Esqueceu a senha?

Guardar o Sábado?

por Artigo compilado - seg jul 16, 3:36 pm

  Primeiramente precisamos entender o que significa isso. De onde veio, do que se trata e para quem era esse mandamento.

O sábado foi instituído na lei do Senhor como mandamento, todo povo de Israel deveria guardar esse dia. Não era permitido nenhuma atividade neste dia, ele deveria ser consagrado ao Senhor. Vejamos o que diz o texto bíblico:

8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.

10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;

11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

Ex 20.8 – 11

A guarda do sábado era uma ordem clara para todos os israelitas, não há dúvida nesta questão. A grande pergunta que diverge entre os estudiosos de hoje em dia é SE O CRISTÃO DEVE TAMBÉM GUARDAR O SÁBADO como diz na lei do Senhor.

Hoje, com a revelação do Novo Testamento, temos outra perspectiva de leitura da Antiga Aliança. Não podemos ler os livros de Moisés com “véu”, mas quando nos convertemos o véu nos é tirado.

15 Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

16 Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.

II Co 3.15 – 16

O Novo Testamento dá luz para que haja reta interpretação do AT. Vamos ver o que Jesus e o Novo Testamento tem a dizer sobre o sábado.

Primeiro, Jesus foi a pessoa que mais escandalizou os judeus com suas ações no dia de sábado. Ele curou muitos enfermos no dia de sábado, o que causava grandes controvérsias entre os judeus.

9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.

10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.

Jo 5.9 – 10

Segundo, Jesus disse que era Senhor do sábado.

8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.

Mt 12.8

Terceiro, Jesus disse que o sábado foi feito para o homem, como um dia de descanso, não um jugo a ser carregado.

27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;

Mc 2.27

Como já falamos, o Novo Testamento dá luz ao antigo. Vamos ver como a igreja se comportava, e em que dia eles se reuniam.

Diariamente

46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

At 2.46

Se reuniam no primeiro dia da semana

7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

At 20.7

2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

I Co 16.2

O primeiro dia da semana, domingo, foi adotado pela igreja como dia de se reunir em homenagem ao dia do Senhor (Ap 1.10), o dia em que ele ressuscitou.

O apóstolo Paulo dá mais clareza ainda nesta questão, veja:

10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

11 Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.

Gl 4.10 – 11

16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,

17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

Cl 2.16 – 17

Neste texto de Colossenses fica claro que o sábado apontava para algo maior, ele era a sombra do que havia de vir. Ele apontava para Jesus, que seria nosso descanso e também para a eternidade, onde desfrutaremos de um descanso eterno.

Paulo também fala que não há problema se alguém quiser guardar o sábado, quem faz isso, para o Senhor o faz, veja:

5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.

6 Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz;

Rm 14.5 – 6a

Não há problema em guardar o sábado quando fazemos isso para Deus, também não há problema para quem não faz separação de dias e tem opinião definida em sua mente.

O maior problema com esta questão é fazer a observância da guarda do sábado como meio de salvação. A Igreja Adventista, maior difusora da guarda do sábado, tem em sua doutrina a salvação atrelada a guarda do sábado. Embora muitos tentem negar isso, dizendo que guardam o sábado apenas como memorial, não é isso que dizem os escritos de Ellen Gould White. EGW é considerada o espírito de profecia para Igreja Adventista, e inspirada por Deus para escrever seus livros.

Veja o que ela diz:

“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna…”

Testemunhos Seletos – Vol. 3 – pág. 23

“E se alguém cresse e guardasse o sábado, e recebesse a bênção que o acompanha, e depois o abandonasse e transgredisse o santo mandamento, fecharia a porta da Santa Cidade a si próprio, tão certo como haver um Deus que governa em cima no Céu.”

Mensagens Escolhidas – Vol. 1 – pág. 66

Para os adventistas, guardar o sábado está atrelado a salvação eterna, e a não observância deste mandamento seria como fechar a porta da Santa Cidade para si mesmo. Ellen G. White chega ao ponto de dizer que mudar o sábado para o domingo é o “sinal da besta”. Ora, quem tem o sinal da besta não tem a salvação, para a Igreja Adventista “o selo da lei de Deus é o quarto mandamento”.

“Que é, pois, a mudança do sábado senão o sinal da autoridade da Igreja de Roma ou “o sinal da besta”?”

O Grande Conflito – pág. 448

 

A Bíblia é clara em dizer que ninguém é salvo pelas obras (Ef 2.8 – 9), e também pela lei ninguém é justificado (Rm 3.20).

Concluímos que, não é obrigatório para o cristão guardar o sábado, o Novo Testamento envolve princípios de continuidade e ruptura, no caso do sábado, ruptura. Porém, qualquer cristão que desejar fazer essa observância não peca, fica a critério de cada coração e não compete a nós julgarmos. O único problema é observar o sábado como quesito obrigatório para se obter a salvação, ou até mesmo como sinal daqueles que são salvos, vimos que podemos não guardar dia algum e ainda recebermos a vida eterna.

Por fim, a palavra “sábado” significa “descansar”, no hebraico a palavra é (שבת – shabat). Jesus é o nosso descanso, ele mesmo disse:

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Mt 11.28

Ele é o nosso alívio, Ele é o nosso descanso, nosso shabat. Hoje não descansamos num dia, mas numa pessoa real e verdadeira, Jesus Cristo nosso Senhor.

————

Autor: Bp. Tarles Elias

www.teologaroficial.com.br


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

13 Comentários

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Sou adventista, considerei respeitosas suas colocações

  2. Sou Adventista do Sétimo dia. Considerei seu artigo muito respeitoso e coerente.

  3. Isaias 56:6 DEUS ACEITA OS ESTRANGEIROS E OS CONVIDA A GUARDAR O SÁBADO, ENTÃO NÃO FOI FEITO PARA OS JUDEUS, QUE NEM EXISTIAM QUANDO DEUS CRIOU O SÁBADO PARA DESCANSO E ADORAÇÃO, MARCOS 2:27, O SÁBADO FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM OU DO JUDEU? DEIXE SEU PRECONCEITO E ESTUDE MAIS. APOC. 12:17

    1. a guarda do “sábado” é uma cosmo visão do A.T , pois no N.T não tem essa instrução, vide Colossenses 2:16-17 e quanto Ap 12:17 não diz sobre “sábado” e nem diz que é o “decalogo”. se voce quer cumprir o “sabado” pelo A.T então cumpra Êxodo 35:3. isso vc não faz.

    2. http://www.cacp.org.br/deus-aboliu-seus-mandamentos/

      o falso moralismo adventista em dizer que guarda o “sábado” mas não faz êxodo 35:3
      EGW não acendia a lareia no inverno rigoroso estadunidense? em 1800 e bolinha não tinha lâmpada eletrica, ela não acendia a lamparina?

    3. adventista é suposto guardador de “sabado” … e não tem argumento, é ralo e interpretações de Ellen White … tanto que o o pastor leandro quadros amarelou de ir em debate, bateu em retirada gaguejando desculpas escapistas.

      dá licença, caia na real, está numa roubada (adventismo)

  4. O Sábado mudou para Domingo. Jesus ressuscitou num Domingão. O Sábado estava na Lei dada a São Moisés portanto o Dia faz parte das Lei Moral e Cristo não aboliu tanto é que na Lei se fala sobre idolatria e Cristo é contra idolatria.

    1. Luiz, o sábado sempre foi um mandamento cerimonial, nunca foi moral, se você continuar insistindo nisso, estará contrariando o próprio Deus que diz que o sábado era um mandamento cerimonial, uma solenidade, basta ler Levítico 23 1, 3.

  5. Fazia parte dos Dez Mandamentos logo tinha os dois aspectos motal e cerimonial. Agora o Dia é Domingo para os cristãos. Os Dez Mandamentos permanecem na Lei de Cristo.

  6. Fazia parte dos Dez Mandamentos logo tinha os dois aspectos moral e cerimonial. Agora o Dia é Domingo para os cristãos. Os Dez Mandamentos permanecem na Lei de Cristo.

  7. Graças à Deus que estamos livres do jugo da lei. Não precisamos guardar dia para receber nossa Salvação, o sacrifício de Cristo na cruz do calvário é suficiente. Amém!!

    1. O sacrifício de Jesus não anula a guarda do Domingo. O crente que aceitou o sacrifício de Jesus obedece o que Ele ensinou.

  8. A observância do Dia é uma boa obra pois a fé gera Boas obras então tanto fé quanto obras vem da Deus e são essenciais para salvação. Se a fé não gera Boas obras essa fé é morta.

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement