Esqueceu a senha?

Garment ou roupa íntima Mórmon

por Pr. João Flávio Martinez - sex set 07, 7:42 pm

Os Garments ou vestuários Mórmons, também referidos como roupas dos mórmons ou roupas de baixo dos mórmons, esses garments, um termo para roupas intimas originário da língua inglesa adotado também por membros da Igreja Mórmon no Brasil, são usados pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) como um símbolo do sagrado convênios feitos com Deus nos Templos.

Somente os mórmons que já passaram pelo templo usam essas roupas, pois essas peças e o uso das mesmas estão diretamente relacionados com os convênios feitos nos Templos Mórmons. É lá que os membros fiéis recebem a primeira peça após a instrução sobre como deve ser usados e cuidados. A peça é usada como parte de uma cerimônia especial chamada de Iniciatória.

Os garments são brancos (com exceção de garments especiais para serem usados por aqueles que estão no serviço militar. Esses garments são verde oliva), simbolizando a pureza, e são feitos de vários tipos diferentes de materiais: algodão, poliéster, nylon, etc. Existe uma parte superior e uma parte inferior, a parte superior cobrindo os ombros e a inferior cobrindo até os joelhos. Isso é para promover a modéstia ao se vestir. Eles são usados diretamente sobre a pele e completamente cobertos por outras roupas. Eles podem ser removidos quando usá-los possa parecer impróprio para a atividade. Naturalmente, para tomar banho e nadar é necessário que ele seja removido, mas eles podem ser removidos para outras atividades esportivas, tais como futebol, basquete, ou outros tipos de exercícios vigorosos.


Ainda hoje existem Sacerdotes como no Velho Testamento?

Para uma religião que diz ser a restauração do cristianismo, a IJCSUD possui certas instituições estranhas ao Novo Testamento. Os sacerdócios chamados “Melquisedeque” e “aarônico” são estranhos aos escritos neotestamentários e à história da Igreja. Mesmo que o catolicismo tenha modelado sua liderança à semelhança do sacerdócio levítico do Antigo Testamento – com suas vestimentas e ornamentos, jamais se atreveu a atribuir a esse sacerdócio os nomes acima, concedidos pelos mórmons, pois seria uma distorção ainda maior.

Estas instituições são infundadas, pois:

• Não existem “ordens sacerdotais” na Nova Aliança, uma vez que todos os crentes são chamados a uma vida espiritual diante de Deus (IPe 2.5,9).

• O sacerdócio aarônico vigorou somente na Antiga Aliança e, devido à sua impotência, foi substituído pelo sacerdócio de Melquisedeque (Hb 7).

• O sacerdócio de Melquisedeque foi atribuído a uma única pessoa – Jesus Cristo. E, mesmo assim, não nos moldes do sacerdócio de Aarão, mas apenas como alegoria, conforme expôs o escritor de Hebreus (Hb 7).

• O cristão não precisa usar roupas sacerdotais, pois esses ritos cerimoniais foram abolidos (Cl 2.14)


Conclusão

No VT realmente os sacerdotes usavam uma vestimenta sagrada, mas hoje o cristão não está debaixo do Velho Pacto (II Co 3.14, Cl 2.14) e por isso não precisa de roupas sacerdotais para comparecer diante de Deus – Somos livres na Graça de Cristo.

Pior do que essa falsa interpretação sacerdotal engendrada nos ensinos do mormonismo é o fato de atribuir a essa roupa certa aura mágica e de proteção. O cristão não vive uma fé em amuletos e objetos, mas vivencia uma fé no Deus vivo!

“E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (II Co 6.16).


Fonte de pesquisa:

http://pt.mormonwiki.com/Garments


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement