Esqueceu a senha?

Gravetos que pegam fogo: fim do mistério

por Artigo compilado - qua dez 31, 10:20 am

graveto

Uma das principais alegações dos irmãos que gostam de subir ao monte para orar é: “O poder é tão grande no monte que até os gravetos pegam fogo!” Seria isso um sinal de Deus? Por que, então, ele só ocorre em montes?

“Não!” — um cristão místico argumentará — “Os gravetos trazidos do monte também brilham aqui em baixo”. É mesmo?

Bem, é claro que para o Todo-poderoso é muito fácil fazer gravetinhos pegarem fogo ou brilharem no escuro. Moisés esteve em um monte que fumegava (Êx 19). E o Senhor Jesus, em um monte, transfigurou-se diante de seus discípulos (Mt 17.1-13). Entretanto, cheguei à conclusão de que essa história dos gravetos incandescentes nada tem que ver com sobrenaturalidade.

Na escuridão de uma mata é comum ocorrerem fenômenos naturais. Um irmão de Francisco Beltrão-PR, Milton Rogério Seifert, o qual é engenheiro agrônomo, me enviou um e-mail pelo qual assevera: “Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.

O irmão Milton Rogério também afirma que já foram descobertos até cogumelos bioluminescentes, os quais emitem luz 24 horas por dia! Segundo ele, existem inúmeros trabalhos de pesquisa científica nessa área. E conclui: “Em qualquer mata fechada quem entrar e ficar por lá um bom tempo, se houver umidade, os fungos brilharão assim que a nossa pupila relaxar”. Os tais gravetos incandescentes são, por conseguinte, um fenômeno natural, e não uma manifestação divina sobrenatural.

Mas, por que certos irmãos têm a predileção por orar em montes? Os apóstolos oravam em montes? Não! Aonde Pedro e João estavam indo, na hora da oração? Ao Templo (At 3.1). Onde Pedro estava orando quando o Senhor lhe deu uma visão acerca da evangelização dos gentios? No terraço de uma casa (At 10.9). Nos tempos da igreja primitiva não se orava em montes.

Por que o Senhor Jesus orava em montes? Porque queria ficar a sós com o Pai (Mt 14.23; Lc 9.18), livre do assédio do povo, e não para ver gravetos pegando fogo. E observe que Ele também orava em lugares desertos, não necessariamente em montes (Lc 5.16), mas jamais realizava cultos em lugares assim.

O Senhor orava em montes e lugares desertos porque não havia à época templos como os de hoje. Ele foi claro, ao discorrer sobre o local predileto para a oração: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). E também: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mt 6.6).

Não chega a ser uma heresia orar em montes ou vales, em nossos dias. Se houver um local em que não se ponha em risco a integridade física dos seus frequentadores, não vejo problema em visitá-lo. Mas essa história de que os gravetos pegam fogo em cima do monte em geral é defendida por cristãos místicos, pois os verdadeiros milagres ocorrem onde e quando o Senhor quiser, e com propósitos bem definidos.

Ciro Sanches Zibordi do blog http://cirozibordi.blogspot.com.br/ em 31/12/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

26 Comentários

Comentários 1 - 26 de 26Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Xpirito, ah – poxa vida … mas ninguém presta para você ? o que escreve é troll – sua intenção é anarquista, seu avô deve lembrar do apresentador de TV, o Xacrinha, ele dizia “eu não vim para explicar, eu vim para confundir”, então você está fazendo o mesmo. medite nisso. 

  2. Peço desculpas ao site e aos irmãos por me expressar mal. Me deixei levar pela discussão.

  3. Poderiam ser mais criativos. Copia de vários argumentos de outros sites e blogs. Espera mais.

  4. Eu estava no Monte é o pandeiro acendeu como uma centelha elétrica. E ai me responde o pandeiro estava podre.

  5. Irmãos…
    Não defendo nenhuma teoria e não tenho interesse por fogo em montes, no entanto já vi com meus olhos o caminho ( trilho) para o lugar de adoração ficar incandescente e o local onde o pessoal reunião, haviam muitas brasas; e no resto da mata não tinha uma brasa sequer.

    1. “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

      não é de Deus estas “manifestações” de queimadas no mato … Estamos no N.T e Deus não fica mais em sarça ardente.

    2. o JCP o Senhor Jesus também orava no monte… Gilmar conheço irmãos que viram no caminho bolas de fogo que foram a frente deles iluminando o caminho de volta(na descida)…

  6. Não sou cientista para entrar no mérito, mas o que eu presenciei em montes, escrevendo aqui ninguém acreditaria. Apesar q oração em montes é perigoso, mas tem muito mistério.

    1. o sr. ao que parece nunca leu : “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

      “oração” em montes é perigoso, mas tem muito mistério ? Então sr. NÃO É DE DEUS.

    2. JCP é aquele tipo de crente frouxo, apesar de se apresentar com um escudo e espadas…

  7. Acabei de chegar do monte e estava uma bença, mais isso e para quem crer
    E coisa para chamar de louco mesmo

    1. “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus” Romanos 14:22a

      ninguém é obrigado a acreditar nesta sua “bença” do monte onde você diz foi orar.
      O profeta Jonas orou dentro da barriga do grande peixe, você também vai entrar na barriga de um peixão também para orar ?

  8. Paz em Cristo,
    Um ser espiritual me avisou que havia uma bola de brasas fogo, então descobri que o fogo do monto é coisa espiritual. Porém desconfiei do espírito e lutei com ele em nome de Jesus e consegue dominar o fogo, e hoje estou acreditando que não é de Deus, me contat

  9. Conversa fiada

  10. Já fui no monte orar e vi muitos gravetos acesos.A ciência tenta sempre explicar os mistérios de Deus. Se fosse assim, os gravetos da mata estariam todos acesos. só o lugar que as cinco pessoas estavam orando, ficou aceso. Unção de Deus no local.

  11. Sou pastor é muito ortodoxo, não acredito em tudo que dizem, mas duas vezes vi no monte gravetos formigas besouros pedras folhas de árvores, arranquei torrões do chão e tudo estava pegando fogo. Tive que ver pra crer, é o poder de Deus. Temo a Deus darei conta do que estou falando no tribunal

  12. Paz ao senhor Jesus, há fui no Monte muitas vezes e vi as raízes rasas árvores acendem quanto mais nos buscamos mais Deus manifestava seu poder até um dia uma irmã tão cheia que tocou na árvore e ela incendiou quanto mais glória a Deus nos dava mais a árvore ardia em fogo

  13. Isso acontece sim chama_se sobrenatural de Deus

  14. A paz,Cuidado,fogo Ñ sempre isso,tb pode ser maligno.Estava no monte e uma voz conversou comigo e me avisou que havia uma bola de brasas fogo num local.Lutei com aquele espirito, e consegui dominar o fogo do monte em nome de Jesus, etc,cuidado. Informações é só me contactar.

  15. Olá meu Senhor!Te pergunto,se esse gravetos não acende no monte. Então nos mostra o contrário de tudo isso !Com tanta experiência que vc tem nisso. Com foto , video ou?

  16. andre araujo qua mar 06 at 2:49 pm
    JCP é aquele tipo de crente frouxo, apesar de se apresentar com um escudo e espadas…

    “andre” – não sou filho de seu pai para tal … deixe de ser néscio.

    1. “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus” Romanos 14:22a
      “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

      páre com esse circo do veneno nos montes.

  17. Não substime o poder de Deus, a poucos dias eu estive em uma mata orando e vi gravetos acendendo, vi bola de fogo, vi um raio de fogo vindo em minha direçao.

  18. Sou testemunha e vi muitos mistério. Gravetos.bola de fogo.e raios.

  19. O que eu vi no monte não foi efeito da natureza eu fui privilegiado de ver As Brasas se acenderem e se não acender Deus ainda seria Deus para mim mas Deus quis mostrar para mim uma de suas Maravilhas ao qual Eu Nunca irei esquecer

  20. Alguem esplica a formiga pegando fogo e andando ? Alguem esplica as lagarta e os coros pegando fogo e andando ???
    Alguem esplica as arvores pegando fogo ???
    Alguem esplica os gritos de satanás ao redor irado ???
    Esplica ai

Comentários 1 - 26 de 26Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement