem a Sra. White poderes especiais ou mesmo uma proximidade maior com Deus do que a de Paulo que foi ao terceiro céu (II Coríntios 12), Pedro que curou com sua sombra (Atos 5:15), João o Batista a quem Jesus nomeou como “o maior dentre os nascidos de mulher” (Mateus 11:11). Que dizer do Apóstolo João que viu o Cristo glorificado (Apocalipse 1:10-18)?

Veja como ela é considerada dentro do adventismo¹:

1) Profetisa contemporânea

2) Seus escritos são denominados de “luz menor para a luz maior” (assim afirmando que sem seus registros ninguém pode entender a Bíblia perfeitamente)

3) Ela é o Espírito de profecia de Apocalipse 19:10

4) É a restauradora do Cristianismo Primitivo

5) Afirma que Jesus falou com ela pessoalmente

6) Suas obras são tidas como inspiradas por Deus²

7) Seus escritos são considerados uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam orientação, instrução e correção.²

8) Teve quase 2.000 visões e sonhos ³ (mostrando assim ser uma pessoa supranormal)

Depois dessas sete características, como você enxerga a Sra. White? Seria ela considerada uma pessoa normal? Ou será que os adventistas a idolatram? Possivelmente haja a defesa de que não se fazem orações ou preces à mesma. Mas mesmo assim ela é uma pessoa distinta, diferente das demais, mais iluminada que a maioria, etc. É certo que Deus escolhe pessoas para determinados fins, mas com isso chama-la de “Espírito de Profecia” é passar dos limites. Pedro ao entrar na casa de Cornélio e o mesmo se prostrar para adorá-lo, o repreendeu dizendo: Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (Atos 10:26). Em nenhum dos apóstolos ou pais da igreja, reformadores e crentes genuínos atuais encontra-se essa proeminência humana, salvo os movimentos heréticos como: Mormonismo, Jeovismo, Espiritismo, Catolicismo, Cultura Racional, Testemunhas de Yehoshua, Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, Crescendo em Graça, etc. Assim sendo, mais uma vez na crença adventista torna-se visível o erro e o engano, revelando-a uma seita herética, idólatra, pseudo-cristã, danosa ao Corpo de Cristo e oposta às doutrinas fundamentais do Cristianismo: Que só temos um Mediador e um Conselheiro (Jesus em I Timóteo 2:5 e o Espírito Santo descrito em João 14:16, 17) e não necessitamos de mais uma “Maria” para combatermos.

Esteja atento caro leitor, o erro, o engodo e a mentira estão mais próximos do que imaginamos (Mateus 26:41; I Coríntios 16:13; I Pedro 5:8)

Veja o vídeo do CACP

Fontes:

¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ellen_G._White

² http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia

³ http://www.ellenwhitebooks.com/ellenwhite.asp

Autor: Eduardo França
  • Comentários desativados em EG White: A “Maria” do Adventismo
  • 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos)
    Loading...
  • 3280 views
  • Print

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement