Esqueceu a senha?

Glossário “Calvinismo X Arminianismo”

por Pr. João Flávio Martinez - qua fev 25, 12:02 am

Calvin_Arminius

Armínio: (1560 – 1609) foi um holandês que viveu a maior parte de sua vida em sua terra natal Holanda. Como ele tinha apenas quatro anos de idade quando Calvino morreu em 1564, é claramente evidente que Calvino e Armínio nunca debateram a questão do Calvinismo como é comumente suposto. Armínio merece ser classificado como um teólogo holandês reformado ortodoxo. Ele foi treinado para o ministério em Leiden. Pastoreou em Amsterdã e depois treinou ministros em Leiden. Não conheceu nenhuma outra igreja senão a Igreja Reformada Holandesa.

Arminianismo: é uma escola de pensamento soteriológica, baseada nas pesquisas do holandês Jacó Armínio (1560 – 1609) e seus seguidores históricos, os Remonstrantes.

Determinismo: O Determinismo leva ao mecanicismo, segundo o qual o homem é previsível e controlável como uma máquina e, portanto, sem autodeterminação, sem liberdade.

Estoicismo: (do grego Στωικισμός) é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. A ética estoica defende uma perspectiva determinista. Com relação àqueles que não têm a virtude estoica, Cleanto uma vez opinou que o homem ímpio é “como um cão amarrado a uma carroça, obrigado a ir para onde ela vai”

João Calvino: (1509 – 1564) foi um teólogo francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje.

John Wesley (1703 – 1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e foi um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.

Livre arbítrio: é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico.

Monergismo calvinista: afirma que a salvação emana toda ela de Deus, que salva os eleitos através de uma graça irresistível, independente da vontade ou escolha humana.

Predestinação: em teologia, é a doutrina de que Deus determina certos eventos de acordo com a sua vontade preestabelecida. Alguns acreditam que existem em Deus três vontades: A decretiva, a permissiva e a positiva.

Pelagiano: qualquer sistema em que o ser humano seja capaz de alcançar a salvação inteiramente por si mesmo sem a assistência divina, além da graça comum. Também negou o pecado original.

Remonstrantes: A Irmandade Remonstrante ou Igreja Remonstrante (em holandês Remonstrantse Broederschap) foi fundada em 1617, após a expulsão no Sínodo Nacional Dordrecht de cerca de 45 ministros e teólogos dos Países Baixos que deram continuidade ao desenvolvimento da teologia de Armínio.

Semipelagianismo: qualquer sistema em que o processo de salvação seja iniciado pelo ser humano sem assistência da graça.

Sinergismo: qualquer sistema que afirme algum tipo de cooperação interativa divina e humana no processo da salvação. (Deus inicia o processo e o homem responde ou não a Ele).

TULIP: Os Cinco Pontos do Calvinismo geralmente são apresentados sob o acrônimo TULIP.

Wesleyanismo: movimento religioso cristão, de princípios muito rígidos, que se processou dentro da Igreja anglicana no século XVIII, liderado pelo teólogo inglês John Wesley (1703-1791); wesleyanismo [Seus adeptos criaram a Igreja metodista, que é protestante e evangélica; sua teologia tem a Bíblia como regra da fé e da prática].


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement